Garoto de 14 anos é o mais jovem aprovado no vestibular do ITA
Caio Temponi, de apenas 14 anos, tornou-se o vestibulando mais jovem a ser aprovado na história do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos, SP, uma das instituições de ensino mais requisitadas do Brasil e com um exame de seleção dos mais difíceis. O adolescente passou em 14º lugar de uma lista com 150 aprovados. Quem informou, em primeira mão, foi o próprio reitor do instituto, Anderson Correia. Foi ele também quem fez questão de ligar pro menino, assim que viu o resultado. "Anunciamos os aprovados na segunda fase do vestibular do ITA e com prazer informamos que Caio Temponi, com apenas 14 anos de idade, é o mais jovem aprovado na história do ITA", escreveu o reitor, no Twitter. "Receber a ligação do reitor foi a coisa mais especial que eu poderia imaginar. Todo meu estudo e minha dedicação valeram a pena, é um momento de muita felicidade", disse o novo iteano.
Outros vestibulares
A vitória, todavia, não é novidade no "currículo" do prodígio. Ele vem sendo aprovado em vestibulares desde que tem 13 anos. Ele já passou em Direito na UFRJ; em Administração na UECE, em Engenharia na UFCA, duas vezes em Medicina na Unifor e duas vezes em Medicina na Unipê. Fora isso, foi o único brasileiro a concorrer com outros estudantes de outros países na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática, em maio, e ganhou o Ouro, na categoria até 13 anos.
Os pais do garoto se mudaram para Fortaleza, a fim de apoiar o filho nos estudos. Caio terminou o segundo ano do Ensino Médio em 2022.
Quem quiser "gabaritar" a prova, como ele mesmo diz, pode acessar o canal do estudante no YouTube: "Gabaritando com Caio Temponi". Ele já tem mais de 30 mil inscritos.
Fonte: Jornal da Cidade Online, em 16/12/2022
Ninja-Brasil: versão para a web