Balão dirigível sobrevoa céu de Brasília em homenagem a Santos Dumont
O evento faz parte das comemorações aos 150 anos de nascimento do Pai da Aviação
O céu de Brasília chamou a atenção daqueles que passaram pela região central da capital federal ontem, domingo (02/07): um balão dirigível realizou um sobrevoo pela Esplanada dos Ministérios. O evento foi realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.
O balão, com 33 metros de comprimento, 6 metros de diâmetro e equipado com um motor de 16 HP, iniciou o percurso na Praça dos três Poderes, contornou a Torre de TV e em seguida pousou no mesmo local de partida.
O ato realizado durante a solenidade de substituição da Bandeira Nacional fez alusão ao dia 19 de outubro de 1901, data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont confirmou ao mundo a dirigibilidade dos balões. Naquele dia, ele ganhou o prêmio Deutsch de La Meurthe após realizar um percurso de 11 quilômetros em menos de 30 minutos.
O Sargento Amilcar Messias Acrizio, que pertence ao efetivo da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) e que representou Santos Dumont durante uma encenação promovida pela Oficina de Atores de Brasília, falou sobre o sentimento de retratar um dos maiores ícones da aviação mundial. “Ser escolhido para interpretar Santos Dumont em seu Sesquicentenário de nascimento tem sido um presente honroso e surpreendente, que trouxe com ele uma gama de desafios. Reviver uma figura tão icônica e detentora de uma história épica requer não só uma pesquisa profunda como também uma contextualização de indumentária, comportamento e linguagem adequada para a época“, destacou.
Para a diretora da Oficina de Atores de Brasília, Bárbara Zorzo, pesquisar e estudar sobre a história de Santos Dumont tem sido de grande valia. “Foi uma missão muito bem recebida pela equipe e por todo o elenco da Oficina de Atores Brasília. O fato de recriar com eles as vestimentas, os trejeitos e costumes da época tem um valor enorme e são de uma riqueza imensurável. Sou muito grata a FAB por confiar a mim essa missão de resgatar um pouco do século 19/20 recriando momentos históricos do pai da aviação. Um gênio que fez história no Brasil e no mundo com sua perseverança, admirável altruísmo e carregou pelos ares o nome do nosso país”, agradeceu.
O empresário Júnior Ferreira Matias, acompanhado do filho Victor Matias Júnior, de apenas 5 anos, parabenizou a FAB pela cerimônia. "A inovação deste ano - o balão - foi fantástico. Esse evento, como sempre, engrandece toda a população aqui do Distrito Federal e do Brasil. É muito bom trazer as crianças e acompanhar o momento da troca da bandeira nacional", disse.
O pequeno Victor, encantado com o que viu, também aproveitou para falar sobre o dirigível. “Gostei muito do balão. Achei legal ele fazendo um pouso aqui na praça", contou.
Prêmio Deutsch
O dirigível de nº 6 instituiu um marco para a história da navegação aérea. Em 1901, Santos Dumont ganhou o prêmio Deutsch de La Meurthe por realizar o percurso de Saint-Cloud, contornando a Torre Eiffel e retornando ao ponto de partida em menos de 30 minutos.
Exposição
Com apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, a FAB realiza a exposição comemorativa “150 anos do Pai da Aviação”. Uma oportunidade única de viajar pela vida, obras e valores de Alberto Santos Dumont em 150 imagens. A exposição fica aberta até o dia 30/07, no Salão Negro do Congresso Nacional.
Fotos: Sargentos Müller Marin, Viegas e Mônica / CECOMSAER
Fonte: FAB
Ninja-Brasil: versão para a web