NINJA - Saiba mais:

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Pioneiros

GODOFREDO VIDAL
Ações pioneiras e marcantes para a aviação brasileira


No dia 28 de abril de 1938, o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, na época servindo no 5º Regimento de Aviação, atual CINDACTA II, em Curitiba, oficializaram à União dos Escoteiros do Brasil a criação do primeiro grupo de escoteiros do ar, o Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk.

Alguns anos depois, em 19 de abril de 1944, foi criada a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar, a qual congregava todos os grupos que desenvolviam a modalidade que, na época eram muito poucos, restringindo-se aos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Foi tamanha a expansão registrada por essa nova modalidade que, em 26 de julho de 1951, o Brigadeiro Nero Moura, então Ministro da Aeronáutica, reconhecendo seus valiosos objetivos entre eles o de incentivar o interesse dos jovens pela aeronáutica, determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio aos Grupos Escoteiros do Ar, o que acontece até os dias presentes.

O fundador do Escotismo do Ar, Major Aviador Godofredo Vidal, nasceu em 3 de outubro de 1895 em Bagé no Rio Grande do Sul. Seu avô, Engenheiro José Maria Vidal, combateu na Guerra do Paraguai e seu pai, o General Alfredo Vidal, foi o fundador do Serviço Geográfico do Exército, tendo sido ainda o introdutor do processo estereo-fotogramétrico no Brasil.

Após cursar o Colégio Militar do Rio de Janeiro, foi mandado pelos pais para estudar Engenharia na Suíça, onde se dedicou por dois anos a estudos e estágios em fábricas europeias. Retornando ao Brasil durante a Primeira Guerra Mundial, matriculou-se na velha Escola do Realengo, da qual saiu em 1921 como Aspirante da Arma da Cavalaria.

Com o entusiasmo da mocidade, dedicou-se ao polo nos primeiros ensaios do Órgão Desportivo do Exército, integrando inclusive, a equipe brasileira desse nobre esporte quando em visita ao Chile. Nos devaneios dos sonhos de novas conquistas, matriculou-se na segunda turma do Curso de Pilotos Observadores da antiga Aviação Militar, então recém criada.

Em 1928, foi nomeado instrutor da Escola de Aviação Militar por indicação da Missão Militar Francesa. Em 1931, juntamente com o então Capitão Archimedes Cordeiro e o Primeiro Tenente Francisco de Assis Corrêa de Mello, partiu em voo de confraternização pelas Américas, em um monomotor bombardeiro Amiot, de fabricação francesa, batizado como "Duque de Caxias".

Este avião era um enorme biplano com entelagem de lona e carlinga descoberta, constituindo-se um desafio à coragem de seus tripulantes. A fatalidade fez com que um defeito mecânico obrigasse a realização de uma aterrissagem forçada entre as cidades de Guaiaquil e Quito, em plena Cordilheira dos Andes. Os tripulantes permaneceram sem contato com a civilização durante três dias até serem socorridos pelos nativos. O Primeiro Tenente Francisco de Assis Corrêa de Mello foi o mais ferido, tendo sofrido extensas fraturas e queimaduras.

Enquanto se convalescia dos ferimentos do acidente com o "Duque de Caxias", o Coronel Aviador Godofredo Vidal matriculou-se no curso livre de pintura da Escola de Belas Artes, tendo pintado na época vários quadros. Incapaz para o voo durante o seu longo tratamento, dedicou-se ao magistério secundário, sendo professor do Instituto Lafayette e do Colégio anglo-americano, ambos no Rio de Janeiro. Dominava com perfeição vários idiomas, falando corretamente alemão, francês, espanhol e inglês, e por isso tinha situação privilegiada entre os seus pares.

Em 1935, Godofredo Vidal idealizou a Semana da Asa que foi viabilizada pela Comissão de Turismo Aéreo do Touring Club do Brasil, a qual presidiu por muitos anos. A ideia era fomentar o “orgulho aeronáutico brasileiro”, numa época em que desenvolviam-se as primeiras iniciativas para produzir aeronaves em série no país.

A data foi escolhida em alusão ao dia do aviador, comemorado em 23 de outubro que, por sua vez, remete ao primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar, o 14 Bis de Santos Dumont. Desde sua criação, a Semana da Asa colaborou sensivelmente para estimular o setor aeronáutico brasileiro.

Foi uma festiva “Semana da Asa” do Aeroclube do Brasil, em Manguinhos, Rio de Janeiro, que praticamente consolidou a ideia do então Ministro da Aeronáutica Salgado Filho de criar a Campanha Nacional de Aviação, contando com o poderoso e entusiástico apoio do grande jornalista Assis Chateaubriand e que resultou na criação de quase três centenas de Aeroclubes por todo o Brasil.

O Coronel Aviador Godofredo Vidal foi também um dos pioneiros do Correio Aéreo Militar, voando com todos os abnegados precursores pelo sistema "Arco e Flecha", na devassa patriótica dos nossos rincões, com os olhos presos às curvas dos rios, aos acidentes planimétricos e, até mesmo, aos dísticos dos telhados das estações das estradas de ferro, como pontos de orientação das rotas de voo.

Em 1934 fundou e organizou o Serviço Meteorológico Militar, instalando-o no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Por seus dotes de cultura e sociabilidade foi indicado para representar o Brasil nos seguintes conclaves internacionais: III Conferência Sul Americana de Meteorologia em 1936 no Rio de Janeiro; Conferência Sul Americana de Radiocomunicações também em 1936 no Rio de Janeiro; e a Conferência Interamericana de Aviação em Lima, no Peru, em 1937.

Em 1941 sofreu um grave acidente aviatório escapando milagrosamente com os demais tripulantes. Foi durante um voo noturno juntamente com o então Tenente Coronel Carlos P. Brasil e o Capitão Rosemiro Menezes. Ao se aproximar do Campo dos Afonsos, na altura de Honório Gurgel, o avião perdeu a hélice mas conseguiu chegar à cabeceira da pista, que estava às escuras.

Com incrível perícia, o piloto, o Capitão Rosemiro Menezes fez a aterrissagem onde todos os tripulantes sobreviveram apesar do avião ficar praticamente destruído. As estatísticas diziam que as chances de sobreviver a um acidente desses era de uma em mil. Por ironia do destino, três meses depois o Capitão Rosemiro morreu de malária, da qual falece um em cada mil doentes.

Em 1942, o Coronel Aviador Godofredo Vidal cursou a Escola do Estado-Maior do Exército, dela saindo para integrar o quadro de instrutores da Escola de Guerra Naval, vindo posteriormente a colaborar para a criação da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, da qual foi o primeiro Subdiretor de Ensino.

Nos Estados Unidos cursou a Escola Superior de Tática Aérea, em Orlando, na Flórida, realizando estágios de instrução na Aviação Naval Americana e na Força Aérea dos Fuzileiros Navais. Ainda durante a II Guerra Mundial participou do patrulhamento aéreo do Atlântico Sul; visitou as principais bases aéreas dos Estados Unidos na Comitiva do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o Brigadeiro Trompowski; e dirigiu o Curso de Defesa Passiva da Legião Brasileira de Assistência, realizando memoráveis conferências.

Em 1948, no posto de Coronel, Godofredo Vidal transferiu-se para a reserva, sendo posteriormente promovido à Brigadeiro e Major-Brigadeiro. Dedicou-se às radiocomunicações como amador com o indicativo PY-1-AT e participou da direção da entidade Nacional que rege o radioamadorismo, a LABRE.

Na reserva não parou a sua incansável atividade, dedicando-se aos estudos de Geografia e História, escrevendo artigos e monografias e realizando conferências no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Entre seus trabalhos destacam-se os seguintes: "Próceres da Independência da América", "Estudos de Geopolítica", "Batalhas Aero-Navais da Última Guerra", e a tradução do original italiano da obra clássica de Douhet, "O Domínio do Ar".

Exerceu a Vice-Presidência do Instituto de Geografia e História Militar, onde ocupou a cadeira 13, patrocinada por Bartolomeu Lourenço de Gusmão, de quem fez interessante estudo biográfico, ainda inédito.

Integrou também os quadros dirigentes do Instituto Brasileiro de Geopolítica. Foi membro correspondente da Sociedade de Geografia de Lima (Peru) e do Instituto Geográfico Histórico da Bahia. Pertenceu também à Academia Valenciana de Letras.

Dirigiu o Museu Santos Dumont de Petrópolis, instalando-o na casa onde Santos Dumont residira e dera mostras do seu genial talento, inclusive como arquiteto e construtor.

Godofredo Vidal faleceu após curta doença, no dia 8 de dezembro de 1958, deixando viúva D. Beatriz Seidl Vidal, os dois filhos Tenente Coronel de Artilharia do Exército Germano Seidl Vidal, herói da Segunda Guerra Mundial, e o Senhor Hélio Carlos Seidl Vidal.


COMO EU LEVO A VIDA 

 Eu levo a vida no maior desleixo: 

 Quanto mais sofro mais ainda canto 

 Não suplico — não choro — não me queixo. 

 Que importa que ela amargue e doa tanto?

Que adianta blafesmar porque há pesares?

Mais vale neles — procurar encanto!

Amo a flor, amo a lua, o sol e os ares,

Amo a ti — tudo mais rolar eu deixo

E assim, sem ambições particulares,

Eu levo a vida no maior desleixo . . .

Godofredo Vidal

Ninja-Brasil: versão para a web

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Embraer

Embraer E190-E2 e E195-E2 recebem Certificação de Tipo na Mongólia
Os jatos E190-E2 e E195-E2, aeronaves de corredor único mais silenciosas e com maior eficiência de combustível do mundo, receberam os certificados de tipo da Autoridade de Aviação Civil da Mongólia. Esse é um marco importante para a introdução da família E-Jets E2 no promissor mercado de aviação da Mongólia. A certificação é resultado de avaliações rigorosas realizadas no país asiático, que se alinham com os padrões globais de aviação já atendidos pelos jatos da Embraer por meio de certificações da FAA (EUA), EASA (Europa), ANAC (Brasil), CAAS (Singapura) e CAAC (China). "Somos gratos à Autoridade de Aviação Civil da Mongólia por sua avaliação diligente e pela confiança nas aeronaves da Embraer", afirma Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial. "A certificação abre caminho para mais oportunidades de negócios, à medida que continuamos a expandir nossa presença na Mongólia. O E2 está pronto para ser um ativo estratégico para as companhias aéreas locais, que buscam modernizar suas frotas e expandir suas malhas. Temos grandes expectativas de apoiar o promissor mercado de aviação da Mongólia com nossos jatos inovadores”. A Embraer está presente na Mongólia desde 2018, quando o ERJ 145 entrou em serviço com a Aero Mongolia. Em seguida, a Hunnu Air - maior companhia aérea privada do país - adicionou dois E190s à sua frota, em 2019. A Hunnu Air beneficiou-se da eficiência e da versatilidade dos jatos da Embraer para atender rotas domésticas e internacionais dentro da Mongólia e em seu entorno. Mais recentemente, em 2023, a Hunnu Air lançou voos diretos entre Ulan Bator e Pequim com os E-Jets de sua frota. Esses marcos reforçam a parceria de longa data da Embraer com as companhias aéreas locais, para apoiar o avanço dos recursos da indústria de aviação disponíveis para a Mongólia.

Fonte: Embraer

Ninja-Brasil: versão para a web

terça-feira, 15 de abril de 2025

Olimpíadas

EEAR realiza a 49º Olimpíada do Corpo de Alunos
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), realizou entre os dias 07 e 11/04 a 49.ª edição da Olimpíada do Corpo de Alunos (OCA), evento que tem como principal objetivo fortalecer o espírito de corpo e fomentar o trabalho em equipe através da prática desportiva. A competição reuniu alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), que disputaram diversas modalidades, desde atletismo a xadrez, passando por futebol, pentatlo militar e natação. A cerimônia de abertura foi presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, e contou com a presença do Comandante do Corpo de Alunos, Coronel Aviador Gustavo Winckler de Oliveira, além de membros militares e civis da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW). A Aluna Karina de Araújo Resende, do Esquadrão Verde, acendeu a Pira Olímpica, num momento simbólico que remete aos antigos Jogos Olímpicos, marcando oficialmente o início das competições.
Durante cinco dias, os alunos demonstraram dedicação e espírito desportivo em provas como corrida rústica, basquetebol, voleibol, tênis de mesa, judô, entre outras. A Aluna Evelin Cássia da Silva Filgueiras, do Esquadrão Azul, destacou-se ao conquistar ouro na corrida. “Vivenciar a experiência de uma olimpíada é algo indescritível. A EEAR deu-me a oportunidade de me descobrir no desporto e de crescer de formas que nunca imaginei”, partilhou. A edição deste ano foi marcada por importantes avanços, como a estreia do judô feminino e a participação inédita de sete Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) na prova de pentatlo militar, reforçando a integração entre as instituições da Força Aérea Brasileira (FAB).
O grande vencedor da 49.ª OCA foi o Esquadrão Verde, Turma Santos Dumont, que somou a maior pontuação geral. A Aluna Karina de Araújo Resende foi o grande destaque individual, conquistando cinco medalhas de ouro em provas de orientação e contribuindo para a equipe de voleibol feminino. “Cada medalha foi a prova de que o esforço valeu a pena. Sou imensamente grata a Deus, à minha irmã — também militar — e aos meus instrutores, que estiveram sempre ao meu lado”, declarou. O Coronel Aviador Gustavo Winckler sublinhou a relevância da OCA como veículo de transmissão dos valores militares. “Esta olimpíada foi mais do que uma competição — foi a celebração dos princípios que moldam a nossa identidade: coragem, disciplina, superação e espírito de corpo”, afirmou, enaltecendo também o papel da Comissão Desportos da Aeronáutica (CDA) e dos atletas de alto rendimento no evento. O encerramento contou com uma apresentação especial da equipe de Paraquedismo da Força Aérea Brasileira, os Falcões, que trouxeram a nova bandeira da Seção de Educação Física da EEAR, criada pela aluna Thainá Macedo, vencedora de um concurso interno. 
Encerrando a semana de celebrações, o Brigadeiro Joelson exaltou o empenho dos participantes. “Que cada um de vocês, atletas e torcedores, tenha a paz de espírito ao saber que combateu o bom combate e deu o melhor de si. Alguns conquistaram a vitória, outros não, mas o mais importante é ter a certeza de que se entregaram por completo, com dedicação e honra. Parabenizo todos os envolvidos nesta marcante semana de competições’’, disse Oficial-General.

Fonte: EEAR

Ninja-Brasil: versão para a web

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Dia das Meninas

Empresa aérea KLM abre suas portas para meninas durante o Dia das Meninas 2025
A KLM informa que recebeu 30 meninas de uma escola primária em sua divisão de Engenharia e Manutenção (E&M). A companhia participou do Girls Day’25 (Dia das Garotas 2025), uma iniciativa nacional da VHTO (organização holandesa de especialistas em meninas/mulheres e ciência/tecnologia), em que várias empresas abrem suas portas para apresentar às jovens garotas a tecnologia, ciência e TI. As meninas tiveram seu primeiro mergulho no mundo dos aviões e uma visão de perto das inovações inteligentes, tecnologia e manutenção feitas por especialistas. Na KLM E&M, a maioria dos colegas técnicos são homens, nomeadamente 91%. A KLM tem o objetivo de mostrar que a tecnologia da aviação não é apenas “para os meninos” e espera inspirar as meninas a seguirem carreiras em tecnologia. As meninas receberam uma visita guiada ao hangar e à oficina de motores, participaram de um quiz e tiveram experiência prática montando um motor de avião impresso em 3D. Danique (11) disse que achou “super divertido”. “Fizemos atividades bem legais, como visitar o hangar e a oficina de motores. Aprendi quanto pesa um motor e muitas outras coisas. A melhor parte foi a oficina de montagem do motor impresso em 3D”, disse Danique. Ashley (11) também ficou impressionada: “A melhor parte foi o tour no Hangar 14, porque tudo lá é realmente grande e alto, muito legal! Aprendi que dá muito trabalho colocar um avião no ar. Se eu não me tornar uma jogadora de futebol profissional, gostaria de trabalhar na KLM”.  Stefanie Boers, que trabalha na KLM E&M e está envolvida no Girls’ Day, disse: “Ao mostrar às meninas, desde cedo, como a tecnologia pode ser incrível, estou convencida de que muitas mais mulheres optarão por ela mais tarde na vida. Sou prova disso. Desde pequena, aprendi com meu pai a consertar o pneu da minha bicicleta e montar móveis. Isso me levou a seguir um estudo técnico, que me trouxe para este cargo na KLM, onde ainda me impressiono diariamente com todas as maravilhas que a tecnologia tem a oferecer”.

Fonte: AEROIN / Murilo Basseto, com informações da KLM

Ninja-Brasil: versão para a web

domingo, 13 de abril de 2025

Especial de Domingo

A primeira piloto na Aviação do Exército
O Exército Brasileiro já conta com a primeira mulher da instituição a ser capacitada como piloto de helicóptero. A gaúcha de Santana do Livramento, tenente Emily Braz, aos 24 anos, entra para a História, ao se brevetar no curso de piloto de aeronave do Centro de Instrução da Aviação do Exército.
Boa leitura.
Bom domingo !

Aviação do Exército forma sua primeira piloto de helicóptero
A Aviação do Exército formou, dia 11 de abril de 2025, a primeira oficial da força terrestre como piloto de aeronave. A tenente Emily Braz é a primeira mulher do Exército a ser brevetada como piloto de helicóptero, ao concluir o curso ministrado pelo CIAvEx- Centro de Instrução da Aviação do Exército, para uma turma de 14 oficiais, sendo dois da Marinha do Brasil. A cerimônia de outorga do brevê foi realizada na sede do Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, SP.

Pioneira
A tenente Emily Braz é pioneira na habilitação como piloto da Aviação do Exército. Também faz parte da primeira turma de oficiais femininas formadas na Academia Militar das Agulhas Negras, em 2021. Gaúcha de Santana do Livramento, a oficial de 24 anos de idade disse que o desejo de atuar como piloto de helicópteros surgiu já como aluna da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em 2017. “Esse desejo se reforçou em uma missão de suprimento aéreo, em 2020, quando o piloto perguntou quem gostaria de servir na Aviação. Depois, meu Comandante de Companhia entregou um distintivo de Aviação que esse mesmo piloto lhe deu, pedindo que o devolvesse aqui em Taubaté. Desde então, fiz de tudo para entrar nesse curso”, revelou. A mais nova piloto da Aviação do Exército salienta que o curso de piloto exige bastante em termos de dedicação e esforço, tendo colaborado para desenvolver sua autoconfiança e equilíbrio emocional, características essenciais na pilotagem. Ela espera que seu pioneirismo abra portas para que novas oficiais também busquem essa especialidade. “É uma grande honra e também uma responsabilidade enorme ser a primeira piloto da Aviação do Exército e representar o sonho de tantas mulheres que desejam se tornar pilotos”, comentou Emily Braz.

A formação
O Curso de Piloto de Aeronaves tem a duração de 63 semanas, dividido em diferentes etapas. A seleção dos alunos ocorre com rigorosa seleção psicológica e de saúde. Após uma fase teórica, com instruções como aerodinâmica, controle do espaço aéreo e meteorologia, os alunos passam para a fase prática, com voos reais e em simuladores, desenvolvendo a liderança e a tomada rápida e segura de decisão. Os oficiais realizam Estágio Prático de Pilotagem Básica, Viagem de Navegação Tática, Estágio Prático de Pilotagem Tática, Estágio de Voo por Instrumentos, Estágio de Voo com Óculos de Visão Noturna e o Voo Solo, completando o período de ensino e aprendizagem.


Ninja-Brasil: versão para a web

sábado, 12 de abril de 2025

Aerodinâmica

Forças básicas que atuam no avião
São quatro as forças básicas da aerodinâmica que atuam numa aeronave: sustentação, peso, empuxo e arrasto.

Para um avião voar em linha reta e nivelado o empuxo deve ser igual ao arrasto e a sustentação igual ao peso. Se o empuxo aumentar e superar a força de arrasto, o avião acelera.

Se a sustentação for maior que o peso, o aparelho sobe.

SUSTENTAÇÃO - Sustentação é a força aerodinâmica que mantém um avião no ar. Ela é conseguida, basicamente, pelo vento relativo, provocado pelo movimento da aeronave.

PESO – Peso é a força gravitacional sofrida por um corpo. Dos livros e aulas de Física temos a relação que peso é igual a massa pela aceleração da gravidade (P = m.g). Esta força em um Boeing 747 de 395 toneladas pode ser anulada, se a sustentação for igual ou maior e, em consequência, ele voa.

EMPUXO - O empuxo é uma força aerodinâmica que deve ser criada para que o avião supere o arrasto Os aviões geram empuxo usando hélices, motores a jato ou foguetes.

ARRASTO - O arrasto é uma força de resistência ao movimento de um objeto num fluido, como o ar ou a água. Por exemplo, para reduzir o arrasto, logo após a decolagem, um avião com trem de pouso retrátil o recolhe para dentro da fuselagem.

Ninja-Brasil: versão para a web

sexta-feira, 11 de abril de 2025

FAB em Destaque

Revista eletrônica da FAB com as notícias de 4 a 10 de abril
O FAB em Destaque desta sexta-feira (11/04) traz as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB) de 04 a 10 de abril. Esta edição destaca a realização da Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM) e o lançamento do primeiro episódio do documentário “LINCE: Controlar para Defender”, em comemoração ao Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares, ambos realizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). A edição desta semana destaca, ainda, a 1ª Reunião de Gestores da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), que tem como objetivo promover orientações e instruções relacionadas ao Programa de Trabalho Anual de 2025, e o intercâmbio internacional realizado pelo Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER) que reuniu especialistas em Operações de Defesa Cibernética das Forças Armadas do Brasil e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Biblioteca NINJA

Livro “Vou Ali. Já volto” narra a histórica travessia do Atlântico em voo com o avião Jahú
A espetacular jornada do voo do avião Jahú, em 1927, com a primeira tripulação 100 % brasileira a cruzar o Atlântico Sul, é o tema do livro “Vou ali. Já volto: o voo transatlântico do avião Jahú”. Preparado por Cesar Rodrigues e editado pelo Instituto Salerno-Chieus, o livro foi lançado em 2017 para comemorar os 90 anos da travessia “da grande lagoa” (como os pilotos, de ontem e de hoje, tratam o traslado sobre o Oceano Atlântico) pelos pioneiros: João Ribeiro de Barros (comandante), João Negrão (copiloto), Newton Braga (navegador) e Vasco Cinquini (mecânico). A bordo do Savoia-Marchetti S-55 chamado de Jahú, em homenagem à terra natal de Ribeiro de Barros, Jaú (SP), o histórico voo dos brasileiros foi marcado por festas, expectativas, dificuldades, sabotagens, panes e até pela doença malária de Ribeiro de Barros. O título do livro remete à declaração do comandante ao deixar o Brasil para buscar o S-55 em fábrica da Itália e iniciar o reide em Gênova: “Vou ali. Já volto”. As frases do seu lema foram ostentadas nos dois botes formadores da fuselagem do avião Jahú.

Ninja-Brasil: versão para a web

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Carreiras na Aviação

Inscrições abertas para o Exame de Admissão à Academia da Força Aérea

AFA terá oportunidade para mulheres na Infantaria
pela primeira vez

As inscrições para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFOAV-INT-INF/2026) da Aeronáutica para o ano de 2026 estão abertas no período de 07/04/2025 a 28/04/2025 (até as 9h do último dia, horário de Brasília) e deverão ser realizadas no site (←clique). São 50 vagas no total, destinadas a candidatos de ambos os sexos, incluindo também, pela primeira vez para as candidatas, o Curso de Infantaria (CFOINF). Para participar do Exame de Admissão, o candidato deve ser voluntário e estar ciente de todas as condições previstas nas Instruções Específicas (←clique) do Exame. Para ser habilitado à matrícula no Curso, o candidato não pode ser menor de 17 (dezessete) anos e nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro de 2026 e ter concluído, na data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio, além de outras exigências previstas nas Instruções Específicas. O processo seletivo é composto de Provas Escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação), Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros) e Validação Documental.
Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no dia 11/01/2026, para matrícula e início do Curso, que tem duração de 4 anos. Após a conclusão do Curso com aproveitamento serão nomeados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica e designados para Organizações Militares do COMAER.

Fonte: Agência Força Aérea

Ninja-Brasil: versão para a web

terça-feira, 8 de abril de 2025

Mulheres na Aviação

ANESIA PINHEIRO MACHADO

Anesia Pinheiro Machado nasceu em 5 de junho de 1902, em Itapetininga, interior de São Paulo, e foi a primeira mulher a trabalhar como aviadora no Brasil.

Aos 19 anos começou a estudar para voar.

Em abril de 1922 recebeu o seu brevet internacional Nº 77, da Federação Aeronáutica Internacional(FAI), pelo Aeroclube do Brasil.

Aos 20 anos, Anesia realizou seu primeiro voo, São Paulo/Rio de Janeiro, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil.

A viagem foi realizada em um monomotor Caudron G.3, batizado de Bandeirante, o mesmo em que aprendeu a voar.

Ela viajou por quatro dias.

Anesia voava, no máximo, uma hora e meia por dia, quando tinha que pousar para reabastecimento e revisão da aeronave.

Chegando à cidade maravilhosa foi recebida por Santos Dumont.

Ele presenteou Anesia com uma medalha de ouro, réplica de uma que ele próprio havia recebido da Princesa Isabel.

Anesia se afeiçoou ao presente e carregava sempre consigo ao longo de toda sua vida, era seu amuleto de boa sorte.

Durante a guerra, em 1943, convidada pelo governo dos Estados Unidos, Anesia para lá se mudou, realizando um curso avançado de aviação, tornando-se a primeira e única aviadora brasileira a receber tal convite.

Fez ainda, com sucesso, viagens como a travessia da Cordilheira dos Andes e uma transcontinental pelas três Américas.

Morreu aos 97 anos, em 10 de maio de 1999, em Brasília.

A urna com suas cinzas está depositada no Museu de Cabangu, na cidade de Santos Dumont, MG.

Ninja-Brasil: versão para a web

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Aviação Militar

Reunião anual reúne controladores militares para simulações de defesa aérea em São José dos Campos (SP)
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) realizam, de 6 a 11 de abril, a Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

Coordenada pela Divisão de Operações Militares (DOPM) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, a reunião tem como objetivo treinar os militares no cumprimento das ações de defesa aeroespacial, em um cenário tático, fictício e dinâmico, com foco na vigilância do espaço aéreo e em situações de conflito.

O exercício operacional também tem como finalidade proporcionar que o controlador de tráfego aéreo aplique todo o conhecimento, as táticas e as técnicas em um ambiente com diversos eventos necessários para sua atuação em prol da defesa aérea.

Participam do treinamento os Centros de Operações Militares (COpM) dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), com seus esquadrões subordinados, e o Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAv – Esquadrão Guardião).

Durante a programação, serão realizados exercícios operacionais que incluem interceptação de tráfego ilícito, treinamento de conflito e simulação de voo, além de maratona intelectual e competição esportiva.

Fonte: AEROIN / Por Juliano Gianotto, com informações do DECEA

Ninja-Brasil: versão para a web

domingo, 6 de abril de 2025

Especial de Domingo

Em abril de 1943 saía da linha de montagem o primeiro avião Paulistinha, que tanto contribuiu para a formação de muitas gerações de pilotos. O Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA registra novamente a síntese desta grande história.
Boa leitura.
Bom domingo!

O avião Paulistinha


O interesse do empresário paulista Francisco Pignatari pela aviação data do final da década de 1930, quando ajudou o projetista italiano L. Bresciani na construção de dois protótipos.

Em fins de 1940, a Laminação Nacional de Metais, uma das empresas do Grupo Pignatari, criou uma divisão de aviação e passou a produzir planadores. A boa recepção dos planadores no meio aeronáutico encorajou Pignatari a criar uma empresa de construção de aviões.

Assim, em agosto de 1942, surgiu a Companhia Aeronáutica Paulista - CAP. Além de toda a estrutura industrial herdada do Grupo Pignatari a CAP associou-se ao IPT de São Paulo e passou a trabalhar no projeto do avião IPT-4, renomeado CAP-1 "Planalto" e nos seus derivados, o CAP-2, o CAP-3 e o CAP-3A. Mas o projeto de maior sucesso comercial foi o CAP-4 "Paulistinha".

O projeto do Paulistinha baseou-se na aeronave EAY-201 Ypiranga (foto abaixo), cujos direitos de fabricação, pertencentes à Empresa Aeronáutica Ypiranga, foram adquiridos.


Novamente com a ajuda de técnicos do IPT, o projeto foi revisto e em 2 de abril de 1943 o primeiro exemplar deixou as linhas de montagem.

O Paulistinha foi produzido em três versões, sendo que o modelo CAP-4A era a versão de instrução com 777 unidades produzidas. As outras duas versões eram o CAP-4B, capaz de transportar uma maca (somente dois protótipos produzidos), e o CAP-4C "Paulistinha Rádio" para regulagem de tiro de artilharia (um protótipo construído).

Além das suas boas qualidades aeronáuticas, o sucesso comercial do Paulistinha deveu-se também à Campanha Nacional de Aviação, um movimento criado em 1941 para levantar recursos para a compra de aeronaves de instrução de fabricação nacional, visando sua distribuição aos diversos aeroclubes do Brasil.


O Paulistinha era robusto, de pilotagem simples e manutenção fácil. Por ser de construção simples, a CAP chegou a fabricar um Paulistinha por dia em 1943, no auge de sua fabricação, que encerrou em 1948. Com exceção dos motores, que vinham dos EUA, praticamente todos os demais itens eram de fabricação nacional.

Em 1955 a Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva adquiriu os direitos de fabricação do Paulistinha, bem como alguns gabaritos e todas as plantas do modelo CAP-4. O projeto foi ligeiramente modificado e rebatizado de Paulistinha 56. Mais de 240 exemplares foram fabricados nessa "segunda vida".

A Marinha do Brasil adquiriu apenas uma única aeronave para emprego geral e instrução em 1962. Não se conhecem maiores detalhes da aeronave, mas acredita-se que a mesma tenha sido uma das fabricadas pela Neiva da década de 1950. Passou para a FAB em 1965, onde não recebeu matrícula.



O esquema de cores e indicativos visuais mostrado acima baseia-se no padrão adotado pela MB no início da década de 1960 para aeronaves de instrução.


A FAB usou 20 aeronaves Neiva 56C Paulistinha para reconhecimento e observação com a designação L-6 e O-6 e foram utilizadas no período de 1959 até 1974.

E s p e c i f i c a ç õ e s


Origem: Brasil (Companhia Aeronáutica Paulista)

Dimensões:
Comprimento: 6,71 m; Envergadura: 10,67 m; Altura: 2,10 m; Superfície Alar: 17,00 m².

Pesos:
Vazio: 320 kg; Máximo na decolagem: 535 kg.

Motores: um motor ContinentalA-65-8 de 4 cilindros em linha, desenvolvendo 65 HP, refrigerado a ar.

Desempenho:
Velocidade máxima: 160 km/h; Razão inicial de subida: 240 m/min; Teto de serviço: 3.800 m; Autonomia: 4 h.

Tripulação: dois tripulantes em tandem

Fonte: Café Modelismo

Saiba mais: Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação-NINJA em 2/5/10, 3/5/10, 23/5/10, 4/7/10.

Ninja-Brasil:
versão para a web

sábado, 5 de abril de 2025

FAB em Destaque

Revista eletrônica da FAB com as notícias de 28/3 a 3/4 
O FAB em Destaque desta semana traz as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB) de 28 de março a 03 de abril. Nesta edição você confere a abertura do Processo Seletivo para profissionais de nível superior que desejam prestar serviço militar voluntário temporário em 2025/2026 e o início das inscrições, no dia 07/04, para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, com início em 2026. Pela primeira vez, mulheres poderão concorrer ao curso de Infantaria. A revista digital traz ainda a participação da FAB na LAAD Defence & Security 2025, a maior e mais importante feira de Segurança e Defesa da América Latina, que aconteceu de 1º a 04/04 no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Notaer

Confira a nova edição do Jornal Notaer!
Nesta edição do Notaer, é celebrado o Dia do Especialista de Aeronáutica, comemorado em 25 de março, e o protagonismo feminino na instituição, que tem conquistado cada vez mais espaço. Registra-se, também, os 60 anos do Esquadrão Gordo, referência em missões de transporte e reabastecimento, além do Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025), que aprimorou a interoperabilidade das tropas das Forças Armadas. Outro marco importante foi a mudança de subordinação da Base Aérea de Florianópolis para o DECEA, reforçando sua atuação estratégica. Por fim, a celebração dos 50 anos do caça F-5 Tiger II, uma aeronave fundamental para a defesa do espaço aéreo brasileiro. Confira essas e outras notícias aqui. Boa leitura!

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet

Ninja-Brasil: versão para a web

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Embraer

Força Aérea Portuguesa se junta aos estudos da Embraer e Força Aérea Brasileira para equipar KC-390 com IVR
A Força Aérea Portuguesa (FAP) acordou oficialmente sua intenção de se juntar à Embraer, líder global na indústria aeroespacial, e à Força Aérea Brasileira (FAB) em estudos colaborativos para identificar possíveis adaptações ao atual transporte aéreo tático multimissão KC-390 Millennium para realizar missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). O anúncio ocorreu em 1/4/2025, numa cerimônia durante a LAAD Defence & Security e contou com a presença do General João Cartaxo Alves, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa; o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira; Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer; e Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. Durante a cerimônia, foi apresentada uma imagem conceitual do sistema modular de missão IVR roll-on/roll-off atualmente em desenvolvimento. Esta solução permitirá que o KC-390 execute missões IVR, mantendo todas as suas capacidades multimissão. "O trabalho colaborativo com a Embraer está evoluindo de forma eficiente e estruturada, permitindo uma avaliação abrangente do KC-390 Millennium para as necessidades atuais e futuras da Força Aérea Brasileira. Vemos um grande potencial da aeronave para missões IVR e de patrulha marítima. A Força Aérea Brasileira dá as boas-vindas à Força Aérea Portuguesa por participar deste estudo, trazendo seu conhecimento e experiência para aprimorar a solução potencial", disse o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira. "Estamos muito satisfeitos com a decisão da Força Aérea Portuguesa de participar nos estudos para esta nova aplicação do KC-390 Millennium. Desde o início do programa, nossos parceiros brasileiros e portugueses têm sido cruciais para tornar o programa KC-390 um sucesso operacional e técnico inegável", disse Bosco da Costa da Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. Apoiados em características já presentes no KC-390 Millennium, como sua flexibilidade, robustez, equipamentos de comunicação e autoproteção de última geração, os estudos apontaram diversas possibilidades e soluções para a integração de novos sistemas de missão, sensores, estações de trabalho e armas, além de atender às expectativas operacionais das Forças Aéreas Portuguesa e Brasileira. Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação acumula uma taxa de conclusão de missão de mais de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional em sua categoria. Esta aeronave revolucionária foi selecionada por 10 forças aéreas em todo o mundo, incluindo muitos membros da OTAN. Mais recentemente, Suécia e a Eslováquia escolheram o KC-390 Millennium como sua nova aeronave de transporte tático. Até agora, o KC-390 foi escolhido pelo Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado.

Fonte: Embraer

Ninja-Brasil: versão para a web

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Veteranos

Veteranos da Turma Contacto 1965 retornam à EPCAR

A Turma Contacto 1965 é a maior turma de veteranos da `Nascente do Poder Aéreo`. Os ex-alunos voltaram à instituição em Barbacena para celebrar 60 anos de ingresso

Sessenta anos após ingressarem na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), veteranos da maior turma da "Nascente do Poder Aéreo" voltaram à instituição em Barbacena (MG) entre os dias 27 e 29/03/2025. A Turma Contacto 1965 iniciou o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) com 491 alunos. Destes, 17 alcançaram o Generalato.
O retorno à EPCAR foi um momento de nostalgia e celebração. "Eu costumo dizer que minha turma teve o melhor segundo grau que se poderia ter no Brasil naquela época. Com os métodos de ensino da EPCAR, tivemos uma verdadeira high school", afirmou o Oficial-General mais antigo presente no encontro, Tenente-Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva.
A qualidade do ensino da EPCAR permanece um destaque nacional. Em 2023, a escola conquistou o primeiro lugar entre as instituições públicas de ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Durante uma palestra aos veteranos, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, enfatizou a permanência dos valores da instituição. "Formamos aqui os líderes de uma Força pujante", concluiu. Para o representante do Encontro da Turma Contacto 1965, Coronel Rosa dos Santos, rever as instalações e reencontrar amigos foi emocionante. "Amizades de 60 anos se confundem com a própria vida. Não há como separar uma da outra, nem como separar um do outro. A cada instante, relembramos memórias que marcam nossa trajetória", destacou.
O nome "Contacto" foi inspirado no refrão do Hino dos Aviadores: "Contacto! Companheiros! Ao vento, sobranceiros!". A turma formou centenas de Oficiais Aviadores, bem como Oficiais de Infantaria e Intendência da Força Aérea Brasileira (FAB), além de integrantes da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e das Forças Auxiliares.
O próximo encontro está marcado para a comemoração dos 65 anos de ingresso na EPCAR. "Nosso ingresso na Escola Preparatória foi o momento mais importante de nossa trajetória. Foi a base não apenas de nossa profissão, mas de nossas vidas. Nós, militares, somos diferentes porque temos a missão de servir ao País", disse o Tenente-Brigadeiro Nicácio.

Ato Histórico
Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a homenagem ao Capitão Aviador Vanderlei Leão Taketani, realizada durante a parada diária dos alunos no dia 27/03. Ex-aluno da turma 65/362, ele pilotou um helicóptero da FAB no resgate de vítimas do incêndio do edifício Joelma, em São Paulo (SP), em 1974. Ao lado de outro Aviador, salvou mais de 240 pessoas em três horas de operação. "Ao chegarmos, encontramos um caos. Não sabíamos o que ia acontecer. Sobrevoei a área e notei que o prédio da Câmara Municipal, ao lado do Joelma, tinha quatro para-raios. Pousei lá e usamos o helicóptero da FAB para retirar as pessoas e levá-las para o heliponto da Câmara, pois helicópteros menores não poderiam operar devido às altas temperaturas", relatou o Capitão Taketani. Apesar das condecorações recebidas pelo feito, ele destacou que a maior honraria foi o reconhecimento de seus antigos colegas da EPCAR, que lhe entregaram uma placa de homenagem. "Recebi a Medalha Santos Dumont, mas nada se compara à emoção deste momento, 60 anos após iniciar minha vida militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar", afirmou emocionado.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

Fonte: EPCAR, por Aspirante Amanda

Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

Ninja-Brasil: versão para a web

terça-feira, 1 de abril de 2025

Efemérides Aeronáuticas - Abril

O INCAER - Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica destaca uma frase do Ten.-Brig.-do-Ar Joelmir Campos de Araripe Macedo, ex-Ministro da Aeronáutica e ex-Conselheiro do INCAER, falecido em 12 de abril de 1993: “A História não é um somatório de fatos, mas, antes, um legado de experiências. Conhecê-la é reunir dados que os números não contam, é entender os erros para não repeti-los, é, enfim, uma forma de preparar-se para o futuro”. Com este pensamento, mais uma vez, o Blog do Ninja reproduz as datas marcantes de ABRIL, estimulando o estudo, a pesquisa.

1709
O Padre brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão dirigiu uma petição ao Rei D. João V, contendo uma extraordinária visão do futuro da navegação aérea. (20 de abril)

1911
Foi brevetado na pilotagem de aviões, na Escola Militar de Aviação de Étampes na França, o primeiro aviador militar brasileiro, o Primeiro-Tenente de Marinha Jorge Henrique Möller. (29 de abril)

1912
O aviador brasileiro Edu Chaves fez a primeira tentativa para realizar o reide aéreo São Paulo-Rio de Janeiro, utilizando um avião Blériot. Nesse dia, Edu Chaves decolou de São Paulo e pousou em Guaratinguetá para reabastecer o seu avião. Prosseguindo no voo, no mesmo dia, teve uma pane na altura de Mangaratiba e desceu no mar. (28 de abril)

1913
Pela primeira vez um presidente da República do Brasil voou. O Presidente Marechal Hermes da Fonseca realizou um voo sobre a Baía de Guanabara num pequeno hidroavião Curtiss pilotado pelo aviador norte-americano David H. Mc Cullogh. (15 de abril)

1917
O Presidente Wenceslau Brás visitou a Escola de Aviação Naval, na companhia de Alberto Santos-Dumont. O Presidente voou num hidroavião pilotado pelo Tenente Antonio Augusto Schorcht e Santos-Dumont num outro hidroavião pilotado pelo Tenente Virginius De Lamare. (2 de abril)

1919
Aprovado pelo Aviso nº 71 o primeiro Regulamento da Escola de Aviação Militar. Na ocasião, dois aviões da Escola realizaram o reide Rio de Janeiro (Campo dos Afonsos)-São Paulo, tendo descido no Campo de Guapira, no bairro de Sant’Ana. Um dos aviões, um Sopwith, era pilotado pelo aviador francês Étienne Lafay, e tinha como passageiro o Coronel Magnin; o outro, um Nieuport, era pilotado pelo aviador francês Edouard Verdier e levava como passageiro o Tenente Bento Ribeiro. (28 de abril)

1922
Brevetadas as primeiras aviadoras brasileiras: Thereza di Marzo e Anesia Pinheiro Machado. (8 de abril)

1931
Foi criado no Ministério de Viação e Obras Públicas, pelo Decreto nº 19.902, o Departamento de Aeronáutica Civil. (22 de abril)

1934
Pelo Decreto Estadual nº 6.375, foi criado, em São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que realizou estudos sobre madeiras para a Aviação e construiu alguns protótipos de aviões e motores. (3 de abril) 

1936
Chegou ao Rio de Janeiro (Santa Cruz) o dirigível alemão “Hindenburg”, realizando sua primeira viagem à América do Sul. (4 de abril)

1939
O primeiro radiofarol para a Navegação Aérea começou a funcionar no Aeroporto Santos-Dumont.

1943
Saiu das linhas de montagem da Companhia Aeronáutica Paulista, em Utinga, São Paulo, pertencente ao “Grupo Pignatari”, o primeiro avião “Paulistinha” CAP-4. Entre agosto de 1942 e o encerramento das atividades da Companhia Aeronáutica Paulista, em 1949, 777 aviões “Paulistinha” foram construídos. (2 de abril)

1945
O Decreto-Lei nº 7.454 criou, na Força Aérea Brasileira, as Medalhas “Cruz de Bravura”, “Cruz de Aviação”, “Cruz de Sangue” e “Medalha da Campanha da Itália”. (10 de abril)

O 1º Grupo de Aviação de Caça Brasileiro, no auge de sua atividade na Campanha da Itália, cobriu-se de glórias e obteve o máximo de resultados. Todos os anos, nesse dia, a Força Aérea Brasileira comemora o "Dia da Aviação de Caça". (22 de abril)

1946
Decolou do Rio de Janeiro um avião quadrimotor Lockheed “Constelation” da Panair do Brasil, inaugurando a primeira Linha aérea transatlântica da Aviação Comercial brasileira para a Europa. Os pontos de escala eram: Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres. (3 de abril)

1947
Foi formada, com sede em Montreal, Canadá, a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), de que o Brasil é membro. (4 de abril)

1948
Pelo Decreto nº 24.749 foi aprovado o Regulamento para o “Serviço de Investigação de Acidentes Aeronáuticos”. (5 de abril)

1949
Foi aprovado o Regulamento para concessão da medalha de "Campanha no Atlântico Sul", por meio do Decreto nº 26.550. (04 de abril)

1951
Foram aprovadas as Instruções para a organização e o funcionamento do Curso de Tática Aérea, pela Portaria nº 165. (03 de abril)

1952
Duzentos e setenta e cinco aviões de turismo brasileiros, sob o patrocínio da “União Brasileira de Aviadores Civis”, realizaram a grande “Revoada Ministro Salgado Filho”, partindo de vários pontos do Brasil e voando até Uruguaiana e daí até ao Aeroporto de San Juan, na cidade de Buenos Aires. (13 a 15 de abril)

1954
Foi concedida à "Swissair" Sociét Anonyme Suisse pour La Navegation Aérenne, com sede em Zurique, Suíça, autorização para funcionar na República, por meio do Decreto nº 35.322, como também ficou entendido que o exercício efetivo de qualquer atividade relacionada com o serviço de transporte aéreo dependerá de concessão prévia do Ministério da Aeronáutica, de acordo com o que prescreve o Decreto-lei nº 2.961, de 20 de janeiro de 1941. (5 de abril)

Foi permitido o uso da medalha Marechal Thaumaturgo de Azevedo nos uniformes militares, por intermédio do Decreto nº 35.326.(05 de abril)

1956
O Ministro da Aeronáutica autoriza o funcionamento da Escola de Aperfeiçoamento e Preparação da Aviação Civil (EAPAC), pela Portaria nº 199. (12 de abril)

1958
Foi criada a Seção Coordenadora de Programa de Assistência e Defesa Mútua para a Aeronáutica (Sec PADM-Aer), pela Portaria nº 378 GM-2. (07 de abril)

1961
Foi ativado o Comando do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), através do Aviso nº 23-GM3. (27 de abril)

1983
Criação do Grupo Executivo para Implantação do Campo de Provas de Cachimbo (GEICAMP), por meio da Portaria nº C-024/GM3, à época subordinado ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA). (06 de abril)

1986
O presidente norte-americano Ronald Reagan homenageou o Primeiro Grupo de Aviação de Caça da FAB, conhecido como “Senta a Púa”, que participou da Segunda Guerra Mundial, com a mais alta condecoração dos Estados Unidos para atos de bravura, conhecida como: Citação Presidencial de Unidade (Presidential Unit Citation). (mês de abril)

1995
Foi implantado o Sistema de Educação Física e Desportos da Aeronáutica (SISEFIDA), criado pela Portaria Ministerial nº 413/GM-3, que estabeleceu a estruturação de um plano de condicionamento físico da Força Aérea Brasileira, culminando com a melhoria do bem estar do efetivo militar e da sua operacionalidade. (19 de abril)

Fonte: INCAER

Ninja-Brasil: versão para a web

segunda-feira, 31 de março de 2025

Indústria Aeronáutica

Empresa brasileira apresenta o primeiro drone 100% nacional movido a jato
Uma nova empresa brasileira acaba de revelar o primeiro drone feito no país movido a jato, fazendo história na indústria aeronáutica. A Nest Design Aerospace revelou, neste final de semana (29/03/2025), antecipando-se à feira de defesa LAAD, a aeronave ATD-150, que é um drone movido a jato feito completamente no Brasil. Os detalhes específicos ainda serão divulgados, mas a aeronave já está próxima de realizar os primeiros testes em voo.
O objetivo é que o produto seja comercializado para as forças armadas brasileiras e estrangeiras, visando o mercado de aeronaves não tripuladas de pequeno porte, porém velozes, possivelmente carregando armamentos de precisão, além de sensores e câmeras. Atualmente, apenas algumas empresas brasileiras produzem drones de uso militar, mas sempre com propulsão por hélice e motor a pistão, o que, apesar de ser uma solução mais barata e simples, limita o alcance da aeronave e a altitude de operação. Isso faz com que esses drones sejam ferramentas de uso mais próximo ao inimigo e operem a partir de posições bem próximas da linha de frente.

Fonte: AEROIN / Carlos Martins

Ninja-Brasil: versão para a web

domingo, 30 de março de 2025

Especial de Domingo

Memorial do Especialista de Aeronáutica
A história das atividades dos sargentos da Força Aérea Brasileira está ligada à Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), criada em 25 de março de 1941. Sediada em Guaratinguetá (SP), desde 1950, o maior complexo de ensino técnico de aviação da América do Sul passou a abrigar, desde o dia 25 de março de 2025, o Memorial do Especialista. É um espaço cultural homenageando a história da EEAR, unidade formadora de, até 2024, cerca de 70 mil sargentos. A formação desses profissionais de aviação é rigorosa, contemplando no processo ensino-aprendizagem instrução militar, cívica e intelectual. Ao fim do curso, os concluintes são declarados na graduação de Terceiro Sargento e ascendem na carreira até Suboficial. Podem, mediante seleção em concursos internos, para cursos específicos, chegarem ao oficialato até o posto de Coronel.
Boa leitura.
Bom domingo!

Um Memorial para a história da Escola de Especialistas de Aeronáutica
Um espaço cultural, em Guaratinguetá (SP), denominado Memorial do Especialista, é um ponto de atração na Escola de Especialistas de Aeronáutica, para perenizar as realizações da organização e dos seus formandos. O acervo, distribuído em duas salas, é composto de painéis, fotografias, documentos, objetos e fardamentos.
Com isso, visa divulgar a história da EEAR e valorizar o trabalho dos homens e mulheres Especialistas, atuantes em todos os setores do Comando da Aeronáutica. A cerimônia de inauguração teve, entre outras autoridades, a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno. “A criação deste memorial eterniza o mais elevado respeito e a sincera gratidão àqueles que, ao longo de mais de oito décadas, têm garantido, com disciplina, dedicação e coragem, o cumprimento da nossa missão: unir pessoas e regiões, assegurar a navegação aérea e, sobretudo, defender o Brasil”, disse o comandante.

Antigos alunos no comando da EEAR
Na solenidade esteve presente o Major-Brigadeiro Soares, Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues. Ele é um dos três antigos alunos da EEAR que chegaram a ser designados como comandantes da escola, a mesma na qual iniciaram suas carreiras. Eles chegaram ao generalato, após, por concurso, ingressarem na Academia da Força Aérea e tornarem-se oficiais aviadores. O outro antigo aluno é seu irmão, Brigadeiro Mioni, Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues. E o primeiro deles é o Major-Brigadeiro Walacir Cheriegate. Soares e Mioni foram sargentos especialistas em Controle de Tráfego Aéreo; Walacir foi sargento especialista em Desenho. “A concepção do Memorial pode ser sintetizada como valorização de todos os Especialistas da Força Aérea, quer sejam da ativa ou veteranos, que são como a alma viva da engrenagem que permite à FAB cumprir sua nobre missão de Defender a Pátria, mantendo a soberania do espaço aéreo e integrando o território nacional”, disse o Major-Brigadeiro Walacir.

Linha do tempo
A exposição permanente apresenta a história da Escola, numa linha do tempo, evidenciando o trabalho dos especialistas de aeronáutica em atribuições para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira. Com o material exposto, é possível conhecer as características da carreira militar na Aeronáutica, que se inicia na EEAR com a matrícula do aluno selecionado em concurso público. Os painéis esclarecem as várias especialidades disponíveis no Curso de Formação de Sargentos (CFS) e no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS). Os especialistas trabalham em funções vitais para a manutenção da segurança e da defesa aérea do Brasil, atuando para a operacionalidade da Força Aérea Brasileira e para o sucesso das atividades intelectuais e tecnológicas nas organizações do Comando da Aeronáutica.

Saiba mais: Blog do NINJA de 28/07/2021. (Clique aqui

Ninja-Brasil: versão para a web