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domingo, 20 de outubro de 2024

Especial de Domingo

SEMANA DA ASA - 2024

 

Vicente Vazquez é o responsável por criar e disponibilizar no site Jambock.com.br fotos e informações com vistas a perpetuar a memória do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. A primeira versão entrou no ar em 22 de abril de 2001, não por acaso o "Dia da Aviação de Caça". Os esforços de Vazquez podem ser alicerçados em seu Editorial: Que é realmente uma lástima que essa história seja largamente desconhecida e que nas aulas de história não só se fale pouco mas como ainda, vergonhosamente, não seja incomum que professores façam troça da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Apoiando sua missão, reproduziremos com regularidade os conteúdos publicados.
Boa leitura.
Bom domingo!

A Origem do Avestruz Guerreiro
O 'Avestruz do Senta a Púa' nasceu a bordo do navio UST Colombie durante o deslocamento do 1º GAvCa dos EUA para a Itália. Com a finalidade de criar um símbolo para o esquadrão, reuniu-se um pequeno grupo de oficiais composto pelos Ten. Rui Moreira Lima, José Rebelo Meira de Vasconcelos, Pedro de Lima Mendes e pelo Cap. Fortunato Câmara de Oliveira que, exímio desenhista que era, poderia desenhar o símbolo que fosse imaginado.


A ideia do avestruz guerreiro foi baseada em uma comparação feita no começo da guerra pelo então Cel. Av. Geraldo Guia Aquino. Através do programa lend-lease e seguindo acordo feito com o governo Vargas, os americanos cederam novos aviões para a renovação da FAB face à guerra. Pilotos brasileiros foram enviados aos EUA para buscar os aviões e muito poucos desses oficiais sabiam falar inglês. Lá chegando, andavam quase sempre em grupo, em volta daquele oficial com melhor conhecimento da língua local e que pudesse servir de intérprete. Na hora de comer não era incomum o que dominava a língua pedir um prato e os demais apenas repetirem 'the same thing' (a mesma coisa), nem sempre sabendo exatamente o que o primeiro havia pedido. Junte-se a isso as diferenças de preparo e temperos da comida americana para a brasileira e o Cel. Aquino, então, teria dito: "Nossos pilotos parecem um bando de avestruzes, pois andam sempre em grupo e comem qualquer coisa que lhes aparece pela frente". O Cap. Fortunato havia sido um dos pilotos que trasladaram aeronaves dos EUA ao Brasil e, com essa lembrança, não lhe foi difícil imaginar o avestruz guerreiro, tomando por inspiração a figura longilínea e de nariz afilado do 2º Tenente Aviador Pedro de Lima Mendes. "Durante a viagem no Colombie alguém disse: 'Nós precisamos bolar o nosso símbolo', e na discussão, disseram: 'A coisa que mais nos caracteriza aqui é o fato de nós sermos avestruzes, comendo essas coisas'. Todos acharam uma boa ideia, e ficou a pergunta: quem é mais parecido com avestruz aqui? 'O Lima Mendes', concordou o grupo. Aí eu pedi para o Lima Mendes posar um pouquinho, fiz a caricatura dele, depois adaptei a cara do avestruz e acrescentei as cores, tudo com um significado especial."
Brig. Fortunato Câmara de Oliveira,
em entrevista ao documentário 'Senta a Púa'.

Vale lembrar que o desenho com o avestruz foi o escolhido dentre outras ideias que também surgiram, como um desenho baseado no personagem Zé Carioca e outro com um Mico-Leão endiabrado. 

Interpretação da bolacha do 1º GAvCa
De acordo com o trabalho intitulado "Padronização do Símbolo 'Senta a Púa'", escrito pelo Maj. Brig. Fortunato Câmara de Oliveira em outubro de 1999 e encaminhado por ele ao Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (INCAER) e à Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), são os seguintes os significados dos elementos que compõe a bolacha:

👉A faixa dupla verde-amarela (com espessura igual a 6% do diâmetro da elipse) que circunda o avestruz representa as cores nacionais, distinguindo o 1º GAvCa dos demais esquadrões americanos.

👉O fundo vermelho representa o céu de guerra onde combatiam os pilotos de caça.

👉A nuvem representa o espaço aéreo, o 'chão' dos pilotos de caça.

👉O escudo azul com o Cruzeiro do Sul é o símbolo usual que caracteriza as Forças Armadas Nacionais (Exército, Marinha e Aeronáutica).

👉O risco vertical e a fumaça da flak, posteriormente adicionada, representa a incessante e certeira ação da artilharia antiaérea inimiga.

👉O avestruz é uma referência bem-humorada aos pilotos brasileiros.

👉O quepe branco representa o Oficial-Aviador da FAB, caracterizando mais nitidamente a sua nacionalidade.

👉A pistola simboliza potência de fogo do P-47 Thunderbolt.

👉'Senta a Púa!' é o grito de guerra do 1º GAvCa.

Redonda ou oval?
A bolacha original, conforme descrita pelo Brig. Fortunato Câmara de Oliveira, tinha seu formato definido por uma elipse onde o eixo menor (horizontal) correspondia a 80% do eixo maior (vertical). Era este o formato da bolacha usada em todos os Thunderbolts do 1º GAvCA na Campanha da Itália. Já nos uniformes ela apresentava formato circular. Sua primeira utilização em formato circular nos aviões do Grupo deu-se na vinda dos 19 Thunderbolts que foram trazidos em voo dos EUA ao Brasil, conforme mostrado por fotos de época.

Versão original, oval e sem a flak, utilizada nos P-47 na Itália.

Versão redonda usada em uniformes e nos P-47 trazidos em voo dos EUA em julho de 1945.

Versão redonda com a fumaça da flak, encontrada em alguns uniformes na Itália e adotada como padrão após a guerra.

Com ou sem a fumaça da flak?
A versão original desenhada pelo Cap. Fortunato não possuía a fumaça da flak - Fliegerabwehrkanone, literalmente "canhão antiaéreo" - que não aparece nas bolachas pintadas nos Thunderbolts na Itália, tampouco nos que foram trazidos dos EUA imediatamente após a guerra. O mesmo, como regra geral, pode ser dito com relação às bolachas ostentadas nas jaquetas tanto dos oficiais aviadores como nas do pessoal do escalão terrestre.

Entretanto, a ideia de adicionar a flak como referência à artilharia antiaérea enfrentada por nossos pilotos certamente surgiu ainda na Itália. Fotos mostram a fumaça da flak pintada em algumas bolachas em jaquetas, tanto do pessoal terrestre como do pessoal de voo. Apesar disso, apenas no pós-guerra o uso da fumaça da flak seria padronizada tanto em aeronaves como em uniformes:


Importante lembrar, ainda, que nossos veteranos solicitavam que nos dias atuais a bolacha sempre fosse utilizada em sua versão com flak.

O avestruz atravessou as eras Thunderbolt, Meteor e Tiger sendo envergado tanto pelas aeronaves do 1º/1º GAvCa como por seus pilotos. Hoje, as aeronaves não carregam mais o símbolo do "Senta a Púa" em sua fuselagem, sendo identificadas apenas pela "Blue Ribbon" da Presidential Unit Citation pintada no topo da deriva, mas ainda assim, o Avestruz Guerreiro continua como símbolo do 1º/1º GAvCa, ostentado em uniformes e macacões de voo e mantendo as tradições da Itália.

Texto: Vicente Vazquez, em 4/3/23, com atualização em 8/6/24.

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