Aniversário de criação do Ministério da Aeronáutica
O calendário da Aviação Brasileira registra que em 20 de janeiro de 1941, o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto 2961, criando o Ministério da Aeronáutica e estabelecendo a fusão das forças aéreas do Exército e da Marinha, que recebeu o nome de Força Aérea Brasileira (FAB). Em 10 de junho de 1999 o Ministério da Aeronáutica passou à denominação de Comando da Aeronáutica.
Faltavam pilotos, aeronaves, pistas, equipamentos, mão de obra especializada, normas de segurança, indústrias para o setor e pesados investimentos, dentre outros problemas, no momento em que o Ministério da Aeronáutica foi criado, em 20 de janeiro de 1941. Pelo mundo, a aviação avançava como promissor e revolucionário meio de transporte, além de estratégica ferramenta para a defesa das nações. No Brasil, as áreas correlatas ao setor estavam distribuídas ou sequer existiam ainda. Era preciso recomeçar e repensar o modelo que levaria o país ao seu futuro. Nas palavras do primeiro Ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, os desafios eram muitos: “A aviação civil, na época, era mais voltada para a área esportiva em incipientes aeroclubes. Os pilotos comerciais recebiam treinamento dentro das próprias companhias que os empregavam. Era imprescindível despertar o interesse da juventude para a carreira de aviador.”
A seguir, saiba um pouco mais desta história magnífica.
Boa leitura.
Bom domingo!
Na década de 40, criação do Ministério da Aeronáutica impulsionou a aviação brasileira
Dizia, ainda, Salgado Filho: “Havia um medo generalizado por essa atividade, devido ao número assustador de acidentes aviatórios, a maior parte causada pela imprudência dos pilotos. Reverter esse quadro seria um desafio difícil de ser vencido e dependeria de uma grande campanha de divulgação das vantagens desse meio de transporte e do progresso que a aviação representava”. Naquele momento, a fabricação de aviões de treinamento era incipiente. As empresas existentes não produziam motores e dependiam das importações. Além disso, o número de aviões era insuficiente, faltavam mecânicos e especialistas para a frota. Na aviação militar, Exército e Marinha tinham suas próprias escolas de pilotos, oriundas de diferentes linhas de instrução – uma francesa e outra alemã e inglesa.
A ideia de um ministério específico para o setor não era uma novidade. As discussões no Brasil começaram no final dos anos 20 e ganharam força na década seguinte (1935), com o lançamento de uma campanha para a criação do Ministério do Ar, sob a influência de países como a França. Por aqui, persistiam as discussões a respeito de qual instituição lideraria o processo. As atividades correlatas à aviação estavam distribuídas - o Ministério da Viação e Obras Públicas, por exemplo, incluía o Departamento de Aviação Civil (DAC), criado em 1931.
Naquele momento, com a criação do novo órgão, Salgado Filho assumiu o Ministério da Aeronáutica brasileira – a aviação civil, a infraestrutura, a indústria nacional do setor e as escolas de formação de mão-de-obra – e do seu braço-armado, a Força Aérea Brasileira (FAB), criada a partir das aviações da Marinha e do Exército que já existiam. A ele, coube a difícil tarefa de edificar o alicerce do poder aéreo brasileiro.
Nesse contexto, a Segunda Guerra trouxe ao país um grande incentivo para organizar a sua aviação, sobretudo depois de iniciada a batalha do Atlântico Sul. Com o afundamento de navios brasileiros, a aviação militar teve de assumir o patrulhamento do litoral e, mais tarde, acabou enviada à Itália, para combater com os aliados.
Expansão
Em 1941, a Aeronáutica criou a Diretoria de Rotas com a missão de promover o desenvolvimento da infraestrutura e da segurança da navegação aérea. De 1942 a 1943, mais de cem aviões Fairchild PT-19, um biplace monoplano de asa baixa, foram trazidos em voo dos Estados Unidos para a instrução primária de pilotos brasileiros. Até 1947, 220 foram produzidos na Fábrica do Galeão, dentro do esforço de guerra e pelo crescimento da aviação no país. Na mesma década, a fábrica de aviões de Lagoa Santa (MG) entrou em funcionamento e produziu aeronaves T-6.
A Campanha Nacional de Aviação, liderada pelo Ministério da Aeronáutica, reunia empresários, aeroclubes e o próprio governo para a expansão do setor no país. Por trás das ações, estava o esforço de guerra - ocorreram campanhas de arrecadação em todo o país, de dinheiro, de alumínio para a construção de aviões, de doações de aeronaves. “É preciso que se compreenda que cada avião de treinamento básico adquirido e doado a aeroclubes significa, no mínimo, a formação de três pilotos para a nossa reserva da Aeronáutica. O curso de piloto civil feito nos aeroclubes pode ser considerado o jardim de infância da ciência aviatória. Incentivar a formação de pilotos civis em nosso país significa garantir a formação de pilotos militares da reserva da Aeronáutica. Necessitamos, desesperadamente, nesse momento, de pelo menos dois mil pilotos para se estruturar a defesa do Brasil”, afirmou o ministro. O Ministério da Aeronáutica refundou as escolas de formação, de pilotos e de especialistas, criou normas para evitar a competição predatória entre as empresas aéreas, inaugurou novas fábricas e escolas civis. O Brasil firmou acordos internacionais sobre transporte aéreo com diversos países, como França, Estados Unidos, Suécia, Dinamarca, Noruega, Países Baixos, Portugal, Suíça e Grã-Bretanha. O Correio Aéreo Militar, antes realizado pelo Exército (no interior) e pela Marinha (no litoral), é transformado no Correio Aéreo Nacional. De 1942 a 1949, a Companhia de Aeronáutica Paulista produziu 777 aviões “Paulistinhas”, um monoplano de asa alta, que serviu à formação inicial de pilotagem em aeroclubes ao longo da Segunda Guerra.
Alguns desses “Paulistinhas” chegaram a ser exportados. Logo nos dois primeiros anos de existência, o Ministério da Aeronáutica adquiriu 500 aviões de treinamento e os distribuiu para 400 cidades em todo país. Diversas concessões foram fornecidas para a exploração do transporte aéreo no país. No decorrer de 1942, as linhas aéreas ultrapassaram as fronteiras do país, chegando aos países vizinhos, aos Estados Unidos (1943) e à Europa (1946). Ao longo de 1943, a Força Aérea recebeu aeronaves para preparação de seus pilotos, particularmente para o patrulhamento da costa e treinamento de aviadores. O litoral era vigiado por dirigíveis, ou Blimps, que utilizavam radares para a localização de submarinos e que ajudavam em operações de salvamento de náufragos, vítimas dos ataques inimigos. No mesmo ano, a FAB criou sua primeira unidade de caça. Depois de receberem treinamento nos Estados Unidos e no Panamá, os militares brasileiros foram enviados à Itália.
Quando o ministro Salgado Filho deixou a pasta, no final de 1945, existiam 580 aeroportos funcionando no país, a maioria com pistas asfaltadas (70%). A Escola de Aeronáutica dos Afonsos havia quadruplicado a capacidade de formação de pilotos, chegando a 200 alunos. A Escola Técnica de Aviação de São Paulo, importada dos Estados Unidos, chegou a formar 3.500 especialistas. “O Brasil está empenhado em grandes preparativos para tornar-se uma potência aérea independente”, chegou a afirmar o ministro. Com mais investimentos, aeronaves e pilotos, as horas de voo na Escola de Aeronáutica dos Afonsos, no Rio de Janeiro, saltaram de 3,6 mil em 1940 para 25,9 mil em 1943. “Deixei uma frota de cerca 1.500 aviões militares em condições de uso, cerca de 3.000 pilotos treinados e 15 bases aéreas instaladas”, disse o ministro. Na década de 40, o Ministério aprovou regulamento para o Serviço de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, uma atividade voltada para a prevenção de acidentes.
Foi nesse período que a Aeronáutica deu os primeiros passos para a criação de um núcleo de referência em ensino, pesquisa e formação de mão-de-obra qualificada para a aviação, o atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
A FORÇA MORAL É O ÚNICO ESTEIO INABALÁVEL QUE MANTÉM OS HOMENS PÚBLICOS VIVOS NA MEMÓRIA DE UM POVO, POIS AO ERGUEREM, ABNEGADAMENTE, AS BANDEIRAS DA DIGNIDADE E DA ÉTICA, ETERNIZAM-SE COMO LEGÍTIMOS DEFENSORES DA MAIOR VIRTUDE DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO – O BEM COMUM.
TAIS GUARDIÃES DO INTERESSE COLETIVO ENTRAM PARA A HISTÓRIA, PELA INIGUALÁVEL SABEDORIA EM DISTINGUIR ENTRE O EFÊMERO E O DURADOURO, ENTRE O SUPÉRFLUO E O ESSENCIAL, CONSOLIDANDO OS ALICERCES DA IMAGEM DOS GRANDES ESTADISTAS, AQUELES QUE AGEM NO PRESENTE, A FIM DE RESGUARDAR O BEM E A GRANDEZA DO FUTURO DE SUA PÁTRIA.
ASSIM FOI TRILHADA A VIDA PÚBLICA DO GAÚCHO JOAQUIM PEDRO SALGADO FILHO, O JURISTA QUE RECEBEU, HÁ 72 ANOS, A INSTIGANTE MISSÃO DE LIDERAR A FUSÃO DAS AVIAÇÕES NAVAL E MILITAR, UNIFICANDO AS ASAS DESSE IMENSO E RICO PAÍS A SERVIÇO DO SEU DESTEMIDO POVO.
HOJE, NO ALVORECER DE 2013, AO EVIDENCIARMOS A MARCANTE PRESENÇA DA NOSSA INTEGRADORA FORÇA AÉREA NA VIDA DOS BRASILEIROS, CONSTATAMOS A ENVERGADURA DO INSPIRADOR MODELO DE LIDERANÇA ENCETADO EM 1941.
NO ENTANTO, AO SER CRIADO O SINÉRGICO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA, O PODER AEROESPACIAL JÁ SE REVELAVA PRÓDIGO EM COLHER SÓLIDOS FRUTOS DE SUA INQUESTIONÁVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENGRANDECIMENTO DA SOCIEDADE NACIONAL, POIS, REMONTAVA AOS IDOS DA DÉCADA ANTERIOR, AS PROFÍCUAS INICIATIVAS QUE PROPORCIONARAM AO CORREIO AÉREO NACIONAL ALÇAR AOS CÉUS, BUSCANDO NA PREMENTE INTEGRAÇÃO NACIONAL, A FERRAMENTA IDEAL PARA ACELERAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO NOSSO AMADO BRASIL.
TAL INCREMENTO NAS ATIVIDADES PRODUTIVAS LIGADAS AO SETOR AÉREO TERIA INVULGAR AMPARO NA VISIONÁRIA ADMINISTRAÇÃO DE SALGADO FILHO, QUANDO A PASTA MINISTERIAL OMBREOU ESFORÇOS EM PROL DA AVIAÇÃO, NUMA PROVEITOSA PARCERIA COM O EMPRESARIADO DO PAÍS.
NASCIA A BEM SUCEDIDA “CAMPANHA NACIONAL DE AVIAÇÃO”, PROVAVELMENTE A SEMENTE DAS MODERNAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS, TENDO SIDO RESPONSÁVEL PELA VERTIGINOSA SEDIMENTAÇÃO DA CULTURA AERONÁUTICA NO IDEÁRIO DOS BRASILEIROS.
ESSE VELOZ AMADURECIMENTO NO EMPREGO DO VETOR AÉREO DEMONSTRARIA SUA INEQUÍVOCA RELEVÂNCIA, QUANDO A JOVEM AVIAÇÃO NACIONAL ENGAJOU-SE NO HERCÚLEO ESFORÇO DE GUERRA, NO INSIDIOSO LITORAL DO NORDESTE BRASILEIRO E NOS DESAFIADORES CÉUS ITALIANOS.
O BRAÇO GUERREIRO, DA RECÉM-CRIADA AERONÁUTICA, CONTRIBUIRIA PARA A RESOLUTA DEFESA DOS VALORES COMPARTILHADOS PELOS POVOS, QUE ERGUERAM VOZ CONTRA AS DESMEDIDAS INJUSTIÇAS PERPETRADAS PELO CHAMADO EIXO CONTRA OS DIREITOS HUMANOS.
AS INESTIMÁVEIS LIÇÕES APRENDIDAS EM COMBATE UNIRIAM-SE AO RICO CONHECIMENTO JÁ INCORPORADO NA OPERAÇÃO DOS PIONEIROS AEROCLUBES, CONSTITUINDO-SE NA SEIVA A NUTRIR A INFATIGÁVEL BUSCA PELA INDEPENDÊNCIA NA TECNOLOGIA AERONÁUTICA NACIONAL.
UM DOS MAIORES PARQUES DA INDÚSTRIA AEROESPACIAL MUNDIAL ENSAIAVA SEUS PRIMEIROS PASSOS, EMBALADO PELO MAIS PURO IDEAL DOS HOMENS E MULHERES DE AZUL DE NOSSA EMPREENDEDORA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.
NOS DIAS ATUAIS, COLHEMOS O NOTÓRIO RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE CIENTÍFICA BRASILEIRA, PELO INQUESTIONÁVEL PADRÃO DE EXCELÊNCIA LEGADO PELO SAUDOSO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL, CONSTRUÍDO NAS PAISAGENS QUE DERAM VIDA AO SONHO DO VISIONÁRIO MARECHAL CASIMIRO MONTENEGRO – A MODERNA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.
JÁ A NOSSA ESTIMADA POPULAÇÃO REGOZIJA-SE PELA INVULGAR CAPACIDADE BRASILEIRA DE INTEGRAR, POR MEIO DA IMPONENTE EMBRAER, O SELETO GRUPO DE PAÍSES COM CAPACIDADE DE PRODUZIR VETORES AÉREOS DO QUILATE DOS MODERNOS – A29, A1, LEGACY – E, EM BREVE, DO SURPREENDENTE KC390.
ENTRETANTO, A ALTIVA PARTICIPAÇÃO DA FORÇA AÉREA NO DIA A DIA DOS BRASILEIROS ULTRAPASSARIA OS CONSAGRADOS TEMAS DA DEFESA NACIONAL, DA GARANTIA DA SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO E DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO AEROESPACIAL, POIS, EM SUA GLORIOSA JORNADA JUNTO À NOSSA AMADA POPULAÇÃO, AS ASAS QUE PROTEGEM O PAÍS SERIAM TAMBÉM FUNDAMENTAIS PARA ACOLHER NAS CALAMIDADES, TRANSPORTAR CIDADANIA NAS ELEIÇÕES E APOIAR COM ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR OS RINCÕES DESSE PAÍS.
GUARDIÃES DO PODER AEROESPACIAL BRASILEIRO, COMEMORAMOS HOJE O ENCONTRO DO PASSADO COM O PRESENTE, ONDE OS LÍDIMOS VALORES CULTUADOS, DURANTE MAIS DE SETENTA ANOS DE JORNADA, CONSOLIDARAM-SE EM OPORTUNAS AÇÕES E INICIATIVAS EM FAVOR DO PRECIOSO BEM-ESTAR DOS CIDADÃOS E CIDADÃS DO BRASIL.
TÃO VALOROSO PRECEITO SOCIAL TEM COMO SEU MAIS ELEVADO GRAU A GARANTIA DA PAZ E DOS INTERESSES DO BRASIL, OS QUAIS, CERTAMENTE, SÃO AFIANÇADOS POR UMA FORÇA AÉREA MODERNA E EQUIPADA. MANTENHAM-SE FIRMES NA CRENÇA DE QUE AS CONQUISTAS DE OUTRORA SÃO AUTÊNTICOS DOGMAS DE FÉ, QUE NOS ANIMAM A PROSSEGUIR NA OBRA DE AMPARAR O POVO DE NOSSA AMADA NAÇÃO, PROPORCIONANDO O DESEJADO AMBIENTE DE SEGURANÇA, ESTABILIDADE E CIDADANIA TÃO NECESSÁRIO À CONTINUIDADE DO PUJANTE CRESCIMENTO ECONÔMICO IDEALIZADO POR NOSSOS ANTEPASSADOS.
PARABÉNS ÀS ASAS DO BRASIL!
QUE DEUS CONTINUE A ILUMINAR NOSSO CAMINHO RUMO A UM INSTIGANTE FUTURO!
Expansão
Em 1941, a Aeronáutica criou a Diretoria de Rotas com a missão de promover o desenvolvimento da infraestrutura e da segurança da navegação aérea. De 1942 a 1943, mais de cem aviões Fairchild PT-19, um biplace monoplano de asa baixa, foram trazidos em voo dos Estados Unidos para a instrução primária de pilotos brasileiros. Até 1947, 220 foram produzidos na Fábrica do Galeão, dentro do esforço de guerra e pelo crescimento da aviação no país. Na mesma década, a fábrica de aviões de Lagoa Santa (MG) entrou em funcionamento e produziu aeronaves T-6.
A Campanha Nacional de Aviação, liderada pelo Ministério da Aeronáutica, reunia empresários, aeroclubes e o próprio governo para a expansão do setor no país. Por trás das ações, estava o esforço de guerra - ocorreram campanhas de arrecadação em todo o país, de dinheiro, de alumínio para a construção de aviões, de doações de aeronaves. “É preciso que se compreenda que cada avião de treinamento básico adquirido e doado a aeroclubes significa, no mínimo, a formação de três pilotos para a nossa reserva da Aeronáutica. O curso de piloto civil feito nos aeroclubes pode ser considerado o jardim de infância da ciência aviatória. Incentivar a formação de pilotos civis em nosso país significa garantir a formação de pilotos militares da reserva da Aeronáutica. Necessitamos, desesperadamente, nesse momento, de pelo menos dois mil pilotos para se estruturar a defesa do Brasil”, afirmou o ministro. O Ministério da Aeronáutica refundou as escolas de formação, de pilotos e de especialistas, criou normas para evitar a competição predatória entre as empresas aéreas, inaugurou novas fábricas e escolas civis. O Brasil firmou acordos internacionais sobre transporte aéreo com diversos países, como França, Estados Unidos, Suécia, Dinamarca, Noruega, Países Baixos, Portugal, Suíça e Grã-Bretanha. O Correio Aéreo Militar, antes realizado pelo Exército (no interior) e pela Marinha (no litoral), é transformado no Correio Aéreo Nacional. De 1942 a 1949, a Companhia de Aeronáutica Paulista produziu 777 aviões “Paulistinhas”, um monoplano de asa alta, que serviu à formação inicial de pilotagem em aeroclubes ao longo da Segunda Guerra.
Alguns desses “Paulistinhas” chegaram a ser exportados. Logo nos dois primeiros anos de existência, o Ministério da Aeronáutica adquiriu 500 aviões de treinamento e os distribuiu para 400 cidades em todo país. Diversas concessões foram fornecidas para a exploração do transporte aéreo no país. No decorrer de 1942, as linhas aéreas ultrapassaram as fronteiras do país, chegando aos países vizinhos, aos Estados Unidos (1943) e à Europa (1946). Ao longo de 1943, a Força Aérea recebeu aeronaves para preparação de seus pilotos, particularmente para o patrulhamento da costa e treinamento de aviadores. O litoral era vigiado por dirigíveis, ou Blimps, que utilizavam radares para a localização de submarinos e que ajudavam em operações de salvamento de náufragos, vítimas dos ataques inimigos. No mesmo ano, a FAB criou sua primeira unidade de caça. Depois de receberem treinamento nos Estados Unidos e no Panamá, os militares brasileiros foram enviados à Itália.
Quando o ministro Salgado Filho deixou a pasta, no final de 1945, existiam 580 aeroportos funcionando no país, a maioria com pistas asfaltadas (70%). A Escola de Aeronáutica dos Afonsos havia quadruplicado a capacidade de formação de pilotos, chegando a 200 alunos. A Escola Técnica de Aviação de São Paulo, importada dos Estados Unidos, chegou a formar 3.500 especialistas. “O Brasil está empenhado em grandes preparativos para tornar-se uma potência aérea independente”, chegou a afirmar o ministro. Com mais investimentos, aeronaves e pilotos, as horas de voo na Escola de Aeronáutica dos Afonsos, no Rio de Janeiro, saltaram de 3,6 mil em 1940 para 25,9 mil em 1943. “Deixei uma frota de cerca 1.500 aviões militares em condições de uso, cerca de 3.000 pilotos treinados e 15 bases aéreas instaladas”, disse o ministro. Na década de 40, o Ministério aprovou regulamento para o Serviço de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, uma atividade voltada para a prevenção de acidentes.
Foi nesse período que a Aeronáutica deu os primeiros passos para a criação de um núcleo de referência em ensino, pesquisa e formação de mão-de-obra qualificada para a aviação, o atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
ORDEM DO DIA
Aniversário do Ministério da Aeronáutica (72 anos)
A FORÇA MORAL É O ÚNICO ESTEIO INABALÁVEL QUE MANTÉM OS HOMENS PÚBLICOS VIVOS NA MEMÓRIA DE UM POVO, POIS AO ERGUEREM, ABNEGADAMENTE, AS BANDEIRAS DA DIGNIDADE E DA ÉTICA, ETERNIZAM-SE COMO LEGÍTIMOS DEFENSORES DA MAIOR VIRTUDE DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO – O BEM COMUM.
TAIS GUARDIÃES DO INTERESSE COLETIVO ENTRAM PARA A HISTÓRIA, PELA INIGUALÁVEL SABEDORIA EM DISTINGUIR ENTRE O EFÊMERO E O DURADOURO, ENTRE O SUPÉRFLUO E O ESSENCIAL, CONSOLIDANDO OS ALICERCES DA IMAGEM DOS GRANDES ESTADISTAS, AQUELES QUE AGEM NO PRESENTE, A FIM DE RESGUARDAR O BEM E A GRANDEZA DO FUTURO DE SUA PÁTRIA.
ASSIM FOI TRILHADA A VIDA PÚBLICA DO GAÚCHO JOAQUIM PEDRO SALGADO FILHO, O JURISTA QUE RECEBEU, HÁ 72 ANOS, A INSTIGANTE MISSÃO DE LIDERAR A FUSÃO DAS AVIAÇÕES NAVAL E MILITAR, UNIFICANDO AS ASAS DESSE IMENSO E RICO PAÍS A SERVIÇO DO SEU DESTEMIDO POVO.
HOJE, NO ALVORECER DE 2013, AO EVIDENCIARMOS A MARCANTE PRESENÇA DA NOSSA INTEGRADORA FORÇA AÉREA NA VIDA DOS BRASILEIROS, CONSTATAMOS A ENVERGADURA DO INSPIRADOR MODELO DE LIDERANÇA ENCETADO EM 1941.
NO ENTANTO, AO SER CRIADO O SINÉRGICO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA, O PODER AEROESPACIAL JÁ SE REVELAVA PRÓDIGO EM COLHER SÓLIDOS FRUTOS DE SUA INQUESTIONÁVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENGRANDECIMENTO DA SOCIEDADE NACIONAL, POIS, REMONTAVA AOS IDOS DA DÉCADA ANTERIOR, AS PROFÍCUAS INICIATIVAS QUE PROPORCIONARAM AO CORREIO AÉREO NACIONAL ALÇAR AOS CÉUS, BUSCANDO NA PREMENTE INTEGRAÇÃO NACIONAL, A FERRAMENTA IDEAL PARA ACELERAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO NOSSO AMADO BRASIL.
TAL INCREMENTO NAS ATIVIDADES PRODUTIVAS LIGADAS AO SETOR AÉREO TERIA INVULGAR AMPARO NA VISIONÁRIA ADMINISTRAÇÃO DE SALGADO FILHO, QUANDO A PASTA MINISTERIAL OMBREOU ESFORÇOS EM PROL DA AVIAÇÃO, NUMA PROVEITOSA PARCERIA COM O EMPRESARIADO DO PAÍS.
NASCIA A BEM SUCEDIDA “CAMPANHA NACIONAL DE AVIAÇÃO”, PROVAVELMENTE A SEMENTE DAS MODERNAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS, TENDO SIDO RESPONSÁVEL PELA VERTIGINOSA SEDIMENTAÇÃO DA CULTURA AERONÁUTICA NO IDEÁRIO DOS BRASILEIROS.
ESSE VELOZ AMADURECIMENTO NO EMPREGO DO VETOR AÉREO DEMONSTRARIA SUA INEQUÍVOCA RELEVÂNCIA, QUANDO A JOVEM AVIAÇÃO NACIONAL ENGAJOU-SE NO HERCÚLEO ESFORÇO DE GUERRA, NO INSIDIOSO LITORAL DO NORDESTE BRASILEIRO E NOS DESAFIADORES CÉUS ITALIANOS.
O BRAÇO GUERREIRO, DA RECÉM-CRIADA AERONÁUTICA, CONTRIBUIRIA PARA A RESOLUTA DEFESA DOS VALORES COMPARTILHADOS PELOS POVOS, QUE ERGUERAM VOZ CONTRA AS DESMEDIDAS INJUSTIÇAS PERPETRADAS PELO CHAMADO EIXO CONTRA OS DIREITOS HUMANOS.
AS INESTIMÁVEIS LIÇÕES APRENDIDAS EM COMBATE UNIRIAM-SE AO RICO CONHECIMENTO JÁ INCORPORADO NA OPERAÇÃO DOS PIONEIROS AEROCLUBES, CONSTITUINDO-SE NA SEIVA A NUTRIR A INFATIGÁVEL BUSCA PELA INDEPENDÊNCIA NA TECNOLOGIA AERONÁUTICA NACIONAL.
UM DOS MAIORES PARQUES DA INDÚSTRIA AEROESPACIAL MUNDIAL ENSAIAVA SEUS PRIMEIROS PASSOS, EMBALADO PELO MAIS PURO IDEAL DOS HOMENS E MULHERES DE AZUL DE NOSSA EMPREENDEDORA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.
NOS DIAS ATUAIS, COLHEMOS O NOTÓRIO RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE CIENTÍFICA BRASILEIRA, PELO INQUESTIONÁVEL PADRÃO DE EXCELÊNCIA LEGADO PELO SAUDOSO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL, CONSTRUÍDO NAS PAISAGENS QUE DERAM VIDA AO SONHO DO VISIONÁRIO MARECHAL CASIMIRO MONTENEGRO – A MODERNA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.
JÁ A NOSSA ESTIMADA POPULAÇÃO REGOZIJA-SE PELA INVULGAR CAPACIDADE BRASILEIRA DE INTEGRAR, POR MEIO DA IMPONENTE EMBRAER, O SELETO GRUPO DE PAÍSES COM CAPACIDADE DE PRODUZIR VETORES AÉREOS DO QUILATE DOS MODERNOS – A29, A1, LEGACY – E, EM BREVE, DO SURPREENDENTE KC390.
ENTRETANTO, A ALTIVA PARTICIPAÇÃO DA FORÇA AÉREA NO DIA A DIA DOS BRASILEIROS ULTRAPASSARIA OS CONSAGRADOS TEMAS DA DEFESA NACIONAL, DA GARANTIA DA SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO E DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO AEROESPACIAL, POIS, EM SUA GLORIOSA JORNADA JUNTO À NOSSA AMADA POPULAÇÃO, AS ASAS QUE PROTEGEM O PAÍS SERIAM TAMBÉM FUNDAMENTAIS PARA ACOLHER NAS CALAMIDADES, TRANSPORTAR CIDADANIA NAS ELEIÇÕES E APOIAR COM ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR OS RINCÕES DESSE PAÍS.
GUARDIÃES DO PODER AEROESPACIAL BRASILEIRO, COMEMORAMOS HOJE O ENCONTRO DO PASSADO COM O PRESENTE, ONDE OS LÍDIMOS VALORES CULTUADOS, DURANTE MAIS DE SETENTA ANOS DE JORNADA, CONSOLIDARAM-SE EM OPORTUNAS AÇÕES E INICIATIVAS EM FAVOR DO PRECIOSO BEM-ESTAR DOS CIDADÃOS E CIDADÃS DO BRASIL.
TÃO VALOROSO PRECEITO SOCIAL TEM COMO SEU MAIS ELEVADO GRAU A GARANTIA DA PAZ E DOS INTERESSES DO BRASIL, OS QUAIS, CERTAMENTE, SÃO AFIANÇADOS POR UMA FORÇA AÉREA MODERNA E EQUIPADA. MANTENHAM-SE FIRMES NA CRENÇA DE QUE AS CONQUISTAS DE OUTRORA SÃO AUTÊNTICOS DOGMAS DE FÉ, QUE NOS ANIMAM A PROSSEGUIR NA OBRA DE AMPARAR O POVO DE NOSSA AMADA NAÇÃO, PROPORCIONANDO O DESEJADO AMBIENTE DE SEGURANÇA, ESTABILIDADE E CIDADANIA TÃO NECESSÁRIO À CONTINUIDADE DO PUJANTE CRESCIMENTO ECONÔMICO IDEALIZADO POR NOSSOS ANTEPASSADOS.
PARABÉNS ÀS ASAS DO BRASIL!
QUE DEUS CONTINUE A ILUMINAR NOSSO CAMINHO RUMO A UM INSTIGANTE FUTURO!
Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica