21 de fevereiro
Aniversário da primeira inspeção em voo no Brasil
Do livro “Torres de Controle do Brasil”: Após a formação da rede de radiofaróis do tipo NDB – (Non-Directional Beacon), por adesão de empresas aéreas proprietárias e o segmento militar, a partir da segunda metade dos anos 50 do século XX foram implantados os primeiros VOR (VHF Omni Range), por intermédio do CONTRAF – Projeto de Auxílios à Navegação Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.
O CONTRAF foi criado em junho de 1956, fruto de um acordo de julho de 1955, entre os governos brasileiro e americano, para fornecimento de auxílios à navegação, assistência técnica, instalação e treinamento de mantenedores.
Em consequência do CONTRAF, foi disponibilizada uma aeronave-laboratório Beechcraft C45, para inspeção em voo no Brasil, operada por tripulações da CAA – Agência de Aviação Civil americana, precursora da atual FAA – Administração Federal da Aviação, com acompanhamento de pilotos brasileiros.
Em novembro de 1958, chegou a primeira aeronave-laboratório de inspeção de voo para os auxílios à navegação. Era o EC47 FAB 2065. Com ele, foi realizada, em 21 de fevereiro de 1959, a primeira inspeção em voo no Brasil, com aeronave e pilotos brasileiros, com a missão de avaliar a adequação de um terreno em Itaipuaçu, para instalação de um VOR. O projeto CONTRAF deu origem ao que, em 2013, é o GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Voo. Esta unidade subordinada ao DECEA é responsável pela verificação da conformidade técnica e disponibilidade operacional de todos os auxílios à navegação, aproximação e pouso no território brasileiro, com emprego de aeronaves-laboratório.
Fonte: Do livro “Torres de Controle do Brasil”, no prelo.