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sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Tráfego Aéreo

Diretor da Eurocontrol veio conhecer organismos brasileiros de tráfego aéreo
Unidades subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) receberam, nos dias 11 e 12 de setembro de 2019, a visita do Diretor do Centro de Controle da Área Superior (MUAC) de Maastricht, na Holanda, John Santurbano. O convite da Força Aérea Brasileira (FAB) ao representante da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) teve o objetivo de proporcionar o conhecimento do mecanismo de atuação das unidades do Brasil e a forma de condução da escala de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. John Santurbano é o responsável por um dos principais provedores de serviços de navegação aérea na Europa. No Brasil, ele foi acompanhado pelo Chefe do Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea junto à EUROCONTROL (EBL-SNAER), Major Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira. O chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, que acompanhou a visita, declarou ser importante que o representante da EUROCONTROL conheça a realidade do DECEA e suas instalações para melhor compreensão da cultura e da metodologia de trabalho, diferente da prática vivenciada na Europa. “Nessa visita, o chefe da MUAC teve uma visão real das nossas atividades e, ao retornar, pode orientar suas equipes no sentido de ter melhor rendimento possível desse intercâmbio”, declarou.

Uso flexível do espaço
Santurbano foi ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), onde tirou dúvidas sobre o uso flexível do espaço aéreo militar e civil e também sobre a atuação na autorização de construção próximo a aeroportos. O chefe da MUAC esteve também no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), de onde, desde 2018, mensagens a respeito dos voos que decolam do Brasil ou que passam pelo espaço aéreo brasileiro são enviadas à EUROCONTROL. Passou, ainda, pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), visitando o Controle de Aproximação (APP) e a Torre de Controle.

CINDACTA II
No segundo dia de visitas, esteve em Curitiba (PR), no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). Conheceu as instalações do Segundo Centro Operacional Integrado (COI II), onde assistiu a uma apresentação sobre a implantação do Sistema de Planejamento de Mão de Obra de Longo Prazo (LTMPPS). O principal objetivo do LTMPPS é desenvolver e fornecer uma política e ferramentas de planejamento de mão de obra, do nível estratégico ao tático, para atender aos sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) atual e futuro. O representante da EUROCONTROL agradeceu o encontro e afirmou ter ficado impressionado com o gerenciamento das atividades de controle de tráfego aéreo civis e militares realizadas em conjunto e ressaltou que o CINDACTA II pode se beneficiar grandemente com a expertise e a proficiência da EUROCONTROL e nunca deve perder de vista a parte humana da atividade.

Parceria
O DECEA tem dois tratados de cooperação com a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea que visam às melhores filosofias de escala dos controladores, dando suporte para um planejamento de forma eficiente, atrelada à demanda operacional. Um deles é o Acordo de Filosofias de Escala e Ferramentas, que prevê o suporte da EUROCONTROL na criação do Total ATM no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Outro tratado é a Cooperação Mútua no Campo de Navegação Aérea. O Total ATM é uma visão de gerenciamento de tráfego aéreo de futuro, preparada para o crescimento da demanda, que implica em um plano de melhoria nas áreas de performance, capacidade e gerenciamento de recursos. A expectativa é a modernização do sistema ATM brasileiro.

Fonte: FAB