NINJA - Saiba mais:

sexta-feira, 31 de março de 2023

Notaer

Notaer de abril está no ar!

Destaques: Dia da Aviação de Caça, Operação Astrolábio, Promoção de Oficiais-Generais, entre outros



Nesta edição, o Notaer traz como matéria de capa o Dia da Aviação de Caça, celebrada no dia 22/04. Ao completar seus 78 anos, a Caça desperta orgulho na garantia da defesa aérea e da soberania nos céus desse imenso Brasil. Outra data que também abordamos, foi o Dia do SICOFAA, comemorado em 16/04, que marca o fortalecimento das relações interinstitucionais entre as Forças Aéreas Americanas. O exemplar também destaca o trabalho do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), que está, há mais de 30 dias, reforçando as ações de enfrentamento de Emergência em Saúde Pública e de combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami. A publicação aborda, ainda, a Operação Astrolábio e o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, o de número 500, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Por fim, o Notaer apresenta o caderno especial com os nomes dos 18 Oficiais-Generais promovidos em 31/03 e designados para os novos cargos. Confira todas essas reportagens aqui.

Fonte / Edição: Agência Força Aérea

Revisão: Tenente Alvarez

Ninja-Brasil: versão para a web

quinta-feira, 30 de março de 2023

Eve

Eve anuncia colaboração com a Ferrovial Vertiports para o uso de suas soluções de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano


A parceria irá permitir a realização de operações de eVTOL seguras e confiáveis nos EUA e no Reino Unido

A Eve Air Mobility ("Eve") assinou uma carta de intenções (LoI) com a Ferrovial Vertiports, empresa subsidiária da Ferrovial - operadora líder global de infraestrutura -, para o uso da solução de software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM, na sigla em inglês para Urban Air Traffic Management) da Eve no apoio para operações seguras e confiáveis de vertiportos e aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL, do inglês electric take-off and landing vehicle). A Ferrovial Vertiports é focada no desenvolvimento de redes de vertiportos para a decolagem, pouso, operação e manutenção de serviços de passageiros do eVTOL. "Esta parceria representa um passo muito significativo e fortalece ainda mais a Eve como fornecedora de serviços de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano", disse André Stein, co-CEO da Eve. “A Eve é mais do que um fabricante de eVTOL. Estamos trabalhando com empresas como a Ferrovial Vertiports para oferecer soluções que irão permitir que essas aeronaves operem com segurança e eficiência", complementou. "Como fornecedora e operadora líder global de infraestrutura há mais de 70 anos, a Ferrovial está comprometida em construir e operar uma infraestrutura de transporte segura, eficiente e sustentável. É por isso que estamos realmente entusiasmados em anunciar nossa colaboração com a Eve. Nosso objetivo é construir uma série de redes de vertiporto agnósticas nos Estados Unidos e na Europa e, para alcançar nossas ambições, é fundamental utilizar um sistema agnóstico de gerenciamento de tráfego aéreo urbano de última geração”, afirmou Kevin Cox, CEO da Ferrovial Vertiports. O software Urban ATM da Eve é uma solução agnóstica que permite a integração de todos os usuários do espaço aéreo no ambiente urbano. Essa solução é fundamental para apoiar a segurança, eficiência e melhoria de todo o ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês), incluindo os operadores de frota e vertiportos. A nova colaboração com a Ferrovial Vertiports reforça o compromisso compartilhado de integrar e dimensionar com segurança as operações globais de UAM. A divisão de vertiportos da Ferrovial será fundamental para o ecossistema de transporte aéreo urbano, permitindo o pouso, a recarga e a decolagem dos passageiros dos eVTOL. Esses centros intermodais serão integrados nas cidades e adaptados ao ambiente local, com um design inovador que reduzirá os níveis de ruído, além de operarem com zero emissão de carbono e melhorarem a eficiência energética. A Ferrovial Vertiports já anunciou planos para desenvolver uma rede de mais de 10 vertiportos no estado da Flórida, nos EUA, e uma rede de 25 vertiportos no Reino Unido. Além disso, a empresa está estudando outros mercados nos Estados Unidos e em todo o mundo que se beneficiarão de um modelo de transporte urbano mais sustentável e eficiente.

Sobre a Eve
A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

Sobre a Ferrovial Vertiports
A Ferrovial Vertiports, uma subsidiária da operadora líder global de infraestrutura Ferrovial, é líder global em investimentos e operação de infraestrutura. Apoiada pelos 70 anos de experiência em infraestrutura de transporte da Ferrovial, a empresa está desenvolvendo uma série de redes de vertiportos agnósticas na Europa e nos Estados Unidos. Essas infraestruturas são essenciais para apoiar a operação das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Para mais informações, visite: https://www.ferrovial.com/en-us/business/airports/vertiports.

Fonte: EMBRAER

Ninja-Brasil: versão para a web

quarta-feira, 29 de março de 2023

AMAB

Notas Esparsas
Saint-Exupéry teria passado por Ubatuba?
A Associação Memória da Aéropostale no Brasil é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é realizar o inventário dos vestígios materiais e imateriais da antiga companhia de correio aéreo francesa (1918-1933), Latécoère-Aéropostale, nas 11 escalas que foram instaladas na costa brasileira. A AMAB apoia projetos relativos à memória franco-brasileira como exposições, eventos, manifestações culturais sobre o tema dos primórdios da aviação civil.

Visite o canal: AMAB

Ninja-Brasil: versão para a web

terça-feira, 28 de março de 2023

Inauguração do ESCAU

Inaugurado o Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba


Na noite de 27 de março de 2023, uma singela solenidade marcou a inauguração do ESCAU - Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, no Colégio Dominique, sede do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação. A cessão do espaço pela Diretora Geral e Mantenedora da escola, a pedagoga Ana Maria Salerno de Almeida, representou o coroamento de mais de uma década de esforços dos voluntários do NINJA para levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens.


Num ambiente amplo, integrado à rotina da escola, duas aeronaves recuperadas pelos voluntários do NINJA ficarão permanentemente expostas auxiliando na instrução de crianças e jovens, proporcionando diversas atividades lúdicas.


O lançamento do ESCAU ocorreu no Café Voador, atividade mensal promovida pelo NINJA e pelo Aeroclube de Ubatuba para integrar entusiastas em aviação, residentes e turistas. O acervo do ESCAU conta com expositores, maquetes, componentes de aeronaves, aeromodelos, fotos, documentos, livros e revistas. A história da aviação em Ubatuba é destacada em painéis que serão distribuídos pela escola.


A aviação geral também é prestigiada e o calendário de eventos do Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba já sinaliza uma intensa programação para 2023. Destaque para os 80 anos do mais famoso livro de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe e para a inauguração da "Praça Santos Dumont" comemorando o sesquicentenário do genial brasileiro, que será instalada em frente ao Núcleo de Esportes e Lazer do Colégio Dominique. 


O ubatubense Gastão Madeira, reconhecido como um pioneiro da aviação no início do século XX, terá uma homenagem especial em junho, mês de seu nascimento. Uma série de atividades ocorrerá no ESCAU em sua memória. 


Contando com a infraestrutura do Colégio Dominique, os coordenadores já se comprometeram com autoridades municipais que organizarão a 2ª Semana de Aviação de Ubatuba - em setembro - em tornar o ESCAU um polo para oficinas e atividades para crianças e jovens, complementares às previstas para o aeroporto da cidade.


Os esforços dos voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - que culminaram no surgimento do Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba - ESCAU - revelam que a perseverança e a dedicação por esta boa causa garantiram bons frutos.

Ninja-Brasil: versão para a web

segunda-feira, 27 de março de 2023

FAB em Destaque

Revista eletrônica da FAB com as notícias de 17 a 23/03
O FAB EM DESTAQUE da última sexta-feira trouxe as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB), de 17/03 a 23/03. Entre elas, o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, a aula inaugural dos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria da Aeronáutica e também a realizada pela Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília que visa arrecadar fardamentos que não são mais utilizados para transformá-los em roupas para as comunidade carentes.

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web

domingo, 26 de março de 2023

Especial de Domingo

Reproduzimos hoje conteúdo do site Aviação em Floripa sobre a exposição “O Diário do Zeperri”, que mostra relatos e histórias da passagem do escritor francês, Antoine de Saint-Exupéry, pelo Sul da Ilha de Santa Catarina.
Boa leitura.
Bom domingo!

Visitamos a Exposição "O Diário de Zeperri"

Fonte: Aviação em Floripa (23/3/23)


Florianópolis está recebendo a partir desta semana, uma exposição.sobre a memória da Aéropostale (Empresa Aérea francesa que nas décadas de 20 e 30 operou voos postais para a América do Sul, tendo a capital catarinense como uma de suas escalas) e o mais célebre de seus pilotos, Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico livro "O Pequeno Príncipe", uma das obras literárias mais lidas e traduzidas em todos os tempos no mundo. As passagens do piloto e escritor Saint-Exupéry pela Ilha de Santa Catarina, mais especificamente no bairro Campeche (uma famosa comunidade de pescadores e onde ficava o campo de pouso e as instalações da Companhia Aérea), marcaram profundamente o lugar e seus moradores e até os dias atuais, sua presença por aqui permanece viva no imaginário de todos. A inauguração da mostra aconteceu na noite da última terça-feira (21/3), reunindo as pessoas envolvidas com o projeto e demais convidados. O site Aviação em Floripa visitou a exposição e, a partir de agora, levamos você para conhecer detalhes desta bela iniciativa para a preservação de um dos capítulos mais importantes da história aeronáutica de Florianópolis.


A ideia da exposição partiu do Multi Open Shopping, localizado no Sul da Ilha de Santa Catarina que, para celebrar seus cinco anos de atividade e o aniversário de 350 anos de Florianópolis, buscava trazer para seu público, algo especial e marcante na história da cidade e principalmente para a região onde o empreendimento está situado. Chamada de "O Diário de Zeperri", a mostra tem como elemento central, doze painéis misturando fotos da época e ilustrações que contam detalhes das passagens do piloto e escritor pelo bairro Campeche. Junto às imagens, estão textos com relatos de Saint-Exupéry, contando suas memórias e impressões da cidade de Florianópolis e de sua relação com o local e seus moradores. 




Adesivadas pelo chão, estão algumas frases inspiradoras de Saint-Exupéry. O público também pode fazer registros ao lado de personagens do livro "O Pequeno Príncipe", sua obra mais conhecida, que este ano está completando 80 anos de sua primeira publicação. A exposição traz ainda um grande painel, no qual é possível colorir artes inspiradas na vida do autor. De acordo com Verônica Carniel, Gerente de Marketing do shopping, a mostra é um presente para a população de Florianópolis pelos seus 350 anos e uma excelente oportunidade para que mais pessoas conheçam detalhes da presença do escritor francês pela cidade. Um outro fato importante é que, pela primeira vez, estão sendo homenageadas algumas famílias que deram o suporte necessário para a inclusão da capital catarinense como uma das escalas da Aéropostale, em seu serviço aéreo postal entre a Europa e a América do Sul. 





O elemento central da exposição são os 12 painéis mostrando fatos da vida de Saint-Exupéry e detalhes de sua presença por Florianópolis. A mostra conta com aquarelas de Beatriz de Miranda e artes de Victor Emmanuel Carlson. Os textos dos painéis foram revisados por Maria Tereza de Queiroz Piacentini.

Nota Editorial: O nome "Zeperri" ou "Zé Perri" é a forma como os moradores e pescadores locais chamavam Saint-Exupéry, pela dificuldade em pronunciar de forma correta seu sobrenome. Toda esta história atravessou gerações e por causa da Aéropostale e seus audazes pilotos, a Aviação faz parte até hoje do cotidiano do bairro Campeche, inclusive, a Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, coincidentemente situada em parte da área que no passado abrigou o campo de pouso, é a única Instituição de Ensino Público de Florianópolis que desde 2013, oferece aos seus alunos a oportunidade de aprender o idioma francês, curso este realizado em parceria com a FASEJ (Fondation Antoine de Saint-Exupéry pour la Jeunesse). Para saber mais sobre essa relação da Aviação com o Campeche, em 2016, o site Aviação em Floripa publicou uma extensa matéria sobre o tema (clique aqui).


À frente da parte executiva da exposição está a Historiadora Mônica Cristina Corrêa, uma voz ativa e dedicada na tarefa de preservar a memória da Companhia Aérea francesa em suas onze escalas pelo litotal brasileiro. Mônica é Presidente da Associação e Memória da Aéropostale no Brasil (AMAB), entidade criada com esta finalidade. Nas palavras da pesquisadora, "a exposição tem como objetivo, trazer para perto do público infanto-juvenil e adulto ("todo mundo já foi criança um dia", disse Saint-Exupéry no Pequeno Príncipe), uma história que foi por muito tempo considerada lenda de pescadores mas, comprovadamente, é uma das páginas mais importantes, senão a mais, da história do Século 20 na cidade. A vinda da tecnologia aeronáutica mudou definitivamente Florianópolis e influenciou o cotidiano de todos naquela época. Por isso, "O Diário do Zeperri" procura mostrar, de forma lúdica e ilustrada, essas mudanças e retrata, em flashes, os detalhes dessa história".

Sabrine Quarezemin, Superintentendente do Multi Open Shopping (à esquerda) e
Mônica Cristina Corrêa, Organizadora e Curadora da Exposição

Uma de suas principais bandeiras é a criação de um Memorial ou Museu no bairro Campeche, no prédio que abrigava a Casa de Pilotos (também conhecida como "Popote"), local que servia de alojamento e de apoio logístico para os aviadores e funcionários da Companhia Aérea. Cabe ressaltar que dentre todas as escalas da Aéropostale entre Paris, na França, passando pelo norte da África até chegar em seu destino final, Santiago do Chile, a edificação em Florianópolis é uma das poucas que resistiu à ação do tempo e do homem, sendo a mais bem preservada e guardando boa parte da arquitetura original. Uma vitória foi conquistada em 2014, quando a Prefeitura de Florianópolis reconheceu a importância do local, com o casarão quase centenário sendo tombado como Patrimônio Histórico do município. Mas a luta continua. De acordo com Mônica, se a exposição contribuir para que o Casarão Aéropostale efetivamente se transforme em um local permanente para a perpetuação da história da Companhia Aérea e de sua presença em Florianópolis, projeto em que trabalhamos arduamente desde 2006, terá cumprido um de seus objetivos centrais. A imagem da casa está na exposição e, no contexto mostrado, nem é preciso relevar sua importância. A consciência de todos faz com que essa batalha pelo restauro e pela memória sejam coletivos e é nessa direção que pretendemos caminhar.



Recentemente a AMAB lançou uma série de vídeos de curta duração, intitulada "Notas Esparsas", trazendo passagens, fatos e personagens da atuação da Aéropostale em nosso pais. Alguns deles referem-se diretamente à presença da Companhia Aérea e de Saint-Exupéry na capital catarinense. Visite: Canal AMAB.

Gostaríamos de agradecer à Mônica Cristina Corrêa pelo convite em participar da inauguração da exposição e pelo apoio prestado para a realização desta matéria. Parabenizamos também o Multi Open Shopping e sua equipe de profissionais por esta bela iniciativa, enfim, a todos os envolvidos diretamente neste projeto. O site Aviação em Floripa é parceiro e apoiador na transformação do Casarão Aéropostale em um local que possa abrigar a memória da Companhia Aérea e da Aviação em Florianópolis. Esta matéria, além de divulgar a exposição, também tem o objetivo de contribuir para a efetiva concretização dessa empreitada. Para quem é de Florianópolis e região ou está visitando a cidade, a exposição acontece de 21 de Março a 21 de Abril, no Hall de Entrada do Multi Open Shopping, localizado na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC. A entrada é gratuita.

Fonte / Fotos: Aviação em Floripa

Ninja-Brasil: versão para a web

sábado, 25 de março de 2023

Datas Especiais

Força Aérea Brasileira comemora o Dia do Especialista de Aeronáutica

O Dia do Especialista de Aeronáutica é comemorado anualmente em 25 de março em alusão à criação da EEAR

“Disciplina, amor e coragem” forjam os pilares do Especialista da Força Aérea Brasileira (FAB). São oficiais e graduados da FAB que, em diversas áreas, há mais de oito décadas, contribuem com a missão de defender, controlar e integrar o espaço aéreo brasileiro. Em homenagem a esses militares que formam uma engrenagem fundamental à Instituição, comemora-se, em 25 de março, o Dia do Especialista de Aeronáutica. A data é alusiva à criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em 25 de março de 1941.


Existem duas formas de ingresso na Escola. Uma delas é por meio do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos, que tem duração de dois anos e exige ensino médio completo. A segunda acontece pelo Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos, com duração de seis meses, que exige o ensino médio completo para os candidatos a Especialistas em Música e curso técnico nas demais especialidades, em uma das 16 diferentes áreas ofertadas. Natural do Distrito Federal (DF), o Suboficial Flávio Custódio de Brito, Especialista Básico em Comunicações (BCO), ingressou na EEAR em janeiro de 1996, e hoje faz parte do efetivo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), e integra o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO), em Brasília.
 

“Ser um Especialista dessa Escola é um sonho almejado e satisfatório. Eu fiquei encantado com o nível da Escola, com a recepção, com as instruções, com a formação e, principalmente, com o militarismo. Foi um ano e meio de curso, puxado, mas, no dia da formatura, valeu muito a pena ter alcançado o nosso objetivo, que era se tornar um Sargento Especialista. Espero, de coração, que os mais novos que estejam em formação ou já formados sintam o mesmo que eu”, expressou. Na evolução da carreira, um Sargento Especialista pode chegar ao posto de Coronel, dependendo da especialidade, caso faça a seleção interna para oficiais. O Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Capitão Eduardo Araújo da Silva, é um exemplo de oficial especialista. De acordo com o Capitão, na EEAR falava-se muito sobre as formas de progressão na carreira como graduado. “Comecei a me preparar para o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) em 2010, e só passei na terceira tentativa. Ingressei no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) em 2014 e me formei em dezembro de 2015. No caso do meu Quadro, por exemplo, além da ascensão ao oficialato, concluímos também a Graduação em Gerenciamento de Tráfego Aéreo”, explicou.


O oficial especialista recorda sobre a origem de sua motivação em se tornar um militar. “Tenho uma foto de criança, acredito que com quatro anos de idade, em que estou com o quepe do meu avô. Ele era Sargento da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Há uma outra foto na qual estou com o brinquedo que mais gostava, um avião. Eu sempre quis ser militar e a Aeronáutica passou a ser uma paixão logo cedo”. Ele ainda completa sobre sua trajetória: “Chamavam-me a atenção as atribuições dos Graduados, sempre em apoio à missão da Força. Fui conhecendo algumas especialidades e então resolvi insistir no concurso da EEAR. Ao ser aprovado, escolhi como primeira opção a especialidade de Controle de Tráfego Aéreo”, contou. O Capitão Eduardo Silva destaca, ainda, seu sentimento em relação à Canção do Especialista, símbolo que reflete a representatividade desses militares que integram a FAB, cujas música e a letra foram compostas pelo Suboficial George Ayres Borges, e o arranjo foi preparado pelo Capitão João Nascimento. “Na Canção, há uma parte inicial que diz ‘com os pilotos e asas seremos um conjunto de todo eficaz’, e é exatamente esse o meu sentimento, o de pertencimento. Fazer parte do conjunto eficaz desse vetor é uma oportunidade ímpar para mim. Até hoje, levo como símbolo a engrenagem que imprime o movimento das máquinas e motores. Sinto-me como peça fundamental para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro sendo egresso da EEAR”, disse o oficial especialista. No período de 2005 a 2008, ainda como Terceiro-Sargento, lotado na Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (SIPACEA), o Capitão Eduardo Silva afirma que muitas missões foram marcantes, pois atuava diretamente coletando informações e imagens referentes aos voos, mesmo após eles acontecerem. “Essa prática gera novas recomendações de segurança, evitando, assim, futuras ocorrências”, explicou. As trajetórias do Capitão Eduardo Silva, do Suboficial Custódio e de outros 70 mil especialistas já formados pela EEAR culminam em uma história singular, que representa a atuação de oficiais e sargentos especialistas formados e entregues à FAB, para fazê-la cada dia mais eficaz, eficiente e operacional.

A EEAR
Atualmente, a Escola ocupa um espaço de aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, com uma área construída superior a 119 mil metros quadrados, contendo 93 prédios administrativos. Desde seu início, a EEAR foi muito além de sua missão de formar e de aperfeiçoar sargentos de carreira. Orgulhosamente, ela foi responsável, também, por suprir a carência de técnicos em número suficiente para atender aos objetivos nacionais, como durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo. Na ocasião, os mecânicos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça tiveram papel fundamental para a campanha de sucesso do Brasil na vitória dos Aliados.

Fonte: Agência Força Aérea, Aspirante Vieira

Edição: Agência Força Aérea

Ninja-Brasil: versão para a web

sexta-feira, 24 de março de 2023

Azul Linhas Aéreas

Em três anos de operações, hangar da Azul em Campinas já fez 71 manutenções pesadas
O Hangar da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, acaba de completar três anos neste mês de março e a empresa celebra o marco. O hangar fica localizado em uma área de 35 mil m² e foi criado com capacidade para atender duas aeronaves widebody ou oito narrowbody simultaneamente em manutenção pesada. Hoje, tem capacidade produtiva para atender 3 linhas de manutenção pesada, uma linha para modificações e duas linhas de paradas especiais. Além de receber aeronaves para manutenção, o complexo conta com espaços como um pátio de manobras, áreas de abastecimento e lavagem de aeronaves, além de 13 oficinas, entre elas a de motores, baterias, oxigênio e equipamento de emergência, criadas ao longo destes três anos. No início da operação, em 2020, o hangar foi utilizado para a preservação da frota, em função da crise decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus. Com a retomada, o complexo focou nas tarefas de manutenção. Já foram realizados 71 heavy checks, que são as manutenção pesadas com maior complexidade, e 1306 paradas especiais e minor checks.
Neste período foram liberadas da oficina de rodas e freios mais de 13.500 rodas e 780 freios. “Estamos comemorando três anos do hangar e nesse período a gente conseguiu desenvolver, além de três linhas de manutenção, certificações especiais em testes não destrutivos, capacitação para executar upgrades nas aeronaves, para atender a diversidade da nossa frota, além de várias oficinas que se vem se desenvolvendo de forma crescente, afirmou Antonio Eick, Gerente Geral de Manutenção do Hangar da Azul. “Nossa oficina de pintura é exemplo de sustentabilidade. Nossas cabines possuem sistemas de circulação e filtragem de ar atendendo as normas ambientais e de saúde. Contamos, por exemplo, com um laboratório para materiais e processos onde desenvolvemos tecnologias para suportarem nossa manutenção. Geramos mais de 400 empregos diretos e indiretos e a cada ano vamos trabalhar para oferecer mais ao país”, finalizou.

Fonte: Carlos Ferreira / AEROIN

Ninja-Brasil: versão para a web

quinta-feira, 23 de março de 2023

Pequeno Príncipe - 80 anos

Obra “O Pequeno Príncipe” é homenageada por eventos em Florianópolis

Programação faz parte da celebração de aniversário de shopping no Sul da Ilha

Dois eventos homenageiam a obra “O Pequeno Príncipe” e seu autor, Antoine de Saint-Exupéry. Na última terça-feira (21), o MULTI Open Shopping iniciou a exposição “O Diário do Zeperri”, que mostra relatos e histórias da passagem do escritor francês, Antoine de Saint-Exupéry, pelo Sul da Ilha de Santa Catarina — Saint-Exupéry teria vivido em Florianópolis entre as décadas de 20 e 40 do século XX. A exposição tem entrada é gratuita e fica aberta até o dia 21 de abril, com apresentação de 12 painéis que trazem curiosidades da vida do Zeperri — como é chamado pelos “manezinhos” (nativos de Florianópolis) — bem como sobre sua passagem pelo bairro do Campeche. Escrito em 1943, o livro “O Pequeno Príncipe”, principal obra de Saint-Exupéry, completa 80 anos em abril. O shopping, que comemora 5 anos hoje, quinta-feira (23), também promove outros eventos em sua programação de aniversário. Entre eles, destaca-se outra mostra com a temática do “Pequeno Príncipe”: na quinta-feira, às 18h30, a sessão “Cinema ao ar livre” exibe o filme “Dás um Banho, Zé Perri!”, escrito e dirigido pelo cartunista, roteirista e diretor catarinense, Zé Dassilva. A exposição “O Diário do Zeperri” conta com aquarelas de Beatriz de Miranda e artes de Victor Emmanuel Carlson. Os textos dos painéis foram revisados por Maria Tereza de Queiroz Piacentini e a curadoria de Mônica Cristina Corrêa, presidente da Associação Memória da Aéropostale no Brasil (AMAB), associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é realizar o inventário dos vestígios materiais e imateriais da antiga companhia de correio aéreo francesa (1918-1933), Latécoère-Aéropostale. O MULTI Open Shopping fica localizado no bairro Rio Tavares, na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, nº 3339.

Foto: Aquarela feita por Beatriz de Miranda

Fonte: TvBv Band

Ninja-Brasil: versão para a web

quarta-feira, 22 de março de 2023

DECEA

DECEA lança o primeiro documentário de uma série sobre Controle do Espaço Aéreo
A partir deste mês de março, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançará uma série de três documentários sobre Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. O primeiro deles traz a história da interceptação de um caça Avro Vulcan da Real Força Aérea Britânica (Royal Air Force – RAF), realizada em 1982 por dois caças F5 da Força Aérea Brasileira (FAB), durante a Guerra das Malvinas. Além da história ser, por si só, muito emocionante, é contada pelos próprios protagonistas, os pilotos de caça Major-Brigadeiro R1 Dias e Coronel Aviador R1 Coelho. O relato do controlador que à época realizou a interceptação é uma surpresa à parte. Seguindo a série, o segundo documentário traz a histórias das mulheres controladoras de tráfego aéreo e de defesa aérea e, por fim, fechando a trilogia, o tema será a evolução do controle do espaço aéreo, com a palavra das maiores autoridades do assunto no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Os documentários serão divulgados no canal do DECEA no Youtube.

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM DECEA
Texto, roteiro e edição: Telma Penteado
Imagens: Marcelo Alves e Fábio Maciel
Revisão: Major Av Lopes

Ninja-Brasil: versão para a web

terça-feira, 21 de março de 2023

Biblioteca Ninja

E o mundo falava de Santos-Dumont ...
Idealizado pelo CENDOC - Centro de Documentação da Aeronáutica, “E o mundo falava de Santos-Dumont ...” é um livro composto por notícias de jornais nacionais e internacionais sobre o Pai da Aviação. A publicação, lançada em outubro de 2021, tem o objetivo de difundir o acervo documental de Santos-Dumont. A obra reproduz notícias de jornais de diversos países, como Rússia, Polônia, Grécia, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, dentre outros, bem como pela iconografia original do arquivo pessoal de Santos-Dumont. Além disso, a obra traz reportagens de jornais brasileiros, datadas do início do Século XX, transcritas fidedignamente. O livro apresenta recortes de jornais autênticos, colecionados e trazidos ao Brasil pelo próprio Santos-Dumont, cuja aquisição se deu por meio do serviço de coleta de notícias, em sua maioria pela Agência “Le Courrier de La Presse”. Acesse o livro, virtualmente e gratuitamente, clicando aqui. É excelente fonte de pesquisa, especialmente neste ano de 2023, em que comemoramos o sesquicentenário de Alberto Santos-Dumont.

Visite: CENDOC

Ninja-Brasil: versão para a web

segunda-feira, 20 de março de 2023

Programa Espacial

Foguete sul-coreano é lançado a partir de Alcântara, no Maranhão 

O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Um novo capítulo para o Programa Espacial Brasileiro teve início ontem, domingo (19/03), às 14h52, com o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, o de número 500 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil em um voo que durou 4 minutos e 33 segundos. O Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, destacou que a Operação, denominada Astrolábio, é o resultado da parceria entre o DCTA e a empresa sul-coreana INNOSPACE e demonstra a capacidade nacional em desenvolver tecnologias espaciais e lançar foguetes.


“O sucesso deste lançamento binacional, envolvendo o Brasil e a Coreia do Sul, ratifica que o Centro está totalmente apto, tanto do ponto de vista técnico-operacional, quanto do ponto de vista administrativo, para realizar lançamentos de foguetes nacionais e estrangeiros em praticamente quaisquer épocas do ano, com precisão e segurança. Afinal, o Centro conta com equipes especializadas e altamente qualificadas, bem como infraestruturas e sistemas de preparação, lançamento e rastreio plenamente operacionais”, explicou. “Estamos extremamente felizes com o resultado, pois ele reflete o trabalho de muitos profissionais envolvidos e diversos desafios superados ao longo do processo”, pontuou o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal.


O Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, também celebrou o momento e ressaltou que o CLA já foi concebido com a ideia de abrigar não só o nosso Programa Espacial, mas também outros operadores. “Concretizamos o ideal lá dos anos 80, pois temos agora um operador privado internacional trabalhando aqui, o que abre a oportunidade de o Brasil efetivamente se inserir no mercado internacional de transporte espacial”, comentou. Para o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a Operação Astrolábio mostrou ao Brasil e ao mundo a capacidade do CLA, que ainda será ampliada por meio do Centro Espacial de Alcântara (CEA).


“Este lançamento quebrou um paradigma, pois poderemos ter diversas operações comerciais, a partir do CEA, nos colocando entre os centros espaciais reconhecidos mundialmente e inseridos nesse mercado tão grande e que se desenvolve a cada dia mais, que é o mercado espacial. O lançamento do HANBIT-TLV e as parcerias futuras trarão uma série de benefícios, pois são receitas que vêm para o município de Alcântara, para o estado do Maranhão e para o Brasil”, concluiu. 

Fotos: Sargento Frutuoso/DCTA

Vídeo: Suboficial Linares / DCTA
e Sargento Lucas Nunes /CECOMSAER

Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich

Edição: Agência Força Aérea

Ninja-Brasil: versão para a web

domingo, 19 de março de 2023

Especial de Domingo

Em 2009, o saudoso Pery de Serra Negra compilou, para o seu blog, a primeira parte de Antigas Empresas Aéreas no Brasil, síntese que reproduzimos hoje. No próximo Especial de Domingo, acompanhe a conclusão.
Boa leitura.
Bom domingo!

Antigas Empresas Aéreas no Brasil

Viação Aérea Riogandense S.A. - VARIG
A primeira empresa aérea fundada no Brasil pelo o imigrante alemão Otto Ernest Meyer. Foi fundada no dia 7 de maio de 1927, em Porto Alegre e o seu maior Presidente foi o gaucho Rubem Martim Berta que havia sido o primeiro funcionário da companhia, permanecendo no cargo até seu falecimento, em 1966. Sua primeira aeronave foi uma hidroavião Dornier Do J Wal, apelidado de Atlântico, de nove passageiros, considerado um dos mais modernos de sua época, que fez seu vôo de estréia de Porto Alegre a Rio Grande. Em 1932 comprou seu primeiro avião com trem de pouso, um Junkers A-50 Junior e depois o Junkers F.13, iniciando suas operações em Porto Alegre, no terreno que daria origem ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Na década de 1960, comprou a Real Aerovias e a Cruzeiro do Sul e herdou aeronaves e as rotas da Panair do Brasil para a Europa passando a ser a maior do Brasil e da América Latina. Na década de 1980, criou a Rio Sul, e na década de 1990, comprou a Nordeste e entrou para a Star Alliance. absorveu o Consórcio Real-Aerovias e herdou as linhas européias da Panair do Brasil, então a maior companhia aérea do país, Sua primeira rota internacional foi para Montevidéu, iniciada em 5 de agosto de 1942. O primeiro vôo regular para os Estados Unidos foi em 1955, nas asas do Super G Constellation, encomendado especialmente para esta rota. tendo Nova Iorque como destino. Em 1959, o Constellation foi substituído pelo primeiro jato da frota, o Sud Aviation Caravelle. No ano seguinte, entrou em operação na VARIG o primeiro Boeing 707 (prefixo PP-VJA). Em 1961, com a incorporação do Consórcio Real Aerovias, a VARIG ganhou novas rotas e novas aeronaves, como o Convair 990 Coronado. Em 1962, chegou o primeiro dos 14 Lockheed L-188 Electra, que se tornaram famosos na Ponte Aérea Rio-São Paulo. Os vôos para a Europa começaram em fevereiro de 1965 quando o governo militar resolveu desativar a Panair do Brasil. Em 1968, a Varig inaugurou sua linha para o Japão. Em 1974 a VARIG recebeu o primeiro dos 12 Douglas DC-10-30 que operou (prefixo PP-VMA) e o primeiro Boeing 737-200. Em junho de 1975 assumiu o controle acionário da Cruzeiro do Sul, que foi completamente integrada a VARIG em janeiro de 1993. Na década de 80 criou a Rio Sul. O primeiro Boeing 747 foi incorporado à frota em Fevereiro de 1981 (prefixo PP-VNA) na gestão do Presidente Hélio Smidt, o primeiro Boeing 767, modelo -200 (prefixo PP-VNL) Na década de 90, comprou a Nordeste Linhas Aéreas. Em 1996 mudou a identidade visual. Em 1997 a VARIG entrou para a Star Alliance, a maior aliança de empresas aéreas do mundo. A década de 90 marcou também o inicio da crise financeira que fez com que a empresa deixasse de voar para vários destinos no exterior e no Brasil e devolvesse mais de cinquenta aeronaves. Nos anos 2000, criou a VARIG LOG, recebeu, no final de 2001, o primeiro Boeing 777 (prefixo PP-VRA, batizado como Otto Meyer). Fundiu as operações com as suas subsidiárias Rio Sul e Nordeste. Em 2006 foi vendida para a VOLO e em 2007 para a Gol Transportes Aéreos.

A Panair do Brasil S.A.
Foi uma das companhias aéreas pioneiras do Brasil. Nasceu como subsidiária de uma empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), em 1929. Incorporada pela Pan Am em 1930, teve seu nome modificado de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil, em referência à empresa controladora (Pan American Airways). (...) A Nyrba - New York Rio Buenos Aires Lines Inc - chegou ao Brasil através do Coronel Ralph O' Neil, da Marinha Americana. Inicialmente o coronel veio conversar com o governo brasileiro para entrar na concorrência do transporte de malas postais na América do Sul. Somente em 1930 O' Neil conseguiu autorização para operar linhas aéreas no Brasil. (...). Assim surgiu a Panair do Brasil, que possuía 100% do capital americano. O capital nacional só começou a entrar na empresa a partir de 1942.
A começar pelo Coronel Ralph O´Neil, a empresa era tocado pela Pan American, uma gigante do transporte aéreo nos Estados Unidos. Depois de nacionalizada teve bons Presidentes: Paulo Sampaio, Érick de Carvalho e no final de sua vida, estava sendo presidida pelo Sr. Celso Rocha Miranda. O patrimônio da empresa foi incorporada a Varig que por sua vez também teve um fim melancólico.

Cruzeiro do Sul
 
Syndicato Condor era uma empresa aérea constituído em 01/12/27 no Rio de Janeiro, criada por pioneiros da aviação alemã. A empresa nasceu operando entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas logo expandiu seus serviços até Natal. Os vôos eram operados por Dorniers Val e Junkers G24. Com o início da Segunda Guerra Mundial, as peças de reposição para aeronaves alemãs tornaram-se difíceis de conseguir. O Governo Vargas, inicialmente simpático ao Eixo, muda de posição no meio do conflito e vem para o lado dos Aliados. Por conta dessa posição assumida pelo governo brasileiro o Syndicato Condor foi nascionalizada e nasce aí, em 16 de janeiro de 1943, os Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul S. A., dirigida por brasileiros. A administração da empresa foi passada ao Dr. José Bento Ribeiro Dantas, que exercia a função consultor jurídico da Condor, secundado por Leopoldino Amorim, diretor técnico.
Foi uma das três empresas nacionais a usar o Caravelle, jato puro, a partir de Janeiro de 1963. A empresa entrou num período de dificuldades financeiras e foi adquirida pela Fundação Rubem Berta controladora da Varig deixando a Cruzeiro de existir a partir de 22 de maio de 1975.

Viação Aérea São Paulo - VASP 
Em 4 de novembro de 1933 um grupo de empresários e pilotos reuniu-se e criou a Viação Aérea São Paulo. Nos primeiros meses de atividades, teve suas operações suspensas devido a fortes chuvas, que inundaram o Campo de Marte, sendo retomadas em 16 de abril de 1934. A empresa transferiu suas operações para o recém inaugurado Aeroporto de Congonhas. Em janeiro de 1935, a sua frágil saúde financeira fez com que a diretoria pedisse oficialmente ajuda ao Governo do Estado. A VASP foi estatizada e recebeu novo aporte de capital para a compra de 2 Junkers Ju-52-3M. Em 1936 a VASP estabeleceu a primeira linha comercial entre São Paulo e Rio de Janeiro, e em 1937 recebeu seu terceiro Junkers. Em 1939 a VASP comprou a Aerolloyd Iguassú, pequena empresa de propriedade da Chá Matte Leão, que operava na região sul do país. Em 1962 foi a vez do Lloyd Aéreo ser comprado, ampliando ainda mais sua participação a nível nacional.
Após a Segunda Guerra, modernizou a frota com a introdução dos Douglas DC-3 e Saab S-90 Scandia. Em 1955 encomendou o Viscount 800, primeiro equipamento à turbina no Brasil e depois trouxe os Samurai YS-11. Em janeiro de 1968, entrou na era do jato puro com a entrega de dois BAC One Eleven 400. Em 1969, trouxe ao Brasil os primeiros Boeing 737-200, em 1982 chegaram os Airbus A300B2 e em 1986 o primeiro 737-300 de nosso país. Apesar de ser um empresa estatal e está sujeito as interesses políticos dos governadores a empresa ia bem administrada pela Sr. Alfredo Sales de Oliveira. No início da década de 90, a VASP foi privatizada. Seu novo presidente, Wagner Canhedo, iniciou uma agressiva expansão internacional: Ásia, Estados Unidos, Europa e até mesmo o Marrocos entraram no mapa da empresa. Aumentou a frota, trazendo entre outros três DC-10-30 e depois nove MD-11. Deixou de pagar obrigações, salários, leasings e até taxas de navegação: em setembro de 2004, o Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu as operações de oito aeronaves da VASP. Com uma imagem arranhada e uma frota jurássica, a empresa foi perdendo terreno, no mercado. Em setembro de 2004, quando enfrentou a primeira paralisação de funcionários, começou a ter problemas para abastecer suas aeronaves, a fatia de mercado da companhia aérea era de apenas 8% e dois meses depois, de 1,39% . A ocupação também foi péssima: as únicas 3 aeronaves da VASP que voaram no mês saíram com 47% dos assentos vendidos. A VASP parou de voar no final de janeiro de 2005, quando o DAC cassou sua autorização de operação. Suas aeronaves hoje estão paradas por aeroportos de todo o país, testemunhas de mais uma triste história de nossa aviação comercial. Em dezembro de 2008 foi decretada falência total da VASP sem chance de uma nova recuperação judicial.

REAL
A Real - Redes Estaduais Aéreas Ltda, foi fundada em 1945 pelo empresario paulista Vicente Mammana Neto. O primeiro vôo ocorreu dia 7 de fevereiro de 1946, operando entre o Aeroporto de Congonhas e o Aeroporto Santos Dumont. Da segunda metade da década de 40 até 1955, a história da empresa foi marcada pela sua primeira grande expansão, feita através da compra de outras empresas menores. Em 1948 o Comandante Linneu Gomes (Presidente) adquiriu a Linhas Aéreas Wright e dois anos depois foi a vez da LAN - Linhas Aéreas NATAL. A frota da REAL chegou a 20 Douglas DC-3/C-47. Com a compra da LATB - Linha Aérea Transcontinental Brasileira, em agosto de 1951, a REAL expandiu consideravelmente sua malha na região nordeste do país. Entre 1954 e 1956 foram adquiridas também a Aerovias Brasil e a Transporte Aéreo Nacional. Finalmente, em 1957 a REAL adquiriu, das mãos de Omar Fontana, 50% do capital da Sadia e em contrapartida, Omar passou a ocupar um cargo na empresa de Linneu. Logo após a incorporação dessas empresas, a frota da REAL chegou a invejáveis 117 aviões. Tais números a colocaram em 7° lugar no ranking da IATA em relação ao tamanho da frota, a mais alta posição já ocupada por uma empresa aérea brasileira.
As primeiras rotas internacionais foram abertas em 1951, com vôos para o Paraguai. Foi a compra dos 87% da Aerovias que a empresa passou a chamar-se REAL-AEROVIAS e alçar vôos para os EUA. Em 1960 expandiu suas rotas, chegando à Tokyo. Porém nesse mesmo ano, a Real-Aerovias foi vendida para a Varig. Propaganda de 1945, daquela que se dizia, à época, a maior organização de transportes da América Latina: a Real Aerovias Nacional. De fato, a Real chegou a ser, na década de 50, a 7ª maior empresa aérea do mundo.


Ninja-Brasil:
versão para a web

sábado, 18 de março de 2023

FAB em Destaque

Revista eletrônica da FAB com as notícias de 10 a 16/03
O FAB EM DESTAQUE desta semana traz as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB), de 10/03 a 16/03. Entre elas, o lançamento da Campanha Institucional 2023; a aula magna ministrada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, na Universidade da Força Aérea (UNIFA); o recebimento da Medalha Mérito Desportivo Militar; e a edição do Jornal NOTAER do mês e março. Nesta edição, você também confere o apoio prestado pelo Comando Operacional Conjunto Amazônia à Força Nacional do SUS e o retorno das famílias indígenas às aldeias após alta médica.

Apresentação: Tenente Wanessa Liz / CECOMSAER

Edição: Sargento Rayanne / CECOMSAER

Ninja-Brasil: versão para a web

sexta-feira, 17 de março de 2023

Aviões e Músicas

Congonhas: O 2º aeroporto mais movimentado do Brasil
No vídeo de hoje, Lito Sousa narra a história do Aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do Brasil. Descubra como este importante hub de aviação nacional surgiu, como se desenvolveu e como se tornou um dos pilares da infraestrutura aeroportuária do país. Este é mais um vídeo do Aviões e Músicas com Lito Sousa, que foi supervisor internacional de manutenção em uma companhia aérea americana por mais de 35 anos e agora piloto privado. Especialista em fatores Humanos na Aviação e Safety, Lito Sousa desenvolveu sua metodologia única que já tirou o medo de voar de mais 3000 pessoas.

Curso do Lito: www.medodevoar.com.br

Ninja-Brasil: versão para a web

quinta-feira, 16 de março de 2023

Notaer

Edição do NOTAER destaca a atuação da FAB em três desafiadoras missões
O desempenho na defesa e controle do espaço aéreo na Operação Escudo Yanomami, a ajuda humanitária à Turquia e o combate a incêndio no Chile são as principais ações da FAB na publicação mensal

Nesta edição, o NOTAER destaca a atuação da FAB em três desafiadoras missões: o desempenho na defesa e controle do espaço aéreo, na Operação Escudo Yanomami; a ajuda humanitária à Turquia e o combate a incêndio no Chile. O jornal institucional também está em clima de comemoração! No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. E para lembrar do protagonismo feminino, o NOTAER preparou uma matéria especial sobre as militares que atuam na Operação Yanomami, representando o efetivo feminino que serve em toda a Força Aérea. Outra data importante destacada nesta edição é o Dia do Especialista de Aeronáutica, festejado no dia 25 de março. São militares formados na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), com especializações em 16 diferentes áreas, formando uma engrenagem fundamental à Força. Também festejamos os 70 anos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPOAER-SJ). Ademais, tratamos nesta edição sobre o experimento científico CAFE-Brazil - sigla da expressão inglesa Chemistry of the Amazonian Atmosphere-Field Experiment in Brazil -, que teve como objetivo compreender os processos químicos naturais na atmosfera amazônica. A FAB acompanhou a experiência, autorizando o sobrevoo da aeronave alemã HALO - sigla da expressão inglesa High Altitude and Long Range Research Aircraft -, após análise minuciosa do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Confira todas essas reportagens aqui

Fonte: Agência Força Aérea

Edição: Agência Força Aérea

Ninja-Brasil: versão para a web