NINJA - Saiba mais:

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Cultura Aeronáutica

Helicóptero fixado em loja de Shopping é atração em São José dos Campos (SP)
Um helicóptero instalado em uma loja é a atração do Shopping Centro, em São José dos Campos (SP). É uma iniciativa de preservação de itens importantes para a cultura aeronáutica. O aparelho está hangarado na Aero96, loja de produtos para aventura ao ar livre, aviação, presentes, tiro esportivo com artefatos de pressão, uniformes de seguranças e bombeiros civis, além de calçados, mochilas e roupas com as temáticas aeronáutica e militar.
A estreia da nova apresentação visual do estabelecimento aconteceu ontem, dia 24 de agosto de 2023, no piso térreo do centro de compras. Durante o dia houve a presença de um ator de reencenação histórica, trajando um figurino representativo de combatente americano na Guerra do Vietnam. Utilizava vestimenta e acessórios, tais quais os vistos no filme "Platoon".

A reconstituição
A aeronave foi reconstituída a partir de uma célula inservível desativada da frota da Aviação da Marinha do Brasil. No processo foram empregados peças e materiais reciclados e alternativos.
Ao final da reconstituição, o monumento ostenta a cor verde típica de helicópteros militares e permanece suspenso na primeira parte do interior da loja, cujo acesso se dá passando por baixo do aparelho.
O trabalho de formatação foi executado por voluntários do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação, após este projeto de cultura aeronáutica para crianças e jovens, em Ubatuba (SP), ter transformado uma cabine de aeronave com asa fixa em um modelo no tamanho real (mockup) de helicóptero, para instrução e divertimento de crianças.

No Polo Sul
O helicóptero da Aero96, um Esquilo com modificações, é uma homenagem às aviações da Marinha, do Exército, da Força Aérea e dos Serviços Policiais. No passado, foi empregado pela Força Aeronaval da Marinha do Brasil, no Esquadrão HU-1, incluindo operações polares no gelo da Antártica. Participou do ProAntar – Programa Antártico Brasileiro, embarcado no Navio Oceanográfico H-44 – Ary Rongel. Cumpriu missões de patrulha, reconhecimento e transporte de suprimentos na Estação Antártica Comandante Ferraz. O biturbina foi desenvolvido pela Aérospatiale, atual Airbus Helicopters. Foi montado, em 1991, no Brasil, pela Helibras, com a denominação HB355F2 Esquilo. Seu número de série foi 5338 e voou na Marinha com a matrícula N-7066 e a designação de tipo UH-13.

Ninja-Brasil: versão para a web