NINJA - Saiba mais:

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

FAB

SEMANA DA ASA - 2024

 

Dia do Aviador e da FAB: uma jornada de inovação e defesa nacional
A data é uma referência ao primeiro voo de Alberto Santos Dumont com o mais pesado que o ar, o 14-Bis

No dia 23 de outubro, o Brasil celebra o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), uma data emblemática, que recorda o histórico voo de Alberto Santos Dumont com o 14-Bis, em 1906. Nesse dia, a primeira aeronave mais pesada que o ar decolou por seus próprios meios, colocando o Brasil na vanguarda da aviação mundial. Reconhecido como o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Santos Dumont realizou seu voo no Campo de Bagatelle, em Paris, diante de uma multidão e da Comissão Oficial do Aeroclube da França. Este feito não apenas abriu caminho para o desenvolvimento da aviação moderna, mas também lançou os alicerces para a formação da FAB, que é responsável pela defesa do vasto espaço aéreo brasileiro, abrangendo uma área de 22 milhões de km². Fundada em 1941, a FAB consolidou o Brasil como uma nação com uma sólida tradição aeronáutica. Desde então, a Força Aérea Brasileira desempenha um papel fundamental em missões de defesa e soberania, atuando em operações de paz, resgates, transporte de órgãos e apoio a populações em situações de emergência.

O Dia do Aviador e da Força Aérea não apenas celebra a história de conquistas e inovações, mas também reafirma o compromisso contínuo da FAB com a defesa e o desenvolvimento do Brasil. Essa jornada, marcada pela inovação e pelo compromisso com a soberania, é uma fonte de orgulho para todos os brasileiros.

Indústria
Outro marco significativo na aviação nacional foi a criação da Embraer, em 1969, que posicionou o Brasil como um dos líderes da indústria aeroespacial. A Embraer nasceu do sonho de Ozires Silva, um Aviador da Força Aérea, que aspirava ver o Brasil produzindo suas próprias aeronaves. O resultado foi o desenvolvimento do Bandeirante, a primeira aeronave de transporte brasileira, um divisor de águas que levou à fundação da Embraer. Desde então, a instituição tem desenvolvido aeronaves de renome internacional, como o A-29 Super Tucano e o KC-390 Millennium.

Inovação
Com a missão constitucional de "manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria", a Força Aérea Brasileira continua a inovar e se adaptar às novas demandas da aviação e da defesa. A busca incessante por tecnologias de ponta e a formação de profissionais altamente qualificados garantem que a Instituição mantenha sua posição de destaque na proteção do espaço aéreo nacional e na execução de missões, como a “Operação Raízes do Cedro”, iniciada em resposta ao agravamento do conflito no Oriente Médio.

História de Vida
O Comandante do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário –, Tenente-Coronel Aviador Marcos Fassarella Olivieri, reflete sobre sua carreira de 26 anos na FAB, inspirada por seu avô, que voou o B-25 na Segunda Guerra Mundial, e por seu irmão, que, hoje, é piloto na aviação comercial. Ao longo de sua trajetória, ele seguiu na Aviação de Transporte, atuando em diversas unidades e, atualmente, comanda o Esquadrão Corsário, operando as modernas aeronaves KC-30. Suas experiências incluem missões humanitárias e de transporte estratégico, como nas Operações “Taquari 2” e “Voltando em Paz”. Em sua mais recente missão, a repatriação de brasileiros no Oriente Médio, denominada “Operação Raízes do Cedro”, o Tenente-Coronel Olivieri descreve os desafios logísticos e operacionais enfrentados pelo Esquadrão Corsário em um ambiente de conflito. O KC-30 operou quase 24 horas por dia para resgatar mais de 1.200 brasileiros em apenas oito dias, em meio a explosões próximas ao aeroporto. A operação, marcada por momentos emocionantes e de risco, reforça o sentimento de patriotismo e dedicação da equipe, que continua a atuar com coragem e determinação até que todos os cidadãos sejam trazidos em segurança para o Brasil.
Quando ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Ar e na Academia da Força Aérea, respectivamente em 1999 e 2001, já tinha como referência também o meu irmão, que voava na aviação comercial e, hoje, é Comandante, voando as mesmas aeronaves Airbus que eu voo atualmente na FAB. Meu ideal foi concretizado em 2004, quando me formei na Academia da Força Aérea e, a partir daí, iniciei minha carreira operacional. Minha aspiração por voar aeronaves de grande porte e o fato de sempre gostar do trato mais próximo com as pessoas me levaram a seguir carreira na Aviação de Transporte. O Esquadrão Corsário, em particular, significa tudo aquilo que almejei: pessoas brilhantes, uma aeronave capaz e moderna, e missões importantes para o país e para a FAB”, contou.

Fotos: CECOMSAER

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas

Ninja-Brasil: versão para a web