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sábado, 31 de outubro de 2020

Heróis Brasileiros

Força Aérea homenageia soldado expedicionário da II Guerra
No dia 14 de outubro de 2020 foi comemorado o aniversário de um representante das Forças Armadas na cidade de Barbacena (MG): o ex-combatente João Rodrigues da Costa, ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que participou da II Guerra Mundial, na Itália. O militar recebeu o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes que, em nome do efetivo da Escola, cumprimentou o aniversariante e fez as homenagens em razão dos 97 anos completados nessa data.

A serviço da Pátria
Incorporado às fileiras do Exército Brasileiro na condição de soldado, no 11° Batalhão de Infantaria de Montanha, com sede na cidade de São João del-Rei (MG), João Rodrigues contou as histórias vividas na guerra pelo Soldado Rodrigues, desde o processo de alistamento até o momento em que foi convocado para servir à Pátria, na área de comunicações. Desconhecedor do que se tratava, disse à família que estava em um hospital, até descobrir a realidade do momento e, secretamente, conseguir enviar uma carta onde dizia que estava indo para a Itália e não sabia quando voltava. “Um Oficial estava desembarcando do navio e perguntei a ele se poderia postar uma carta. Ele gentilmente disse que sim, onde então corri em meu quarto no navio, rasguei rapidamente um pedaço de papel e escrevi para minha família. Quando retornei, vi que ele realmente havia postado”, disse o aniversariante.

Acervo
A família do militar guarda um pequeno acervo de itens utilizados pelo militar na década de 1940, assim como homenagens recebidas durante estes anos. São peças do fardamento, pequenos monumentos, fotos, cédulas da época, livros de pequenos registros e duas peças que mereceram lugar cativo nas paredes da casa: a carta emitida pelo Papa Pio XII, onde concedia bênçãos aos militares que retornavam da guerra e um mapa onde apresenta todo o deslocamento das tropas brasileiras na Itália. “Temos muito orgulho do que ele passou e por isso temos o maior prazer em preservar estes pertences”, disse a esposa Amélia Rodrigues, casada com João há quase 60 anos.

Pracinha
“São mais de 30 anos de carreira e ainda não havia tido a oportunidade de estar tão próximo a um pracinha e poder ouvi-lo. São histórias de vida como estas que nos engrandecem e nos dão ainda mais orgulho da carreira que escolhemos. Vê-lo, com 97 anos de idade e relembrando detalhes de sua ida para a Itália é dignificante. Desejo que ele tenha ainda mais saúde para poder propagar suas experiências a novas gerações e que este período pandêmico passe para que possamos apresentá-lo aos nossos alunos”, comentou o Brigadeiro Silva Mendes, após a visita. Na despedida, o Oficial-General frisou a alegria do momento e se despediu do ex-combatente com uma continência, sendo retribuída e complementada com a seguinte afirmação: “Sabe, senhor Brigadeiro, é uma honra recebê-lo em minha casa. Lamento não estar em plena vitalidade para retribuir ao senhor a merecida continência. Muito obrigado pela presença”, declarou o ex-combatente que, atualmente, é o único representante dos pracinhas da FEB na cidade de Barbacena e região.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

Fonte: FAB

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Aeronaves

A modernização dos T-27 Tucano
A primeira aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) a ser modernizada está em fase final do processo. O avião é empregado nos voos de instrução dos Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). Nesta etapa, a aeronave também receberá nova pintura.

Novo painel
A modernização é realizada pela empresa Albatross, em parceria com a FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais, e entre os objetivos estão a modernização do painel de instrumentos da aeronave, adaptando-a às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV e RNP (tradução do inglês, Navegação de Área e Performance de Navegação Requerida) e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduzir as obsolescências logísticas existentes. Em paralelo à modernização das aeronaves, são desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, o que irá colaborar para uma formação mais moderna e eficiente.

42 aeronaves
A previsão é modernizar 42 aeronaves, até dezembro de 2022. As primeiras aeronaves de série serão entregues no primeiro semestre de 2021. Com a nova configuração, as aeronaves serão denominadas T-27M. O Diretor do PAMA LS, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, destaca a relevância do processo de modernização das aeronaves. "Este é um avanço para a Força Aérea, de modo que será possível aprimorar a formação do Cadete da Aeronáutica, no que se refere ao voo por instrumentos, uma vez que o painel será modificado para atender aos modernos requisitos de navegação para voar no espaço aéreo brasileiro. A modernização também trará uma solução para a obsolescência de alguns componentes do painel de instrumentos, itens que não possuem alternativas no mercado. Ou seja, mais flexibilidade para a cadeia de suprimentos", explicou o Oficial, destacando que o T-27 em fase final é o primeiro de dois protótipos. O Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, enalteceu a importância do trabalho realizado. "Nasce uma nova era do T-27 Tucano, a aeronave utilizada na formação dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira", disse o Oficial-General.

Fonte: FAB

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Saúde do Aeronauta

Tese relaciona variação da voz à fadiga de aviadores
Uma tese de doutorado elaborada com apoio da ABRAPAC (Associaçao Brasileira de Pilotos da Aviação Civil), presidida pelo comandante Paulo Licati, ganhou repercussão devido aos avanços que contempla no âmbito da investigação da fadiga e da sonolência em aviadores. Com o título “ Fadiga e sonolência em aviadores: análise de variações da voz, fala e linguagem“, a dissertação foi apresentada pela pesquisadora Carla Vasconcelos junto ao colegiado do Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, como requisito parcial para obtenção do título de Doutora em Neurociências.

Neurociência da fala
A linha de pesquisa (neurociências da fala, linguagem e processamento simbólico) decorreu de um estímulo feito pela ABRAPAC à pesquisadora, que adotou a sugestão e realizou um amplo e profundo trabalho de apuração de informações teóricas e práticas, na construção da dissertação. A investigação das variações de voz, fala e linguagem é um campo extremamente promissor, como fica provado na tese, e esse recurso já foi usado em acidentes de grande repercussão como o do candidato à presidência Eduardo Campos e do juiz Teori Zavascki.

Fonte: Boletim da ABRAPAC

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Datas Especiais

28 de outubro:
Dia da Engenharia da Aeronáutica 
Nos anos de 1940, o desejo do Marechal Casimiro Montenegro Filho era desenvolver uma escola que formasse Engenheiros de excelência e gerasse tecnologia aeronáutica de ponta. O que era apenas um sonho para aquele que se tornaria o Patrono da Engenharia da Aeronáutica transformou-se em uma das principais instituições de ensino do País: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O visionário abriu as portas para a atuação de incontáveis profissionais da área que atuam na Força Aérea Brasileira (FAB), homenageados em 28 de outubro, data de nascimento do Marechal, quando é celebrado o Dia da Engenharia da Aeronáutica.
 
Engenheiros 
Na Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), organização subordinada ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP), atuam 36 profissionais das áreas de Engenharia de Infraestrutura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Agronômica, Engenharia do Trabalho e Engenharia Mecânica. Esses militares têm papel essencial na projeção, construção e recuperação de aeroportos em regiões inóspitas e de difícil acesso na Amazônia Legal, contribuindo para a soberania nacional e o progresso do Brasil.
 
Até em locais inóspitos 
O Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, que também possui formação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA, destaca que o trabalho desses profissionais tem grande importância no desenvolvimento de projetos e que uma boa atuação pode significar, inclusive, economia de recursos. “Em locais inóspitos e de difícil acesso, onde a COMARA costuma trabalhar, essa economia representa a diferença entre viabilizar uma obra ou deixar a população desassistida”, acrescenta. Ainda em 2001, quando estava na graduação no ITA, o Chefe da Divisão de Engenharia da COMARA, Major Engenheiro Renato Resque Teixeira, já manifestava sua vontade de atuar naquela Organização que, segundo ele, tem papel fundamental para a integração nacional. “Temos oportunidades diárias de interação com os profissionais que compõem a equipe de Engenharia, que se mostram sempre aguerridos a cada novo projeto e totalmente engajados para o efetivo cumprimento da missão”, completa.
 
Desenvolvimento da Nação
A Tenente Engenheira Eletricista Andrea Melissa Cantuária Gonzaga diz que exercer a profissão na FAB é um diferencial para a carreira. “Poucas instituições dispõem de quadros de Engenheiros com diversificada formação, consistente conhecimento técnico e disposição constante ao aperfeiçoamento. Assumimos o compromisso gratificante de dedicar a nossa profissão ao desenvolvimento da Nação”, finaliza. Além dos profissionais oriundos do ITA, na Força Aérea Brasileira (FAB) há, ainda, os que são formados nas universidades brasileiras e que ingressam nos Quadros de Oficiais Engenheiros (QOENG) e de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCON).
 
Fonte: FAB

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Gripen F-39

FAB apresentou oficialmente o caça Gripen F-39
O Comando da Aeronáutica apresentou oficialmente, no dia 23 de outubro de 2020, Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, o primeiro dos novos caças supersônicos multimissão F-39E Gripen.

Transferência de tecnologia
As aeronaves, que foram importadas da Suécia, fazem parte de um acordo de transferência de tecnologia. Dos 36 caças comprados, 15 serão montados na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). A apresentação aconteceu durante as comemorações do Dia do Aviador, na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. O primeiro dos novos caças sobrevoou o local do evento. Após o pouso, ocorreu o tradicional batismo que contou a com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Eficiente
O caça F-39 Gripen representa um significativo salto tecnológico para a Força Aérea Brasileira, bem como um exemplo exitoso de desenvolvimento colaborativo entre Brasil e Suécia. A FAB agregará os F-39 Gripen F-39 à frota atual de caças, composta por jatos F-5, de origem norte-americana. O modelo é considerado eficiente, tem baixo custo operacional e capacidade tecnológica avançada.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Aeroclube Regional de Taubaté

Aeroclube em Taubaté (SP) comemora 27 anos de atividades
Nesta segunda-feira, 26 de outubro de 2020, o Aeroclube Regional de Taubaté (ART) completa 27 anos de fundação. A celebração da data ocorreu ontem, 25, no hangar da organização, com o primeiro "Café Voador" reunindo associados, familiares e convidados, em torno de uma mesa de café da manhã, ladeada por várias aeronaves.


O presidente do Aeroclube, José Carlos Barbosa, discursou agradecendo a presença de todos no primeiro evento social da atual diretoria e convidou todos a participarem e ajudarem nas próximas atividades do ART.


Em clima de festa - como adiantou o diretor Social, Márcio Fazenda - ideias foram lançadas nas várias conversas proporcionadas pela festa, como estabelecimento regular do Café Voador para animar o convívio social de associados e familiares, promoção de atividades culturais e técnicas reunindo pilotos e comissários de bordo, além de eventos de divulgação de cultura aeronáutica para crianças e adolescentes, entre outros temas.

Criação
O Aeroclube Regional de Taubaté foi criado no ano de 1993, por iniciativa do general Sérgio Antônio da Rocha Ambrósio, então comandante da Aviação do Exército, vislumbrando o bem social que poderia gerar a existência de um aeroclube em Taubaté, como entidade de confraternização, ensino e prática aerodesportiva.

Cursos
O ART está sediado ao lado da pista de pouso na área do Comando de Aviação do Exército, no bairro Itaim. Além de promover a cultura aeronáutica entre os associados e congregar pilotos e entusiastas da aviação, a entidade oferece cursos para formação de comissários de bordo e pilotos privados, aerodesportivos e comerciais de aeronaves.

domingo, 25 de outubro de 2020

Especial de Domingo

Nos últimos dias destacamos a Semana da Asa, idealizada por Godofredo Vidal e viabilizada pela Comissão de Turismo Aéreo do Touring Club do Brasil,  em 1935. Relembramos hoje um pouco da trajetória deste grande brasileiro, que tanto contribuiu para o fortalecimento da aviação no país.
Boa leitura.
Bom domingo!

GODOFREDO VIDAL
Ações pioneiras e marcantes para a aviação brasileira


No dia 28 de abril de 1938, o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, na época servindo no 5º Regimento de Aviação, atual CINDACTA II, em Curitiba, oficializaram à União dos Escoteiros do Brasil a criação do primeiro grupo de escoteiros do ar, o Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk. Alguns anos depois, em 19 de abril de 1944, foi criada a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar, a qual congregava todos os grupos que desenvolviam a modalidade que, na época eram muito poucos, restringindo-se aos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Foi tamanha a expansão registrada por essa nova modalidade que, em 26 de julho de 1951, o Brigadeiro Nero Moura, então Ministro da Aeronáutica, reconhecendo seus valiosos objetivos entre eles o de incentivar o interesse dos jovens pela aeronáutica, determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio aos Grupos Escoteiros do Ar, o que acontece até os dias presentes. O fundador do Escotismo do Ar, Major Aviador Godofredo Vidal, nasceu em 3 de outubro de 1895 em Bagé no Rio Grande do Sul. Seu avô, Engenheiro José Maria Vidal, combateu na Guerra do Paraguai e seu pai, o General Alfredo Vidal, foi o fundador do Serviço Geográfico do Exército, tendo sido ainda o introdutor do processo estereo-fotogramétrico no Brasil. Após cursar o Colégio Militar do Rio de Janeiro, foi mandado pelos pais para estudar Engenharia na Suíça, onde se dedicou por dois anos a estudos e estágios em fábricas européias. Retornando ao Brasil durante a Primeira Guerra Mundial, matriculou-se na velha Escola do Realengo, da qual saiu em 1921 como Aspirante da Arma da Cavalaria. Com o entusiasmo da mocidade, dedicou-se ao pólo nos primeiros ensaios do Órgão Desportivo do Exército, integrando inclusive, a equipe brasileira desse nobre esporte quando em visita ao Chile. Nos devaneios dos sonhos de novas conquistas, matriculou-se na segunda turma do Curso de Pilotos Observadores da antiga Aviação Militar, então recém criada. Em 1928, foi nomeado instrutor da Escola de Aviação Militar por indicação da Missão Militar Francesa. Em 1931, juntamente com o então Capitão Archimedes Cordeiro e o Primeiro Tenente Francisco de Assis Corrêa de Mello, partiu em voo de confraternização pelas Américas, em um monomotor bombardeiro Amiot, de fabricação francesa, batizado como "Duque de Caxias". Este avião era um enorme biplano com entelagem de lona e carlinga descoberta, constituindo-se um desafio à coragem de seus tripulantes. A fatalidade fez com que um defeito mecânico obrigasse a realização de uma aterrissagem forçada entre as cidades de Guaiaquil e Quito, em plena Cordilheira dos Andes. Os tripulantes permaneceram sem contato com a civilização durante três dias até serem socorridos pelos nativos. O Primeiro Tenente Francisco de Assis Corrêa de Mello foi o mais ferido, tendo sofrido extensas fraturas e queimaduras. Em quanto se convalescia dos ferimentos do acidente com o "Duque de Caxias", o Coronel Aviador Godofredo Vidal matriculou-se no curso livre de pintura da Escola de Belas Artes, tendo pintado na época vários quadros. Incapaz para o voo durante o seu longo tratamento, dedicou-se ao magistério secundário, sendo professor do Instituto Lafayette e do Colégio anglo-americano, ambos no Rio de Janeiro. Dominava com perfeição vários idiomas, falando corretamente alemão, francês, espanhol e inglês, e por isso tinha situação privilegiada entre os seus pares. Em 1935, Godofredo Vidal idealizou a Semana da Asa que foi viabilizada pela Comissão de Turismo Aéreo do Touring Club do Brasil, a qual presidiu por muitos anos. A ideia era fomentar o “orgulho aeronáutico brasileiro”, numa época em que desenvolviam-se as primeiras iniciativas para produzir aeronaves em série no país. A data foi escolhida em alusão ao dia do aviador, comemorado em 23 de outubro que, por sua vez, remete ao primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar, o 14 Bis de Santos Dumont. Desde sua criação, a Semana da Asa colaborou sensivelmente para estimular o setor aeronáutico brasileiro. Foi uma festiva “Semana da Asa” do Aeroclube do Brasil, em Manguinhos, Rio de Janeiro, que praticamente consolidou a ideia do então Ministro da Aeronáutica Salgado Filho de criar a Campanha Nacional de Aviação, contando com o poderoso e entusiástico apoio do grande jornalista Assis Chateaubriand e que resultou na criação de quase três centenas de Aeroclubes por todo o Brasil. O Coronel Aviador Godofredo Vidal foi também um dos pioneiros do Correio Aéreo Militar, voando com todos os abnegados precursores pelo sistema "Arco e Flexa", na devassa patriótica dos nossos rincões, com os olhos presos às curvas dos rios, aos acidentes planimétricos e, até mesmo, aos dísticos dos telhados das estações das estradas de ferro, como pontos de orientação das rotas de voo. Em 1934 fundou e organizou o Serviço Meteorológico Militar, instalando-o no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Por seus dotes de cultura e sociabilidade foi indicado para representar o Brasil nos seguintes conclaves internacionais: III Conferência Sul Americana de Meteorologia em 1936 no Rio de Janeiro; Conferência Sul Americana de Radiocomunicações também em 1936 no Rio de Janeiro; e a Conferência Interamericana de Aviação em Lima, no Peru, em 1937. Em 1941 sofreu um grave acidente aviatório escapando milagrosamente com os demais tripulantes. Foi durante um voo noturno juntamente com o então Tenente Coronel Carlos P. Brasil e o Capitão Rosemiro Menezes. Ao se aproximar do Campo dos Afonsos, na altura de Honório Gurgel, o avião perdeu a hélice mas conseguiu chegar à cabeceira da pista, que estava às escuras. Com incrível perícia, o piloto, o Capitão Rosemiro Menezes fez a aterrissagem onde todos os tripulantes sobreviveram apesar do avião ficar praticamente destruído. As estatísticas diziam que as chances de sobreviver a um acidente desses era de uma em mil. Por ironia do destino, três meses depois o Capitão Rosemiro morreu de malária, da qual falece um em cada mil doentes. Em 1942, o Coronel Aviador Godofredo Vidal cursou a Escola do Estado-Maior do Exército, dela saindo para integrar o quadro de instrutores da Escola de Guerra Naval, vindo posteriormente a colaborar para a criação da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, da qual foi o primeiro Subdiretor de Ensino. Nos Estados Unidos cursou a Escola Superior de Tática Aérea, em Orlando, na Flórida, realizando estágios de instrução na Aviação Naval Americana e na Força Aérea dos Fuzileiros Navais. Ainda durante a II Guerra Mundial participou do patrulhamento aéreo do Atlântico Sul; visitou as principais bases aéreas dos Estados Unidos na Comitiva do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o Brigadeiro Trompowski; e dirigiu o Curso de Defesa Passiva da Legião Brasileira de Assistência, realizando memoráveis conferências. Em 1948, no posto de Coronel, Godofredo Vidal transferiu-se para a reserva, sendo posteriormente promovido à Brigadeiro e Major-Brigadeiro. Dedicou-se às radiocomunicações como amador com o indicativo PY-1-AT e participou da direção da entidade Nacional que rege o radioamadorismo, a LABRE. Na reserva não parou a sua incansável atividade, dedicando-se aos estudos de Geografia e História, escrevendo artigos e monografias e realizando conferências no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Entre seus trabalhos destacam-se os seguintes: "Próceres da Independência da América", "Estudos de Geopolítica", "Batalhas Aero-Navais da Última Guerra", e a tradução do original italiano da obra clássica de Douhet, "O Domínio do Ar". Exerceu a Vice-Presidência do Instituto de Geografia e História Militar, onde ocupou a cadeira 13, patrocinada por Bartolomeu Lourenço de Gusmão, de quem fez interessante estudo biográfico, ainda inédito. Integrou também os quadros dirigentes do Instituto Brasileiro de Geopolítica. Foi membro correspondente da Sociedade de Geografia de Lima (Peru) e do Instituto Geográfico Histórico da Bahia. Pertenceu também à Academia Valenciana de Letras. Dirigiu o Museu Santos Dumont de Petrópolis, instalando-o na casa onde Santos Dumont residira e dera mostras do seu genial talento, inclusive como arquiteto e construtor. Faleceu após curta doença, no dia 8 de dezembro de 1958.

sábado, 24 de outubro de 2020

AEROVISÃO


SEMANA DA ASA - 2020

 

Edição Especial da revista destaca o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira
Entre outras reportagens, publicação traz todas as novidades da aeronave de caça multimissão F-39 Gripen

Uma edição especial da revista Aerovisão que homenageia o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado no dia 23 de outubro, já está disponível on-line. A publicação traz, entre outros assuntos, uma reportagem especial sobre a aeronave de caça mulitmissão F-39 Gripen. Confira como foi o transporte do avião desde a Suécia, a chegada ao Brasil, o primeiro voo no espaço aéreo brasileiro, além de outras novidades sobre esse vetor. A revista também possui uma matéria sobre outra aeronave que, há pouco mais de um ano, começou a operar na FAB e elevou operacionalmente a atuação da Instituição nas mais diversas ações: o KC-390 Millenium. Também destacamos a inauguração da Estação Radar em Corumbá (MS), que permitiu à FAB ampliar a vigilância aérea da fronteira do Brasil. Para exibir a versão on-line da Aerovisão e conferir essas e outras reportagens, clique aqui. Boa leitura!

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme

Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Datas Especiais


SEMANA DA ASA - 2020

 

23 de outubro:
Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira  
A genialidade do brasileiro Alberto Santos-Dumont é o motivo da comemoração em 23 de outubro como o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira. Nessa data, em 1906, no campo de Bagatelle, em Paris, com o testemunho histórico e verdadeiro de mais de mil pessoas presentes e de representantes da imprensa internacional, ocorreu o primeiro voo mecânico de um aparelho mais pesado do que o ar, cuja sustentação é obtida pela força do motor. Diferentemente de um voo planado, no qual o aparelho é sustentado pela força exercida pelo vento sobre as asas. Público O primeiro voo mecânico público, realizado por Santos-Dumont naquele dia 23 de outubro de 1906, proporcionou ao inventor do avião 14-Bis o prêmio representado pela Taça Archdeacon. Pela primeira vez, um homem ergueu-se do solo, com recursos de um aparelho mais pesado que o ar. De acordo com a Federação Internacional de Aeronáutica - que valida o voo de Santos Dumont como o primeiro - um avião precisa decolar, voar e aterrissar por seus próprios meios. Seu feito foi amplamente fotografado e filmado pela companhia cinematográfica Pathé. No voo do 14-Bis todos os preparativos foram fotografados e a vitória alcançada por Santos-Dumont foi noticiada pelos mais importantes jornais do mundo. O Aeroclube da França registrou o acontecimento, no qual o 14-Bis saiu do chão, ganhou altura e pousou em seguida, usando trem de pouso como todos os outros futuros aviões. 

Hino dos Aviadores

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Datas Especiais


SEMANA DA ASA - 2020

 

22 de outubro:
Dia do Paraquedista
O Dia do Paraquedista é celebrado em 22 de Outubro. Lembra o engenheiro francês André Jacques Garnerin. Ele, em 22 de outubro de 1797, com base num modelo aerodinâmico de Leonardo Da Vinci, saltou com um equipamento parecido com um guarda-chuva e imortalizou-se como o primeiro ser humano a saltar de paraquedas.

Com avião
O paraquedas foi aperfeiçoado no século XIX. No entanto, o salto com paraquedas feito a partir de um avião só aconteceu em 1912. A iniciativa foi do capitão do exército norte-americano Alverty Berry.

Paraquedismo no Brasil
O primeiro salto de paraquedas realizado por uma brasileira é creditado à jovem Vicentina Gomes. Ela saltou sobre o Campo de São João, em Porto Alegre (RS), no dia 08 de janeiro de 1928. De forma sistematizada, no Brasil, o paraquedismo teve inicio com Charles Astor, em 1931, no Aeroclube de São Paulo. Atuou sozinho formando alunos pelo Brasil e foi incentivador do esporte. Em 1941, no Campo dos Afonsos - RJ, 12 alunos de Astor realizaram o primeiro salto coletivo na América do Sul. Atualmente, os paraquedistas civis brasileiros são organizados em torno da CBPq - Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Militares
Em 2020, três equipes regulares de competição são formadas por militares: Netunos, da Marinha do Brasil; Cometas, do Exército Brasileiro; e Falcões, da Força Aérea. No emprego operacional, todas as Forças Armadas do Brasil dispõem de combatentes treinados para incursões por meio de paraquedas. O pioneirismo do paraquedismo militar no Brasil começou em 1944. Naquele ano o Capitão Roberto de Pessoa foi o primeiro militar brasileiro a realizar um curso regular de paraquedismo, tendo que fazê-lo nos Estados Unidos. Em 1945 o Exército Brasileiro enviou aos EUA mais 34 militares, que ao retornarem passaram a integrar a recém-criada Escola de Paraquedistas do Exército Brasileiro, atual Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, organização militar integrante da Brigada de Infantaria Paraquedista, com sede no Rio de Janeiro, RJ.

Paraquedas
Dos chamados esportes radicais, nenhum dá maior sensação de liberdade que o paraquedismo. Os saltos são feitos a partir de alturas que variam de 600 a 3 mil metros. Existem saltos semi-automáticos, nos quais o acionamento do equipamento não depende da ação do saltador, como os realizados com o tradicional paraquedas T10. Na modalidade de queda livre, na qual a abertura do velame é comandada pelo saltador, voa-se até 1 minuto em média, seguido de navegação de até 5 minutos, após a abertura do velame. No salto o paraquedista experimenta momentos de silêncio absoluto riscando o céu.

Fotos: FAB

Ilustração: Gabriel Rodrigues

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Indústria Aeronáutica


SEMANA DA ASA - 2020

 

Projeto do Avião C-390 Millennium é premiado como "Melhor Novo Produto de Defesa" pela Aviation Week
A aeronave de transporte multimissão Embraer C-390 Millennium, foi premiada, dia 19 de outubro de 2020, pela revista Aviation Week. Recebeu os prêmios Grand Laureate, na categoria Defesa, e o Laureate Awards, na categoria “Melhor Novo Produto” de Defesa. “O primeiro C-390 de transporte / reabastecedor, maior e mais sofisticada aeronave já desenvolvida pela Embraer, foi entregue à Força Aérea Brasileira em 2019”, escreveu a publicação no site da premiação. “Receber um prêmio tão tradicional como o Laureate Awards é uma classificação muito expressa do trabalho excepcional realizado por todos os colaboradores da Embraer, ao reconhecer o mérito dos nossos engenheiros e a capacidade da nossa força de trabalho em executar com excelência o desenvolvimento de um produto tão avançado ”, disse Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer. “A nova estratégia de negócios da Embraer tem foco no crescimento com aumento da rentabilidade e o C-390 Millennium desempenha um papel importante ao inserir uma Companhia em um novo segmento de mercado”. “Ficamos honrados com esta premiação, que é um reconhecimento da excelência dos nossos programas e desta aeronave, projetada para estabelecer novos padrões na categoria, que reúne desempenho excepcional e o menor custo de ciclo de vida no mercado”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 Millenium oferece maior flexibilidade e valor para os operadores que procuram uma aeronave para realizar missões de transporte aéreo e mobilidade aérea, entre outros.” Desde sua criação, o Prêmio Laureate da Semana da Aviação homenageia conquistas extraordinárias e personalidades inovadoras que representam os valores e a visão da comunidade aeroespacial global e que mudaram a forma como as pessoas trabalham e se movem pelo mundo.

Melhores realizações
A Aviation Week reconhece as melhores realizações nos quatro pilares da indústria: Defesa, Aviação Comercial, Espaço e Aviação Executiva. Em 2009, a Força Aérea Brasileira (FAB) contratou a Embraer para projetar, desenvolver e fabricar um aeronave C-390 Millenium em substituição à sua frota de C-130. As entregas para a FAB definida em setembro de 2019. O C-390, que também foi adquirido recentemente pelo governo de Portugal, é um jato de transporte multimissão de nova geração que oferece mobilidade incomparável, reconfiguração rápida, alta disponibilidade e segurança de voo aprimorada , tudo em uma única e exclusiva plataforma. Um aeronave pode executar uma variedade de missões, como transporte de carga e tropas, lançamento aéreo de cargas e paraquedistas, reabastecimento aéreo, busca e salvamento, combate aéreo a incêndios, evacuação médica e missões humanitárias. Voando mais rápido e agregando mais valor, o Millennium é uma plataforma ideal para os principais cenários de utilização de uma aeronave de transporte aéreo. Um número minimizado de inspeções e uma filosofia de manutenção sob demanda, combinados com sistemas e componentes altamente responsáveis, proporcionando o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida. O C-390 se beneficia de um moderno sistema de controle fly-by-wire.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Datas Especiais


SEMANA DA ASA - 2020

 

20 de outubro:
Dia do Controlador de Tráfego Aéreo
Em 20 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. A celebração tem como origem o 1º Encontro Internacional de Controladores de Tráfego Aéreo, realizado em 20 de outubro de 1960, na Grécia. Formado e capacitado tecnicamente no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e capacitado em gestão sistêmica no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), o profissional de controle do espaço aéreo desempenha múltiplas funções. Embora uma Torre de Controle seja a imagem mais recorrente como local de trabalho do controlador de tráfego aéreo, este profissional pode atuar em diferentes setores operacionais, gerenciais e de ensino. Atua principalmente como operador em Torres de Controle, Controles de Aproximação e Centros de Controle de Área. Também pode atuar em busca e salvamento, gerenciamento de navegação aérea, pesquisas, gestão de unidades de proteção ao voo e instrução. No Brasil, o universo de especialistas em controle de tráfego aéreo é responsável, em épocas normais, isto é, sem restrições de circulação, como as verificadas em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, por aproximadamente 3500 voos comerciais diários, além dos voos internacionais, militares e da aviação geral. Isto movimenta 1% do PIB brasileiro e corresponde ao 4º maior tráfego aéreo doméstico mundial.

Controle de tráfego aéreo
Historicamente, tem-se que a primeira experiência de controle de aeródromo no país, segundo o livro Torres de Controle do Brasil, ocorreu em 1941, no Campo dos Afonsos (RJ), onde operadores iniciaram transmissões para apoiar os aviões da Escola de Aeronáutica, a partir da janela de um improvisado posto de observação. Os profissionais de tráfego aéreo podem ser civis ou militares e fazem parte de organizações como o Comando da Aeronáutica, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e empresas privadas e públicas com concessão para prestação de serviço de tráfego aéreo. Oportunamente, as unidades de proteção a voo administradas pela Infraero passarão para a Nav Brasil, empresa criada em novembro de 2019.

Conforme registrado no livro Torres de Controle do Brasil, entre outras habilidades desejáveis para o desempenho da função de controlador de tráfego aéreo estão: raciocínio rápido, controle emocional, raciocínio espacial, capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais, capacidade de atuar em grupo, capacidade física e orgânica para atuar em turnos durante o dia ou noite, domínio de informações geográficas, conhecimentos de navegação aérea, meteorologia e comunicações.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Tecnologia


SEMANA DA ASA - 2020

 

Embraer cria a empresa Eve para desenvolver aeronave elétrica urbana
A Embraer anunciou, dia 15 de outubro de 2020, a criação de uma nova empresa: A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc. (Eve). A empresa será dedicada ao desenvolvimento de ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM). A Eve está desenvolvendo um portfólio completo de soluções para preparar o mercado de UAM e, em última análise, beneficiário a vida das pessoas, incluindo o desenvolvimento e certificação do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). André Stein, responsável pela estratégia da EmbraerX, foi nomeado CEO da Eve. A Eve se beneficia de maior foco, velocidade e agilidade, permitindo que a empresa inove e execute em um ritmo acelerado de forma a melhor desenvolvimento como oportunidades globais de UAM. Após ser incubada por quase quatro anos dentro da EmbraerX, este é o momento certo para estabelecer a Eve como uma empresa independente.

Potencial
“Valorizamos o enorme potencial do mercado de UAM, pois representa um novo segmento de negócios no qual prevemos grandes oportunidades para a Embraer. Inovação e diversificação são pilares do novo plano estratégico da Embraer, que aumentará a receita e a rentabilidade nos próximos anos”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Por isso, é uma grande satisfação anunciar a primeira empresa formada a partir da EmbraerX. A Eve está preparada para conceber uma nova fronteira no transporte com aeronaves inteligentes, ambientalmente amigáveis ​​e autônomas, o amplo suporte associado e as soluções de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”. Como parte da iniciativa da empresa para acelerar a revolução da mobilidade aérea urbana, a EmbraerX faz parte do projeto Uber Elevate desde o seu início, em 2017. “O lançamento da Eve é um avanço importante na comercialização dos projetos eVTOL da Embraer, ao mesmo tempo em que se baseia na capacidade da Embraer de projetar, certificar e entregar aeronaves de segurança e globalmente aceitas. Esperamos continuar nossa parceria para tornar o compartilhamento de viagens aéreas uma realidade”, disse Eric Allison, chefe da Uber Elevate.

domingo, 18 de outubro de 2020

Especial de Domingo


SEMANA DA ASA - 2020

 

Brindando a Semana da Asa - idealizada pelo aviador Godofredo Vidal e viabilizada em 1935 pela Comissão de Turismo Aéreo do Touring Club do Brasil - reproduzimos uma entrevista da aviadora Anésia Pinheiro Machado (1904-1999), publicada no jornal A Noite, do Rio de Janeiro, em 16 de outubro de 1954.
Boa leitura.
Bom domingo!

O espírito pioneiro de Santos Dumont e o progresso da aviação no Brasil

"Para mim, tem um significado especial as homenagens prestadas, durante a Semana da Asa, ao grande brasileiro", diz a aviadora Anésia Pinheiro Machado
Como surgiu a ideia da comemoração da Semana

Anésia Pinheiro Machado

Anésia Pinheiro Machado, conhecida aviadora brasileira, membro de numerosas associações aeronáuticas e portadora de vários títulos e condecorações, falando à reportagem do jornal A Noite, a propósito da comemoração da Semana da Asa, a iniciar-se amanhã (17/10/1954), disse que jamais faltou às homenagens que durante ela são prestadas à Santos Dumont. 

Às festas posso faltar - acrescentou - mas não à solenidade em que é homenageado aquele grande brasileiro, pois essa solenidade tem, para mim, um significado especial:

É que conheci Santos Dumont e dele recebi não só as primeiras palavras de louvor e de incentivo, quando em setembro de 1922, fiz o meu voo São Paulo-Rio, como também uma lembrança que conservo como verdadeira relíquia, uma medalha com a imagem de São Bento, igual a que sempre o acompanhava e lhe fora oferecida pela Princesa Isabel.


Como surgiu a ideia da Semana da Asa

Anésia Pinheiro Machado conta como surgiu a ideia da Semana da Asa


A ideia da instituição dessa Semana brotou em 1934, por ocasião do 1º Congresso de Aeronáutica. Sua concretização, no entanto, só ocorreu no ano seguinte, por iniciativa da Comissão de Turismo Aéreo do Touring Clube do Brasil. A partir de então, pode-se verificar o grande impulso que nossa aviação vem tendo.

Santos Dumont, gênio sempre lembrado

A Semana da Asa, criada com a finalidade de estimular o desenvolvimento da mentalidade aeronáutica em nossa terra - continuou a aviadora - sempre inclui, em suas comemorações, uma parte cultural, visando, principalmente, a juventude, mas não é esquecida a nossa aviação atual, nem são esquecidos os pilotos civis.


Durante a Semana é exaltado o trabalho de nossos pioneiros e a figura do genial Santos Dumont é sempre lembrada e homenageada, inclusive por meio de uma romaria ao monumento sob o qual repousam seus restos mortais e que reproduz fielmente o monumento com que a França consagrou nosso patrício.

O Dia do Aviador
A oficialização da Semana da Asa e do Dia do Aviador - disse ainda Anésia Pinheiro Machado - é fruto do trabalho da Comissão de Turismo Aéreo, que reúne entre seus membros aviadores civis e militares, jornalistas e personalidades destacadas de organizações nacionais. Para o Dia do Aviador foi escolhido o 23 de outubro, porque nessa data, em 1906, em Paris, Santos Dumont realizava seu memorável voo.

sábado, 17 de outubro de 2020

Carreiras na Aviação

Alunos da EPCAR prestam juramento à Bandeira Nacional
Os alunos do Esquadrão Anhur, integrantes do primeiro ano da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), prestaram, no dia 2 de outubro de 2020, o juramento à Bandeira Nacional e o compromisso ao Código de Honra da Escola. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a solenidade contou com a presença dos alunos envolvidos e de Oficiais Superiores da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena. O juramento à Bandeira Nacional, de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, é um dos ritos de passagem na carreira profissional na aviação militar.

A escola
A EPCAR é uma escola militar de ensino médio que há mais de 70 anos cumpre a missão de preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Além da formação militar e acadêmica, também desenvolve um trabalho de formação e valorização do caráter, pautada por valores de honestidade, verdade, justiça, dentre outros.

Valores
Para o Comandante do Esquadrão, Major Aviador José Adriano Hespanhol, os compromissos prestados pelos alunos são afirmações para que prossigam a carreira com valores cultuados pela EPCAR. “O Código de Honra marca um compromisso com os valores que são cultivados na Escola. Já o juramento à Bandeira Nacional marca o início da profissão militar”, frisou. O Comandante da EPCAR falou aos alunos sobre o compromisso firmado. “No dia de hoje vocês assumem o compromisso perante a Nação brasileira de se dedicarem inteiramente ao serviço da Pátria. Não pensem que o sacrifício que acabaram de prometer é apenas o ideal imaginário. Esse sacrifício está mais presente na rotina da caserna do que possam imaginar, quando enfrentarem os desafios e sacrifícios que lhes impõe a vida militar”, discursou.

Código de honra
Ao bradar o Código de Honra, os alunos se comprometem com o mais elevado senso de comprometimento e com os preceitos definidos por esse código. O momento é único e deixa marcas na vida de todos que passam pela EPCAR. São valores a serem praticados por todos os cidadãos, em atitudes manifestadas com honestidade, verdade e justiça.

Fonte: FAB

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

F5-M

FAB recebe o 49° caça F5 modernizado pela Embraer
Foi realizada, no dia 15 de outubro de 2020, a cerimônia de entrega do último caça F5-M modernizado pela Embraer para a Força Aérea Brasileira (FAB) em Gavião Peixoto (SP).

49 aeronaves
A Embraer foi responsável pela atualização de 49 aviões, implementando novos sistemas eletrônicos, displays multifuncionais, contra-medidas eletrônicas, novo radar multimodo e a capacidade de empregar armamentos mais modernos, todos integrados e gerenciados por software embarcado e computadores de missão. Em outubro de 2006, o 1º Grupo de Aviação de Caça recebeu seu primeiro F-5M. A aeronave, que já operava no País desde 1975, passou por uma modernização e atualização de seus equipamentos. O caça ainda recebeu o Radar Griffo, um Sistema de Enlace de Dados com criptografia (DATA-LINK), Sistema de Contramedidas Eletrônicas (RWR, Chaff e Flare), Mira Montada no Capacete (HMD – Helmet Mounted Display), atualização do armamento com o binômio DERBY (Míssil ativo com Guiamento RADAR) e Python IV (Míssil ativo com Guiamento Infravermelho).

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Indústria Aeronáutica

Embraer entrega seis A-29 para as Filipinas
Todas as seis aeronaves A-29 Super Tucano encomendadas pela Força Aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês) foram oficialmente entregues dia 14 de outubro de 2020. As aeronaves serão utilizadas para apoio aéreo tático, ataque leve, vigilância, interceptações aéreas, missões de contra-insurgência e treinamento avançado, sendo parte do plano de modernização em andamento na PAF. “A Força Aérea das Filipinas se orgulha em receber os seis A-29B Super Tucano da Embraer Defesa & Segurança no azul de nossos céus como parte de nossa frota. A aquisição dessas aeronaves de apoio aéreo é um grande salto em nossa capacidade de poder aéreo, à medida que voamos juntos para termos uma Força Aérea mais capaz e confiável para a nação e seu povo”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Allen T. Paredes AFP , Comandante Geral da Força Aérea das Filipinas. “É uma honra entregar estes seis A-29 Super Tucanos para a Força Aérea das Filipinas”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Entregar uma aeronave em meio a uma pandemia global é desafiador, mas comprometidos a ir mais longe a cada etapa do caminho para entregá-la à PAF para cumprir suas missões de segurança.”

A-29 e apoio no Atlântico
O A-29 Super Tucano é um avião turboélice robusto, versátil e poderoso, capaz de realizar uma ampla gama de missões, mesmo operando a partir de pistas não preparadas. Até o momento, o Super Tucano foi selecionado por 15 forças aéreas. Para o cruzamento do Oceano Atlântico, no dia 04 de setembro de 2020, entre o Brasil e o continente africano, as seis aeronaves A-29 entregues às Filipinas foram apoiadas por uma aeronave SC-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira.Durante o voo, foi prestado apoio de informações meteorológicas, ponte de comunicação, plote de embarcações próximas à rota, além de apoio SAR. A aeronave SC-105 possui capacidade de lançamento de botes e paraquedistas caso algum incidente ocorresse em alto mar.

Saiba mais: Blog do NINJA de 08/09/2020 Clique aqui  

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Curso de Comissário de Voo

Aeroclube, em Taubaté (SP), tem vagas para curso de comissários
O Aeroclube Regional de Taubaté (ART) tem vagas para o Curso de Formação de Comissários de Voo. A instrução é ministrada aos domingos, proporcionando aos interessados com compromissos durante a semana terem oportunidade dessa formação.

Disciplinas
O coordenador do curso, Geraldo Lage, explica que, durante a preparação para capacitação e posterior ingresso numa companhia aérea, os futuros comissários de voo estudam disciplinas como Sistema de Aviação Civil, Regulamentações da aviação civil e da profissão de aeronauta, Segurança de voo, Conhecimentos sobre aeronaves, Navegação aérea, Meteorologia, Aspectos fisiológicos da atividade, Primeiros socorros, Emergências a bordo, Combate ao fogo e Fatores humanos na aviação civil. Outra parte importante do curso é a instrução de sobrevivência na selva e no mar.

Prática em acampamento
Segundo o coordenador Lage, a parte prática na atividade de sobrevivência envolve deslocamento a pé para local remoto, realizando tarefas de orientação e navegação terrestres, simulação de socorro e transporte de feridos em macas pelos próprios alunos, construção de abrigos, produção emergencial de fogo, obtenção de água, confecção de armadilhas para caça. Os alunos fazem um pernoite no acampamento, onde preparam o próprio alimento, e no segundo dia praticam exercícios de sobrevivência e flutuação em ambiente aquático.

Localização:
O Aeroclube Regional de Taubaté está instalado ao lado da pista de pouso, na área do Comando de Aviação do Exército, bairro Itaim, Taubaté (SP).

Informações e matrículas: ART (12) 3621-2277 ; Whatsapp (12) 99757-8770