NINJA - Saiba mais:

domingo, 24 de outubro de 2021

Especial de Domingo

Ao final de mais uma Semana da Asa, vale lembrar de algumas ações do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - desenvolvidas em vários momentos de nossa história. Serve como incentivo para o novo desafio que abraçamos: tornar real a 1ª Semana da Aviação em Ubatuba, em 2022, com abertura prevista para o feriado de 7 de setembro (comemoração do bicentenário da Independência) e encerramento em 14 de setembro (centenário da primeira aterrissagem em Ubatuba).
Confira, acredite e participe com a gente!
Boa leitura.
Bom domingo!

Raid Aéreo e Festa Aérea
Ubatuba-SP, sede do NINJA, recebeu os participantes do 2º Raid Aéreo Costa Esmeralda nos dias 21 e 22 de março de 2015 (sábado e domingo), transformando o encontro numa Festa Aérea, que também valeu para comemorar os 5 anos do Núcleo Infantojuvenil de Aviação. Raid é uma palavra inglesa usada geralmente para definir eventos automotivos, ciclísticos, aéreos, etc., onde os participantes obedecem um percurso pré-estabelecido.

A cidade viveu um final de semana diferente com várias aeronaves de pequeno porte pousando na manhã de sábado e decolando no domingo. Um portão de acesso entre o Centro de Convenções e o Aeroporto foi especialmente implantado para este encontro e, claro, beneficiará outros eventos, permitindo aos visitantes o contato direto com pilotos e aeronaves.

O Raid compreendeu um percurso de sete etapas, partindo de Porto Belo (SC), com destino a Natal (RN), percorrendo oito cidades em aproximadas 35 horas de voo, num total de 6.500 km entre ida e volta. Em Ubatuba a programação contou com voluntários especialistas em aviação e a presença de alunos das redes municipal, estadual e particular, a maior parte acompanhada de suas famílias.

Além do NINJA tivemos a participação dos coordenadores do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de Taubaté, dos Escoteiros do Ar de Taubaté, da Guarda Mirim de Ubatuba, do Clube de Castores, do Serviço Regional de Proteção ao Voo (FAB), do Grupo Bless de sobrevivência no mar e selva, do Kerovoar, do Núcleo Memória da Gente do Instituto Salerno-Chieus e do Colégio Dominique, sede do NINJA.

Como parte do evento, foi inaugurada a Rua Lia de Barros, em homenagem à saudosa pioneira Secretária de Turismo de Ubatuba. A via é o principal acesso ao Centro de Convenções, que sediou os estandes das instituições participantes.

Aviõezinhos do Kerovoar
O NINJA adquiriu do Coronel Massuia - idealizador do magnífico Kerovoar - três aviõezinhos para ficar definitivamente em nossa sede. É gratificante ver as crianças brincando nestas máquinas cujo combustível é o amor das famílias, que puxam ou empurram os aviõezinhos, revelando aos pilotos mirins que estão ali, firmes, com eles, nesta aventura infantil que pode abrir novos horizontes. A genialidade do Cel. Massuia tem o nosso apoio e incentivo.

Café Voador e Aeroclube de Ubatuba
O Café Voador é um encontro mensal de entusiastas da aviação promovido pelo NINJA, que deu origem ao novo Aeroclube de Ubatuba. Na última edição, em 14 de setembro de 2021, os participantes abraçaram o desafio de buscar apoio e viabilizar a primeira Semana da Aviação em Ubatuba, em setembro de 2022, quando será comemorado o centenário da primeira aterrissagem na cidade, por aeronave pilotada pelo capitão chileno Diego Aracena (14/9/1922).



Espaço Cultural Aeronáutico
O NINJA mantém em sua sede, no Colégio Dominique, o Espaço Cultural Aeronáutico buscando despertar as crianças e jovens para o tema. A ideia é tornar a cultura aeronáutica permanente tema transversal - da educação infantil ao ensino médio - produzindo atividades que despertem os estudantes para as questões tecnológicas que o mundo da aviação contempla. A proposta nasceu durante o Workshop Pedagogia e Cultura Aeronáutica, voltado para os professores e coordenadores da educação básica.

Blog do NINJA
Com mais de 1.700.000 visualizações, o Blog do NINJA publica diversas notícias ligadas a aviação e busca, também, atingir o público leitor adulto, na expectativa de conquistar mais aliados. Pais, professores, pesquisadores, empresários podem avaliar as estratégias e objetivos, enriquecendo o projeto com novas ideias; colaborando para levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens de famílias integrantes de suas escolas, empresas e cidades. Com uma publicação por dia, o blog consolidou, até 23/10/21, 4372 postagens, sem interrupções, desde o início, em 17 de abril de 2010.

Expo Macchine
Pela indiscutível beleza natural, pelas diversas opções de lazer e gastronomia e graças a estratégica localização do Centro de Convenções, bem ao lado do Aeroporto Gastão Madeira, o município de Ubatuba-SP, sede do NINJA, foi escolhido para receber a Expo Macchine, encontro e exposição de máquinas, abrangendo Carros, Motos e Aviões. O portão de acesso construído pela Companhia Municipal de Turismo, autorizado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, após solicitação do NINJA, em março de 2015, garantiu a ligação definitiva Aeroporto-Centro de Convenções, estimulando a promoção de atividades afins.

A participação do NINJA nesta 1ª Ubatuba Expo Macchine, no feriado da Independência, em setembro de 2015, rendeu frutos. Apesar do mau tempo, que inviabilizou a visita de aeronaves, o evento contou com a presença de muitos moradores e turistas, ajudando os voluntários do núcleo a levar a cultura aeronáutica para mais crianças e jovens, conquistando novos apoiadores. Na exposição, o estande do NINJA foi bastante visitado, com destaque para o simulador que o voluntário Manuel Graña, o Manolo, nos presenteou.


É um modelo que permite ilustrar aos alunos os movimentos gerados pelos pedais e o manche de um avião. Uma estrutura em madeira, com o auxílio de ganchos e barbantes, revela como se aciona o leme, o profundor, os ailerons. Mais uma ferramenta para que crianças e jovens compreendam com mais clareza os mecanismos de voo.

Encontro de Aeromodelismo

Brindando a Semana da Asa, o NINJA participou da organização do Encontro de Aeromodelismo, em outubro de 2015, que também integrou as comemorações do aniversário de Ubatuba.


Foi mais um evento aeronáutico no Centro de Convenções, ao lado do aeroporto, consolidando mais uma vez a estratégia de atingir o público infantojuvenil com eventos desta natureza.

Estimulando e apoiando novos empreendimentos, o Encontro de Aeromodelismo reuniu, também, entusiastas de segmentos paralelos, sinalizando para um acentuado crescimento da modalidade. O evento somente foi possível graças a colaboração de vários voluntários e instituições comprometidas com a cidade.

Os associados do Aeroclube de Ubatuba participaram ativamente, esclarecendo aos visitantes os objetivos da instituição.

AeroDesign
Os voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - já organizaram visitas às Competições SAE Brasil AeroDesign, em São José dos Campos-SP, acompanhando o empolgante trabalho de centenas de  participantes.

Observar o desempenho de estudantes, professores, orientadores e pilotos de várias instituições de ensino superior, com seus aviões radiocontrolados - em equipes do Brasil e do exterior -  permitiu mais subsídios para o planejamento de novas atividades do NINJA, preparando nossas crianças e jovens para os futuros desafios.

Voluntariado
Desde 2010, voluntários entusiastas do NINJA levam a cultura aeronáutica para crianças e jovens, sensibilizando, também, o público adulto. Aos poucos, com ações diversas, buscam chamar a  atenção para o assunto. Despertar para as possibilidades profissionais que este setor gera não é tarefa simples. Quando boa parte de nossos jovens focar este fascinante mundo - recheado de tecnologia; alicerçado na segurança - estará consolidado um caminho profissional muito promissor. Para chegar lá, temos que mostrar como funciona, mobilizando a garotada, utilizando as mais diversas ferramentas lúdicas e educativas. 

Alunos com o Diploma Latécoère realizam primeiro voo em Ubatuba (SP)
Um grupo de alunos concluintes do Curso de Iniciação Aeronáutica ministrado em Ubatuba (SP), em outubro de 2018, puderam realizar, em 06 de julho de 2019, o primeiro voo de suas vidas, no chamado voo de batismo, como coroamento da atividade didática então ministrada. O curso foi oferecido pela Associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, França, promotora do Raid Latécoère-Aéropostale.

Com suporte do Colégio Dominique e apoio da Escola Aurelina Ferreira, as aulas teóricas sobre navegação aérea, conhecimentos técnicos, meteorologia, teoria de voo e história da aviação foram ministradas pelo piloto francês Jacques Despretz, por voluntários do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação e pela professora Mônica Corrêa, da AMAB – Associação Memória da Aéropostale no Brasil.

Apoio
Os voos, em aeronave Piper PA-28, foram patrocinados pelo piloto Márcio Fazenda e outros voluntários do NINJA. As operações de pouso e decolagem foram conduzidas pelo piloto Rafael Valério, tendo a bordo ansiosos jovens por ver do alto a cidade e os tons de azul do oceano.



Desta forma foram concluídos os pressupostos pedagógicos e atingidos os objetivos do Diploma Latécoère: Permitir aos jovens das escolas parceiras do Raid Latécoère-Aéropostale terem acesso à iniciação aeronáutica; destacar as profissões aeronáuticas; manter relações perenes com os aeroclubes locais, mediante oferta de cursos teóricos e práticos aos jovens de 14 a 17 anos nas entidades parceiras nas diversas rotas do Raid Latécoère na África, na América do Sul e na Europa.


A associação "Aéroclub Pierre-Georges Latécoère” ressalta que a educação representa a chave para o desenvolvimento das identidades pessoais e coletivas, sendo elemento primordial para a construção do futuro. Assim, age de forma concreta pela educação dos jovens e pela valorização da história da linha aérea, aproximando os povos de nove países em três continentes.

Latécoère-Aéropostale
A empresa francesa de correio aéreo, Aéropostale, como ficou conhecida, nasceu de uma empreitada sem paralelo no século XX. Em 1918, o empresário Pierre-George Latécoère resolve transformar uma fábrica de vagões em Montaudran, a 7 km de Toulouse, na sede de uma empresa de aviação. O momento é o fim da Primeira Guerra Mundial, quando muitos jovens pilotos militares e mecânicos ficaram desempregados e buscavam trabalho. A aviação, até então, era de domínio militar. E os aparelhos, ainda rudimentares. O próprio Latécoère, ao desejar fazer a entrega do correio da França (Toulouse) às suas colônias africanas por via aérea, reconhece tratar-se de algo arriscado. A frase que o tornou célebre é “Refiz todos os cálculos. Nossa ideia é irrealizável, só nos resta uma coisa a fazer: realizá-la”. E, de fato, surgiu a Compagnie Générale d’Entreprises Aéronautiques, numa época em que ainda não havia a comunicação por rádio e era preciso atravessar o deserto do Saara. À custa de vida humanas, mas também de atos inomináveis de bravura, a empreitada se impôs. Em 1927, o empresário francês radicado no Brasil, Marcel Bouilloux-Lafont, compra 94% das ações de Latécoère e rebatiza a linha como Aéropostale, estendendo-a até a América do Sul. Somente no Brasil, Lafont instalou 11 escalas, todas equipadas com hangar, casa de pilotos, transmissão telegráfica sem fio e aeródromos.

1933: Aéropostale em Ubatuba
A oportunidade do curso relativo ao Diploma Latécoère para os alunos do NINJA nasceu de entendimentos da AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil, presidida por Mônica Cristina Corrêa, que já tinha viabilizado o curso em Florianópolis (SC). A aproximação AMAB-NINJA teve como ponto de partida a pesquisa, da década de 1980, realizada pelo jornalista Luiz Ernesto Kawall sobre o pouso alternativo na orla de Ubatuba, em 1933, de um avião da Aéropostale, em virtude de condições meteorológicas na rota. O inusitado pouso suscitou a lenda, equívoco esclarecido alguns anos mais tarde por Kawall, segundo a qual o piloto teria sido o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor de, entre outras obras, O Pequeno Príncipe.


A história do pouso da Aéropostale em Ubatuba e seus desdobramentos, contada por Luiz Ernesto, está reproduzida no capítulo 3 do livro “Sobre o Mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba”.

Raid Latécoère-Aéropostale
O Raid Latécoère-Aéropostale é uma navegação realizada por diversos pilotos, com organização da Associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, passando por localidades da Europa, África e América do Sul que serviram às linhas de correio da empresa Latécoère, depois nominada Aéropostale e que deu origem à atual Air France.

Nessas localidades os navegadores promovem eventos culturais, distribuição de livros e cursos como o de Iniciação Aeronáutica realizado com jovens ubatubenses, com outorga do Diploma Latécoère.


Há intenção de que, oportunamente, Ubatuba receba uma etapa do Raid Latécoère-Aéropostale, com o apoio do Aeroclube de Ubatuba e do consórcio VoaSP, que administra o Aeroporto Gastão Madeira.

Os instrutores em Ubatuba
No curso ministrado em Ubatuba, os NINJAS tiveram aulas com os professores brasileiros Mônica Corrêa e Cesar Rodrigues e com o professor francês Jacques Despretz.

Os jovens ubatubenses e o professor Jacques
Na organização do curso, uma preocupação natural ocorreu aos voluntários do NINJA: como seria a interação dos jovens estudantes com um professor de outro país? A resposta tranquilizadora veio após a análise do currículo de Jacques Despretz:
Professor de física e química aposentado, lecionou em escolas e universidades, 6 anos em Buenos Aires (Argentina), 6 anos em Pondichéry (Índia), 10 anos em Poitiers (França), 4 anos em Nouméa (Nova Caledônia) e 3 anos em Maiote (deptº ultramarino francês). Um profissional raro, que teve alunos em cinco continentes e que, no caso do Brasil, como pudemos constatar, soube se comunicar em português com bastante eficiência. Jacques Despretz começou mais tarde na aeronáutica, embora tenha feito o seu serviço militar na Força Aérea e com isso efetuado 15 horas em planador (+ voos em fouga magister, Alouette III e Nord 262). Aos 40 anos, obteve seu brevê de piloto privado (Private Pilot Licence), aos 50 anos, o PPH (Private Pilot Helicopter) e, aos 60 anos, o PPULM em Maiote.     Teve a oportunidade de voar na França, mais dois países da Europa (Espanha e Inglaterra), na África (Marrocos, Madagascar, Mauritânia, Maiote), nas Antilhas e América do Sul (Guadalupe, Argentina, Brasil, Uruguai).  Em janeiro e fevereiro de 2018 acompanhou o voo de amigos dos EUA até Mar del Plata, na Argentina, atravessando o Caribe e o Brasil de norte a sul. Desde 2015 faz parte da Direção da l’APGL (Association Pierre-Georges Latécoère) e efetuou 6 raides (3 na Argentina, 2 no Brasil e um em Madagascar) entre 2014 e 2017. Em 2016, foi criado o «Diplôme Latécoère» para os alunos de colégios de cidades por onde passa o Raid Latécoère no Senegal e na Argentina. Em 2017, quatro edições foram organizadas na Patagônia. Em março de 2018, duas novas edições no Senegal (realizadas por Albert Scius, co-autor do curso) e agora no Brasil (Florianópolis e Ubatuba).

Crianças e adultos vivenciam cultura aeronáutica com avião T-6, no aeroporto de Ubatuba (SP)
Uma experiência de cultura aeronáutica foi vivenciada em 29 de agosto de 2018, no Aeroporto Gastão Madeira, em Ubatuba (SP), por crianças e adultos. No evento, cerca de 30 alunos do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação revisaram as informações apuradas em pesquisas e em sala de "aula invertida" sobre o lendário avião NA T6 Texan. No aeroporto, tiveram uma experiência sensorial, ao estabelecerem contato com a aeronave e a oportunidade de visualizar sua nacele e vê-la voando. A atividade foi possível com o deslocamento do T-6 operado pelos comandantes Bonatti e Hernani, do Campo dos Amarais, em Campinas, para Ubatuba, com apoio do Hangar Voga Marine, Consórcio Voa-SP e Aeroclube de Ubatuba. Também participaram da atividade alunos do Projeto Namaskar e entusiastas da aviação.

Primeiro voo
Além da vivência em torno do T Meia, alguns alunos tiveram a oportunidade de realizar o primeiro voo de suas vidas, numa aeronave Bonanza, cedida pelo Hangar Voga e pilotada pelo comandante Luiz Bologna. O evento fez parte da ativação do Hangar Voga Marine, para prestação de serviços e facilidades no aeroporto Gastão Madeira. Como resultado da atividade, ficou o conhecimento da experiência didática das crianças e jovens do NINJA, a alegria do contato direto com uma aeronave rara como o T Meia, a emoção do primeiro voo e o entusiasmo de adultos com vontade de compartilhar conhecimento, ao se apresentaram como voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação, para palestras e atividades.

T Meia
O projeto do T6 surgiu, para atender uma solicitação da Marinha dos Estados Unidos à North American Aviation, para instrução dos seus pilotos. O protótipo recebeu a designação de fábrica NA-16, posteriormente foi denominado T-6. O North American AT-6 é um monomotor com capacidade para dois tripulantes, trem de pouso convencional, retrátil, com roda de cauda. Voou pela primeira vez em 1935, sendo produzidos mais de 17.000 aparelhos de vários modelos. Foi usado como caça, interceptador, caça-bombardeiro, controle aéreo avançado e antiguerrilha, na Segunda Guerra Mundial e nas Guerras da Coréia e do Vietnã. A Força Aérea Brasileira operou a versão AT-6D entre 1947 e 1976. Foram fabricadas 81 unidades no Brasil, sob licença, entre 1946 e 1951, na fábrica de aviões de Lagoa Santa, Minas Gerais. O T-6 foi o primeiro equipamento da Esquadrilha da Fumaça. Até 1976, com o T-6, quando foi desativado, a Fumaça fez 1272 demonstrações, completou cerca de 35 mil horas de voo, em 24 anos de atividades. O T-6 tem o motor Pratt & Whitney R-1340-AN-1 de 600 Hp, radial de 9 cilindros; Envergadura de 12,80 m; Comprimento de 8,83 m; Altura de 3,56 m; Peso máximo de 2.404 Kg; Velocidade máxima de 337 Km/h; e Teto de 6.553 m. Foi fabricado nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Austrália e Suécia. Atendeu a 14 forças aéreas.

O que é o NINJA?
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) proporciona atividades de cultura aeronáutica para crianças e jovens. É um projeto social para estudantes das redes pública e particular. Não há custo para os alunos, pois todas as ações são desenvolvidas por voluntários que proporcionam: palestras sobre aviação, atividades lúdicas e técnicas, aeromodelismo, visitas, eventos e orientação para carreiras na aviação. Adicionalmente há reforço escolar e prática esportiva, ações também oferecidas gratuitamente. Algumas atividades correlatas podem ser introduzidas na programação. 

Evento lembra proximidade dos 100 anos do 1º pouso de avião em Ubatuba


O início do ano que leva ao Centenário do Primeiro Pouso de Avião em Ubatuba foi lembrado, na noite do dia 14 de setembro de 2021, durante evento no Colégio Dominique, em Ubatuba (SP). O Café Voador foi promovido pelo Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA e reuniu entusiastas da atividade aérea.

Foram abordados temas como uma eventual comemoração dos 100 anos do primeiro pouso de uma aeronave na cidade, apresentação de itens incorporados ao Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba e memória dos eventos anteriormente realizados por voluntários do NINJA.

Centenário
Os diálogos sobre uma possível programação alusiva ao primeiro pouso de aeronave em Ubatuba, evento que completa 100 anos no dia 14 de setembro de 2022, concluíram que a atividade de interesses cultural, turístico e histórico somente será viabilizada se houver engajamento da administração pública e de entidades privadas, notadamente dos setores cultural e turístico, haja vista demandas externas não comportadas pelas ações voluntárias dos colaboradores do NINJA. A oportunidade ímpar e inadiável refere-se à extensa viagem aérea realizada, em 1922, por aeronaves da aviação do Exército do Chile, atualmente Força Aérea Chilena, cruzando espaços do país de origem, Argentina, Uruguai e Brasil, a fim de comemorar com um reide o então centenário da independência da nação brasileira. Saindo de Santiago, duas aeronaves traziam uma mensagem do presidente chileno, Arturo Alessandri, ao presidente brasileiro, Epitácio Pessoa. Por questões técnicas, uma aeronave ficou em Castellanos, na Argentina. A segunda, de número 92 e batizada de El Ferroviario, seguiu a travessia ingressando no espaço nacional com aterrissagens em Pelotas, Porto Alegre, Torres, Florianópolis, Santos e Ubatuba.


Pilotada pelo capitão Diego Aracena Aguilar, acompanhado do mecânico Arturo Ricardo Seabrook, o avião, com destino ao Rio de Janeiro, pousou em Ubatuba, na orla da praia do Itaguá, no dia 14 de setembro de 1922, fato que se constituiu na primeira vez em que uma aeronave aterrissou na cidade. Uma pane fez com que o avião ficasse no local e os tripulantes foram levados a Capital pelo navio “Amazonas” da Marinha do Brasil. Dias depois, em 25 de setembro, para terminar o reide aéreo Santiago-Rio de Janeiro, o capitão Diego Aracena foi conduzido até a vertical de Ubatuba pelo hidroavião Curtiss HS2L número 11 da Aviação Naval do Brasil, onde assumiu o comando e seguiu para a conclusão da sua planejada navegação, com 38 horas de voo e 12 pousos. O avião El Ferroviario deixou Ubatuba no dia 6 de outubro de 1922, levado para o Rio, a bordo do contratorpedeiro “Halagoas”, da Marinha do Brasil.

Espaço Cultural Aeronáutico
Durante o Café Voador, os participantes viram as recentes incorporações ao Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, no Colégio Dominique: uma instalação formada por pintura artística de Eduardo Leite em painel integrado com a estrutura básica da aeronave experimental KR-1 doada por Krysia Maria da Costa Cunha; a figuração de um foguete; o painel interativo retratando um avião para ser brinquedo e objeto de atividades interativas com crianças; o mockup (modelo em tamanho natural) de um helicóptero para ser brinquedo e ajuda em atividades lúdicas e instrução para crianças e jovens.

O exemplar dá utilidade à cabine de um avião desativado PA-23 Apache (PA-23-160), fabricado pela Piper Aircraft, Estados Unidos, em 1959, matrícula N10F, número de série 23-1697, desativado dia 13/08/2010, pelo Aeroclube de São José dos Campos, SP, onde voava com a matrícula PT-BFA. A cabine foi doação da Starcraft, oficina de manutenção de aeronaves.

As soluções técnicas para construir o mockup foram realizadas pelos voluntários Cesar Rodrigues, Jorge Rosa da Silva, Celso de Almeida e Celso de Almeida Júnior, entre outros.
 
Integram, ainda, o acervo do Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, uma aeronave experimental Teenie Two pintada no padrão de cores da Esquadrilha da Fumaça na época, até 1976, em que empregava aeronaves T-Meia; fotografias e livros; maquetes do Balão e do Aviplano do pioneiro da aviação e ubatubense Gastão Madeira; maquetes do 14-bis e do Demoisele, aeronaves construídas por Santos Dumont; e aeromodelos.

Tornando realidade
Os registros acima, publicados em diversas ocasiões no blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), mostram que tornar real, em setembro de 2022, a 1ª Semana da Aviação em Ubatuba é perfeitamente possível. Basta contarmos com muita organização e a união de forças de voluntários e instituições - que acreditam na força da cultura aeronáutica - para estimular o desenvolvimento e a geração de oportunidades para os nossos jovens. Participe desta conquista!

Contato: ninja.aero@gmail.com e WhatsApp (12) 99197-5399

Ninja-Brasil: versão para a web