Parceria da Embraer para promover o C-390 junto à poderosa Força Aérea dos EUA chega ao fim
A Embraer e a L3Harris, líder americana em tecnologia de defesa e segurança, confirmaram o término de sua parceria voltada para a promoção do C-390 Millennium como a futura aeronave de reabastecimento da Força Aérea dos EUA (USAF).
Bosco da Costa Jr., CEO de Defesa e Segurança da Embraer, afirmou em entrevista à mídia especializada Breaking Defense que a L3Harris tem priorizado outros projetos, o que resultou no encerramento dessa colaboração, que foi iniciada em 2022.
A aliança que vinha sendo formada visava integrar sistemas de missão americanos ao C-390, equipado com um sistema de reabastecimento em voo que transformaria a aeronave em uma versão americana do KC-390, compatível com as operações dos aviões de combate e transporte da USAF.
O fim da parceria representa um desafio significativo para a Embraer na busca por um espaço no mercado de aviação militar dos EUA.
Apesar da dissolução da parceria, a Embraer continua interessada em posicionar o C-390 no mercado dos EUA. Da Costa apontou que a empresa poderia assumir o papel de contratante principal por conta própria, buscar parcerias com outras empresas ou até mesmo explorar fusões e aquisições.
A Embraer vê oportunidades no mercado de aeronaves-tanque nos EUA, especialmente com o programa acelerado conhecido como Next Generation Air Refueling System (NGAS).
Inicialmente, com a colaboração com a L3Harris, a estratégia de reabastecimento da USAF incluía um planejamento em fases, designado como KC-X, KC-Y e KC-Z. No entanto, essa abordagem foi descartada, sendo considerada a compra limitada de aeronaves-tanque para substituir os envelhecidos KC-135.
Foto: Foto: Sgt Müller Marin / FAB
Fonte: AEROIN / Carlos Ferreira
Ninja-Brasil: versão para a web