A incorporação dos Beechcraft TC-45T na FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB), entre 1942 e 1976, operava diferentes versões do bimotor modelo 18 da Beechcraft. A opção da FAB, em 1964, pela versão TC-45T, está relacionada à história do 5º Grupo de Aviação (5º GAV), sediado em Natal (RN). O projeto TC-45T referia-se à compra e introdução do “Beech bi”, denominação H18 na fábrica, para emprego em treinamento (T) e transporte (C). Hoje, alguns exemplares do bimotor ainda voam como raridade mundo afora, inclusive no Brasil. Equipado com dois motores de 450 Hp cada, autonomia de 940 quilômetros, o Beech bi atinge até 360 Km/h. Na FAB, eram apelidados de “Muriçocas”. Os doze aviões iniciais da versão H18, adquiridos ao preço unitário de Cr$ 313.112,00 (cruzeiro, a moeda corrente na época) eram os Super-Beech, equipados com motor radial Pratt Whitney modelo R-985-AN-14 B. Receberam na FAB o prefixo TC-45T e as seguintes matrículas: 2885, 2886, 2887, 2889, 2890, 2891, 2892, 2893, 2894, 2895, 2896 e 2897.
O projeto TC-45T
Os 12 bimotores TC-45T vieram dos Estados Unidos em traslado por esquadrilhas. Os três primeiros aparelhos chegaram ao 5º Grupo de Aviação, que também era equipado com bombardeiros B-26 (Douglas B-26B/C Invader), na Base Aérea de Natal, em 17 de abril de 1964. Pelo desempenho naquele ano, o grupo foi condecorado com o Troféu Segurança de Voo da USAF, por ter obtido o mais baixo índice de acidentes na sua história. O feito ficou registrado com uma plaqueta afixada num pedestal nas proximidades da então Sala de Tráfego, constituindo-se como exemplo de profissionalismo eficiente às novas gerações de aviadores. A placa ostentava os dizeres: “Aos quatorze dias do mês de Julho, neste local, o 5º Grupo de Aviação, pelos índices alcançados nas atividades desenvolvidas durante o ano de 1964, recebeu o Troféu Segurança de Voo instituído e ofertado pela USAF”.
Os TC-45T foram empregados no 5º Grupo até 24 de fevereiro de 1970, quando foram distribuídos para os Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA), por ocasião da criação do Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM), na Base Aérea de Natal, com a missão de proporcionar instrução com os jatos AT-26 Xavante.
A grande viagem dos TC-45T
A primeira esquadrilha que deslocou os aviões Beechcraft TC-45T dos Estados Unidos para o Brasil, em 1964, foi assim constituída: Major Aviador Cherubim Rosa Filho, os Tenentes-Aviadores Valter Luiz de Holleben, Adolpho Peixoto de Mello, Ruy Fialho Rodrigues, Sergio da Silveira Cardador e Raul Carvalho Gonçalves; Sargentos Austregésilo Gomes e Benedito do Val. Durante o deslocamento ocorreu um fato pitoresco relatado pelo Coronel Aviador Gonçalves: "A esquadrilha, liderada pelo nosso comandante Major Rosa Filho, quando sobrevoava o trecho entre Miami e uma Base Aérea americana situada no Caribe, enfrentou muitas formações meteorológicas significativas, incluindo vários CB's etc. Nós fizemos o Plano de Voo Visual e o líder julgou mais conveniente ultrapassar a tempestade realizando um voo rasante sobre o mar com as outras duas aeronaves grudadas na sua ala. Não se sabia mais onde era chuva e onde era mar, tal era o toró. Não havia outra solução. Tínhamos que passar pela chuva. Voávamos a 500 pés em cima do mar procurando "buracos" para passar. O Austregésilo, que era o nosso Sargento Mecânico, se juntou a nós na cabine para ajudar na visualização de obstáculos. Estava apavorado. Não cansava de pedir: "Capitão, pelo amor de Deus, não bata no mar, eu comprei uma televisão novinha em Wichita e se ela afundar minha mulher me mata". Para alívio do Austré e felicidade de sua esposa, chegamos bem na Base de destino."
Equipes
Ainda como parte das missões de incorporação ao 5° GAV das 12 aeronaves TC-45T (H18), para o Grupo de Manutenção dos aviões foram designados o major Paulo Irajá Machado Silva e os Primeiros Tenentes Especialistas Myron Campelo da Silva e Amarílio Gaspar Cordeiro. O Comando de Recebimento foi chefiado pelo capitão Edmar Flaeschen, do efetivo da Base Aérea de Natal.
A 2ª. Esquadrilha era integrada pelos seguintes profissionais: Major Av Geraldo Lessa da Cunha Canto, Capitão Av Renô Queiroz Fabiano Alves, Primeiros Tenentes Aviadores Aroldo Hostalácio Lasmar, Luiz Carlos Saraiva da Silva, Paulo lmre Hegedus e Adhemar Alvarez de Oliveira; Sargentos Francisco Apolônio de Santana, José David de Souza, José Sanches e João Fregonesi Neto.
A 3ª. Esquadrilha foi composta do Major Av Gilson Castagnino da Motta, Capitão Av Ismar Osmond Coelho, Primeiros Tenentes Aviadores Nelson de Souza Taveira e Tristão Araripe da Rocha Bastos; Sargentos Eliezer Leite da Silva e Antonio Lopes da Silva.
No dia 9 de Março de 1964 foi realizada a solenidade de início da Instrução, com a presença do Chefe do Estado-Maior da 2a Zona Aérea, atual II COMAR (Segundo Comando Aéreo Regional).
Fontes: História do 1/5 GAV (out/2009), disponível em www.oocities.org ; Comunicação oral de Amarílio Gaspar Cordeiro Filho (setembro de 2022).
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