Força Aérea e Marinha adquirem 27 helicópteros Airbus H125 Esquilo
A Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil assinaram contrato com a Airbus Helicopters, com fábrica em Itajubá (MG), para aquisição de 27 aeronaves de asas rotativas H-125 Esquilo. Serão12 para a FAB e 15 para a Aviação Naval.
O documento foi assinado, dia 15 de setembro de 2022, com o objetivo de modernização e padronização das frotas.
Pelo Comando da Aeronáutica firmou o contrato o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues. Pela fabricante, o Vice-Presidente da Airbus Helicopters América Latina, Alberto Robles. As 27 aeronaves H-125 substituirão os H-50 Esquilo.
Padronização
À frente do projeto na COPAC, o Brigadeiro Soares ressaltou que o sucesso do projeto deve ser compartilhado. “A aquisição conjunta, aqui celebrada, das aeronaves H-125, pela Marinha do Brasil (MB) e pela Força Aérea Brasileira (FAB), concretiza, em sua plenitude, um passo importante para a adoção de um meio padronizado, doravante definido pelo Ministério da Defesa, para a formação das tripulações de Asas Rotativas das Forças Singulares" , explicou.
Fabricação no Brasil
Alberto Robles, da Airbus, destacou a importância da renovação da frota. “Nesse momento, renovamos uma parceria com as Forças Armadas brasileiras. Tenham a certeza de que estarão recebendo agora o estado de arte da Aviação das Asas Rotativas, isto é, o nível mais alto de uma aeronave da área: uma aeronave moderna e versátil, que irá contribuir extremamente na formação dos futuros pilotos. Com essa parceria, estamos desenvolvendo não só as capacidades aéreas, mas toda a capacidade de geração de emprego e renda com a fabricação desses helicópteros aqui no Brasil”, concluiu.
Ninja-Brasil: versão para a web