Em agosto de 1963 a cidade amazônica de Uaupés, hoje rebatizada como São
Gabriel da Cachoeira, recebia as linhas do Correio Aéreo Nacional. As aeronaves
anfíbias faziam a amerissagem no majestoso Rio Negro, até aquela data.
O Ten Brig Eduardo Gomes, já na reserva, foi convidado pelo Ten
Cel Av Protásio para o pouso pioneiro na pista de terra recém-aberta na
localidade.
A aeronave seria um C45- Beechcraft, 2854 do 1°/2° GAV, das raras que
dispunham de sofisticadas hélices com passo bandeira.
A Tripulação:
• COMANDANTE - Ten Cel Av Protásio, Chefe do EM da 1ª Zona
Aérea e presidente da COMARA;
• COPILOTO - 2º Ten Av João Carlos, oficial de material do 1°/2° GAV (BABE);
O Passageiro: Marechal do Ar Eduardo Gomes.
O voo transcorreu como planejado e o 1ºpouso em terra em Uaupés, foi no
dia 22 de agosto de 1963, pela manhã, vindo de TEFÉ/AM, depois de 01:40H
de voo.
A aeronave aterrissou e foi recebida pelo Bispo D. João, da Arquidiocese de
MANAUS, pela comissão de alunas e professoras da Missão Salesiana existente
até hoje na cidade.
O 2854 no estacionamento de Uaupés, cercado de jovens da Missão
Salesiana, Irmã Elza, Diretora da Missão, acompanhados por padres,
irmãs religiosas, a tripulação e outras pessoas não identificadas.
Salesiana, Irmã Elza, Diretora da Missão, acompanhados por padres,
irmãs religiosas, a tripulação e outras pessoas não identificadas.
Na pista, inaugurada pelo pouso pioneiro, Ten
Cel Protásio, Ten João Carlos e o Arcebispo
D. João, chegado de Manaus, para encontrar o
Marechal Eduardo Gomes.
Cel Protásio, Ten João Carlos e o Arcebispo
D. João, chegado de Manaus, para encontrar o
Marechal Eduardo Gomes.
Como observação a bengala usada pelo
comandante da COMARA.
comandante da COMARA.
Em seguida ao pouso, o Ten João Carlos, o Marechal E. Gomes e o Ten Cel
Protásio (de chapéu) dirigiram-se, através de uma trilha, para o local do futuro
porto de Uaupés. O Ten João Carlos está com um facão na mão direita para
ajudar na progressão pelo caminho (foto abaixo).
Neste ponto, aguardava-os uma pequena embarcação. A equipe tinha feito o
percurso, por terra, ao futuro porto e regressaria ao aeroporto pelo rio.
Eduardo Gomes, futuro patrono da FAB, ao embarcar, apoiou a mão na
chaminé do barco, pintada de cor cinza, que não aparentava estar quente, tendolhe
causado queimadura na mão.
Na foto acima, os oficiais de volta ao aeródromo. Observa-se a mão direita
do Marechal Eduardo Gomes completamente envolvida com curativos.
A decolagem pioneira de Uaupés, com destino a Moura e Manaus/AM, foi
no dia 26 de AGOSTO.
Trata-se de um episódio curioso, que teve suas fotos raras resgatadas
pelo Coronel Aviador João Carlos de Oliveira Castro, aspirante de 1960, em
depoimento nas dependências do INSTITUTO HISTÓRICO-CULTURAL
DA AERONÁUTICA – INCAER, no dia 27 de abril de 2011.
Fonte INCAER Serie UM VOO PELA HISTORIA
Autor Cel Av R1 Marco Aurélio de Mattos, chefe da Divisão de
Comunicação Social do INCAER.