O trânsito da capital de São Paulo é complicado e caótico nos dias ensolarados e muito mais com tempo chuvoso.
De vez em quando, fatos pitorescos acontecem na rotina do paulistano que transita pelas avenidas. Um desses fatos ocorreu na noite do dia 19 de fevereiro de 2013: um caça supersônico F5 Tiger da FAB – Força Aérea Brasileira trafegava imponente entre os carros. Na carroceria de um caminhão da Aeronáutica, obviamente.
O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, ao lado do Campo de Marte, é a unidade da FAB responsável pelas manutenções mais avançadas dos caças F5. Como a pista do Campo de Marte é imprópria para a operação de pouso e decolagem desses aviões, toda vez que um deles precisas dos serviços chega voando em Guarulhos e é transportado por via terrestre até o PAMA-SP.
No evento do dia 19, após as devidas manutenções e revisões, o caça voltava para o aeroporto de Guarulhos, de onde decolaria para a sede do seu esquadrão. A FAB mantém os F5 operando nas bases aéreas de Santa Cruz (RJ), Canoas (RS) e Manaus (AM).
O Northrop F-5E Tiger é um caça tático de defesa aérea e ataque ao solo e tornou-se um dos aviões mais operados no mundo. O F-5 é extremamente manobrável e rápido, constituindo-se um excelente avião para combates aéreos. A FAB mantém um programa de modernização de seus F-5 que passam para o padrão F-5EM. A revitalização permite que o motor e célula dos aviões permaneçam, mas a sua eletrônica (radar e painel de controle) seja extremamente atualizada.
Texto: redação do NINJA, com informações do portal R7.