O Electra chegou no Brasil em 1962. A princípio 5 unidades foram adquiridas pela Real Aerovias, mas essa empresa foi adquirida pela Varig logo depois e os aviões foram junto. Apesar do começo desastroso do Electra nos Estados Unidos, no Brasil esse avião teve uma realidade bem diferente. Apesar da Varig não querer ficar com os Electras no primeiro momento, a companhia viu que se tratava de um ótimo avião e logo expandiu suas rotas para ele.
Em 1975 o Electra passou a operar exclusivamente na Ponte Aérea Rio-São Paulo, depois de uma determinação do DAC que permitia que essa rota fosse feita somente por aviões quadrimotores. O Electra era o único disponível. Esse avião marcou época e reinou na Ponte Aérea até 1992, quando encerrou as atividades comerciais em janeiro. Em maio, o primeiro que chegou ao Brasil, o PP-VJM, fez o último voo do tipo em território brasileiro, pousando no Campo dos Afonsos para ir ao Museu Aeroespacial.
Nesse vídeo fomos até o hangar onde está o único Electra que sobrou da Varig para mostrar ele de perto com todos os detalhes e contar mais dessa história.
Agradecemos o Museu Aeroespacial pela parceria na produção desse vídeo.
O canal Aero, Por Trás da Aviação tem o objetivo de desmistificar o universo da aviação, de forma leve e descontraída, para aproximar o público dessa área tão curiosa.
O piloto Fernando De Borthole criou o Aero - Por Trás da Aviação onde apresenta os bastidores e curiosidades do tema, com uma linguagem bastante didática, leve e descontraída, o que tornou os nossos NINJAS fãs do Fernando, do portal e do canal. Visite!
Fonte: Aero - Por Trás da Aviação
Ninja-Brasil: versão para a web