Força Aérea do Chile faz 92 anos e condecora comandante da FAB
Em referência ao seu aniversário, a Força Aérea do Chile (FACh) condecorou o comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, com a Cruz ao Mérito Aeronáutico do Chile. Em 2022, faz 92 anos que a Força Aérea Chilena foi criada.
Oito anos antes de sua criação, aquele que seria o seu primeiro “general del Aire” e seu comandante, o então Capitão do Exército Chileno Diego Aracena Aguilar fazia a travessia Santiago do Chile – Rio de Janeiro, numa aeronave De Havilland DH-9 Airco, curiosamente com a matrícula 92, e nomeado El Ferroviario, passando por localidades do Chile, Argentina, Uruguai e Brasil, país no qual fez escalas em Pelotas, Porto Alegre, Torres, Florianópolis, Santos e Ubatuba, antes de chegar na então capital federal.
Essa jornada resultou no primeiro pouso de um avião, em 14 de setembro de 1922, em Ubatuba (SP), fato centenário a ser comemorado, em 2022, na Semana de Aviação de Ubatuba, evento integrante do calendário oficial de festividades da cidade, conforme o Projeto de Lei 04/22, de autoria do vereador Eugênio Zwibelberg, aprovado na Câmara Municipal em 22 de março de 2022.
Aniversário da FACh
As boas relações entre Brasil e Chile, há tempos, como o reide empreendido pelo aviador Diego Aracena, se mantém nos dias atuais. Como divulgado pela FAB, Em cerimônia de comemoração ao 92º aniversário da Força Aérea do Chile (FACh), realizada no dia 21 de março de 2022, na Embaixada do Chile, em Brasília (DF), o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi agraciado com a Condecoração “Cruz ao Mérito Aeronáutico do Chile” no Grau Grande Cruz ao Mérito Aeronáutico. A honraria foi criada em 1984 e se estabeleceu como um meio material para destacar os méritos das pessoas que prestaram relevantes serviços à Força Aérea Chilena ou ao Chile.
A honraria foi entregue pelo Embaixador do Chile, Fernando Schmidt Ariztía, acompanhado do Adido Aeronáutico do Chile no Brasil, Coronel Aviador Percy Gómez Solís. Também participaram da solenidade o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; dentre outros Oficiais-Generais da FAB e das Forças Armadas Chilenas, além de Embaixadores e Adidos Aeronáuticos.
Fraterno relacionamento
Em seu discurso, o Comandante da FAB enalteceu o mútuo respeito e o fraterno relacionamento que unem Brasil e Chile. “Ao longo dos anos, nossas Forças Aéreas têm mantido um estreito e profícuo relacionamento, principalmente nos campos de ensino e de emprego operacional, pilares fundamentais para a manutenção da soberania das nações”, ressaltou o Oficial-General. O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou, ainda, fatos históricos que ratificam a relação de amizade entre as duas Forças Aéreas e, em tempos atuais, sublinhou as experiências em treinamentos multinacionais que proporcionam o aprendizado mútuo e favorecem a aplicação de emprego combinado, como no Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), realizado no Brasil; e o Exercício Operacional Salitre, que ocorre no Chile. O Embaixador do Chile comentou sobre a homenagem. “É com muito orgulho que entregamos essa importante Condecoração ao Comandante da Força Aérea Brasileira. Temos que comemorar esses 92 anos e toda essa cooperação entre o Chile e o Brasil, como os exercícios operacionais, a participação brasileira na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), dentre outras”, disse Fernando Schmidt Ariztía.
Festas Pátrias
Anualmente, no dia 18 de setembro, o Chile celebra suas “Festas Pátrias”, comemorando a criação da Primeira Junta de Governo Nacional, que marcou o início do processo de independência da Coroa Espanhola, no ano de 1810. Trata-se da festividade mais importante do Chile, com ápice no dia 18, mas se estende durante todo o mês de setembro. As “Festas Pátrias” são marcadas por diversos eventos ao redor do país, ressaltando as tradições do povo chileno, suas danças e seu folclore, destacando, principalmente, o patriotismo da população. Como parte das comemorações ocorreu, no dia 19 de setembro de 2021, a Gran Parada Militar, um desfile militar realizado em honra às glórias do Exército Chileno que aconteceu no Parque O'Higgins, em Santiago, capital do Chile. Em 2021, a Gran Parada Militar contou com a participação de um militar brasileiro, o Major Aviador Bruno Belani Ribeiro, que pilotou uma das dez aeronaves da esquadrilha de T-35 Pillán que sobrevoou a cerimônia.
Os aviões T-35 Pillán são empregados para instrução de voo na Escola de Aviação Capitão Manuel Ávalos Prado, responsável pela formação dos Oficiais de carreira da Força Aérea Chilena. O Major Belani, naquela oportunidade, desempenhava a função de instrutor de voo na escola, como parte de um intercâmbio de instrutores de voo entre o Brasil e o Chile.
Saiba mais: Blog do NINJA de 24/03/2022 (Clique aqui) e de 28/09/2021 (Acesse aqui)
Ninja-Brasil: versão para a web