Organização de controle do espaço aéreo brasileiro atua desde 1942
No decreto de criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, já havia previsão da criação da Diretoria de Rotas Aéreas, o que de fato se efetivou no ano seguinte, em 12 de janeiro de 1942.
História
O dia 12 de janeiro é histórico para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Nesta data, no ano de 1942, foi criada e ativada a Diretoria de Rotas Aéreas (DR). Trinta anos depois, em 1972, a DR passou a se chamar Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV) e, a partir de 2011, DECEA. É uma organização que ocupa lugar de destaque no cenário da aviação nacional e internacional, e é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo brasileiro em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados, que inclui, além do Continente, parte do Oceano Atlântico.
O Departamento coordena e executa empreendimentos em todas as áreas relativas à defesa e ao controle de tráfego aéreo, desde as contínuas modernizações de radares, auxílios, softwares e instalações, aos projetos de reestruturação do espaço aéreo, implantações pioneiras na América Latina e implementação de ferramentas que garantem a evolução das operações aéreas com confiança, agilidade, fluidez e segurança.
SISCEAB
O DECEA é o órgão central do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro) e estabelece diretrizes para todas as organizações e empresas mobilizadas na prestação do serviço de proteção ao voo. Sua presença no território nacional se dá com os CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e o CRCEA-SE (Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo- Sudeste), com suas unidades locais.
Ninja-Brasil: versão para a web