21 de fevereiro:
Dia da Inspeção em Voo
A fim de garantir a segurança do tráfego aéreo brasileiro, uma equipe de militares do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), realiza de fiscalizações no ar, como missão de Inspeção em Voo. As atividades acontecem por meio de aeronaves-laboratório, as quais, junto com radares, sistemas de aproximação, rádios, equipamentos de auxílio à navegação e luzes de orientação, proporcionam a circulação segura das aeronaves.
Testar, aferir, avaliar
Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o GEIV é responsável por testar, aferir e avaliar os chamados Auxílios e os Procedimentos de Navegação Aérea e integra o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
O Grupo participa da homologação e verificação periódica de aproximadamente 2.268 auxílios e procedimentos, realiza inspeções em todo o território nacional e, eventualmente, em outros países da América do Sul, visando a segurança de voo nas fases de decolagem, rota e pouso, principalmente em condições adversas de meteorologia.
História
No Brasil, são 63 anos, em 2022, desde a primeira inspeção em voo realizada, lembrada anualmente no dia 21 de fevereiro. A atividade teve seus primeiros passos no País após a assinatura do projeto de Controle de Tráfego Aéreo (CONTRAF), no ano de 1956. No ano de 1958, formou-se a primeira tripulação operacional de inspeção em voo no País, quando foi adquirido o primeiro avião-laboratório de matrícula nacional - o EC-47 2065 - e um laboratório de aferição e calibragem.
A primeira inspeção em voo em território nacional, com aeronave e tripulação da FAB, foi realizada em 21 de fevereiro de 1959, com o intuito de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro (RJ), para a instalação de um equipamento eletrônico usado na navegação aérea, o VOR (do inglês Very High Frequency Omnidirectional Range).
Ninja-Brasil: versão para a web