FAB voa com óculos de visão noturna
Decolagem, navegação a baixa altura, lançamento de cargas e paraquedistas, pouso. As missões realizadas pelo Esquadrão Arara na Base Aérea de Manaus seriam típicas da aviação de transporte. No entanto, o Arara e outros esquadrões da FAB, com diferentes aeronaves e de asa fixa e helicópteros, podem voar em total escuridão, com o uso de Óculos de Visão Noturna.O equipamento, também chamado de NVG (Night Vision Googles), amplifica em até 50 mil vezes a luminosidade e aproveita a luz da lua e das estrelas para que os pilotos consigam voar mesmo sem referências visuais. “O NVG não faz a noite virar dia. Então não é um voo diurno nem noturno, mas sim um voo com características próprias que precisam ser treinadas", explica o Sargento Renato Fontes, do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), da Força Aérea Brasileira.
Com os óculos de visão noturna é possível pousar em pistas sem iluminação para realizar um resgate ou lançar paraquedistas em uma zona de conflito sem revelar a posição para o inimigo. Outra possibilidade de uso é em missões de busca de aeronaves.Antes de participar de missões com os óculos NVG, os pilotos e outros tripulantes fazem treinamentos em simulador de voo. O equipamento é uma cópia exata da cabine, onde todos os procedimentos podem ser executados exatamente como na aeronave.
Fonte: CECOMSAER
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