Aeroclube em Taubaté (SP) pode ficar sem sede e deixar de funcionar
Uma assembleia de associados do Aeroclube Regional de Taubaté – ART, no dia 18 de setembro de 2021, serviu para que pilotos, instrutores e entusiastas de aviação se atualizassem a respeito das dificuldades pelas quais passa a entidade formadora de pilotos e comissários de bordo e fomentadora da prática de atividade aeronáutica em Taubaté (SP). Fundado em 26 de outubro de 1993 - em assembleia com 76 pessoas ocorrida na sala de brifim do Comando de Aviação do Exército (AvEx), por iniciativa do então comandante da AvEx, General Sergio Antônio da Rocha Ambrósio – o Aeroclube, após 28 anos, está em vias de perder a autorização para operar na sede instalada em terreno ao lado da pista de pouso da cidade, onde a própria entidade construiu, com a ajuda de associados e colaboradores, seus dois hangares e deu utilidade ao terminal de passageiros construído pela Prefeitura Municipal.
30 de outubro de 2021
Questões relativas ao uso de terreno da União levaram o aeroclube a ter revogada sua condição de pagador de quantia mensal relativa à “cessão de uso” da área e modificada para a modalidade de “locação imobiliária”, o que elevou substancialmente o custo operacional da entidade. Tendo em vista que um contrato de aluguel mensal superior a 8 mil reais está vigindo precariamente e há requisição do Exército para a desocupação do local, a entidade tem até o dia 30 de outubro de 2021 para deixar os hangares que construiu e é incerto o destino e continuidade do Aeroclube, haja vista a cidade não dispor de outra pista de pouso para operações de pouso e decolagem. Caso não haja uma solução para a existência coordenada da entidade nas suas instalações atuais, há riscos da cidade perder uma entidade sem fins lucrativos fomentadora da prática de aviação e formadora de mão de obra, por meio dos cursos de pilotagem de aviões e de comissários de bordo.
O início, há 28 anos
Como descrito no Livro “A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional” (2018), “Com visão de estrategista e ciente do bem social que poderia gerar a existência de um aeroclube em Taubaté, [o General Ambrósio]...vislumbrou criar uma entidade de confraternização, ensino e prática aerodesportiva. Erguiam-se, assim, as colunas para implantação do Aeroclube Regional de Taubaté”. Cumprindo as formalidades legais, foi convocada a assembleia de criação, no dia 26 de outubro de 1993, coincidindo com as comemorações da Semana da Asa. O ato concedeu o título de presidente de honra do novo aeroclube e escola de aviação ao seu idealizador, General Sérgio Ambrósio, enquanto o coronel José Fernando de Lacerda foi eleito primeiro presidente.
Barracão
O escritório do Aeroclube Regional de Taubaté, em 1993, começou a funcionar provisoriamente em um barracão que fora empregado nas obras de construção das primeiras instalações da recém-recriada Aviação do Exército, em terras onde funcionara um Posto Agropecuário do Ministério da Agricultura e que fora, anteriormente, doado pela prefeitura para a Força Terrestre, para estabelecimento da 12ª Bateria de Artilharia Antiaérea, organização que foi extinta, cedendo o terreno para a nascente operação de helicópteros. Como dito no livro “A Aviação em Taubaté ...”, o estabelecimento da Aviação do Exército em Taubaté proporcionou “a tradicional interação dos profissionais militares com a população local, traduzida pela complementaridade de talentos, habilidades e preocupações sociais”. Neste contexto, surgiu o Aeroclube Regional de Taubaté e a EMCA – Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas.
Hangares
Nos dois primeiros anos do ART, para atender ao processo de ensino e aprendizagem no curso prático do nascente Aeroclube Regional, dois oficiais do Exército Brasileiro, Oscar Castelo Branco de Luca e Luiz Henrique Lotufo, receberam bolsas para se capacitarem no Aeroclube de São Paulo como instrutores de pilotagem. Para abrigar suas aeronaves, o Aeroclube Regional recebia a doação de seu primeiro hangar, no lado sul da pista, próximo à cabeceira 08. As estruturas metálicas foram ofertadas pelo empresário húngaro István Zolcsák, radicado no Brasil, e que havia sido major na Força Aérea Húngara. Zolcsák dá nome ao hangar.
As estruturas foram erguidas em 24 de agosto de 1995. A parte de alvenaria foi ofertada pelo associado João Paulo Ismael e os trabalhos de construção foram gerenciados pelo associado e piloto civil Ícaro Pires dos Santos.
No ano anterior, a Prefeitura de Taubaté já havia construído um prédio, para servir como terminal de passageiros da cidade e foi cedido para ser a sede do ART.
O local, sob a denominação Aeroporto de Taubaté, homenageia o General Luiz Paulo Fernandes de Almeida, uma deferência da Prefeitura ao militar antigo comandante da 12ª Brigada de Infantaria, sediada em Caçapava.
O Aeroclube construiu seu segundo hangar em 1997. A instalação homenageia a memória de Joanna Martins Castilho, a Joaninha, aviadora formada em Taubaté e que foi bicampeã brasileira de acrobacia aérea no início dos anos 1940.
Ninja-Brasil: versão para a web