O INCAER - Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica destaca uma frase do Ten.-Brig.-do-Ar Joelmir Campos de Araripe Macedo, ex-Ministro da Aeronáutica e ex-Conselheiro do INCAER, falecido em 12 de abril de 1993: “A História não é um somatório de fatos, mas, antes, um legado de experiências. Conhecê-la é reunir dados que os números não contam, é entender os erros para não repeti-los, é, enfim, uma forma de preparar-se para o futuro”. Com este pensamento, mais uma vez, o Blog do Ninja reproduz as datas marcantes de SETEMBRO, estimulando o estudo, a pesquisa.
Boa leitura.
Bom domingo!
Efemérides Aeronáuticas - Setembro
1867
Foi realizada a 20ª e última ascensão do balão de observação, no flanco direito das posições aliadas em frente a Humaitá, na distância de 5 quilômetros de Tuiú Cuê. O balão, por apresentar vazamento de gás e consequente perda de força ascensional, foi novamente transportado para Tuiuti. (25 de setembro)
Caxias dispensou a utilização dos balões dando conhecimento, através de ofício, ao Ministro da Guerra Cunha Paranaguá. Entretanto, o chefe militar esclareceu que “é inegável que alguma utilidade tirei de alguns reconhecimentos sobre as posições do inimigo, com o auxílio dos balões”.(26 de setembro)
1885
Na sessão realizada no Instituto Politécnico do Brasil, uma comissão instituída pela referida agremiação, da qual faziam parte os Engenheiros Luiz Schreber, Francisco Calheiros da Graça e Paulo de Frontin, “deu direito de propriedade ao inventor Júlio César, conforme parecer exarado em 08 de julho do mesmo ano”. (2 de setembro)
Júlio César apresentou uma conferência no Instituto Politécnico, com a sessão iniciada às 18:30 horas, com as presenças de D.Pedro II, do Conde d'Eu, dos associados da agremiação e de muitos convidados, ocasião em que fez um histórico da navegação aérea, das pesquisas realizadas e das dificuldades encontradas. (3 de setembro)
Na reunião do Instituto Politécnico, sob a presidência do Conde d'Eu, após seguidas discussões, foi aprovada a seguinte medida: “Agenciar previamente a subscrição total para preparar o balão Santa Maria de Belém e fazer a experiência definitiva, calculando-se os gastos em 30 contos de réis”. (16 de setembro)
1896
Nasceu na cidade de Petrópolis/RJ, na Rua 07 de abril, Eduardo Gomes, que viria a ser Marechal do Ar e Patrono da Força Aérea Brasileira. (20 de setembro)
1898
Santos Dumont procedeu a primeira experiência com o seu balão dirigível “Nº 01”, no Jardim da Aclimatação, em Paris. Após a subida, o dirigível foi lançado pelo vento contra as árvores próximas, sofrendo alguns danos. (18 de setembro)
Santos Dumont realizou, às 16:15 horas, a segunda experiência com o “Nº 01”, partindo do Jardim da Aclimatação e indo pousar no Bois de Bolougne, devido ao mau funcionamento da bomba de ar do balonete. (20 de setembro)
1900
Ocorreram as primeiras experiências com o “Nº 04”, no Campo do Aeroclube da França, em Saint Cloud, ainda na situação de balão cativo, como foi noticiado no “Le Temps” e “The Herald”.(5 e 6 de setembro)
Santos Dumont procedeu ao voo de experiência no “Nº 04”, em Saint Cloud, tendo se quebrado o leme de direção. (19 de setembro)
“Le Journal”, de Paris, publicou o seguinte comentário sobre Santos Dumont: “É, indiscutivelmente, ao Sr Santos Dumont que cabe a honra de ter despertado, na França, por sua iniciativa inteligente e obstinada, o movimento aeronáutico. Foi de suas experiências sucessivas com a dirigibilidade dos balões que nasceu o Aeroclube da França, esta jovem sociedade cujo lema parece ser: “Não existe o impossível”. (21 de setembro)
O comprimento do “Nº 04” foi aumentado de 05 metros, por meio de um acréscimo na seção central, de acordo com notícia difundida pelo “New York Herald”. (26 de setembro)
1901
Santos Dumont realizou, em Saint Cloud, a primeira experiência com o “Nº 06”. Neste evento, a cauda do balão colidiu com uma casa, depois que o cabo pendente embaraçou em fios telegráficos no início da ascensão, causando avarias ao invólucro e no leme de direção.(06 de setembro)
A revista “l'Illustration,de Paris, publicou um longo artigo acerca das experiências de Santos Dumont, bem como sobre o seu dirigível “Nº 06”, além de um corte esquemático dessa nova invenção, desenhado pelo próprio aeronauta brasileiro.(14 de setembro)
O “La Press”, de Paris, estampou o seguinte comentário: “Hoje, a notoriedade do desportista brasileiro (Santos Dumont), é quase universal e seus menores atos e gestos são comentados pelos jornais do mundo inteiro”.(25 de setembro)
1903
Às 07:45 horas da manhã, antes da chegada ao Rio de Janeiro, o trem que transportava Santos Dumont fez uma parada na Estação de Todos os Santos. O aeronauta saltou do trem e foi ver o balão de José Carlos do Patrocínio (“Santa Cruz”), que estava sendo construído num galpão na Estrada de Inhaúma. (23 de setembro)
1906
Santos Dumont procedeu a uma nova tentativa para voar com o “14-Bis”, sem êxito, e terminando esse ensaio com uma avaria no leme de direção.(4 de setembro)
Santos Dumont conseguiu dar um salto com o seu avião “14- Bis”, logo verificando que a potência desenvolvida pelo motor “Antoinette” que equipava a aeronave não era suficiente para proporcionar a tração necessária. Resolveu, pois, mudar de 24 HP para 50 HP de potência.(7 de setembro)
Santos Dumont conseguiu voar 08 metros de distância, a 01 metro de altura, no Campo de Bagatelle, com o “14 Bis”.(13 de setembro)
Foi realizada uma prova aeronáutica internacional patrocinada por Gordon Bennett. Essa competição, destinada a balões livres, foi pela primeira vez programada. Santos Dumont tomou parte com o balão “Deux Amériques”, conduzindo ainda o mecânico Chapin. (30 de setembro)
1907
Foi realizada a principal experiência de Santos Dumont no Rio Sena com o seu deslizador aquático no 18; o “Santos Dumont no 18” tinha um flutuador central e dois flutuadores laterais, todos três em forma de charuto e era equipado com um motor “Antoinette” de 100 cavalos vapor. (25 de setembro)
1909
Santos Dumont estabeleceu um recorde de velocidade: voando no “Demoiselle”, tendo decolado de Saint Cyr e mantido 60 metros de altura, aterrou depois em Buc, distante 08 quilômetros, consumindo 05 minutos, ou seja, uma velocidade no ar de 96 quilômetros por hora. (13 de setembro)
Santos Dumont repetiu o voo realizado na véspera, porém, desta vez, o vento de proa era maior. Voando entre 30 e 40 metros de altura, ele percorreu a mesma rota, de Saint Cyr e Buc, em 07 minutos e 03 segundos, numa média de 77 quilômetros por hora. (14 de setembro)
Santos Dumont com o “Demoiselle” estabeleceu outro recorde, decolando de Saint Cyr após uma corrida de apenas 70 metros no solo, percorridos em 06 segundos e 1/5. (15 de setembro)
Santos Dumont executou uma experiência interessante. Colocou, no “Demoiselle Nº 22”, à sua esquerda, um peso morto de 20 quilos; depois de correr cerca de 100 metros no solo, ele decolou e, na altura de 15 metros, desembaraçou-se do referido peso. (16 de setembro)
Santos Dumont decolou às 17:35 horas no “Demoiselle”, perante grande multidão que afluíra para assistir a mais uma de suas experiências. (17 de setembro)
Santos Dumont decolou com o “Demoiselle Nº 22” para um voo local sobre Saint Cyr, a 70 metros de altura. Sobrevoou o público, que se encontrava no campo de pouso, com os dois braços abertos, tendo um lenço em cada mão e os soltou em voo. Nesse dia, Santos Dumont realizou o seu último voo como piloto. (18 de setembro)
Em Paris, foi inaugurada a Exposição Internacional de Locomoção Aérea, com 333 expositores. O avião “Demoiselle”, de Santos Dumont, causou grande sucesso na referida mostra. (mês de setembro)
1913
O Tenente Ricardo João Kirk retornou à Europa, desta vez por conta do Aeroclube Brasileiro, com a missão de adquirir aviões e de contratar instrutor e mecânico. O Ministério da Viação ao qual, à época, ficavam afetos todos os assuntos de aviação, concedeu uma verba de 30 contos de réis destinada ao Aeroclube.(mês de setembro)
1914
O General Fernando Setembrino de Carvalho, apenas quatro dias após ter assumido o comando das forças operacionais do Contestado, solicitou ao Ministro da Guerra, General Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva, o apoio aéreo para programar missões de reconhecimento aéreo na área em litígio entre os Estados de Santa Catarina e Paraná. Foram então designados o Ten Ex Ricardo João Kirk e o aviador civil Ernesto Darioli para participarem das referidas missões.
Foi esse o primeiro emprego bélico militar no Brasil, envolvendo a aviação. (16 de setembro)
O Ten Ex Ricardo João Kirk e o aviador civil Ernesto Darioli viajaram de trem, com destino à região do Contestado (área em litígio entre os Estados do Paraná e Santa Catarina), acompanhando o transporte de 5 aviões (4 do tipo Morane-Saulnier e 1 do tipo Blériot-Sit), além do material de reparo e suprimentos.
Na viagem, o Blériot-Sit e um Morane-Saulnier foram destruídos por incêndio, causado pelas fagulhas da locomotiva, uma “Maria Fumaça”.(19 de setembro)
Posteriormente, chegou ao Contestado o mecânico italiano Zanchetti Francesco para fazer a manutenção aos aviões.
1918
Faleceu na Inglaterra, na Escola de Aviação de Eastbourne, a primeira vítima da Aviação Naval (e a terceira da Aeronáutica Brasileira), o Tenente Eugênio da Silva Possolo, num choque de aviões, quando realizava um treinamento de voo de grupo com aeronaves de caça, monoplaces, do tipo Sopwith Camel.(5 de setembro)
O piloto Luiz Bergmann, instrutor da Escola Paranaense de Aviação, realizou um reide intermunicipal, abrangendo as cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Castro e Jaguariaíva, com o avião “Sargento”, sendo considerado o maior evento aeronáutico daquela Escola.(12 de setembro)
1920
A futura aviadora Anésia Pinheiro Machado voou pela primeira vez, como passageira, no avião Curtiss pilotado pelo norte-americano Orthon William Hoover, em Itapetininga/SP. (20 de setembro)
Faleceu a sétima vítima da Aeronáutica Brasileira: o 1º Ten Rosalvo Tanajura Guimarães, da Aviação Militar, no Hospital Central do Exército, em consequência dos ferimentos recebidos no choque, no solo, de dois aviões Nieuport 82E-2, no Campo dos Afonsos, em 11 de março de 1920, ocasião em que faleceu o Sargento Aluno Theolino Leinhardt Peixoto.(23 de setembro)
O citado avião, conhecido na Aviação Militar como Nieuport 28 metros ou “Grosse Julie”, era um biplano, monomotor, biplace lado a lado, com duplo comando e equipado com motor Le Rhone, rotativo, de 80 HP e 09 cilindros.
Faleceu em acidente, aos 24 anos de idade, o 3º Sargento Piloto João Menezes de Melo, quando o avião Nieuport que pilotava caiu nas proximidades da estação ferroviária de Marechal Hermes, no Rio de Janeiro.(29 de setembro)
No Campo dos Afonsos, há um hangar localizado próximo ao Cassino dos Oficiais, que recebeu o nome de “Sargento Menezes”, como homenagem póstuma.
Por ocasião da recepção ao Rei Alberto, da Bélgica, foi programada uma parada aérea com a participação de diversos hidroaviões da Escola de Aviação Naval. No avião HS-2L nº 12, pilotado pelo Ten Heitor Varady, voou também Santos Dumont.(mês de setembro)
1921
O Ten Cel José Victoriano Aranha da Silva passou o Comando da Escola de Aviação Militar ao Maj João Evangelista de Souza Viana. (16 de setembro)
O Ministro da Guerra aceitou o oferecimento do Comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, da área de 1.071.340 m² de terrenos vizinhos ao Campo dos Afonsos, para permitir a ampliação da área de pousos e decolagens da Escola de Aviação Militar (Aviso 144, do Ministro da Guerra). (30 de setembro)
Um importante levantamento aéreo, para confecção de cartas hidrográficas do litoral e dos lagos do Estado do Rio de Janeiro, foi realizado pelo Ten Djalma Fontes Cordovil Petit e pelo antigo e constante colaborador da Aviação Naval, o fotógrafo do jornal “A Noite”, Jorge Kfuri.(mês de setembro)
1922
O aviador francês Rene Fonk, grande “às” da I Guerra Mundial, fez uma demonstração aérea do Rio de Janeiro.(03 de setembro)
A aviadora paulista Anésia Pinheiro Machado iniciou o reide São Paulo- Rio, no avião biplano Caudron, batizado com o nome de “Bandeirante”, desejando homenagear o centenário da Independência do Brasil. (05 de setembro)
Na cidade de Santos, foi inaugurado o monumento em homenagem a Bartolomeu de Gusmão.(07 de setembro)
Ao Conselho Municipal do Rio de Janeiro, foi apresentado o projeto de nº 159, estabelecendo um prêmio de 50 contos de réis a ser concedido à aviadora Anésia Pinheiro Machado. O mencionado projeto foi assinado por Cesário de Melo, Manoel Machado e Mário Piragibe.(21 de setembro)
1923
Assumiu o cargo de Diretor Técnico da Escola de Aviação Militar, o Major francês Charles François Nicholas Moineville, em substituição ao Capitão (também francês), Hubert Dumont.(mês de setembro)
1927
Foi concedido, pelo Ministério da Viação e Obras Públicas, o certificado de matrícula nº 01 à aeronave comercial P-BAAA “Atlântico”, da VARIG. Era um hidroavião bimotor, asa alta, tipo Dornier Wal, para 10 passageiros. (16 de setembro)
O Presidente do Estado de Minas Gerais, Dr. Antônio Carlos, sancionou decreto criando a Escola de Aviação do Estado, subordinada à Secretaria de Segurança e Assistência Pública. (24 de setembro)
1928
Foram aprovadas as seguintes regulamentações para a Aviação Militar, elaboradas pela Missão Militar Francesa de Aviação: “Serviço de Informações Aéreas” (Decreto 18.412), e “Movimentos e Estacionamentos” (Decreto 18.413). (27 de setembro)
1929
Aterrou no Campo dos Afonsos, o avião Douglas-Hrnet, de 525 HP, denominado “Exército Mexicano”, tripulado pelo Coronel Aviador Pablo L. Sidar e o Subtenente Mecânico Arnulpho Cortés, ambos mexicanos. (23 de setembro)
Após permanecerem dois dias na capital brasileira, decolaram com destino a Santos/SP, em prosseguimento ao reide México -América do Sul.
1930
A empresa Sindicato Condor ativou a primeira linha do interior do País, ligando as cidades de Corumbá e Cuiabá, com um avião Junkers F-13. (18 de setembro)
1931
Decolou do Campo dos Afonsos o avião de bombardeio Amiot “Duque de Caxias”, da Aviação Militar, para realizar um reide percorrendo capitais da América Latina; o avião era um monomotor, de fabricação francesa, equipado com um motor Lorraine de 750 HP. A tripulação compunha-se do Capitão Arquimedes Cordeiro e dos Primeiros-Tenentes Francisco de Assis Corrêa de Melo e Godofredo Vidal. (11 de setembro)
1933
Foram extintas as quatro Divisões na Defesa Aérea do Litoral, com sedes em Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro (Aviso 3.450).
# Foi criada a 1ª Flotilha de Aviões de Esclarecimento e Bombardeio – 1ª FEB, equipada com aeronaves Fairey Gordon (Aviso 3.453).
# Foi criada a 1ª Flotilha de Observação, equipada com aeronaves Vought Corsair(Aviso 3.455).
# Foi criada a 1ª Flotilha de Bombardeio e Patrulha, equipada com aeronaves Martin PM e Savoia Marchetti S-55 A (Aviso 3.457).(11 de setembro)
1934
Foi criado o Núcleo do Serviço Técnico de Aviação, com sede no Campo dos Afonsos, sendo o primeiro Diretor desse órgão, o Ten Cel Eng Antônio Guedes Muniz (substituído posteriormente, pelo Cel Ivan Carpenter Ferreira). (26 de setembro)
1935
Foi lançada, pelo Presidente Getúlio Dornelles Vargas, a pedra fundamental da Fábrica Nacional de Aviões, no local onde atualmente encontra-se instalado o Parque de Aeronáutica de Lagoa Santa. (1º de setembro)
No mesmo dia, foi inaugurado o pequeno campo de pouso da futura fábrica, com apenas 700 metros de extensão, tendo pousado cinco aeronaves Waco CSO, da Aviação Militar. Voou, pela primeira vez, o avião EAY201 “Ypiranga”, projeto da Empresa Aeronáutica Ypiranga, que começou a funcionar em 1931, em São Paulo.(11 de setembro)
É o mais antigo avião nacional registrado no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro). Recebeu a matrícula PP-TBF. O voo inaugural do Correio Aéreo Militar na etapa Foz de Iguaçu -Guaíra, foi efetuado pelo Ten Almir dos Santos Policarpo. (18 de setembro)
A primeira pista do Aeroporto Santos Dumont (anteriormente conhecido como Aeroporto da Ponta do Calabouço ou Aeroporto do Calabouço), com 400 metros de comprimento, foi aberta ao tráfego de pequenas aeronaves.(mês de setembro)
1936
Foi divulgado o Boletim nº 01 do 6º Regimento de Aviação, assinado pelo seu Comandante, o Cap José Sampaio de Macedo: “Fica nesta data instalado o Núcleo do 6º Regimento de Aviação, tendo por sede provisória o Quartel no Campo de Aviação do Alto da Balança, na cidade de Fortaleza, de acordo com o Aviso nº 386, de 10 de agosto de 1936, do Ministério da Guerra”. (21 de setembro)
O Cap Macedo é considerado como o “fundador da Base Aérea de Fortaleza”. A criação do 6º R Av foi no dia 19 de maio de 1933, através do Decreto 22.735. Foram apresentados à imprensa os dois primeiros exemplares da série do avião Muniz M-7, os quais, no mesmo dia voaram do Rio a São Paulo, sendo registrados na frota do Aeroclube de São Paulo com as matrículas PP-TBV e PP-TBX. (30 de setembro)
1937
Foi inaugurado o campo de pouso de Cambuquira/MG (Boletim nº 200, da Diretoria de Aviação Militar).(1º de setembro)
Foi aberto o crédito suplementar, autorizado em 27 de agosto de 1937, da importância de 1.000 contos de réis, para as obras do Aeroporto Santos Dumont, através do MVOP (Decreto 1.978).(25 de setembro)
1938
Foi aprovado o Regulamento para a concessão de subvenção aos aeroclubes, clubes de planadores e escolas civis de aviação (Decreto-lei 678). (12 de setembro)
A Aviação Militar recebeu os primeiros aviões Vultee V11-GB2, adquiridos nos Estados Unidos. O “Vultizão”, como era conhecido, podia transportar até 1.680Kg de bombas.(mês de setembro)
1939
No aeródromo de Manguinhos, a Escola de Aviação Naval fez a doação de dois aviões De Havilland Tiger Moth ao Aeroclube do Brasil. Presidiu a solenidade o Cmt Armando Filgueira Trompowski de Almeida, Diretor da Aeronáutica Naval.(1º de setembro)
Foi organizado, na Escola Politécnica de São Paulo, o Aeroclube Grêmio Politécnico (sucessor e herdeiro de todo o Material e das tradições do Clube Paulista de Planadores).(6 de setembro)
Foram aprovadas as instruções relativas às Marcas de Nacionalidade e de Matrícula Provisória de Planadores e ainda, sobre Matrículas de Planadores (Portaria 148/DAC/MVOP). (12 de setembro)
Foi lançado um manifesto de abertura de subscrições para constituição de uma nova empresa, a Navegação Aérea Brasileira – NAB, cuja assembleia de fundação ocorreu em 28 de fevereiro de 1940. (12 de setembro)
1940
A Diretoria de Aeronáutica do Exército encomendou mais 20 aviões do tipo Muniz M-9 (biplano, monomotor, para treinamento primário). Com a dificuldade de importar motores ingleses, em pleno período da 2ª Guerra Mundial, os fabricantes passaram a utilizar motores norte-americanos Ranger, de 190 HP.(16 de setembro)
Foi aprovado o Regulamento da Escola de Aeronáutica do Exército (Decreto 6.319). (23 de setembro)
1941
O Serviço de Fazenda de Aeronáutica, foi criado pelo Decreto nº 3.625, diretamente subordinado ao Ministro, sendo destinado a gerir, controlar, fiscalizar e coordenar, no Ministério da Aeronáutica, os serviços de contabilidade e fazenda, orçamento, distribuição de verbas e créditos, tomada de contas e do pagamento em geral. (17 de setembro)
1942
O Hospital Itapagipe, requisitado pelo Ministério da Aeronáutica, passa a denominar-se Hospital Central da Aeronáutica, por meio do Aviso nº 118. (15 de setembro)
Foi criado, no Corpo de Oficiais da Aeronáutica (C. O. Aer.), o Quadro de Infantaria de Guarda (Q.I.G.), por meio do Decreto nº 4.754, destinado a agrupar os oficiais necessários ao desempenho das funções de subalternos das Companhias de Infantaria de Guarda da Aeronáutica, tendo o seguinte efetivo inicial: (29 de setembro)
- Primeiros -Tenentes - 15
- Segundos -Tenentes - 30
1944
Foi criado o Depósito de Material da Força Aérea Expedicionária Brasileira, pelo Aviso nº 62, destinado ao recebimento, armazenagem e remessa periódica de suprimentos às unidades da Força Aérea Brasileira em operação no exterior, subordinado ao Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, funcionando como um elemento intermediário entre essa unidade e os órgãos provedores no Brasil. (04 de setembro)
- O Depósito foi situado no local mais adequado às suas finalidades, no Teatro de Operações, onde o oficial de ligação brasileiro realizou os entendimentos necessários com as autoridades competentes para a sua instalação.
1945
O Tenente-Coronel Aviador Nero Moura foi designado Comandante do Primeiro Regimento de Aviação em Santa Cruz. Destaca-se que esta função, à época, era mais abrangente do que um comando de Base Aérea. (mês de setembro)
Foi criado, no Ministério da Aeronáutica, pelo Decreto nº 8.014, o Arquivo Geral da Aeronáutica, diretamente subordinado ao Ministro de Estado, com a finalidade de registrar, classificar e arquivar os documentos remetidos pelos outros órgãos da Aeronáutica. (29 de setembro)
1946
Foi decretada a Lei de Organização do Ministério da Aeronáutica, por intermédio do Decreto-Lei nº 9.888; e a Lei de Organização da Força Aérea Brasileira em tempo de paz, por meio do Decreto-Lei nº 9.889. (16 de setembro)
1947
Foi criado no Ministério da Aeronáutica, por meio do Decreto nº 23.598, um instituto militar de instrução tática, com a denominação de Curso de Tática Aérea (CTA), com a finalidade de preparar os oficiais da FAB para o exercício das funções que lhe eram atribuídas, no âmbito das unidades e bases aéreas, e de ministrar-lhes ensinamentos inerentes ao emprego tático de unidades aéreas. (1º setembro)
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Tendo como sede as instalações da Base Aérea de Cumbica (São Paulo), o CTA logo apontou para a necessidade de um conjunto de conhecimentos nas áreas de Liderança e Administração, do Emprego das Forças Armadas e da Comunicação Oral e Escrita, gerando a revisão dos seus objetivos educacionais e resultando na sua transformação, em 1953, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR). Sua missão, além do Curso de Tática Aérea, era ministrar o Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais Aviadores (CAPOA) e o Curso de Oficiais de Serviços - Intendentes e Médicos (CAPOS), preparando-os para o exercício do assessoramento, da chefia e do comando, inerentes aos postos de capitão e major.
1950
A história do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) teve início com o pouso de duas aeronaves em uma clareira arenosa na Serra do Cachimbo, no Pará: a primeira delas, um Nordwind, da FAB, de matrícula 2805, tinha como tripulantes, o Major Aviador Leal Netto e o Segundo Tenente Aviador João Carlos e como passageiros, o sertanista Leonardo Villas-Bôas e o mateiro "Raimundão"; e a segunda aeronave, um Fairchild de prefixo PP-FBC, de propriedade da Fundação Brasil Central, era pilotada pelo comandante Olavo Cavalcanti, tendo como passageiros, os irmãos Cláudio e Orlando Villas-Bôas. (03 de setembro)
1953
A primeira travessia transatlântica da Força Aérea Brasileira foi realizada pela aeronave B-17 nº 3.663, conhecida como a “Fortaleza Voadora”, pertencente ao 6o Grupo de Aviação. A decolagem aconteceu em Natal (RN) com uma travessia de 10 horas e 40 minutos sobre o Oceano Atlântico. A aeronave regressou em um voo direto para Recife/PE.(1 a 4 de setembro)
1956
Foi criada a “Medalha Santos Dumont” através do Decreto no 39.905. (5 de setembro)
1959
Foram incluídas no Serviço de Saúde da Aeronáutica, no posto de Segundo-Tenente, as enfermeiras que integraram a Força Aérea Brasileira, durante as operações de guerra na Itália, pela Lei nº3.632. (10 de setembro)
Por meio da Lei nº 3.636, foi concedido ao Tenente-Brigadeiro do Ar Alberto Santos Dumont, o posto honorífico de Marechal do Ar. (22 de setembro)
1966
A Força Aérea Brasileira realizou a sua primeira volta ao mundo com a aeronave C-130E totalizando 105 horas de voo percorrendo 56 mil km, partindo do Rio de Janeiro passando por Lima, Panamá, Cidade do México, Los Angeles, Honolulu, Midway, Tóquio, Hong Kong, Saigon, Karachi, Beirute, El Arish, Roma, Lisboa, Ilha do Sal, retornando para o Rio de Janeiro. Além de percorrer o mundo tinha-se como missão levar doações do Brasil para o Vietnã e buscar equipamentos das tropas brasileiras enviadas em missão de paz da ONU em Suez. (3 a 18 de setembro)
1971
Primeiro voo do AT-26 Xavante. Voo de ensaio com o Maj. Carlos Rubens de Rezende e o piloto de provas da EMBRAER Basílico Freire Neto, no FAB 4462. (3 de setembro)
1981
O Sistema de Pagamento de Pessoal da Aeronáutica foi instituído pela Portaria nº 1.444/GM3. (18 de setembro)
1995
Criado o 1º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Escorpião), com sede na Base Aérea de Boa Vista- RR, pela Portaria R-619/GM-3. (28 de setembro)
Criado o 2º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Grifo), com sede na Base Aérea de Porto Velho - RO, pela Portaria R-619/GM-3.(28 de setembro)
2001
AComissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) foi subordinada ao Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), por meio da Portaria n° 733/GC3. Nessa mesma data, a Portaria n° 734/GC3 estendeu o trabalho da instituição a outras regiões do Brasil. (17 de setembro)
2006
Militares da FAB, principalmente os especializados em Busca e Salvamento, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), participaram da operação de resgate das vítimas do acidente com a aeronave Boeing da Empresa Gol (Voo 1907), considerada como a maior operação do gênero no Brasil, que contou com aproximadamente 800 homens, durante 44 dias, tendo sido empregadas 52 aeronaves e consumidas 1.534 horas de voo. A logística da operação ficou sediada no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizada na Serra do Cachimbo, no sul do Pará. (29 de setembro)
2018
A função Graduado-Master foi implantada por meio da Portaria nº 1.389/GC3, sendo um marco histórico, uma vez que graduados, de diversas especialidades, passaram a assessorar e auxiliar comandantes nos assuntos relacionados às praças, tornando-se elos vitais, como difusores e catalizadores das ordens emanadas pela alta administração do COMAER. (10 de setembro)
2019
A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro avião de transporte multimissão KC-390, em cerimônia realizada na Base Aérea de Anápolis (ALA 02), dando início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB, onde é operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). (04 de setembro)
- Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. O programa representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira e um salto operacional para a aviação de transporte da FAB.
Fonte: INCAER
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