NINJA - Saiba mais:

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Busca e Salvamento

Militares da FAB prestam socorro com helicópteros em duas ocorrências

Um helicóptero H-60 L Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), resgatou, com vida, cinco vítimas do acidente com a aeronave Caravan, matrícula PT-MHC, ocorrido após a decolagem do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), com destino a Maués (AM), na tarde do dia 16 de setembro de 2019.
Sob vento e chuva
A Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (SALVAERO MN) acionou a aeronave do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), que localizou o PT-MHC próximo a uma mata de difícil acesso, dentro da área patrimonial do aeródromo da capital amazonense. “De imediato, ao pairarmos sobre o local, percebemos um vento bem forte e a chuva que se aproximava. Descemos o primeiro homem de resgate, já sob chuva, para avaliar o cenário. Na sequência, os outros militares desceram e começamos os içamentos, um total de cinco, sendo quatro macas com feridos”, descreveu o piloto do Esquadrão Harpia, Tenente Gabriel Sampaio Duarte. Os acidentados, que necessitavam de maiores cuidados, seguiram, em macas, no helicóptero da FAB, até próximo à cabeceira da pista do Aeroporto, onde bombeiros e ambulâncias já aguardavam para remoção a hospitais.

Êxito do resgate
O Tenente Duarte atribuiu o êxito do resgate ao preparo da equipe e, ainda, destacou a sua emoção em participar da missão. “Fomos acionados ao toque de sirene. Todos correram para o helicóptero. Os tripulantes se doam e treinam a vida inteira para estarem prontos para situações como essas. Naquele momento, a prontidão e a destreza na execução dos procedimentos garantiram que, mesmo sob chuva forte, obtivéssemos sucesso. Para mim, isso demonstra o profissionalismo e a operacionalidade de nosso Esquadrão”, concluiu o militar.

Resgate de vítima de acidente em navio
Por sua vez, o Esquadrão Falcão (1°/8° GAV), sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN), resgatou, no dia 12 de setembro, um homem que sofreu acidente em um navio estrangeiro que navegava na costa brasileira. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo acionamento de missões aéreas, acionou o Esquadrão após o contato do Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF).

A unidade de saúde da FAB em Pernambuco participou da operação, analisando as informações recebidas pelo SALVAMAR (Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo) sobre o estado da vítima antes do acionamento do helicóptero. "Recebemos essa solicitação de socorro a enfermo a bordo do navio, sugerindo uma evacuação aeromédica e, após a averiguação do estado de saúde, achamos necessário, por causa da urgência, entrar em contato com a Força Aérea", destacou o coordenador da missão, Capitão de Fragata Alexandre Souza de Aguiar.

Helicóptero Caracal
A aeronave H-36 Caracal, do 1°/8° GAV, decolou de Parnamirim (RN) para Fortaleza (CE), onde realizou pouso técnico; em seguida, voou até o navio para realizar o resgate. O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os homens de resgate SAR (do ingês Search And Rescue - Busca e Salvamento) içaram a vítima em uma maca até a aeronave. Ao final, o esquadrão transportou o paciente para a capital cearense para receber atendimento médico especializado, totalizando 3h50 de voo. "Nós treinamos, diuturnamente, para cumprir esse tipo de missão. Então, é uma satisfação voltar com uma vida a bordo da aeronave para receber o tratamento adequado", ressaltou o comandante da missão, Tenente Aviador Charles Bruno da Silva Duarte.

Fonte: FAB