Pilotos da FAB concluem
especialização operacional
A cerimônia de encerramento do Programa de Especialização Operacional 2021 da Turma Chronos ocorreu no dia 07 de dezembro de 2021, na Ala 10, em Parnamirim (RN). O evento marcou a formatura dos novos Pilotos Operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, 76 Tenentes Aviadores especializaram-se em uma das Aviações Militares da FAB: Asas Rotativas; Caça; Transporte; ou Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR).
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, presidiu a cerimônia.
No seu discurso, o Comandante reviveu o dia em que ele e sua turma entoaram o juramento do Piloto de Combate da FAB. "Após 39 anos da conclusão de meu Estágio Operacional, ocorrido em 1982, e cerca de 20 anos depois de cumprir minha tarefa de ensinar aos mais novos estagiários da Aviação de Caça, regressar à cidade Potiguar, como Comandante da Aeronáutica, é um momento de especial significado", ressaltou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.
Defesa do Brasil
Já o Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Natal destacou que os pilotos são as bases da capacidade operacional da FAB. "Nessa data, entregamos 76 aviadores capacitados para contribuir na atribuição da Força Aérea, que é a de defender o Brasil, impedindo o uso do espaço aéreo brasileiro para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais, e somar forças para sermos uma Instituição de grande capacidade dissuasória, operacionalmente moderna e atuando em forma integrada para a defesa dos interesses nacionais", completou o Brigadeiro Avellar.
Passo inicial na carreira
Programa de Especialização Operacional, cuja responsabilidade pela coordenação e execução é da Ala 10, tem por objetivo a qualificação operacional do estagiário, a fim de que o mesmo exerça as funções administrativas e operacionais inerentes aos primeiros postos da carreira. O Programa é composto pelo curso de Tática Aérea, ministrado pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada – GITE; pelo Curso de Especialização Operacional; e pelo Estágio Funcional, realizado no âmbito dos Esquadrões Aéreos da Ala 10.
O Curso de Especialização Operacional é o conjunto de instruções aéreas e terrestres desenvolvido nos esquadrões da Ala 10. O Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação executa a especialização de pilotos na Aviação de Transporte e na Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento; o Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação especializa pilotos na Aviação de Asas Rotativas; e o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação especializa pilotos na Aviação de Caça.
A qualificação obtida com a conclusão do Programa de Especialização Operacional é o passo inicial na carreira do Oficial Aviador. Os novos pilotos de Asas Rotativas, de Caça, de Patrulha, de Transporte e de Reconhecimento seguem para os Esquadrões Aéreos Operacionais do Comando de Preparo (COMPREP), momento em que terão oportunidade de fixar e aprimorar conhecimentos, desenvolver aptidões e elevar suas qualificações operacionais.
Fonte: FAB
Ninja-Brasil: versão para a web