Esquadrilha da Fumaça participou do desfile aéreo de 7 de setembro
“Pátria Amada...Brasil!”. Foi com essa frase escrita no ar que a Esquadrilha da Fumaça encerrou o desfile de Sete de Setembro de 2014, em Brasília. O Esquadrão apresentou-se excepcionalmente no Dia da Pátria, enquanto permanece com sua agenda de apresentações suspensas, até a completa incorporação do A29 Super Tucano. O evento marcou a comemoração dos 192 anos da Proclamação da Independência do Brasil.
O metalúrgico Alan Viana Almeida levou os três filhos, a esposa e a cunhada para acompanhar o desfile. “É um evento muito bonito e uma forma de ensinar as crianças a respeitar a Pátria”, ressalta ele.
Já Napoleão Luiz de Freitas, de 80 anos, é militar reformado. Ele já participou do desfile inúmeras vezes e faz questão de sempre estar presente. “É com certa emoção que eu assisto agora a essa passagem estando do lado de fora, é muito emocionante”, afirma.
Além da Esquadrilha da Fumaça, mais de 40 aeronaves da Força Aérea Brasileira fizeram sobrevoo, entre elas, Tucano, Super Tucano, Hércules, de transporte, reconhecimento e patrulha.
A FAB contou também com a apresentação de cinco grupamentos: um composto pela Banda de Música da Base Aérea de Brasília e pelo seu estado-maior, guarda-bandeira e bandeiras históricas do Brasil; um outro formado por 74 cadetes da Academia da Força Aérea; um grupamento composto exclusivamente por mulheres; além da apresentação de militares do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) e da Companhia de Cerimonial Santos Dumont.
O Sargento Músico Jonathan Medeiros toca na Banda de Música. Ele participou do desfile pela 17ª vez. “Eu sempre estou retomando aquele primeiro amor pela pátria, pela Força Aérea e pela dádiva que Deus me deu”, concluiu.
Fonte: FAB