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sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Tráfego Aéreo

FAB instalará mais radares nas fronteiras
O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, assinaram, no dia 27 de novembro de 2018, uma parceria das instituições para fortalecer a capacidade de monitoramento do tráfego aéreo em áreas de fronteira do Brasil.

Novos radares
De acordo com o protocolo de intenções, serão instalados três novos radares em cidades do Estado de Mato Grosso do Sul, potencializando o controle do espaço aéreo na região. Durante o evento, o Comandante interino de Operações Aeroespaciais, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich, apresentou detalhes dos benefícios da parceria para a atuação da FAB na proteção da fronteira."Com esses novos radares, teremos uma barreira de cobertura eficaz e constante. Além disso, a aeronave E-99, que participa do monitoramento na área, estará mais disponível para missões pontuais em locais variados e ganharemos mais poder de imprevisibilidade", explicou o Major-Brigadeiro Mangrich. Após a assinatura do protocolo de intenções, o Ministro Raul Jungmann falou sobre a importância dos novos equipamentos para coibir o tráfico na área fronteiriça brasileira. "Nós estamos reduzindo drasticamente, por via aérea, a possibilidade de armas, munições e drogas chegarem em nossas cidades e fazerem crescer o medo, a violência e, sobretudo, a força das facções criminosas que infelicitam e violentam brasileiros e brasileiras", afirmou. O Tenente-Brigadeiro Rossato falou sobre os próximos passos após a assinatura do documento. "A partir do momento em que iniciarmos o contrato de licitação, os radares têm um prazo para serem entregues. Os lugares de instalação já estão definidos e entram em operação já no próximo ano", concluiu.

Fonte: FAB

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Gripen NG

Empresa do RS fornecerá equipamentos para o caça Gripen em escala global
A AEL Sistemas, com sede em Porto Alegre (RS), ampliou seu acordo com a Saab. A empresa, controlada pela israelense Elbit, forneceria monitores desenvolvidos e produzidos na capital gaúcha para o programa Gripen no Brasil. Agora, tornou-se fornecedora da cadeia global da companhia sueca. Passa a exportar displays de última geração para equipar os caças E/F não só no Brasil, mas também na Suécia.

Brasil e Suécia
A partir de 2020, os 60 caças Gripen E encomendados pela Suécia para a Saab passarão a incluir os equipamentos desenvolvidos pela AEL, permitindo equalizar os programas brasileiro e sueco. A iniciativa é parte do contrato de transferência de tecnologia firmado à época. A empresa produz três tipos de monitores – Wide Area Display (WAD), que fica no painel das aeronaves, Head-Up Display (HUD), que fica na frente do piloto, em posição avançada, e Helmet Mounted Display (HMD), no capacete. O programa inicial era atender às necessidades da Força Aérea Brasileira (FAB). A aprovação dos equipamentos permitiu o contrato de exportação e a transformação da AEL Sistemas em uma das principais fornecedoras globais da Saab. Uma das inovações propostas pela AEL foi unificar em um só monitor informações antes dispersas em três telas e outros mostradores no painel. A tela tem alta definição e é sensível ao toque com luz infravermelha, para que o piloto não precise tirar as luvas de proteção ao interagir com o equipamento.

Fonte: Zero Hora

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Aeroportos

Lançado o Plano Aeroviário Nacional
A demanda por transporte aéreo poderá ultrapassar a capacidade de processamento de passageiros em 2025 caso não haja investimentos em infraestrutura no setor. A análise, feita a partir de uma leitura global sobre a infraestrutura aeroportuária disponível atualmente, é uma das principais abordagens do Plano Aeroviário Nacional (PAN), lançado dia 21 de novembro de 2018, em Brasília, pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação.

Primeiro estudo
Elaborado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), o plano é o primeiro estudo de planejamento integrado do setor realizado pelo governo federal e traça uma projeção de longo prazo no país, ditando tendências e norteando as alternativas de expansão deste segmento nos próximos 20 anos. De acordo com a publicação, são necessários R$ 25,5 bilhões de investimentos no setor até 2038. Deste total, R$ 6,76 bilhões estão previstos nos contratos de concessão aeroportuária, enquanto os demais R$ 18,7 bilhões seriam custeados pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que possui uma projeção de arrecadação de recursos de R$ 143,6 bilhões, para os próximos 20 anos.

Rede de aeroportos
Além disso, o Plano também apresenta nova classificação para a rede de aeroportos do Brasil, em duas maneiras distintas: uma pela função do aeroporto na rede conforme sua relevância para o setor, ou pelo seu porte de operação de aeronaves e passageiros. Com base nessa classificação da rede de aeroportos e na análise de cenários foi possível identificar o avanço da demanda e a necessidade de aumento da capacidade do setor. De acordo com a modelagem, o Brasil teria no futuro uma rede formada por 28 aeroportos principais, chamados de metropolitanos, 22 secundários ou metropolitanos complementares, 139 regionais (entre primários “A” e secundários “B”) e 508 complementares. O estudo também faz projeções específicas todos os principais aeroportos do Brasil.

Plano Nacional
Atendendo às recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o plano surgiu a partir de uma série de dados e informações que serviram para a formulação de possíveis cenários para o desenvolvimento do setor. Entre eles, estão os estudos sobre projeção de demanda para os próximos 20 anos, a identificação de rotas potenciais para o transporte aéreo, a modelagem de custos e receitas aeroportuárias e a estimativa de investimentos necessários para a infraestrutura aeroportuária, aeronáutica civil e segurança operacional nos aeroportos brasileiros.

Fonte: Ministério dos Transportes

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Aviação Naval

Marinha se prepara para operar aeronave de reabastecimento
No dia 15 de novembro de 2018, nas instalações da empresa Elbit Systems of America (ESA) em San Antonio-TX, EUA, a Diretoria de Aeronáutica da Marinha realizou o primeiro acionamento dos motores de um avião KC-2 Turbo Trader, que possibilitará a realização do primeiro voo do protótipo em setembro de 2019, com o início da campanha de ensaios e a sua entrega para a Marinha do Brasil (MB) no segundo semestre de 2021. A prontificação desses futuros meios aeronavais possibilitará à MB realizar o reabastecimento autônomo de suas aeronaves AF-1B/C e, também, juntamente com o Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”, aperfeiçoar sua capacidade de comando em controle com a utilização de seu radar 967 Artisan. Além da capacidade que caracteriza um trinômio inovador da MB, as aeronaves KC-2 terão a capacidade de realizar o lançamento de paraquedistas até a altitude de 25.000 pés (aproximadamente 7,2 Km), evacuação aeromédica, apoio Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, apoio às operações de busca e salvamento e transporte de cargas e passageiros.

Fonte: Marinha do Brasil

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Concurso para a FAB

FAB cancela concurso para profissionais de saúde
A Força Aérea Brasileira (FAB) cancelou, no dia 23 de novembro de 2018, o concurso para oficiais temporários da área da saúde que realizaria este ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e também no site da corporação, sem informar os motivos para a desistência. A seleção havia sido divulgada no Blog do NINJA do dia 17/11/2018. As inscrições estavam abertas desde 19 de novembro e seguiriam até a próxima sexta-feira (30). O prazo para devolução da documentação de quem já havia aderido termina em 21 de dezembro.

CRUZEX 2018

Videoclipe de Abertura do Cruzeiro do Sul Exercise
O Cruzeiro do Sul Exercise - CRUZEX 2018 - é um treinamento realizado pela Força Aérea Brasileira que reúne 13 países, cerca de 100 aeronaves e mais de 1700 militares. O vídeo traz imagens da Força Aérea Brasileira e dos meios aéreos e tropas dos outros participantes. 

domingo, 25 de novembro de 2018

Especial de Domingo

Confira a importante notícia da última semana sobre o gerenciamento de tráfego aéreo.
Boa leitura!
Bom domingo!

Brasil e Europa trocam dados a respeito dos voos entre seus espaços aéreos
Desde o dia 21de novembro de 2018, mensagens a respeito dos voos que decolam do Brasil ou que passam pelo espaço aéreo brasileiro são enviadas do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) ao Centro de Operações de Gerência de Rede (NMOC) da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL), sediada em Bruxelas, na Bélgica. Essa troca de informações é um dos resultados de um acordo de cooperação assinado entre a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e a EUROCONTROL. O modelo concebido estabelece que quando da ocorrência da decolagem de uma aeronave de um aeroporto internacional brasileiro ou no cruzamento, pela primeira vez, do nosso espaço aéreo, com destino à Europa, é disparado um aviso FSA (do inglês, First System Activation) ao NMOC-EUROCONTROL. Isso é viabilizado por um sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) intitulado Plataforma de Compartilhamento de Informações Correntes do Espaço Aéreo (PCICEA). São enviadas diversas informações sobre o voo em todo o seu percurso até a saída do espaço aéreo sob responsabilidade brasileira, ou seja, após cruzar o último setor da Região de Informação de Voo (FIR) do Centro de Controle de Área (ACC) Atlântico, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), sediado em Recife (PE).

Intercâmbio
Por outro lado, o Centro de Operações da EUROCONTROL também realiza a ação de intercâmbio de dados para as aeronaves oriundas da Europa, ou as que cruzarem os céus do continente, com destino ao Brasil ou aos demais países em que sobrevoem o espaço aéreo brasileiro. A conclusão desse trabalho conjunto ocorreu após processo conduzido em fases, englobando o envio de dados em teste, com o fito de checagem da qualidade da informação e de protocolos, até a troca de dados reais e dinâmicos via B2B (do inglês Business to Business), ou seja, por meio de mensagens estruturadas. Utilizou-se como base o SWIM (do inglês, System Wide Information Management). Preconizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o SWIM faz referência ao aumento da consciência situacional por meio da troca de informações em tempo real, com garantia da qualidade, integridade e segurança dos dados. É um conceito mundial, que traz mudança de paradigma na prestação do serviço aeronáutico e na segurança da informação.

Gerenciamento de fluxo
"Agora com os dados validados e ativados nas operações do Sistema Avançado de Gerenciamento Tático de Fluxo da EUROCONTROL, haverá benefícios substanciais à previsibilidade dos voos, já que todos os participantes envolvidos no Gerenciamento de Tráfego Aéreo terão informações mais precisas sobre eles. A EUROCONTROL costuma utilizar um termo para descrever essa troca de informações atualizadas: Conectividade Global", ressaltou o Oficial de Ligação Brasileiro na EUROCONTROL, Major Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira. "Isso colaborará para que se evitem surpresas nos monitores da Gerência de Rede da EUROCONTROL, pois os voos com destino à Europa estarão sendo monitorados por meio do envio de mensagens. Assim, a EUROCONTROL poderá planejar sua demanda em tempo real, com informações atualizadas sobre os tráfegos. E isso é muito valioso para um balanceamento efetivo entre capacidade e demanda", complementou o oficial. Os benefícios incluem redução do congestionamento de aeronaves no solo, bem como de esperas (holding patterns) no ar. Além disso, proporciona melhor conhecimento dos picos de tráfegos, no espaço aéreo e aeroportos, e propicia operações mais eficientes para os passageiros. "O Brasil certamente receberá os proveitos desse intercâmbio, tendo acesso aos dados de navegação enviados pelo Centro de Operações da EUROCONTROL relacionados aos voos provenientes de sua área. A Plataforma de Compartilhamento de Informações Correntes do Espaço Aéreo, genuinamente brasileira, foi desenvolvida pela CISCEA [Comissão de Implantação de Sistemas do Controle do Espaço Aéreo] em parceria com a empresa nacional ATECH. Hoje, a plataforma está pronta para a utilização das informações que chegam da EUROCONTROL. Assim, nosso balanceamento entre demanda e capacidade também poderá ser aprimorado", ressaltou o Gerente de Projetos da CISCEA, Marcos Abreu. No dia 21, ao receber a informação dos voos, a representante da EUROCONTROL enviou a seguinte mensagem (traduzida do inglês): “Confirmo a recepção e processamento dos dados FSA do Brasil pelo sistema operacional ETFMS! Um AIM [Aeronautical Information Management] foi divulgado e informa a comunidade da aviação a respeito desta importante conquista. É tempo de alegria! Nossa colaboração se consolidou: a troca de informações NM-DECEA iniciou-se em 21 de novembro. O intercâmbio global de informações entre EUROCONTROL-NMOC e DECEA tornou-se realidade. Parabéns! Nós desafiamos a geografia: Europa e Brasil ficaram mais próximos, e isto é apenas o começo."

Fonte: FAB

sábado, 24 de novembro de 2018

KC-390

Cargueiro da Embraer faz testes com tropas
Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) r do Exército Brasileiro (EB) participaram, na Ala 1, em Brasília (DF), de uma série de ensaios realizados na aeronave KC-390. A infraestrutura da organização militar também foi utilizada para os testes. “Nós estamos participando com a disponibilização de hangar, pista, pallets, rebocador, além do apoio aos integrantes da Embraer”, relatou o Tenente Rafael Macedo Trindade, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ele é um dos militares da FAB que acompanham os ensaios realizados pela fabricante. As análises dos ensaios também são acompanhadas por equipes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) da FAB. De 29 de outubro a 3 de novembro de 2018, a equipe da fabricante Embraer verificou as capacidades do avião no que diz respeito, principalmente, a evacuações de emergência. Cada ensaio é cronometrado e gravado para análise e posterior certificação da aeronave nesse quesito.

Exército
No total, 600 soldados do Exército Brasileiro de unidades sediadas em Brasília participaram dos ensaios. Nenhum dos militares pôde repetir um teste, já que o objetivo é comprovar que o avião oferece a segurança necessária, por exemplo, em casos em que a tropa tenha que realizar evacuação de emergência ou em transporte com ações de infiltração e exfiltração – quando os militares precisam embarcar ou desembarcar rapidamente sem que a aeronave seja desligada.

“Nós também seremos ‘clientes’ da aeronave, já que nossas tropas serão transportadas e realizarão missões junto à FAB. Então é muito importante participarmos desses testes que garantem que o avião seja certificado”, ressaltou o Capitão do Exército Brasileiro Fabio Ribeiro Fonseca.

Ensaios
Durante os ensaios também foram simuladas situações de pouso na água – quando a evacuação foi realizada por meio de uma estrutura metálica montada na parte externa do avião – e em período noturno, sem nenhuma luminosidade. Para isso, o KC-390 ficou dentro do hangar totalmente fechado e com luzes apagadas. Nem mesmo a iluminação de equipamentos de fotografia e filmagem poderiam ser utilizadas e, por isso, a Embraer usou câmeras com capacidade para gravar no escuro. Soldados da Força Aérea realizaram um treinamento diurno antes do ensaio à noite, para que a capacidade das estruturas fossem checadas e a segurança dos demais militares fosse garantida. Em outubro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu o certificado de Tipo da aeronave KC-390, o que permite que o avião possa ser comercializado e operado em todo o território brasileiro. A certificação é emitida quando o projeto de aeronave demonstra ter cumprido todos os requisitos operacionais e de segurança e de proteção ambiental obrigatórios para a operação. Isso evidência que o nível de segurança da aeronave é compatível com padrões internacionais, e permite que o modelo certificado seja comercializado no Brasil e inserido no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

A aeronave
O Embraer KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB. A aeronave estabelece um novo padrão para o transporte militar médio, por se tratar de um modelo inédito para o transporte de carga militar. O cargueiro é o único da categoria que conta com o sistema de comando de voo eletrônico fly-by-wire que, além de dar maior eficiência para pilotagem, também proporciona uma integração com as demais missões. Um exemplo é o lançamento de carga. O uso dos controles eletrônicos vai mensurar o comportamento do avião durante o voo, que responde a essa dinâmica e repassa as informações ao piloto.

Fotos: Sargentos Bruno Batista e Bianca Viol/CECOMSAER

Fonte: FAB

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Força Aérea/Marinha

FAB e Marinha treinam operações conjuntas com helicóptero e navio-patrulha 
Helicópteros H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8º GAv), da Força Aérea Brasileira, realizaram operações aéreas com o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, pela primeira vez, na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, no dia 1º de novembro de 2018, na Base Naval de Natal. Na ocasião, as aeronaves participaram de exercícios de Pick-Up e Vertrep, com içamento e arriamento de cargas leves e pesadas, e de uma simulação de resgate de tripulante no convoo do navio. O treinamento conjunto ainda teve instruções teóricas e atividades preparatórias realizadas no Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste e no heliponto da Base Naval de Natal. As operações aéreas tiveram o objetivo de incentivar a interoperabilidade entre as Forças, instruir e manter a operacionalidade das tripulações, e qualificar os militares para atuar em ações conjuntas, no cumprimento de missões de busca e salvamento, transporte aéreo logístico e evacuação aeromédica.

Fonte: Marinha do Brasil

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Cruzex 2018

Voo com fotógrafos e cinegrafistas mostra aspecto do Exercício Cruzeiro do Sul
A CRUZEX 2018 realizou, no dia 20 de novembro de 2018, um media flight voltado para captação de imagens por profissionais de comunicação. O vídeo mostra como foi a atividade, que envolveu um voo de sete aeronaves de caça em formação.

Fonte: FAB

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Espaço

Brasil inaugura segundo Centro de Controle do Satélite SGDC
O governo brasileiro inaugurou, dia 19 de novembro de 2018, novo centro de controle do satélite SGDC-1, que amplia a oferta de banda larga ao território nacional. O Centro de Operações Especiais Secundário (Cope-S), que funciona no Rio de Janeiro, operará como reserva do Centro de Operações Espaciais de Brasília, que controla o satélite. O polo do Rio ficará encarregado de operar e receber todos os dados do satélite em órbita, caso haja alguma falha na atuação da unidade do Distrito Federal. A ideia é manter a operação do equipamento, mesmo se houver algum problema com o centro principal. O Cope-S está localizado na Estação de Rádio da Marinha, na Ilha do Governador, na zona norte da cidade do Rio.

Investimento
A parte terrestre do Centro de Operações foi implementada pela empresa estatal Telebras, em conjunto com o Ministério da Defesa. As instalações ocuparão mais de sete mil metros quadrados da área da Marinha. O presidente da Telebras, Jarbas José Valente, explicou que a base é fundamental para as comunicações estratégicas do Estado e para a população. “O projeto vai levar todas as condições de banda larga de qualidade que a própria Defesa pode utilizar. Parte da banda também será para uso de todo sistema de defesa nacional e da comunidade como um todo. Nós vamos levar banda larga para todos os locais do país, inclusive pequenas localidades que ainda não têm internet”, acrescenta. Segundo a estatal, a intenção é que a construção ofereça maior controle sobre o tráfego de informações sensíveis e estratégicas para o Brasil, graças ao alto nível de confiabilidade da infraestrutura.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 20 de novembro de 2018

AEROVISÃO

Nova edição da revista traz bastidores e expectativas para o Exercício CRUZEX
Revista Aerovisão está disponível online em versão bilíngue Português/Inglês

A nova edição da revista Aerovisão já está disponível online. O destaque da publicação que, desta vez, está em formato bilíngue (português e inglês), são os bastidores e as expectativas do Exercício CRUZEX. Trata-se do maior treinamento multinacional e conjunto realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que já ocorre desde 18/11/2018 estendendo-se até o dia 30 deste mês de novembro na Ala 10, em Natal (RN) - com o Brasil recebendo representantes de outros 13 países. Mais um destaque da publicação é a reportagem sobre os 50 anos do primeiro voo do avião Bandeirante, que impulsionou a indústria aeronáutica brasileira - hoje uma das maiores do mundo. A entrevistada desta edição é a Sra. Simonetta Di Pippo, Diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior. Ela fala sobre as potencialidades do Brasil no setor e as possibilidades de parcerias internacionais para desenvolvimento mútuo. Para exibir ou baixar a versão online, clique aqui. Boa leitura!

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Dia da Bandeira


 

Brasil celebra Dia da Bandeira em 19 de novembro
Confira curiosidades e fatos sobre o Pavilhão Nacional

O dia 19 de novembro marca a reverência a um dos principais símbolos da Pátria: a Bandeira do Brasil. A data é celebrada desde 1889, após a Proclamação da República.

A Bandeira Nacional tem direito à continência:
a) ao ser hasteada ou arriada diariamente, em cerimônia militar ou cívica;
b) por ocasião da cerimônia de incorporação ou desincorporarão, nas formaturas;
c) quando conduzida por tropa ou por contingente de Organização Militar;
d) quando conduzida em marcha, desfile ou cortejo, acompanhada por guarda ou por organização civil, em cerimônia cívica;
e) quando, no período compreendido entre oito horas e o pôr-do-sol, um militar entra a bordo de um navio de guerra ou dele sai, ou, quando na situação de “embarcado”, avista-a ao entrar a bordo pela primeira vez, ou ao sair pela última vez (Artigo 15 do Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas).

A maior Bandeira Nacional fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), com 286 metros quadrados e 90kg.

Distintamente de outras profissões, o sacrifício da própria vida é condição fundamental de admissão e permanência nas Forças Armadas cujos preceitos são afirmados em juramento perante a Bandeira Nacional, feito por todos os militares na sua incorporação. A defesa da Pátria por meio da sua honra, integridade e instituições democráticas norteia, portanto, o comportamento do militar como reflexo dos valores. (Item 3.4. do Manual do Comando da Aeronáutica 909-1 / Programa de Formação e Fortalecimento de Valores).

O Hino à Bandeira foi apresentado pela primeira vez em 15 de agosto de 1906, a Letra é de Olavo Bilac e a música de Francisco Braga.

Ouça o Hino à Bandeira no canal da Rádio Força Aérea no Spotify.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Nara Lima 
Apostila “Dia da Bandeira” – Senado Federal.
Edição: Agência Força Aérea 
Revisão: Capitão Landenberger 

Cruzex 2018

Exercício em Natal (RN) reúne 100 aeronaves e forças de 13 países
Treze países, 1700 militares e uma centena de aeronaves em simulação de guerra participam do Cruzex 2018 (Cruzeiro do Sul Exercise), treinamento realizado pela FAB (Força Aérea Brasileira) que segue até 30 de novembro, na Base Aérea de Natal (RN). Cerca de 100 aeronaves de diversos países estarão presentes. A meta é completar 1.200 horas de voo. Iniciado em 2002, o Cruzex é o maior exercício do tipo na América Latina. No entanto, não era realizado há 5 anos. Desde 2013, a FAB ocupou-se com a segurança de grandes eventos que ocorreram no país, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio. Segundo o diretor do exercício, o brigadeiro do ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, a atividade é importante para treinar os militares e, possivelmente, enviar aeronaves para integrar missões da ONU (Organização das Nações Unidas): “Se acontecer, precisamos estar preparados”. Medeiros afirmou que a Cruzex permitirá aos brasileiros treinarem ao lado de militares estrangeiros que já participam desse tipo de missão, pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Participantes
De acordo com a FAB, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai vão participar com militares e aviões. Os EUA participam com aproximadamente 130 militares, 1 reabastecedor KC-135 e 6 caças F-16, por exemplo. Bolívia, Índia, Suécia e Venezuela participam como observadores. Portugal trará militares de forças especiais e, ao lado de Alemanha e França, ministrará palestras sobre o uso do poder aéreo em missões da ONU. Segundo a FAB, os cenários preparados para o treinamento envolvem “guerra convencional” e “não convencional“. No cenário de guerra convencional, cerca de 40 a 50 aeronaves decolam em sequência para missões com objetivos comuns ou complementares. No da não convencional, há 1 combate contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre 2 Estados constituídos. Situação similar em missões de paz da ONU. De acordo com a FAB, o Brasil não terá custos com a presença de forças estrangeiras. Cada país estrangeiro paga suas despesas, por exemplo, plano de saúde dos militares, combustível para os voos das suas aeronaves, hospedagem, transporte e alimentação.

Fonte: Poder 360

domingo, 18 de novembro de 2018

Especial de Domingo

O blog Cultura Aeronáutica, editado pelo Profº Jonas Liasch, de Londrina, Paraná é excelente fonte de pesquisas para os entusiastas da aviação, sempre recomendada aos integrantes e colaboradores do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação.
Confira, mais uma vez em nosso blog, a reprodução de parte do conteúdo publicado por Jonas Liasch, sobre os tempos em que os Zeppelins navegavam por céus brasileiros.
Boa leitura.
Bom domingo!

ZEPPELINS NO BRASIL

Viajar no Zeppelin era um luxo permitido para poucas pessoas. A passagem para a Alemanha era muito cara, algo equivalente a 10 mil Euros atuais(2011). O trecho doméstico entre o Rio e Recife também era caro, e poucos lugares eram disponíveis.

Planta da gôndola do Graf Zeppelin



O Graf Zeppelin oferecia grande conforto. Apenas 35 lugares eram disponíveis, e normalmente a lotação não ultrapassava 20 passageiros. Estes dispunham de cabines duplas, com beliches, sala de estar e de jantar, e até um salão para fumar, cuidadosamente isolado para não incendiar o perigoso e inflamával gás de sustentação da aeronave, o hidrogênio.

Porcelana do Graf Zeppelin, de 1928



Exceto no salão de fumar, era proibido o uso de cigarros, charutos e cachimbos em qualquer lugar do dirigível.

Sala de estar e jantar do Graf Zeppelin



Os passageiros eram revistados no embarque, e o porte de isqueiros e fósforos era rigorosamente proibido. Os isqueiros do salão de fumar eram presos às mesas por correntes.

Corredor das cabines



O serviço de bordo era comparável ao da primeira classe dos melhores navios de passageiros. A aeronave era bastante estável, devido ao seu tamanho.

Sala de estar e jantar do Graf Zeppelin



Uma cozinha, cujos equipamentos operavam eletricamente, funcionava quase ininterruptamente, para fornecer a sofisticada alimentação disponível aos passageiros e tripulantes.

Cozinha do Graf Zeppelin



A altitude de cruzeiro era de 3 mil pés, mas, quando a aeronave sobrevoava cidades ou a linha litorânea, era comum voar bem mais baixo, entre 300 e 1000 pés, para que os passageiros pudessem apreciar a paisagem.

Cabine em configuração diurna



CAbine em configuração noturna



A viagem entre o Rio e a Alemanha durava 5 dias. Dois dias eram necessários para a travessia do Atlântico. A velocidade máxima era de 128 Km/h, muito mais rápida que a velocidade dos navios de passageiros da época, que variava entre 25 e 40 Km/h.

Passageira em sua cabine



A grande maioria dos voos do Graf Zeppelin para o Brasil foi comandada por Hugo Eckener. Eckener, que além de pilotar, também foi um dos construtores dos dirigíveis alemães, acabou excluído dos últimos voos dos Zeppelins, especialmente os do Hindenburg, sucessor do Graf Zeppelin, por sua insistente oposição ao uso das aeronaves como propaganda para o regime nazista. Foi substituído por Ernst Lehmann, um aviador pró-nazista que acabou falecendo no desastre do Hindenburg (nos EUA), em maio de 1937.

O Hindenburg


O Graf Zeppelin completou, no total, 147 voos ao Brasil (sendo 64 transatlânticos) entre os 590 voos da sua longa carreira de 17.177,48 horas de voo, em nove anos de operação (1928-1937), o que tornou-o o mais bem sucedido dirigível da história da aviação. Foi uma fantástica e impecável carreira para uma aeronave que foi projetada e construída como protótipo, mas que, de tão perfeita, acabou sendo colocada em serviço. Transportou um total de 34 mil passageiros, 30 toneladas de carga, incluindo duas aeronaves de pequeno porte e um carro, e 39.219 malas postais, com total segurança e sem acidentes.
A temporada de 1936 dos dirígiveis alemães foi marcada pelo primeiro voo comercial do D-LZ129 Hindenburg, sucessor do Graf Zeppelin. Esse voo inaugural, comandado por Lehmann, foi feito para o Brasil, e decolou para o Rio de Janeiro em 31 março de 1936. O grande maestro Heitor Villa-Lobos foi um dos passageiros do Hindenburg, quando este retornou à Europa, em abril.

Entre os luxos introduzidos no Hindenburg, estava um piano Blüthner, especialmente fabricado em alumínio, e que pesava apenas 162 Kg. Em 1937, esse piano foi removido da aeronave, para aliviar o peso, o que salvou-o da destruição quando o Hindenburg se acidentou, em maio (nos EUA). Entretanto, esse notável instrumento musical acabou destruído em um bombardeio, na Segunda Guerra Mundial.

O piano de alumínio do Hindenburg



Infelizmente,apenas 14 meses depois, o Hindenburg acidentou-se em Lakehurst, New Jersey, nos Estados Unidos. Pouco antes de pousar, a aeronave incendiou-se, por motivos até hoje não esclarecidos, no dia 6 de maio de 1937. 61 tripulantes e 36 passageiros estavam a bordo. Desses, faleceram 13 passageiros e 22 tripulantes, além de uma pessoa no solo. Essas 36 vítimas encerraram definitivamente a carreira dos dirígiveis Zeppelin.

Timetable dos voos dos Graf Zeppelin, 1934


Foi o fim de uma era. Apenas um mês depois, o Graf Zeppelin foi retirado de serviço. O dirigível-irmão do Hindenburg, o LZ-130 Graf Zeppelin II, já concluído, nunca chegou a entrar em serviço ativo. Depois de passar alguns anos em um museu, ambos foram desmontados em 1940, para aproveitamento do seu alumínio em aviões militares, por ordem do Marechal do Reich Hermann Goering.


Durante a Segunda Guerra Mundial, o Governo Brasileiro expropriou o Aeroporto Bartolomeu de Gusmão dos alemães e implantou lá uma base da Força Aérea Brasileira, ainda existente, Santa Cruz.

O Hindenburg em Santa Cruz, 1936. Ao fundo, o hangar em construção



Hoje, pouca coisa resta da história dos Zeppelins no Brasil. A maior e mais notável é o hangar de Santa Cruz, ainda intacto e em uso pela Força Aérea Brasileira. Não é o último hangar de Zeppelins ainda existente, como reza a lenda, pois o hangar de Lakehurst ainda permanece igualmente intacto. O grandioso hangar de Santa Cruz foi usado por Zeppelins apenas nove vezes, cinco pelo Graf Zeppelin e quatro pelo Hindenburg.

O Hindenburg entrando no hangar, em Santa Cruz



Em Recife, ainda resta, relativamente intacta, a torre de atracação de Jiquiá.

Torre de atracação de Jiquiá, em Recife


O Museu Aeroespacial, do Rio de Janeiro, tem em seu acervo uma das hélices de madeira do Graf Zeppelin e alguns pedaços de tela rasgada, resultado de trabalhos de manutenção, e nada mais.O Graf Zeppelin e o Hindenburg foram as maiores e mais luxuosas aeronaves a atender voos internacionais de e para o Brasil, e as que tiveram as passagens mais caras, mesmo considerando as caras passagens dos voos servidos pelo Concorde. Também serviram as linhas para a América do Sul com total segurança, sem um único acidente.

Pesquise: Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação em 16/01/11

Saiba mais: Cultura Aeronáutica/Zeppelin

sábado, 17 de novembro de 2018

Concurso para a FAB

Aeronáutica tem 400 vagas para profissionais de saúde e assistência social
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebe, de 19 a 30/11/2018, as inscrições para o Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon). São mais de 400 vagas de nível superior para profissionais da área de saúde, além de assistente social. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de novembro nas localidades constantes no Aviso de Convocação. Todas as informações estão disponíveis no endereço eletrônico da Força Aérea. 

Oportunidades
Há oportunidades para diversas especialidades de médicos, dentistas, farmacêuticos, veterinários, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e, também, para profissionais formados em serviço social e terapia ocupacional. Para detalhes das vagas, basta consultar o Anexo C do Aviso de Convocação.

Requisitos
Entre as condições para participar do processo seletivo estão ser brasileiro nato, voluntário e possuir menos de sete anos de efetivo serviço prestado a qualquer uma das Forças Armadas, dentre outras. A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) orienta a todos os interessados a ler atentamente o Aviso de Convocação e a prestar atenção nos Requisitos Específicos para que a inscrição seja aceita. É importante verificar, também, os documentos obrigatórios para a inscrição, bem como os necessários para a Avaliação Curricular.

Informações: Clique aqui

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Aeroportos

Aeroporto de Brasília terá capacidade de até 68 aviões por hora
O Aeroporto de Brasília recebeu autorização do Comando da Aeronáutica para aumentar a capacidade da pista. Com isso, a partir de março de 2019, passará a receber 68 voos por hora, em vez dos atuais 64 por hora. Isso significa que um avião poderá pousar ou decolar no aeroporto da capital federal a cada 53 segundos. Segundo a Inframerica, que administra o aeroporto, a ampliação reduz o tempo das conexões e dá mais opções de voos nos horários de pico. O aeroporto é o terceiro mais movimentado do país em número de passageiros. Só perde para Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo. É o único do país a operar com duas pistas que funcionam de forma simultânea e independente. As pistas têm espaço de 1,8 km entre elas – 50% a mais do que o mínimo exigido.

Fonte: G1

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Embraer

Espanhola Binter receberá jato E195-E2 no segundo semestre de 2019
A Embraer anunciou, dia 13 de novembro de 2018, que a Binter Canarias, da Espanha, receberá seu primeiro jato E195-E2 no segundo semestre de 2019, tornando-se o primeiro cliente europeu do maior modelo dos E-Jets E2. A companhia aérea assinou um pedido firme com a Embraer por três E195-E2. O contrato também inclui direitos de compra para duas aeronaves adicionais do mesmo modelo. Este acordo foi previamente anunciado como uma Carta de Intenções (LoI) com um “cliente não revelado” durante o Farnborough Air Show 2018, em julho deste ano. Com todas as opções sendo exercidas, o contrato tem um preço de lista de USD 342 milhões. O pedido foi incluído na carteira de pedidos (backlog) da Embraer do terceiro trimestre de 2018. A companhia aérea configurará as aeronaves com 132 assentos em um confortável leiaute de classe única. “A Embraer está orgulhosa em receber a Binter na crescente base de operadores de E-Jets na Europa”, disse Martyn Holmes, Diretor da Embraer Aviação Comercial para Europa, Rússia e Ásia Central. “A família de jatos E2 é mais silenciosa, limpa e eficiente em termos de consumo de combustível no segmento de jatos de corredor-único de nova geração no mundo. Comparado aos atuais jatos regionais utilizados pela Binter, o E195-E2 proporcionará maior flexibilidade às operações da empresa aérea, oferecendo mais assentos, maior alcance e incomparável conforto aos passageiros, com custos operacionais mais baixos.”

Fonte: Embraer

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Aviação Naval/Força Aérea

FAB apoiará criação de unidade da Aviação Naval em Belém (PA)
A Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira assinaram, no dia 08 de novembro de 2018, um Acordo de Cooperação para que o Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) utilize o hangar da Guarnição de Aeronáutica de Belém – Ala 9 a fim de criar um esquadrão da Aviação Naval no Estado do Pará. O acordo ainda tem como propósito o intercâmbio de militares, experiências e informações entre as Forças Armadas. Esta conquista visa incrementar também as operações de busca e salvamento do Com4ºDN na região Amazônica. “Estamos vivendo um momento histórico: o primeiro passo para a criação de uma futura organização militar da Marinha que será o primeiro Esquadrão de aeronaves na área do Com4ºDN. É um fato inédito para a região”, disse o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. Para o Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, este exemplo de integração vai servir de protótipo para as bases militares de todo o Brasil. As Forças vão ter o compromisso de promover instruções e atividades em comum como cessão de pessoal e material e elaboração de cursos. A Ala 9 se comprometeu a disponibilizar militares para auxiliar o Com4ºDN no período de transição e instalação.

Fonte: Defesa TV

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Gripen NG

FAB capacita tripulantes e mantenedores do supersônico Gripen
Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) selecionados para atuar nos processos de implantação e operação do novo caça Gripen NG no país participam de uma série de eventos no exterior. O objetivo é a troca de experiências com outros países usuários do caça sueco e a qualificação dos brasileiros para receber a nova aeronave. Na Hungria, entre os dias 5 e 9 de novembro de 2018, aconteceu a segunda reunião anual do Aquisition and Development Work Group (Grupo de Trabalho de Aquisição e Desenvolvimento), um dos encontros periódicos do Gripen User’s Group (Grupo de Usuários do Gripen). Em maio de 2018, a reunião foi sediada, pela primeira vez, no Brasil. Na reunião, que tem o Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges como representante da FAB, países que já operam o caça debatem com a fabricante SAAB questões táticas, doutrinárias, logísticas e novos desenvolvimentos, entre outras questões.

Exercício Lion
Também na Hungria aconteceu, de 24 de setembro a 05 de outubro, o Exercício Lion Effort – do qual participaram pilotos de Gripen brasileiros. Trata-se de um treinamento multinacional que acontece a cada três anos. Na Lion Effort, países usuários de Gripen operam em conjunto, realizando missões Ar-Ar, com emprego de mísseis BVR, ou seja, Beyond Visual Range (além do alcance visual); e de mísseis infravermelhos, realizando combate WVR, ou seja, Within Visual Range(dentro do alcance visual). Também é treinada a parte de emprego Ar-Solo, como Close Air Support, que é Apoio Aéreo Aproximado. 

Intercâmbios
Já na Tailândia, um dos países operadores do Gripen, dois oficiais da FAB iniciaram, dia 05/11/2018, um intercâmbio que deve durar três meses. Os militares, que são das áreas operacional e logística, observarão como eles operam, quais são os óbices, como funciona a parte de recursos humanos, quais as competências necessárias aos pilotos, mecânicos e operadores dos sistemas de suporte, como é a estrutura logística adotada, qual o custo operacional e como tratam a guerra cibernética, entre outros aspectos. Na Suécia, sede da fabricante, militares da FAB – tanto pilotos como controladores de defesa aérea – realizaram treinamento em um centro de simulação de ambiente tático – o chamado FLSC (sigla em sueco para Flygvapnets Luftstrids Simulerings Centrum). Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, vinte militares estiveram envolvidos na atividade, que consiste na utilização de simuladores do caça para desenvolver habilidades de gerenciamento da guerra em pilotos e controladores, dentro do cenário escolhido pelos brasileiros. “A curva de aprendizado é muito grande: em pouco tempo, os militares são capazes de se adaptar ao sistema e utilizá-lo dentro do cenário, gerenciar a guerra. Essa é uma das missões operacionais mais importantes que a FAB realiza no exterior”, avalia o Coronel Rezende. Também na Suécia, entre os dias 19 a 22 de novembro de 2018, acontece o Gripen Tactical Leadership Training, no mesmo ambiente simulado do FLSC. A diferença é que, em vez de só brasileiros, todos os países operadores de Gripen se reúnem, promovendo intercâmbio e troca de conhecimentos.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Espaço

Foguete de treinamento lançado pela FAB subiu 31 Km
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou, no dia 07 de novembro de 2018, o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) durante a Operação Falcão III / 2018. A atividade envolveu a equipe operacional e teve como objetivo a obtenção de dados de seus instrumentos para a verificação de desempenho do veículo. A operação, iniciada na segunda-feira (05), contou também com a aferição prévia dos meios de localização e rastreio do CLA, por meio do Exercício Ícaro III, quando foi realizada a atividade com a aeronave C-98 Caravan em apronto à operação. O lançamento ocorreu às 13h30 (horário local) e o veículo atingiu 31 quilômetros de altitude máxima em um minuto e 17 segundos. Da plataforma de lançamento no CLA até o local de impacto no mar, o FTB percorreu 11 quilômetros em linha reta. O tempo total de voo foi de 2 minutos e 44 segundos, sendo rastreado pelos radares Adour e Atlas do CLA, que realizam o acompanhamento de trajetória dos foguetes lançados.

Fonte: FAB

domingo, 11 de novembro de 2018

Especial de Domingo

Saiba mais sobre o Dia do Material Bélico, comemorado neste 11 de novembro.
Boa leitura.
Bom domingo!

Dia do Material Bélico da Aeronáutica

Treinamento de fogo
Nos bastidores dos Exercícios Operacionais promovidos pela FAB, militares realizam treinamento e garantem a segurança das atividades

Em um cenário de combate, o que seria do H-60L Black Hawk sem sua minigun? E do F-5M sem o míssil Phyton, por exemplo? Como ficam os A-29 Super Tucano sem a metralhadora .50 em suas asas? Para uma Força Aérea, manter operacionais as equipagens ligadas ao material bélico é tão importante quanto as atividades de voo. É por isso que militares especializados participam dos Exercícios Operacionais promovidos pela Força - mesmo naqueles em que não há emprego real de armamento. Nesses casos, as equipes cuidam dos óculos de visão noturna (NVG), assentos ejetáveis (pois o mecanismo de acionamento é baseado em explosivos), PODs (sigla em inglês para Dispositivo de Objeto de Fotografia) de reconhecimento (utilizados nas aeronaves A-1), artefatos de autodefesa, entre outros exemplos. Segundo explica o Diretor do Parque de Material Bélico da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAMB-RJ), Coronel Aviador Ricardo Tanaka, a CRUZEX 2018 – apesar de não se tratar de um treinamento com emprego real – conta com a participação do material bélico. “Diariamente, os especialistas realizam, antes das decolagens, a inspeção pré-voo de assentos ejetáveis, alijamento de canopi e de cargas externas e sistemas de autodefesa”, diz o oficial. Nesse exercício, um dos principais envolvimentos será com a utilização do chaff e flare – artefatos que equipam algumas aeronaves e servem para despistar mísseis guiados por radar ou por infravermelho, respectivamente.

O Diretor do PAMB-RJ explica que a abrangência do material bélico na FAB vai desde material de segurança orgânica até os mísseis mais complexos. “Atualmente, o PAMB-RJ gerencia mais de 40 projetos bélicos. Ademais, toda carga de armamentos transportada em aeronaves da Força deve ter um parecer técnico emitido por especialista”, diz o Coronel Tanaka.

Entenda a data
Jorge da Silva Prado
A data de 11 de novembro é comemorada como o Dia do Material Bélico da Aeronáutica devido a um fato ocorrido em 1944, durante a campanha na Itália, na Segunda Guerra Mundial.

No dia, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) realizou sua primeira missão independente, nas aeronaves P-47 armadas pela sua própria Seção de Armamento, chefiada pelo então 2° Tenente Especialista em Armamento Jorge da Silva Prado.

Fonte: Agência Força Aérea

sábado, 10 de novembro de 2018

Operação Cruzex

Forças Aéreas de 14 países participam do Cruzex 2018, de 18 a 30/11, no RN
Uma comitiva composta por 19 militares da Ala 10, unidade da Força Aérea sediada em Parnamirim (RN), visitou, na segunda-feira (5), a cidade de Pureza, na região leste do Rio Grande do Norte, onde está sediado o Estande de Tiro de Maxaranguape. A visita teve como objetivo preparar a população para a movimentação aérea e terrestre que ocorrerá no município durante o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), que ocorrerá no período de 18 a 30 de novembro de 2018, na Ala 10 e em Maxaranguape. O Cruzex é o maior exercício militar do Brasil promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB). As atividades deste ano reunirão aeronaves e militares de 14 países.

Divulgação nas escolas
Nas escolas das redes públicas estadual e municipal de Pureza foram realizadas palestras que explicaram aos professores e alunos sobre as atividades que ocorrerão no Estande. Os moradores ficaram sabendo, por exemplo, que todas as operações previstas seguem os protocolos de segurança de voo, nacionais e internacionais, para a aviação militar. Uma das instituições visitadas foi a Escola Municipal Jarbas Passarinho, em que participaram das palestras os alunos de 11 turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. “Os militares foram muito bem recebidos, os alunos fizeram muitas perguntas e saíram bem informados. Agora eles estão tranquilos e curiosos, esperando o início dessa operação para ver as aeronaves passando no céu”, contou a Coordenadora Pedagógica, Francisca de Paula Batista Costa.Na visita à Escola Estadual Maria Antonia, a aluna Renata Lopes de Araújo, de 10 anos, teve o primeiro contato com militares da FAB. “O pessoal da Aeronáutica foi muito legal, eles nos deram a revistinha que explica tudo o que eles fazem e falaram para a gente não se preocupar, porque os aviões que vão passar estarão no treinamento e que tudo é controlado por eles, que não tem nenhum perigo”, contou a estudante. Além das escolas, foi realizada uma audiência pública na cidade, com a presença de representantes de organizações da sociedade civil, como as igrejas católica e evangélica, das Secretarias Municipais e Câmara Municipal. Também está sendo distribuído material informativo em escolas de Natal e Parnamirim, além das associações de moradores de Parmamirim, onde fica localizada a Ala 10, unidade da FAB que sediará a Operação.

200 decolagens/dia
Durante a operação, espera-se uma média de duzentos pousos e decolagens por dia, um movimento aéreo 2,5 vezes maior do que o registrado normalmente nos períodos de operação dos esquadrões sediados na Ala 10, além de lançamentos de paraquedistas. Por isso, a Força Aérea mobilizou uma equipe de militares, sob coordenação do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), para conversar com as comunidades de Natal, Parnamirim e Pureza e seus representantes, cidades diretamente envolvidas na CRUZEX. "Sabemos que um exercício dessa dimensão modifica a rotina da região, com passagens de aeronaves de caça, helicópteros e lançamentos de paraquedistas, que foge do cotidiano dos moradores. Porém, o treinamento de proteção do espaço aéreo e o intercâmbio com as outras Forças proporcionam elevação do nível das capacidades da FAB", ressalta o Chefe da Divisão de Comunicação Corporativa do CECOMSAER, Coronel Aviador Rodrigo Fontes de Almeida.

Visite: Cruzex 2018     

Fonte: FAB

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Aeronaves

Embraer apresenta Praetor 500 e 600 no Brasil
A Embraer apresentou, pela primeira vez no Brasil, os recém-lançados jatos executivos médio e super médio Praetor 500 e Praetor 600. As aeronaves ficaram em exposição para potenciais clientes, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nos dias 5 e 6 de novembro de 2018. Os jatos da família Praetor trazem uma autonomia de voo sem precedente para as suas respectivas categorias. O Praetor 600 será o jato executivo de porte super médio mais avançado e versátil, que permite voos sem escala entre São Paulo e Cidade do Cabo, na África do Sul, Fortaleza a Madri, Manaus a Nova Iorque ou voar de Angra dos Reis para Miami, com uma parada. A aeronave tem capacidade para até 12 passageiros e alcance intercontinental de até 3.900 milhas náuticas (7.223 km). O Praetor 500 será a aeronave de porte médio mais rápida do segmento, capaz de alcançar qualquer cidade da América do Sul, a partir de Brasília. Tem um alcance de até 3.250 milhas náuticas (6.019 km) e capacidade máxima para 9 passageiros.

Protótipos
“Os jatos Praetor 500 e Praetor 600 se unem aos Legacy 450 e Legacy 500 mantendo toda combinação de desempenho, conforto e tecnologia sem precedentes para as suas categorias”, disse Gustavo Teixeira, Diretor de Vendas da Embraer Aviação Executiva, para a América Latina. “A capacidade de operação em pistas curtas e alcance intercontinental das aeronaves são fundamentais para conectar regiões remotas e ajudar empreendedores a promoverem negócios nos mais diversos setores produtivos e de serviços do Brasil e exterior.” Os protótipos das aeronaves estão em campanha de desenvolvimento e consolidação dos dados técnicos nas unidades da Embraer de São José dos Campos e Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A expectativa é de que o Praetor 600 receba certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no segundo trimestre de 2019, e o Praetor 500 seja homologado no terceiro trimestre do mesmo ano. Esses são os únicos jatos executivos de porte médio e super médio com tecnologia de controle de voo eletrônico completo Fly-by-Wire e redução ativa de turbulência. O voo se torna ainda mais agradável aos passageiros pela melhor altitude de cabine (5.800 pés ou 1.768 metros), que reduz fadiga em voos longos. Para celebrar o lançamento dessas novas aeronaves, a equipe de design da Embraer criou uma nova edição especial de interior Bossa Nova, de estilo único.

Fonte: Embraer

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Mercado de Aviões

American Airlines encomenda 15 jatos Embraer 175
A Embraer e a American Airlines assinaram um pedido firme para quinze jatos E175 configurados com 76 assentos. O valor do contrato é de USD 705 milhões, com base nos atuais preços de lista, e será incluído na carteira de pedidos firmes da Embraer (backlog) do quarto trimestre de 2018. As entregas começarão em 2020. Somado aos pedidos anteriores de E175 realizados pela companhia aérea, este novo contrato resulta em uma encomenda total de 104 aeronaves do modelo pela American Airlines desde 2013. O pedido mais recente, para 15 jatos, havia ocorrido em maio de 2018.

76 assentos
A American Airlines selecionou a Envoy, subsidiária integral da American Airlines Group Inc., para operar as quinze aeronaves, que serão configuradas com um total de 76 assentos, sendo 12 assentos de Primeira Classe e 64 de classe econômica, incluídos os de classe econômica Extra. Incluindo este novo contrato, a Embraer vendeu mais de 435 jatos do modelo E175 para companhias aéreas na América do Norte desde janeiro de 2013, obtendo mais de 80% do total de pedidos no segmento de jatos de até 76 assentos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Biblioteca NINJA

Livro mostra fatos da aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional
Com fatos e informações sobre as atividades aéreas em seu município sede, o Aeroclube Regional de Taubaté (ART) lançou um livro para comemorar os 25 anos de criação da entidade. A obra “A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional” registra as atividades do clube de aerodesporto, desde sua fundação, em 1993, quando começou suas operações nas instalações do Comando de Aviação do Exército (AvEx), cujo comandante à época, general Sérgio Antônio da Rocha Ambrósio foi o idealizador de um clube de aerodesporto para congregar atividades aéreas, no mesmo aeroporto da então reativada AvEx. Adicionalmente, o livro faz uma viagem pelo tempo, desde 1922, quando pousou o primeiro avião no município e todas os fatos significativos desde então.

De 1922 a 2018
A introdução do livro sintetiza que, nos idos anos da década de 30 do século passado, Taubaté foi pioneira no Vale do Paraíba Paulista a contar com uma escola de aviação civil. Antes, porém, já havia sido cenário para o reide São Paulo - Rio de Janeiro, realizado por Anésia Pinheiro Machado, em 1922, celebrando o Centenário da Independência do Brasil. E, em 1932, teve um campo de pouso empregado pela aviação das forças paulistas, durante o conflito da Revolução Constitucionalista. O antigo aeroclube, criado em 1935 e encerrado em 1988, seria destaque, no início dos anos 40 do século passado, graças ao desempenho de duas aviadoras, Elisa Braga e Joaninha Castilho, que, aos 15 anos de idade, foi bicampeã de acrobacia aérea. A obra registra que, durante a Segunda Guerra Mundial, o taubateano Fernando de Barros Morgado integrou o Primeiro Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira e executou 19 missões de combate, no teatro de operações na Itália. E dentro do espectro de emprego da aviação como recurso militar, Taubaté passou a sediar, a partir de janeiro de 1988, organizações da Aviação do Exército.

Tal fato resultaria no incentivo para a criação do Aeroclube Regional de Taubaté, em 26 de outubro de 1993.

Jubileu de Prata do ART
“A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional” foi moldado por meio de entrevistas e revisão bibliográfica, com pesquisa em documentos, livros, jornais, dissertações e mídia eletrônica na rede mundial de computadores. É um marco do Jubileu de Prata de criação do Aeroclube Regional de Taubaté.

Distribuição
Livro: “A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional”
Autores: Cesar Rodrigues e Carlos Caetano Florentino
Páginas: 122