Latam abre mais de 890 vagas para comissários de voo e copilotos no Brasil
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvC_JGLA9EbL6u8vpBmG1A93fUdbFrnMX8h9vduOFrVLdEUJ8ch6INTlyqhupL494kyPPkC3RbyP1YQlWjhpmWvlsflbt4XqTvJU6Aa61JxFb3QD9Jz4awrE7dqWPZQHDxcMmfVu0kS5HYY_g-rOK24wZgYHb3sVWCOn-sTsCxAP_gzgHRNTaZpmSe_-o/s320/Latam-treinamento-3.webp) |
Formatura Comissários(as) de Voo da LATAM Brasil (Latam Brasil /Divulgação) |
Serão 738 vagas para tripulantes de cabine e 157 vagas para tripulantes técnicos. Inscrições começam a partir de 14 de fevereiro
A Latam Brasil, empresa do setor aéreo nacional com 20,5 mil funcionários atualmente, anuncia a abertura de seu processo seletivo para tripulantes técnicos e de cabine em 2025. O novo ciclo de contratações vem logo após a empresa registrar um recorde de mais de mil novas admissões de tripulantes no Brasil em 2024, reforçando sua estratégia de expansão.
Neste novo processo seletivo, a Latam abrirá 738 vagas para Comissários de Voo e 157 vagas para Copilotos, com inscrições disponíveis a partir de 14 de fevereiro de 2025 no site da LATAM Airlines. O prazo de candidatura varia conforme o cargo – o que exige atenção dos interessados.
“A abertura de quase 900 vagas para o complemento do nosso grupo de voos em apenas 1 ano é mais um reforço do forte investimento que a LATAM tem feito no Brasil e de como é possível, com o devido planejamento, investir de forma eficiente e sustentável em um setor fundamental para a nossa economia e sociedade”, afirma Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil.
Quais são os requisitos e prazo para os Tripulantes de cabine?
Para se cadastrar na vaga de Tripulantes de cabine, os requisitos são:
- Ser maior de 18 anos;
- Formação: Ensino Médio Completo;
- Certificado Médico Aeronáutico (CMA), com validade mínima de 1 ano - no ato da inscrição;
- Imprescindível: Aprovação no exame teórico ANAC (Banca ANAC) - no ato da inscrição;
- Imprescindível: Experiência de trabalho em áreas de serviços, cargos de atendimento ao cliente e/ou vendas;
- Diferencial: Inglês e/ou Espanhol;
- Passaporte Brasileiro válido - no momento da admissão;
- Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) | Vacina de Febre amarela (FA) - no momento da admissão.
Atenção: Vale reforçar que, uma das mudanças implementadas pela LATAM para garantir processos seletivos mais diversos e inclusivos para tripulantes de cabine, diz respeito à exigência do idioma (inglês ou espanhol), que deixou de ser obrigatória e passou a ser desejável para o cargo. A companhia continua a aplicar o teste de idiomas para mapeamento, mas os critérios para a escolha dos candidatos são agora totalmente baseados em outras capacidades técnicas para exercício da função e em suas competências comportamentais.
Outra iniciativa para democratizar o processo seletivo é a realização de 90% das suas etapas de forma online, com apenas exames e entrevista final presencial em locais próximos ao candidato. Isso contribui para que pessoas de todos os estados possam se candidatar e participar das etapas sem a necessidade de deslocamento até São Paulo, como era feito anteriormente até 2022.
Quais são os requisitos e prazo para os Tripulantes Técnicos?
Para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:
- Experiência mínima de 150 horas totais de voo de avião;
- Licença de Piloto Comercial de Avião;
Habilitação IFRA;
- Habilitação MLTE ou Tipo;
CCT de PLA;
ICAO 4 ou superior com validade mínima de 1 ano - no ato da inscrição;
- CMA de primeira classe com validade mínima de 1 ano - no ato da admissão;
- Curso Superior Completo;
- Passaporte brasileiro válido - no momento da admissão;
- Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido;
- Diferencial: Curso de jet training ou habilitação Tipo.
Importante que o perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.
Após a seleção e aprovação no processo, os tripulantes passarão pelos devidos treinamentos oferecidos pela LATAM antes de seguir para o voo.
Como é o treinamento de tripulantes de cabine na Latam?
A LATAM oferece um treinamento completo para todos os seus tripulantes de cabine que atuam em voos domésticos no Brasil e internacionais de curta e longa distância. O treinamento inicial, ou seja, para recém-contratados, tem uma carga aproximada de 234 horas e as atividades são aplicadas e conduzidas especialmente de acordo com o modelo da aeronave que o tripulante irá voar e suas configurações.
Os treinamentos são tanto online quanto práticos, e englobam simulação de atividades como pouso na água ou em floresta/mata; operação de portas e saídas de emergência da aeronave; manuseio das galleys (cozinha do avião); evacuações de emergência; primeiros socorros; atividades com fumaça e técnicas de resgates de passageiros nessas situações; além de aulas de serviço de bordo e atendimento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIXWlNFbxOlEOkbJ4Ch1HThRo_wViDpJulT3f9kU55eJQygeLdEmRENZGtEVa8IpChyphenhyphenqcgsX8lWgBcmyVrzsjgiVBUGZBrbRBSfL_ncmFmB2y106rx9bEfgjrjpXbA-6EeeMzpFFcE3RMYmWJIgiOqVHh4XGQ3llbCiOYG6zTyATrWaV_99hne3uJK98Y/s320/Latam-treinamento.webp) |
Local para Treinamento de Comissários(as) na Academia Corporativa LATAM (Latam Brasil /Divulgação) |
Como funciona o treinamento de pilotos da LATAM Brasil?
O treinamento de tripulantes técnicos recém-admitidos na LATAM Brasil tem duração média de três a quatro meses e é dividido em três etapas:
Treinamento de Solo: Na primeira fase, os novos pilotos estudam os sistemas da aeronave, além de temas técnicos, organizacionais, legislação e regulamentação aeronáutica. Atualmente, grande parte desse treinamento ocorre de forma online, enquanto as atividades práticas são realizadas presencialmente na Academia Corporativa LATAM.
Simulador de Voo: Após concluírem o treinamento de solo, os pilotos avançam para a fase de simulador de voo, onde treinam em duplas, sob a orientação de um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Nessa etapa, são preparados para lidar com situações normais e adversas. O treinamento se encerra com uma avaliação conduzida por um examinador credenciado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que determina a aptidão dos pilotos para a próxima fase.
Instrução em Rota: A última etapa é o período de adaptação à operação da LATAM. Sob a supervisão de um comandante instrutor, os pilotos realizam voos reais, familiarizando-se com os aeroportos e rotas da companhia. Embora já estejam preparados desde a fase de simulador, precisam passar por uma avaliação final em rota para serem qualificados como copilotos ou comandantes e, assim, voarem regularmente sem a presença de um instrutor.
Além do treinamento inicial, todos os pilotos da LATAM passam anualmente por treinamentos e exames de revalidação, garantindo a manutenção dos mais altos padrões de segurança e operação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvVme28DBUTdW22Gvtlfnwvfz3M4brHkERvD5JCMwxuBbsZb5PwmOMp7gSWsgRhJP6vlJBBriTbJKlnuVxqTMki0JicfFLitECP3faOlgHO9lZzZOwPYVCMynb3g4P_l5sflMs-4YU3R_pB5KGvtBEzi2NeNzb-M_ErLnEt73RjPmtaJWxKixeDlEWOpo/s320/Latam-treinamento-2.webp) |
Integração de novos pilotos e pilotas da LATAM Brasil (Latam Brasil/Divulgação) |
Mais capacitação, frota ampliada e novas rotas
Em dezembro de 2024, a LATAM lançou no Brasil a Escola LATAM, um programa profissionalizante voltado para o desenvolvimento de carreiras no setor de aviação. A iniciativa teve início em janeiro de 2025 com a formação da primeira turma, composta por 70 funcionários bolsistas da própria companhia, focada na qualificação de novos mecânicos aeronáuticos. Vale destacar que a LATAM é a única companhia aérea brasileira a contar com um Centro de Instrução certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para a formação de profissionais de manutenção aeronáutica.
Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%, impulsionada pela incorporação de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Esse crescimento reflete a estratégia da companhia de expandir sua presença no mercado brasileiro.
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos no Brasil, operando a maior malha aérea de sua história no país, com voos para 52 aeroportos nacionais. Para 2025, a companhia projeta um aumento de até *8% na oferta doméstica de assentos (ASK)**.
No mercado internacional, a LATAM segue como a empresa que mais conecta o Brasil ao exterior, com voos próprios para 90 aeroportos ao redor do mundo. Em 2024, a companhia ampliou sua operação com novas rotas, incluindo Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.
Fonte: Layane Serrano /
EXAME