NINJA - Saiba mais:

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Portões Abertos

Base Aérea de Brasília recebe mais de 75 mil pessoas no Portões Abertos 2024
O público pôde explorar uma ampla exposição que contou com a participação de aproximadamente 60 aeronaves

A Base Aérea de Brasília (BABR) foi o cenário de uma grande celebração para os amantes da aviação no último domingo (15/09), com o evento Portões Abertos 2024. Com entrada gratuita, o evento atraiu um público de mais de 75 mil pessoas.
O público pôde explorar uma ampla exposição que contou com a participação de aproximadamente 60 aeronaves, incluindo aviões militares, de aeroclubes, particulares e de escolas de aviação. Entre os destaques da Força Aérea Brasileira (FAB), estavam as aeronaves de transporte KC-390 Millennium, KC-30, C-99, C-105 Amazonas, além de caças F-5M e A-29 Super Tucano e dos helicópteros VH-35 e VH-36.
A Marinha do Brasil (MB) também se fez presente com a exposição do AF-1B Skyhawk (A4), um avião de ataque naval projetado para operar em porta-aviões. Aviões da Gol Linhas Aéreas, do Aeroclube PLA, da FARMOTEC, além de aeronaves da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do Distrito Federal, também abrilhantaram o evento. Entre as atrações, o público pôde assistir às emocionantes demonstrações de paraquedismo e à apresentação da Esquadrilha Fox.
As passagens impressionantes dos caças F-39 Gripen e F-5 emocionaram os visitantes com suas manobras de alta velocidade e potência. Além disso, o Exército Brasileiro (EB) expôs seu sistema de lançadores múltiplos de foguetes Astros II, capaz de atingir alvos a até 300 km de distância, junto a outros veículos e equipamentos, que chamaram a atenção do público. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, foi um dos grandes destaques do evento, encantando o público com acrobacias realizadas por sete aeronaves A-29 Super Tucano.
Durante os 40 minutos de show, realizado tanto pela manhã quanto à tarde, a plateia aplaudiu manobras como o looping, o voo de dorso e a icônica manobra do coração, que foram os momentos mais emocionantes da exibição.
Além das performances aéreas, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) emocionou os presentes com um repertório eclético. O Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Miguel Ângelo Côrtes Salvio Junior, destacou que o encontro faz parte das iniciativas da Força Aérea Brasileira para estreitar os laços com a sociedade. Ele ressaltou que a ocasião proporcionou ao público uma visão mais aprofundada das atividades da FAB e das outras Forças Armadas e Auxiliares.
O evento foi uma excelente oportunidade para nos aproximarmos ainda mais da sociedade, demonstrando claramente o nosso trabalho”, afirmou o Oficial. “Esse tipo de interação é crucial, pois não apenas fortalece nossa conexão com o público, mas também inspira novos talentos e incentiva jovens a ingressarem nas fileiras das Forças", concluiu o Oficial.
O Portões Abertos 2024 também teve um caráter social, com a arrecadação de alimentos, que serão doados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Distrito Federal. Visitantes de todas as idades aproveitaram o evento, cada um levando uma experiência única. O estudante João Gabriel de Oliveira, em sua primeira participação, ficou impressionado com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. "As manobras foram incríveis! Eu nunca imaginei que fosse possível realizar algo assim. Superaram todas as minhas expectativas", afirmou. A empolgação de João Gabriel foi compartilhada por Iasmin de Oliveira, recém-aprovada na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). "Essa apresentação nos motiva ainda mais a estudar. Quando eu me formar, quero servir ao meu país", declarou com entusiasmo, demonstrando o impacto inspirador do evento sobre os jovens.
Enquanto isso, Luiz Augusto Alves, de apenas sete anos, teve um momento inesquecível ao visitar o F-39 Gripen. "Eu gostei muito desse avião", disse, encantado com a imponência da aeronave.

Fotos: Sargentos Mônica e Marcos / CECOMSAER

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Mônica Lopes

Ninja-Brasil: versão para a web