Saiba mais sobre a cerimônia militar na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), pelos 90 anos do Correio Aéreo Nacional e o Dia da Aviação de Transporte.
Boa leitura.
Bom domingo!
90 anos do Correio Aéreo Nacional e Dia da Aviação de Transporte
Para comemorar o aniversário de 90 anos do Correio Aéreo Nacional e o Dia da Aviação de Transporte, foi realizada uma cerimônia militar na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), na última sexta-feira, 11 de junho de 2021. O evento foi presidido pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, e contou a presença de outros Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB).
Controlar, Defender e Integrar
O Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, explicou a relevância da Aviação de Transporte para o cumprimento da missão da FAB. "A gente relembra o nosso trinômio: Controlar, Defender e Integrar. A Aviação de Transporte está ligada às três áreas, tanto na parte do controle do espaço aéreo quanto na defesa e na integração. Por exemplo, durante a pandemia tivemos que usar os nossos recursos da Aviação de Transporte de uma forma muito maciça, de modo a diminuir a dor do brasileiro", disse.
Já o Comandante do Comando Aéreo Leste (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, reforçou a importância do dia 12 de junho para a história da aviação brasileira. "A data exalta não só o aniversário do Correio Aéreo Nacional, mas principalmente a importância da Aviação de Transporte frente ao País. Essa solenidade na Base Aérea dos Afonsos guarda uma grande tradição não só no Correio Aéreo Nacional, mas para todo o início da aviação no contexto brasileiro", declarou.
Como tudo começou
A data 12 de junho celebra a Aviação de Transporte da FAB em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Neste dia, em 1931, os Tenentes Nélson Freire Lavenère-Wanderley e Casimiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história. A bordo de um CurtissFledgling K-263, os militares saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com cartas até São Paulo (SP). Isso significou a materialização do sonho de um grupo de pilotos, liderados pelo então Major Eduardo Gomes.
A Aviação de Transporte
São 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na FAB, equipadas com os modelos KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).
Transporte Aéreo Logístico
Em se tratando de Transporte Aéreo Logístico, a Aviação de Transporte já participou de diversas missões reais. A mais recente é a Operação COVID-19, uma ação interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.
Fonte: FAB
Saiba mais: Blog do Ninja de 17/6/2018
Ninja-Brasil: versão para a web