Foguete da SpaceX levou o satélite brasileiro SPORT para entrada em órbita
A bordo da cápsula Dragon levada pelo foguete Falcon 9, da SpaceX, foi lançado ao espaço, sábado, 26 de novembro de 2022, o nanossatélite SPORT produzido pelo Brasil no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em parceria com outras entidades. O evento se concretizou após adiamentos devido condições meteorológicas na área do Kennedy Space Center, na Florida (EUA).
O satélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task, ou Tarefa de Pesquisa Observacional de Previsão de Cintilação) foi
desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), pela agência americana NASA (do inglês, National Aeronautics and Space Administration) e por universidades americanas.
Missão CRS-26
O nanossatélite brasileiro fez parte da carga da 26ª missão de serviços de reabastecimento comercial da Dragon ( CRS-26 ) para a Estação Espacial Internacional, na qual a cápsula atracou autonomamente.
O foguete Falcon 9 lançou a cápsula Dragon com suprimentos para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station). O satélite brasileiro foi recebido a bordo da ISS e será colocado pelos astronautas da Estação na sua órbita de observação no espaço.
O primeiro estágio do foguete Falcon 9 retornou à Terra e fez um pouso vertical após alguns minutos do lançamento.
SPORT
O SPORT foi desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB), por intermédio do ITA. É um CubeSat 6U para pesquisas científicas na ionosfera, cuja característica é um nanossatélite formado por unidades de cubos com dez centímetros de lado, sendo cada unidade com o valor de 1U.
Tem a missão de monitorar a ionosfera, camada superior da atmosfera, coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares, que ocasionam perturbações em certas atividades, tais como a interrupção do sinal GPS, o black-out de comunicações e interrupção na transmissão de energia.
Ninja-Brasil: versão para a web