Retrospectiva 2023:
Relembre as principais conquistas dos atletas da FAB
Os atletas trouxeram títulos,
além de colocarem o Brasil em rankings mundiais
O ano de 2023 ficou marcado por acontecimentos importantes e diversas conquistas esportivas envolvendo os atletas militares do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) da Força Aérea Brasileira (FAB) e pelas missões da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar.
Após dois anos sem muitas competições nacionais e internacionais devido à pandemia da Covid-19, o retorno às atividades desportivas trouxe títulos, conquistas e posições em rankings mundiais. O Vice-Presidente da CDA, Coronel Infantaria Rodrigo Felipe Monteiro, enfatizou os pontos positivos do ano de 2023 para o esporte brasileiro. "Nossos militares pertencentes ao Programa de Atletas de Alto Rendimento tiveram a oportunidade de participar e conquistar títulos importantes em campeonatos nacionais e internacionais durante o ano e puderam competir em igualdade com outros atletas de várias nacionalidades, elevando o nível técnico de cada modalidade. Para 2024, teremos as Olimpíadas e veremos nossos atletas representarem nosso país com muita garra e determinação", disse.
No mês de janeiro, os militares do PAAR, que já faziam parte do Programa, iniciaram o ano com o Estágio de Nivelamento de Conhecimento Militar. Os atletas receberam instruções de Ordem Unida, Regulamentos do Comando da Aeronáutica, História da FAB, Mídias Sociais, entre outras atividades, como conhecer a rotina dos cadetes na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), os Esquadrões da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, e a rotina dos alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP).
As competições iniciaram no mês de fevereiro e os atletas se destacaram no decorrer do ano, nas modalidades de Atletismo, Basquete, Canoagem, Ciclismo, Ginástica Artística, Judô, Lifesaving, Maratonas Aquáticas, Natação, Paradesporto, Pentatlo Aeronáutico, Tiro com Arco, Tiro Esportivo e Taekwondo.
Diversos militares foram destaques, entre eles o Sargento Marcus Vinícius D´Almeida, que participou das etapas do Campeonato da Copa do Mundo de Tiro com Arco, na China, França, Alemanha e México, finalizando o ano como o melhor arqueiro do mundo e garantindo vaga olímpica.
As equipes de Basquete 3x3, feminino e masculino, participaram do Segundo Campeonato de Basquete 3x3 do Conselho Internacional de Desporto Militar (CISM) na Lituânia. O time feminino conquistou o primeiro lugar e o time masculino o segundo lugar na competição. A Sargento Vitória Maria Domingos Marcelino foi eleita a melhor atleta do campeonato.
Na modalidade Canoagem Slalon, a Sargento Ana Sátila Vieira Vargas já garantiu vaga olímpica para o Brasil em 2024. E os atletas da Ginástica Artística fizeram história nas competições internacionais deste ano, conquistando títulos inéditos na Colômbia, França, Bélgica. Os Sargentos Diogo Brajão Soares, Jade Fernandes Barbosa, Flávia Lopes Saraiva, Lorrane dos Santos Oliveira e Caroline Mercer Winche Pedro garantiram vaga nas Olímpiadas de 2024.
A equipe de Paraquedismo da FAB – Falcões conquistou a segunda colocação no 45ª Campeonato Brasileiro de Formação em Queda Livre; terceira colocação no Campeonato Brasileiro de Paraquedismo Clássico; primeira colocação na modalidade Precisão por equipe e terceira colocação na modalidade Formação em Queda Livre por equipe.
Na modalidade Maratonas Abertas, a Sargento Viviane Jungblut Eichelberger participou como integrante da equipe no Campeonato Mundial do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) de Águas Abertas na Espanha, conquistando o bronze.
A equipe de Funcional Fitness participou da Competição de Crossfit Wod Land em Brasília (DF) e finalizou em quarto lugar.
A Sargento Especialista em Meteorologia Ellen Caroline dos Santos, atual campeã do Pentatlo Aeronáutico, participou da votação do Conselho Regional do Desporto Militar (CISM) para concorrer ao título de Destaque Esportivo Militar do Conselho Internacional de Desporto Militar (CISM) 2022.
Este ano também foi marcado pela homenagem realizada pelo Ministério da Defesa, por meio do Ministro José Mucio Monteiro Filho, pela atuação dos atletas brasileiros no Pan-Americano de Santiago, no Chile. Na ocasião, os 18 atletas medalhistas da FAB foram condecorados com a Medalha de Mérito Desportivo Militar, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em dezembro.
No decorrer de 2023, a Comissão de Desportos da Aeronáutica promoveu, apoiou e participou de diversas atividades desportivas e capacitações e instruções das legislações, realizou o Curso para Aplicador do Teste de Condicionamento Físico (CATF), o Estágio para Aplicação do Teste de Condicionamento Físico (EATF), o Curso para Orientação do Treinamento Físico Militar (COTF) e o Estágio par Orientação do Treinamento Físico Militar (EOTF) nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), São José dos Campos (SP) e Guaratinguetá (SP).
A CDA também apoiou com a Equipe de Arbitragem nas competições das Organizações Militares da FAB e em competições entre as Forças Armadas, realizou a Corrida Santos Dumont no Aterro do Flamengo (RJ) e a Corrida da Paz no Museu Aeroespacial (RJ), participou do megaevento do Comitê Olímpico do Brasil, o COBEXPO, em São Paulo, e sediou a Competição GYMNASIADE 2023.
Fonte: CDA, por Tenente Daniele Jacovetti
Fotos: Tenente Daniele Jacovetti / CDA
Edição: Agência Força Aérea
Ninja-Brasil: versão para a web