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quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Indústria Aeronáutica

Embraer pode fabricar novo turboélice de transporte regional
A fabricação de uma nova aeronave turboélice pode estar nos planos da Embraer. O aparelho teria os dois motores afixados na parte traseira da aeronave, ao final do cone de cauda, à semelhança do posicionamento dos motores do jato Embraer ERJ-145, o que será um desenho incomum. Conforme os planos preliminares divulgados pela Embraer, existirão pelo menos dois modelos para atender ao mercado de 70 e 90 passageiros, atualmente atendidos pela aeronave francesa ATR72 e pela canadense DHC-8-400 (antes Bombardier Q400). Com o projeto, a Embraer uniria as suas experiências com o turboélice Brasília de 30 lugares e com o jato ERJ-145 de 50. Em declaração ao site ‘The Air Current’, Rodrigo Souza e Silva, vice-presidente de Marketing da Embraer, detalhou como a ideia de lançar turboélices maiores foi recebida no mercado. “Depois do pior período da crise da Covid, quando ninguém queria ver nossa cara, o mercado americano foi o primeiro a dar sinais de recuperação, então tivemos a oportunidade de falar com as companhias aéreas de novo. E com isso tivemos uma mudança na aceitação do turboélice, mostrando ser algo viável no mercado americano”, disse o executivo. 

Características
“O avião terá um pouco mais de 800 milhas náuticas (1.841 Km) de alcance, mas será otimizado para voos entre 250 e 300 milhas náuticas (faixa de 500 Km), mais rápido que um ATR, mas não tão rápido quanto um Q400”, disse o vice-presidente de Marketing da Embraer. No caso, a velocidade de cruzeiro do novo avião da Embraer seria de 300 a 360 nós (em torno de 540 a 650 quilômetros por hora), oferecendo de 15 a 20% adicionais de economia quando comparado com o avião francês. As primeiras entregas talvez aconteçam entre 2027 e 2028. Segundo avalia o vice-presidente de Marketing da Embraer, outro ponto destacável é o alcance otimizado do turboélice de nova geração, que flexibilizará encaixes para diferentes períodos de sazonalidade das malhas de rotas das empresas aéreas.

Fonte: Com informações do site Aeroin e jornal O Vale.

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