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terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

História

Resgatados, em 1946, corpos dos tripulantes do B-26 achado na Amazônia
Um avião bombardeiro B-26G da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (USAAF) caiu, em janeiro de 1945, na selva amazônica. A história oral da existência dos destroços da aeronave na floresta, nas imediações da Aldeia Santa Isabel, no estado do Amapá, foi contada pelos ancestrais dos moradores daquela região, ao longo das últimas sete décadas, sem que as gerações mais recentes conseguissem chegar ao local, dada a imprecisão de informações e a densidade da vegetação, embora sempre se comentasse a respeito. Recentemente, conforme notícia do dia 08/02/2022 do Blog do NINJA, uma patrulha rotineira de marcos de fronteira, executada pela Companhia Especial de Fronteira de Clevelândia do Norte, subordinada ao 34º Batalhão de Infantaria de Selva, chamado Batalhão Veiga Cabral, encontrou os destroços da aeronave. Os guerreiros de selva avistaram algo incomum, foram se aproximando, limpando e chegaram ao aparelho. Entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2022, um grupamento - composto por um tenente, três voluntários brasileiros indígenas da região, três sargentos, quatro cabos e três soldados - fez uma incursão na selva e documentou com fotografias o achado. A logística da missão envolveu barco do Exército, até a Aldeia Santa Isabel, e canoas para se aproximar do local, pois a região é alagada e é necessário navegar entre árvores com pequenas embarcações.

Redescoberta
A redescoberta, em janeiro de 2022, se deu 76 anos após o aparelho ter sido acessado, um ano e cinco meses depois de sua queda, na serra Vakayri, para retirada dos despojos dos cinco tripulantes, conforme informações suplementares levantadas nos últimos dias, incluindo o trabalho de pesquisa de Júlio César Guedes, do canal Sala de Guerra, na plataforma Youtube da rede mundial de computadores. O avião é um Martin B-26G-25-MA Marauder, matrícula 44-68105, pertencente à USAAF (United States Army Air Force – Força Aérea do Exército dos Estados Unidos). Operado pelo Air Transport Command, no dia 25 de janeiro de 1945, o bombardeiro do 387º Grupo fazia um deslocamento entre o Campo de Atkinson, na então Guiana Inglesa, e Belém do Pará, no corredor aéreo do Atlântico Sul, quando caiu na floresta. O bombardeiro era comandado pelo primeiro tenente Theodore Thomas Handley, de 23 anos, nascido em Woodward, estado de Oklahoma. Encontrou uma tempestade na rota que causou problemas ao voo. Por rádio, havia comunicado estar em um ponto na metade da trajetória entre Atkinson e Belém. Com o desparecimento do B-26, foram realizadas, sem sucesso, 565 horas de voo de busca e os tripulantes foram dados como falecidos pelo governo americano. Além do primeiro tenente Theodore Thomas Handley, estavam no avião o copiloto segundo tenente Raymond J. Carson, o oficial de voo e navegador James E. Johnson Jr, o sargento atirador Wesley Fulton e o cabo atirador George M. Bodin.

Encontro em 1946
Em junho de 1946, um ano e cinco meses após o acidente, habitantes das imediações acharam os destroços do avião na floresta e fizeram chegar a informação ao contingente do Exército americano baseado no aeroporto Val de Cans, proporcionando o resgate dos restos mortais. Estes foram levados para Belém do Pará, onde puderam ser sepultados com honras militares. No outono do ano seguinte, 1947, os despojos dos tripulantes foram trasladados para o Post Cemetery, em Fort Buchanan, Porto Rico. Mais tarde foram levados para os Estados Unidos, onde foram sepultados, no dia 7 de maio de 1948, no Cemitério Nacional Zachory Taylor, em Louisville, estado do Kentucky. Na sepultura estão despojos de quatro dos integrantes do grupo, exceto o do sargento Wesley Fulton, de Norfolk, estado de Nebraska, que fora individualmente identificado pela sua tarjeta, por ter sido encontrado isolado do lado de fora da aeronave. A opção do jazigo em Louisville se deu por ser ponto médio de distância em relação à residência de seus parentes, porque não foi possível a identificação individual dos quatro aeronavegantes.

Fontes: Blog do NINJA e www.findagrave.com

Saiba mais: Blog do NINJA de 08/02/2022 (Acesse aqui