NINJA - Saiba mais:

sábado, 16 de novembro de 2024

Aviação em Ilhabela

O Antigo Campo de Aviação de Ilhabela

Edson Souza / Arquivo Ilhabela®

Atualmente conhecido como o “antigo campo de aviação de Ilhabela”, o local foi uma das principais áreas em 1932, devido à Revolução Constitucionalista. Situado no bairro do Pequeá, depois do bairro do Engenho d’Água quase no centro, muitos fatores históricos que influenciaram a história de Ilhabela, e a história política do Brasil aconteceram nessa pequena localidade.    No ano de 1930, foi realizada a última eleição da República Velha para a escolha de um candidato à Presidência da República. Os paulistas indicaram Júlio Prestes e o Estado de Minas Gerais indicou Getúlio Vargas para concorrer ao cargo. Júlio Prestes obteve a vitória no campo eleitoral, mas, devido o ato ilegal do “Golpe de Estado”, os paulistas perderam o posto para Getúlio Vargas, que acabou assumindo a liderança do chamado “Governo Provisório”.   O Estado de São Paulo tentou politicamente, em 1932, afastar Getúlio Vargas do cargo, época em que o próprio Estado lutava contra a crise do café, um dos fatos que levou Ilhabela a perder sua condição de município em 1934 e tornar- se distrito de São Sebastião. Isto se deu devido à insuficiência de moradores causada pela crise cafeeira destas épocas. O café também era uma das principais fontes econômicas da Ilha. Com a crise, o rendimento econômico da ilha caiu a tal ponto, que a administração não teve como pagar seus impostos. Deste modo, Ilhabela perdeu sua independência financeira recebendo ajuda do governo. Mas recuperou mais tarde, sua condição de município.   São Paulo estava destinado a afastar Getúlio Vargas do poder para reconquistar o título de autonomia Estadual, gerando uma guerra. Na Revolução de 1932, os paulistas investiram em aeronaves de modelo Potez 25 TOE para bombardear o inimigo. Porém, Getúlio Vargas possuía muitos aliados, e passou a contar com o apoio da Marinha. Nessa época foram construídas duas espécies de flutuantes de pouso próximos à área no bairro do Pequeá em Villa Bella (Ilhabela), considerado um local estratégico para fundear as aeronaves para usá-las contra o inimigo.   Da base secreta em Villa Bella, as aeronaves partiam para realizar o reconhecimento das áreas tomadas pelos paulistas, cuja entrada do porto de Santos foi uma delas.   A Marinha, por sua vez, contribuiu com o Governo de Getúlio Vargas, enviando três hidroaviões de apoio para proteger o litoral norte. Estes três aviões ficaram atracados nos flutuantes do Pequeá em Villa Bella, voltados para o Canal de São Sebastião. Alguns aviões mais avançados na época foram inseridos no plano de proteção e bombardeio pela Marinha, mas os flutuantes da localidade não eram firmes o bastante para suportar os novos modelos com trem de pouso. Então o governo decidiu alargar uma pequena área no Pequeá para pouso ao lado da praia, próximo ao morro, criando uma pista, esta que atualmente é apontada como o antigo campo de aviação em Ilhabela.   A pista de pouso em Ilhabela foi concretizada em julho de 1932, e era utilizada como “garagem” para os aviões. No local pernoitavam vários modelos aéreos da Marinha como, os S-55 e D.H. 60 T, que saiam em missões de bombardeio. Algumas acabaram afundando no canal de Toque-Toque. A ditadura de Getúlio Vargas influenciou no histórico de Ilhabela até 1940 alterando o nome da cidade de “Villa Bella” para “Formosa”. Com o fim da revolução, a pista de pouso criada em Villa Bella ficou esquecida e encoberta pelo matagal.   Posteriormente, nas areias da Praia do Perequê, o diretor da empresa SKF Rolamentos (fundada em 1907), Sven Cecil Werner Urban, realizava pousos nesta área com um modelo de pequeno porte quando vinha a cidade. Sven era também proprietário da Fazenda Cocaia em Villa Bella (Ilhabela). Sempre quando viajava com seu pequeno avião, sobrevoava a fazenda na ilha para que os empregados soubessem de sua chegada, então, pousava nas areias da Praia do Perequê. Com a ajuda dos caiçaras locais, o avião era empurrado para dentro de um rancho e um dos funcionários da fazenda apanhava o proprietário de Charrete.
A Fazenda da Cocaia do Sven produzia cachaça, considerada uma das melhores, e no rótulo havia uma grafia do pequeno avião pelo qual ele realizava suas vindas a Villa Bella.   Quando Benedito Carlos de Oliveira assumiu a Prefeitura de Ilhabela, em 1948, investiu na reurbanização da antiga pista de pouso criada pelo governo de Getúlio Vargas no bairro do Pequeá, cujo local ficou conhecido como “Aeródromo Sven Cecil Werner Urban”, que passou a ser o Campo de Aviação de Ilhabela.
Com o tempo, neste local foram realizados os principais shows e eventos da cidade, como o Festival do Camarão, o aniversário da cidade, comemorado no dia 3 de setembro, e o Carnaval, eventos hoje realizados no centro, tal como os shows, que agora são realizados na Praça de eventos do antigo Campo do Galera, no bairro da Água Branca. O atual ‘Campo de Aviação’ hoje, é uma área residencial, como praça, parquinho e campos para pratica de esportes, além de abrigar a sede da Escola de Vela de Ilhabela “Lars Grael”.

Fonte: Edson Souza / Arquivo Ilhabela®

Ninja-Brasil: versão para a web