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terça-feira, 1 de novembro de 2022

Aeroclube Regional de Taubaté

Aeroclube de Taubaté permanece ativo e faz parceria com o Aeroclube de São José dos Campos
Diretores dos Aeroclubes de Taubaté e de São José dos Campos
O Aeroclube Regional de Taubaté (ART), por intermédio de seu presidente, anuncia uma parceria com o Aeroclube de São José dos Campos, que possibilitará a continuidade do funcionamento da entidade. A agremiação estava com suas operações suspensas, desde 06 de janeiro de 2022, quando foi compelida a sair das suas instalações ao lado da pista do complexo da Aviação do Exército, em Taubaté (SP). A partir de então, sua secretaria funciona em uma sala comercial no centro da cidade. A decisão inicial era que, ao fim do mandato de diretoria, em outubro de 2022, seriam encaminhados os procedimentos para fechamento definitivo do aeroclube. No entanto, um grupo de associados resolveu permanecer com as atividades e elegeu uma nova diretoria, para os próximos dois anos, assim constituída: Márcio Luiz Fazenda, presidente; Waldomiro de Assis Baptista, vice-presidente; e, Ivanil do Valle Gobo, tesoureiro. 

Operações em São José dos Campos
O acordo com o Aeroclube de São José dos Campos (SP) possibilita aos associados do ART compartilharem as instalações sociais e operacionais da entidade anfitriã. A aeronave Aeroboero AB115 de Taubaté será operada conjuntamente por pilotos de ambas as entidades. Outros aviões de associados do ART também estão hangarados em São José.
A operação conjunta deve se estender até que o Aeroclube Regional consiga uma pista de pouso e decolagem no município de Taubaté. Desde o dia 06 de janeiro de 2022, além dos cursos teóricos de piloto e de comissário de bordo, os voos de treinamento e formação prática foram interrompidos pelo ART. O simulador de voo, mobiliário, equipamentos e documentos foram armazenados num escritório e num galpão. Aeronaves de associados foram trasladadas para diversos aeroportos.

Saída de Taubaté
O término das operações se deu em função do não interesse da administração da Aviação do Exército pela abertura de uma licitação de locação para que a entidade, criada no local em 1993, continuasse, mediante pagamento mensal à União, usando sua sede administrativa, dois hangares, salas de aula e a pista de pouso. A situação começou com a aplicação da portaria normativa 1233 do Ministério da Defesa, de 11 de maio de 2012, limitando as atividades que poderiam ser contempladas por contratos de cessão de uso, como vinha fazendo o ART, no âmbito de próprios nacionais. Segundo um diretor, não foi considerada a hipótese de enquadramento do ART como atividade de apoio, à luz do artigo 1º, item IX da referida portaria que diz sobre a “promoção de intercâmbio social, recreativo, cultural, educacional, assistencial e cívico, primordialmente entre os militares e seus familiares e entre estes e os demais segmentos da sociedade”. Neste contexto, segundo o mesmo diretor, não foi contemplado o fato de o Aeroclube: ser um difusor de cultura aeronáutica; ser um catalisador de assistência social, como, por exemplo, o suporte ao projeto ASES – Apoio Aéreo em Situações Especiais – rede de aeronautas que promovem apoio aéreo humanitário privado e sem fins lucrativos, removendo gratuitamente pacientes para hospitais especializados; ministrar cursos para prática de aviação recreativa ou profissional, incluindo os treinamentos, por interesse próprio, havidos para profissionais militares, na época em que se vislumbrava a possibilidade de inserção de aeronave de asa fixa na Aviação do Exército.

Criação do ART
O Aeroclube Regional de Taubaté foi fundado em 26 de outubro de 1993, tendo formado centenas de pilotos e comissários de bordo. A origem da agremiação foi numa assembleia realizada na sala de brifim do Comando de Aviação do Exército (CAvEx). Naquele momento, o então comandante da AvEx e idealizador do ART, general Sergio Antônio da Rocha Ambrósio (1937-2022) - conforme o livro “A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional” - “com visão de estrategista e ciente do bem social que poderia gerar a existência de um aeroclube em Taubaté, além do próprio interesse pelo conhecimento do setor de aviação, vislumbrou criar uma entidade de confraternização, ensino e prática aerodesportiva”. Imediatamente após a criação, foi eleito como primeiro presidente o também integrante da Aviação do Exército, o coronel José Fernando de Lacerda Machado. Assim, o ART começou a sua trajetória formando pilotos e comissários de bordo para as aviações comercial e executiva e outros segmentos relacionados à pilotagem de aeronaves.

Saiba mais: Blog do NINJA de 13/09/2022 (Clique aqui

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