NINJA - Saiba mais:

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Aviação do Exército

Bombeiros juvenis em treinamento conheceram a Aviação do Exército, em Taubaté (SP)
Uma equipe de treinandos do 1° Grupamento Florestal Paulista visitou, dia 26 de fevereiro de 2022, sábado, o Comando de Aviação do Exército. Foram recebidos no Espaço Cultural pelo coronel Geraldo Rodrigues. Na visita conheceram a história da atividade aérea na força terrestre, contada nos diversos ambientes temáticos do acervo. Desde os tempos da Escola de Aviação Militar, inaugurada em 1919, até os dias atuais, com o emprego de modernos helicópteros e avançadas técnicas de transporte militar e combate. A visita faz parte do programa de instrução dos jovens bombeiros, a fim de agregarem conhecimento sobre organizações que, eventualmente, poderão estar atuando juntamente com eles em determinadas tarefas. Além disso, segundo os instrutores, a visita serviu para dar maior clareza sobre a Aviação do Exército, já que jovens voluntários estão se preparando para concurso de ingresso em escolas militares. Além das informações obtidas no Espaço Cultural, o evento buscou familiarizar os jovens com a vida militar.

O Espaço Cultural
O Espaço Cultural da Aviação do Exército, em Taubaté (SP), visa resgatar, preservar e difundir a história da aviação no Exército. Funciona desde 29 de agosto de 2019. O prédio contempla ambientes com cartazes, miniaturas e objetos que contam ao visitante a história da atividade aérea, a partir do balonismo ou aeroestação, iniciada com o padre Bartolomeu de Gusmão, nascido em Santos (SP) e idealizador do pioneiro balão de ar quente, cuja demonstração foi realizada à Corte portuguesa, em 1709. As informações acerca da antiga atividade aérea no Exército são retratadas em maquetes das aeronaves empregadas no período de 1919 a 1941.

Os eventos da história da aviação no Exército, passando pela criação do Correio Aéreo Militar e a participação em conflitos, são mostrados em cartazes, até chegar à recriação, em 1986, da atividade aérea na força terrestre, com emprego de helicópteros.

O Grupamento Florestal
O 1° Grupamento Florestal Paulista nasceu como 1° Grupamento de Bombeiro Juvenil Florestal, em 20 de maio de 2020. É sediado em Taubaté (SP) e tem como objetivo atuar com voluntários em apoio aos órgãos públicos, no caso de incêndios florestais e danos ambientais. Entre as atividades dos cerca de 20 integrantes estão o despertar das noções de hierarquia e disciplina para atuar em cenários de incidentes ambientais, estudos de fundamentos em astronomia, formação de cidadania, patriotismo e civismo, estudos relacionados ao meio ambiente e treinamento para atuar em incêndios florestais e em ações comunitárias.

Siga o Grupamento no Facebook: Clique aqui  

Ninja-Brasil: versão para a web