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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Aviação Civil

O Governo Federal desburocratiza o setor aéreo com a MP do Voo Simples
O Governo Federal publicou, no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 2021, a Medida Provisória (MP) do Voo Simples. O programa objetiva atualizar e desburocratizar processos e procedimentos do setor aéreo, buscando o aumento da eficiência na prestação de serviços e o desenvolvimento da aviação civil. A experiência adquirida com as medidas adotadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o enfrentamento da pandemia evidenciou a necessidade e a urgência na realização de alterações em normas obsoletas que não mais refletiam a realidade do setor de aviação civil brasileira e que limitavam, por vezes, a atuação da Agência para acompanhar o dinamismo e as inovações do mercado.

Código de Aeronáutica
Por meio da Medida Provisória, foram revogados e revisados dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e das Leis Nº 11.182/2005 (Lei de Criação da ANAC), Nº 6.009/1973 e Nº 5.862/1972. Alinhadas às melhores práticas internacionais, a medida promove alterações que simplificam e atualizam a legislação, permitindo maior eficácia ao setor aéreo, mantendo os altos níveis de segurança operacional.

Valores mais justos
Há a previsão de uma nova tabela para a Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC), a qual prevê a cobrança de valores ajustados de acordo com o porte das empresas e complexidade do serviço prestado. “As alterações foram qualitativas para deixar os valores mais justos e proporcionais”, explica o diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman. Para Noman, a MP permitirá a melhoria do ambiente de negócios, a atração de investimentos, o aumento da conectividade e a redução de custos para o setor e para a administração, o que é essencial no processo de retomada da aviação civil brasileira. “A medida traz atualizações necessárias e importantes a normativos defasados, da década de 80 e 70, reduzindo a burocracia e mantendo sempre a segurança na aviação, principal missão da ANAC”, destaca o diretor-presidente da Agência. “Nós amanhecemos hoje com uma excelente notícia para o setor de aviação; medidas que vão diminuir os custos da aviação, destravar investimentos na nossa infraestrutura e, principalmente, gerar empregos”, ressaltou Marcelo Sampaio, do Ministério da Infraestrutura.

As principais alterações:
Serviços Aéreos
– Retirada da lei de distinção entre serviço aéreo público e privado;
– Extinção da necessidade de contratos de concessão das empresas aéreas;
– Fim da revalidação da outorga de empresa a cada 5 anos;
– Fim da necessidade de autorização para funcionamento de empresas estrangeiras;

Aeródromos
– Fim da obrigatoriedade de autorização prévia para construção de aeródromos;
– Inclusão dos aeródromos privados no rol de aeroportos com tratamento especial na Amazônia Legal; 

Aeronaves
– Revogação da limitação para a manutenção de aeronaves realizadas por mecânico;
– Simplificação e flexibilização do aceite de certificação emitida por autoridade estrangeira para aeronaves importadas;

Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB)
– Simplificação do cadastro de aeronaves menos complexas;
– Revogação de dispositivos estritamente procedimentais;
– Fim da autenticação do Diário de Bordo (prática obsoleta);
– Retirada da vedação quanto ao sequestro civil de aeronaves;

Taxa de Fiscalização
– Nova tabela: racionalização dos fatos geradores;
– Exclusão de taxas de fiscalização;
– Criação de faixas de complexidade.

Programa Voo Simples
Lançado em 7 de outubro de 2020, o programa Voo Simples, criado pela ANAC e pelo Governo Federal, tem por objetivo modernizar e desburocratizar o setor de aviação civil brasileiro. Aproximadamente, 91% das 69 iniciativas do programa já foram iniciadas ou concluídas. O propósito é promover um ambiente regulatório eficiente, a fim de tornar a aviação brasileira cada vez mais dinâmica e competitiva.

Fonte: Anac, em 30/12/2021

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quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Carreiras na Aviação

ITA forma 118 engenheiros em 2021
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), realizou, no dia 18 de dezembro de 2021, cerimônia de formatura de 118 novos engenheiros, formandos da turma 2021, dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial. Presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, a solenidade contou com as presenças do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e de representantes da Marinha do Brasil, além de outras autoridades militares e civis.

Láureas
Em 2021, o Instituto formou 80 civis e 38 militares. Um dos destaques e momentos mais aguardados da cerimônia é a premiação anual, realizada pelo Instituto, das Láureas Magna Cum Laude, para os que tenham obtido média geral acima de oito e meio com no mínimo 50% de notas de disciplina louvor, ou seja, acima de nove e meio; e Summa Cum Laude, láurea máxima, outorgada aos formandos que obtiveram média geral louvor, isto é, média geral igual ou superior a nove e meio na escala de zero a dez. Na turma de 2021, oito alunos registraram a média necessária para a Magna Cum Laude e oito alcançaram a média louvor para a Summa Cum Laude. Desde o início do Instituto até 2021, foram concedidas 66 láureas Magna Cum Laude e 49 Summa Cum Laude.

Fonte: FAB

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quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Gripen F-39

FAB compra mísseis IRIS-T para o caça Gripen F-39
No processo de modernização de frota e armamentos, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, no dia 17 de dezembro de 2021, o contrato para aquisição de mais um lote de mísseis IRIS-T, do tipo ar-ar de curto alcance e de última geração. Equipado com sensor infravermelho e empuxo vetorado, é armamento essencial para ser utilizado em combate aéreo na aeronave F-39 Gripen.

Poder de combate
Míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e resistente a contramedidas eletrônicas, um de seus diferenciais é a possibilidade de acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores. E, ainda, caracterizado por zonas de tiro significativamente aumentadas, alcance de aquisição aprimorado e maior precisão de acerto. A nova ferramenta integrará o moderno sistema de armas da FAB, que também já dispõe do míssil Meteor. Enquanto o Meteor possui capacidade contra alvos a longa distância, o IRIS-T tem emprego de curta distância, até 30 quilômetros. A junção dos dois armamentos aumentará o poder de combate.

IRIS-T
Dentre as principais características do míssil IRIS – T, que o destacam de outros de sua classe, são:
- Buscador imageador infravermelho;
- Acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores; e
- Alta capacidade de manobra, com empuxo vetorado.

Fonte: FAB

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terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Espaço

O Brasil contribuiu com o lançamento do telescópio espacial Webb
O Brasil participou do lançamento do James Webb, o maior telescópio espacial da história. A Estação de Telemedidas do CLBI, localizada em Parnamirim/RN, participou do rastreamento do Veículo ARIANE VA-256, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, Guiana Francesa, no dia 25 de dezembro de 2021. O CLBI atuou como estação remota ao Centro Guianês, fazendo rastreamento em Telemedidas de eventos como a extinção e separação do terceiro motor, ignição do quarto motor, entre outras ações. A participação brasileira exigiu um esforço considerável da equipe, desde às 22 horas do dia anterior, 24, com a preparação da Estação. De acordo com a Tecnologista do CLBI, Maria Goretti Dantas, Coordenadora da Interface com o Centro Espacial Guianês, o lançamento mostrou a eficiência e capacidade dos profissionais do centro brasileiro: “Temos uma equipe técnica muito profissional, capacitada e envolvida plenamente nos processos do rastreio. O CLBI deixa a sua marca na história espacial internacional diante do evento que o mundo aguardou ansiosamente”, disse.

O James Webb
O Telescópio James Webb é um empreendimento conjunto da Nasa, a Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), sendo considerado o sucessor do Telescópio Hubble. É uma missão para explorar nosso próprio sistema solar, bem como planetas orbitando outras estrelas, chamados exoplanetas. O Telescópio tem como destino uma estação de observação a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. Nessa viagem o telescópio vai acionar seu espelho primário de 6,5 metros de diâmetro e um escudo para proteger suas observações do cosmos da luz e do calor do Sol. O objetivo é obter imagens dos primeiros objetos que se formaram após o Big Bang detectando eventos que ocorreram a mais de 13,5 bilhões de anos. As equipes de solo começaram a receber dados de telemetria de Webb cerca de cinco minutos após o lançamento. O foguete Ariane 5, que levou o telescópio até o espaço, teve o desempenho esperado, separando-se do observatório 27 minutos após o início do voo. O Telescópio James Webb foi lançado a uma altitude de aproximadamente 870 milhas (1.400 quilômetros). Aproximadamente 30 minutos após o lançamento, Webb desdobrou seu painel solar, e os gerentes da missão confirmaram que o painel solar estava fornecendo energia para o observatório. “O James Webb representa a ambição da NASA e nossos parceiros em nos impulsionar para o futuro. A promessa de Webb não é o que sabemos mas o que iremos descobrir; é o que ainda não entendemos ou ainda não podemos compreender sobre o nosso universo”, disse o atual Administrador da Nasa, Senador Bill Nelson. A tecnologia revolucionária do telescópio promete explorar todas as fases da história cósmica, seja de dentro do nosso sistema solar às galáxias observáveis ​​mais distantes no início do universo, e tudo que está entre os dois. O objetivo são novas e inesperadas descobertas para a humanidade compreender as origens do universo.

Um grande observatório
O James Webb é o novo telescópio espacial da Nasa. Ele é, basicamente, um grande observatório espacial que consegue enxergar objetos – como estrelas, galáxias e exoplanetas – super distantes no espaço. Sou nome foi dado em homenagem a um supervisor da Nasa da década de 60. A 1,5 milhões de Km da Terra O telescópio infravermelho custou quase US$ 9 bilhões e tem uma massa de 6,5 toneladas. Após entrar em órbita, ele irá se desenrolar gradualmente até chegar ao tamanho de uma quadra de tênis. Esse processo está previsto para durar 13 dias. Seu destino é uma órbita a 1,5 milhões de km da Terra. Isso é quase quatro vezes a distância do nosso planeta até a Lua. Apesar de estar bastante longe, o telescópio ficará sempre alinhado à Terra.

Diferenças do Hubble
Existem diferenças do Webb em relação ao telescópio Hubble. A primeira é que ele é maior do que o seu antecessor. Consegue captar bem mais luz e enxergar mais longe. Seu espelho primário tem 6,5m de diâmetro (quase 3 vezes maior do que o do Hubble). Outra é que o James Webb só consegue enxergar em infravermelho. Esse tipo de radiação quase não é visível para o Hubble, que só consegue enxergar uma faixa limitada dele. Como a luz infravermelha tem um comprimento de onda mais longo que os outros, é como se o James Webb conseguisse olhar mais para trás no tempo e enxergar as primeiras galáxias que se formaram no início do Universo. O objetivo é que o telescópio Webb tenha uma vida útil maior do que 10 anos. Essa duração é limitada pela quantidade de combustível usado para manter a órbita e pelo funcionamento adequado dos instrumentos.

Fonte: AEB - Agência Espacial Brasileira

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segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Jovens estudiosos

Aluno da EPCAR é medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 3 e 10 de dezembro de 2022. Centenas de pessoas visitaram o evento, que ocorreu em Brasília (DF), e conheceram as mais modernas produções científicas brasileiras, que estavam dispostas em mais de 100 estandes. Na ocasião, foram premiados os alunos mais bem colocados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que contou com mais de 2.300.000 participantes.

Aluno da EPCAR
O aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Hermínio Joaquim da Silva Júnior, do 2° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), integrante do Esquadrão Anhur, recebeu a Medalha de Ouro, por ter se classificado entre os cinco melhores de todo o Brasil, em sua categoria, e entre os 25 melhores de toda a Olimpíada. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, esteve presente no evento e foi responsável por entregar a premiação aos vencedores. Ele lembrou sua trajetória na carreira espacial e disse que a premiação ajudará crianças e jovens a terem boas carreiras no futuro. “Quero deixar um abraço a todos da Escola Preparatória. Saibam que sonhei muito em ingressar na EPCAR. Continuem assim, estudem! Como minha mãe falava: estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você, que terão muito sucesso. Eu quero ver cada um de vocês, seja no ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica], seja na AFA [Academia da Força Aérea], ou em qualquer uma das opções que a FAB [Força Aérea Brasileira] oferece para vocês”, disse.

Esforço e dedicação
O aluno Hermínio esteva acompanhado do Comandante do Esquadrão Anhur, Major Aviador José Adriano Hespanhol, e pelo professor da disciplina de Física, Antônio Ribeiro de Rezende Neto. O docente destacou que o esforço e a dedicação do aluno foram recompensados com a obtenção da premiação e que, como professor, esse é um dos momentos que ratifica a certeza do trabalho bem desempenhado. “Hoje foi o dia de ver o meu aluno colher os frutos de uma longa jornada. Após duas fases de uma Olimpíada, em que participaram mais de dois milhões de alunos. O Hermínio recebeu a sua merecida medalha de ouro, como um dos destaques nacionais. Para mim, participar de tudo isso é uma alegria incomensurável”, concluiu.

O aluno Hermínio demonstrou todo o seu contentamento com o resultado obtido, agradecendo o apoio recebido pela FAB e pela EPCAR, em especial, aos companheiros de turma e o corpo docente da Escola. “Sou agradecido a todos que me proporcionaram as oportunidades para que eu pudesse participar dessa Olimpíada e representar a FAB no evento. Vejo essa olimpíada como uma oportunidade de ultrapassar meus limites e buscar algo a mais”, destacou.

ONC
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: FAB

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domingo, 26 de dezembro de 2021

Especial de Domingo

O texto de hoje, de Cesar Gomes, também vale como presente de Natal para todos os que valorizam a cultura aeronáutica, destacando as iniciativas da ReVoar para ajudar a preservar e colocar em condições de voo aeronaves clássicas e históricas no Brasil.
Boa leitura.
Bom domingo!

ReVoar restaurará avião T-6 da Esquadrilha da Fumaça pilotado pelo Coronel Braga
Uma aeronave do tipo T-Meia - que pertenceu à Esquadrilha da Fumaça sendo pilotada pelo Coronel Braga [Antônio Arthur Braga, 3/2/1932 - 8/12/2003] e incorporada ao acervo da Fundação Santos Dumont, após sua desativação na Força Aérea Brasileira (FAB) - será restaurada pela ReVoar (Associação de Restauro Aeronáutico). O avião Texan NA-T6, matrícula FAB 1390, após o término de seus serviços na FAB, em 1976, foi repassado para a Fundação Santos Dumont e, após o fim do Museu Aeronáutico no Ibirapuera, na capital paulista, ficou recolhido no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). Em novembro de 2021, o aparelho foi resgatado, transferido para a ReVoar e levado para um hangar na cidade de Socorro (SP), para o processo, sem prazo definido, de restauro, recertificação e testes para colocar a aeronave em condições de voo.

O 1390
O T-6D FAB1390 serviu à Força Aérea Brasileira. Foi utilizado em missões de treinamento, patrulha e demonstração aérea. Na Esquadrilha da Fumaça foi empregado em cerca de 1270 apresentações em 23 anos de serviço ativo. O FAB 1390 foi pilotado pelo Coronel Braga em 400 das suas mais de 800 apresentações na Fumaça, da qual chegou a ser comandante, e contribuiu para que ele obtivesse o título de recordista mundial de horas de voo em aviões T-6. O modelo North American T-Meia serviu como plataforma para formar gerações de aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB), como aeronave de treinamento na Escola de Aeronáutica, antecessora da atual Academia da Força Aérea (AFA). De 1942 a 1945, a FAB recebeu dos EUA dezenas de aparelhos T6 inteiramente acabados. A partir de 1946, por meio do contrato AC-1179, dentro do programa Lend-Lease, o Brasil acertou a compra de 81 kits de AT-6D, dos quais 10 conjuntos pré-montados, 10 aeronaves parcialmente montadas e 61 conjuntos completos para montagem na Fábrica de Aviões de Lagoa Santa (MG). A partir de 1952, aeronaves T-6D equiparam a nascente Esquadrilha da Fumaça, o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB.

ReVoar
A ReVoar (Associação de Restauro Aeronáutico) tem como missão ajudar a restaurar, preservar e colocar em condições de voo aeronaves clássicas e históricas no Brasil. O T-6 FAB 1390 é o primeiro projeto da entidade, presidida pelo piloto Fernando Crescenti. Criada em novembro de 2021, por um grupo de entusiastas da aviação, a ReVoar pretende recuperar aeronaves antigas que possuam valor histórico e possibilitar o seu retorno aos céus. Assim, com fomento da atividade aeronáutica e reconstrução de aeronaves, busca resgatar a história e despertar o interesse de crianças e jovens pela aviação e ajudar a criar uma geração de pessoas que contribuam para a valorização e difusão da história da Aviação Brasileira. Para tanto, a Associação ReVoar trabalha para localizar, verificar e validar a documentação de aeronaves de interesse, pesquisar sua relevância histórica, reconstruí-las e colocá-las em condição de voo, com verificação das partes estruturais, do sistema motopropulsor e pintura, preservando no máximo possível as partes originais. 

Fundação Santos Dumont
Além do FAB 1390, a Fundação Santos Dumont (FSD) cedeu mais duas aeronaves para a ReVoar: um PT-19 e um Muniz M-7. A Fundação, criada em 1956, é detentora de um dos mais importantes acervos da história da aviação brasileira. Mantinha o Museu Aeronáutico no Parque Ibirapuera, até sua desativação para dar outros fins à área solicitada pelo município. Desde então, seu patrimônio histórico está armazenado em vários lugares. A FSD foi a primeira a ceder a posse de três aeronaves à Associação ReVoar: um T-6D (FAB 1390), um PT-19 3FG (FAB 0508) e um Muniz M7 (PP-TEN). O PT-19 modelo 3FG, matrícula FAB 0508, foi um dos primeiros treinadores da Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos (RJ), onde foi pilotado, em um voo solo, por Ozires Silva. Mais tarde, em 1969, o Tenente Coronel Ozires viria a ser um dos fundadores da Embraer e líder da equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante, que deu origem à moderna indústria aeronáutica brasileira. O Muniz M-7, matrícula PP-TEN, foi a primeira aeronave construída em série no Brasil. Foi projeto do Major Antônio Guedes Muniz. O protótipo foi construído no Parque Central de Aeronáutica (Campo dos Afonsos) e os aparelhos seguintes foram construídos na Fábrica Brasileira de Aviões, na Ilha do Viana, RJ. Foram produzidas 28 aeronaves entre 1937 e 1941.

História do T-6
A produção da aeronave T-6 Texan começou em 1936, quando a Marinha dos Estados Unidos encomendou 40 unidades à North American Aviation, sob a denominação de NA-16. Mais tarde a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos, que também passou a operar o modelo, mudou a designação para AT-6 e, no início da Segunda Guerra Mundial, já dispunha de mais de duas mil unidades. Entre 1942 e 1945, a FAB recebeu dos EUA dezenas de aparelhos T6 prontos. Deste lote pode ser o de matrícula FAB1339 do acervo do Museu Matarazzo, em Bebedouro (SP). À época da Segunda Grande Guerra, estabeleceu-se o Lend-Lease, programa assinado em 11 de março de 1941, pelo qual os Estados Unidos forneceram por empréstimo, às nações aliadas, armas e outros suprimentos, entre 1941 e 1945. O Brasil tornou-se aliado dos Estados Unidos durante a guerra e o pacote Lend-Lease para o país foi o mais amplo da América Latina, considerando seu status internacional e seus ativos materiais para a causa aliada. Então, a North American Aircraft (NAA) e o governo americano acordaram, no ano de 1942, em prover o Brasil, por meio do contrato AC-1179, com 81 kits de AT-6D, cujo projeto era denominado na fábrica de “NA-119”. O lote consistiu de 10 conjuntos pré-montados, 10 aeronaves parcialmente montadas e 61 conjuntos completos para montagem na Fábrica de Aviões de Lagoa Santa (MG). A finalização desses T-6 começou em 1944, mas os aviões começaram a voar somente a partir de 1946, devido lentidão no processo. Em três anos a NAA havia conseguido entregar apenas 19 unidades. Em 1947, o Ministério da Aeronáutica propôs a rescisão do contrato e a intervenção na Fábrica de Aviões de Lagoa Santa, que ocorreu em 1º de outubro de 1949. Retomada a produção do contrato AC-1179, os 62 aparelhos restantes foram montados e entregues até junho de 1951. A North American Aircraft, em 1942, reservou aos 81 aviões do lote brasileiro seus números de série (Manufacture Serial Numbers) 119-40086 a 119-40166. As 19 primeiras aeronaves (SN 119-40086 a 40104) receberam as matrículas FAB-1376 a FAB-1394 (Jesus, 2015). Para as demais 62 aeronaves, à medida que foram sendo finalizadas, lhes foram outorgadas as matrículas FAB-1531 a FAB-1592 (Jesus, 2015 & Hagedon, 2009). Essas aeronaves AT-6D ganharam a designação “de fábrica” não usual como T-6 1LS, com o sufixo indicando Lagoa Santa, local das instalações de montagem no Brasil. Em 1960, a FAB receberia seus últimos 20 aviões T-6, fabricados nos Estados Unidos. Aeronaves desse tipo serviram à FAB até o ano de 1976. Um exemplar em especial, matrícula FAB-1262, batizado de Celacanto, permaneceu na ativa até o final dos anos 1980 e início dos 90, antes de seguir para o MUSAL (Museu Aeroespacial), servindo à Divisão de Ensaios em Voo do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP). Todavia, o 1262 não era do lote do contrato AC-1179. Com a desincorporação dos T-6 da Força Aérea Brasileira, os aparelhos remanescentes transformaram-se em monumentos ou foram alocados para acervos de museus. Alguns em condições de voo foram leiloados, na segunda metade dos anos 1970, e arrematados por civis no Brasil, recebendo as matrículas PT-KQX, PT-KRC, PT-KRD, PT-KSX, PT-KSZ, PT-KUX, PT-KVD, PT-KVE, PT-KVF, PT-KVG, PT-LDO, PT-LDQ e PT-TRB. Este último pertenceu ao Coronel Braga, após sua saída da ativa na FAB e é preservado na Academia da Força Aérea, nas instalações da Esquadrilha da Fumaça.

Texto: Cesar Gomes, para o Blog do NINJA.

Fontes consultadas:
ARAÚJO, Daniel. North American T-6. Disponível em www.autoentusiastas.com.br (Clique aqui); 

BLOG do NINJA. A Fábrica de Lagoa Santa. Edição de 27/09/2020. (Clique aqui); 

HAGEDON, Dan. North American’s T-6: a definitive history of the world’s most famous trainer. Nort Branch, MN: Specialty Press, 2009;

HISTÓRIA DA FORÇA Aérea Brasileira – North-American T-6. Disponível em www.rudnei.cunha.nom.br . Acesso em 20 nov. 2018;

JESUS, Solange Galante de. Nas Asas do Líder: biografia oficial do coronel Braga. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015;

KASSEB, Paulo. O Lend-Lease e os T-6 do contrato AC-1179. Comunicação oral, out. 2018;

MATOS, Mark de. Histórias de Caçadores – Celacanto. Disponível em www.abra-pc.com.br . Acesso em 11 nov. 2018.

Siga a restauração no instagram: @revoar.restauro

Saiba mais: www.revoar.org

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sábado, 25 de dezembro de 2021

Segundo Milhão

Blog do NINJA atinge dois milhões de visualizações
Para divulgar as ações do Núcleo Infantojuvenil de Aviação e viabilizar atividades a distância foi criado, em 17 de abril de 2010, o Blog do NINJA, que hoje atingiu dois milhões de visualizações. Os leitores, além de conferir publicações sobre aviação, informam-se sobre as estratégias e objetivos do NINJA e podem enriquecer o projeto com novas ideias, colaborando para levar a cultura aeronáutica para mais crianças e jovens. Vamos juntos, rumo ao terceiro milhão!!!


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Seleção de professores

FAB tem vagas para professores e bacharéis serem oficiais
Inscrições até 10/01/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulga, desde 23 de dezembro de 2021, o Processo Seletivo para Convocação e Incorporação de Profissionais de Nível Superior, na área do Magistério, com vistas à Prestação de Serviço Militar Temporário para o ano de 2022 (QOCOn Tec MAG 4-2021/2022) para a Academia da Força Aérea (AFA) e para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). As inscrições eletrônicas ocorrem até às 23h59 do dia 10 de janeiro de 2022, por meio da página http://www.convocacaotemporarios.fab.mil.br.

Avaliação curricular
Há vagas para profissionais das áreas de Magistério, envolvendo, o Ensino Médio em Educação Física, Física, Língua Inglesa, Matemática, Sociologia e Língua Portuguesa. Para o Ensino Superior, em Direito, Educação Física (atletismo e natação), Física, História, Língua Inglesa, Filosofia, Matemática, Sistema de Informação, Psicologia, Química, Língua Portuguesa, Administração Pública e Administração. A seleção envolve avaliação curricular, inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste de condicionamento físico, entre outras etapas. Os requisitos específicos e as condições para a participação no processo seletivo constam no Aviso de Convocação. 

Recomendações
Os voluntários deverão ler atentamente as orientações contidas no Aviso de Convocação, a fim de verificar se atendem à totalidade das condições e requisitos para eventual investidura da função, sendo de sua exclusiva responsabilidade a observância dos prazos e o correto preenchimento e entrega da documentação solicitada, caso contrário o voluntário será inabilitado na seleção.

Inscrições: Clique aqui 

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sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Aviação Naval

Marinha recebe o terceiro helicóptero H135M
A Helibras entregou o terceiro helicóptero H135M para a Aviação Naval. O aparelho, a ser operado na Base Aérea Naval de São Pedro d’Aldeia (RJ), é parte de um contrato de fornecimento de três aeronaves para a Marinha do Brasil. Os dois anteriores já realizaram diversas missões, como transporte de tropas e carga, inspeção naval, busca e salvamento, além de compor o destacamento aéreo da Missão Antártica Brasileira. Conhecido por sua alta resistência e versatilidade, o H135M possui dois motores Safran Arrius 2B2PLUS e capacidade de voo IFR (por instrumentos). Customizada pela Helibras, em Itajubá (MG), a aeronave conta com gancho flutuador, guincho, radar meteorológico e oito lugares.

Fonte: Helibras, em 19/12/2021

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quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Videoteca NINJA

Águias de Fogo, seriado clássico nacional, está de volta na TV
A série Águias de Fogo, clássico da teledramaturgia brasileira, está de volta à programação de verão da TV Brasil. Histórias de bravura nos ares inspiraram as tramas de um heroico esquadrão de aviação em território nacional. Por exemplo, o episódio "A Viagem" revela os desafios de uma aterrissagem forçada quando a tripulação enfrenta mau tempo rumo a uma missão. Lançada originalmente em 1968, na extinta TV Tupi, a obra é a segunda produção seriada para televisão do país. O programa foi desenvolvido após o sucesso da pioneira e consagrada atração O Vigilante Rodoviário, primeira série filmada em película de cinema no Brasil, no início dos anos 1960. Os dois títulos foram criados, dirigidos e produzidos pelo cineasta Ary Fernandes que atua no elenco de Águias de Fogo.

Baseado em arquivos da FAB
Os argumentos para os seus roteiros baseiam-se em atos de coragem registrados nos arquivos da Força Aérea Brasileira (FAB). O enredo retratado no seriado concentra, em um único esquadrão da FAB, as aventuras vividas por centenas de aviadores através dos tempos. Com edições de aproximadamente 22 minutos, os capítulos apresentam ocorrências no interior do país voltadas para o resgate e o salvamento de acidentados. A valentia é uma das qualidades dos personagens que, entre outras situações pelos ares, desempenham façanhas e prestam serviço à Pátria. O elenco principal da trama é formado por quatro atores que interpretam os aviadores de um esquadrão que defende o espaço aéreo nacional. Os protagonistas da série são Dirceu Conte (Major Ricardo), Ary Fernandes (Capitão César), Roberto Bolant (Aspirante Fábio) e Edson Pereira (Sargento Fritz). A produção ainda contou com o ator Ricardo Nóvoa que representou o Tenente Celso nos primeiros capítulos do programa. 

23 episódios
Águias de Fogo tem participações especiais de personalidades da dramaturgia nacional como Bete Mendes, Osmar Prado, Valentino Guzzo, Jofre Soares e Francisco Di Franco. O seriado teve 26 edições, das quais 23 foram recuperadas pela Cinemateca Brasileira a partir dos negativos originais. A TV Brasil volta a mostrar os conteúdos restaurados durante a programação de verão 2021/2022 da emissora pública.

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Saiba mais: Blog do NINJA de 04/09/2010 (Clique aqui)

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quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Espaço

Satélite Pion BR1 de startup brasileira será lançado pela SpaceX
O foguete Falcon 9 da SpaceX, no dia 10 de janeiro de 2022, colocará em órbita o primeiro satélite construído por uma startup brasileira. O lançamento será a partir de Cabo Canaveral, na Flórida. O PION-BR1 foi desenvolvido em sete meses pelos fundadores da startup PION Labs, Calvin Trubiene, Bruno Pinto Costa, Gabriel Yamato e João Pedro Vilas Boas. Tem o objetivo de estudar a capacidade de comunicação de longa distância para o desenvolvimento de uma nova era para o segmento no país.

O PION-BR1 é considerado um pico satélite, também chamado de “PocketQube”, de apenas 125 cm³. A montagem do equipamento foi feita em um laboratório em São Caetano do Sul (SP).

Radioamadores
O lançamento será possível graças à parceria da PION Labs com a Alba Orbital, uma empresa que objetiva facilitar o acesso ao espaço, com medidas que baratearam os envios. Outras empresas participarão da missão. “Mesmo com a corrida espacial iniciada no século passado e retomada nos últimos dois anos, os assuntos do universo ainda são distantes para boa parcela da população. Por isso, queremos democratizar o acesso e aproximar as pessoas do espaço”, declara João. O objetivo do PION-BR1 é obter uma herança de voo, que consiste no recebimento e análise de dados sobre a capacidade de comunicação e monitoramento de subsistemas, temperatura interna e externa, capacidade de bateria, entre outras questões. Assim, será possível escalonar projetos maiores e explorar transmissões de longa distância. Estima-se que a vida útil do equipamento seja de até 2 anos, quando ele entrará na atmosfera e se desintegrará em função da alta temperatura. A tecnologia envolvida no satélite possui uma conduta de frequência aberta, a ser recepcionada com a ajuda de radioamadores da AMSAT-BR. A associação foi criada e é mantida por pessoas focadas em estudos de transmissões de ondas eletromagnéticas, novos modos e protocolos de comunicação de sinais, voz, dados ou imagem, em frequências compreendidas entre 30 kHz e 4 GHz.

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terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Carreiras na Aviação

EPCAR forma mais 161 jovens na Força Aérea
Debaixo de chuva e sob fortes emoções, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou, no dia 17 de dezembro de 2021, a solenidade militar de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Foram formados 161 alunos da Turma Sabre, que ingressaram em janeiro de 2019 e, após três anos de dedicação, encerraram os estudos com aproveitamento na Escola. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, presidiu a cerimônia militar, sendo recebido pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça.

Estandarte
Durante a formatura, ocorreu a passagem da condução do Estandarte da Escola, feita pelo Líder do Corpo de Alunos, o Aluno João Vithor Mendes Pereira e Silva, ao primeiro colocado da turma do segundo ano do Curso, o Aluno Aluno Kalil Lopes dos Santos, do Esquadrão Anhur. Aconteceu, ainda, o recebimento de distintivos de conclusão pelos formandos e o desfile militar dos integrantes do Corpo de Alunos da Escola.

A-29 da Esquadrilha da Fumaça
Em homenagem à Turma, sobrevoou o pátio uma aeronave A-29 Super Tucano, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça e que fica sediada na cidade de Pirassununga, em São Paulo, nas instalações que também abrigam a Academia da Força Aérea (AFA).

EPCAR
Criado por meio do Decreto nº 26.514, de 28 de março de 1949, o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) iniciou suas atividades na Escola Técnica de Aviação, em São Paulo, com 201 alunos. Em 29 de julho do mesmo ano, o curso foi transferido para a cidade de Barbacena, ocupando as instalações que hoje abrigam a Escola. Pela Lei nº 1.105, de 21 de maio de 1950, o Curso Preparatório de Cadetes do Ar foi transformado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Desde seu início, a EPCAR tem como missão preparar os alunos para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores, que é realizado na AFA, em Pirassununga (SP). Esta preparação compreende o ensino médio regular e a formação militar, moral e cívica, baseada nos conceitos de honestidade, lealdade e de amor à Pátria. Em 2021, a Instituição de ensino soma 72 anos de história.

Fonte: FAB

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segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Aeroportos

Campo de Marte passa a ser propriedade federal
O terreno no qual está instalado o aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, passa a ser propriedade da União. O acordo foi feito, dia 15 de dezembro de 2021, com chancela do presidente da República Jair Bolsonaro e do prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes. A transferência patrimonial para o governo federal foi em troca de uma dívida de R$ 25 bilhões da prefeitura com a União.

Disputa desde 1958
O aeroporto, com área de 2,1 milhões de metros quadrados, fica localizado na zona norte da capital paulista. Aproximadamente 970 mil metros quadrados do local são administrados pela Infraero e pouco mais de 1 milhão de metros quadrados, pelo Comando da Aeronáutica. Historicamente, a prefeitura e a União disputam o terreno em ações judiciais que ainda não tiveram uma conclusão. O litígio durava desde 1958. 

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domingo, 19 de dezembro de 2021

Especial de Domingo

Mais uma vez, publicamos fotos e um belo texto do Sentando a Pua!, página que traz a história da Aviação Militar Brasileira na Segunda Guerra Mundial e que merece ser visitada, sempre!
Boa leitura.
Bom domingo!

PESSOAL DE TERRA

Em uma guerra, todos são heróis, muitos (quase todos) anônimos.

Longe, muito longe do papo de esquina, do churrasco, do açaí, longe do feijão tropeiro, da água de coco, longe do seu chão, da família, do outro lado do Atlântico, lá estavam para defender, com dignidade e consciência, a Pátria onde nasceram.

A ação do 1º Grupo de Aviação de Caça, na Itália, durante a Segunda Grande Guerra é uma página ímpar na história da Aviação Militar Brasileira. Ao lado de Nero Moura, Motta Paes, Dornelles, Canário, também estavam muitos joões, álvaros, josés e sebastiões, que, como anônimos artífices, participaram daquela odisséia.

O máximo de aviões disponíveis no estacionamento. Assistindo a decolagem, lá estava o Flores, manutenção de pista, que ficava ansioso aguardando o regresso dos aviões.

Alguns regressavam bem danificados e eram levados para o hangar, e lá estavam Koerbel, Prediliano, Vital, Bechara, Aquino, Brito e Campitelli, virando redondo até o avião ficar pronto.


Para completar o serviço, o P-47 precisava de plástica e maquiagem. Entrava então a equipe de chapas, metais e pintura e lá estavam, Oliveira, Thadeu, Mangueira, Chicó, Cláudio, Edgar, Arruda, e Perraceta. 

Precisou de peças para o serviço, aparecia a turma de suprimento, tendo à frente o Bochetti; controlando o estoque, Rego Barros; entregando o material, Portela, Gabriel, Da Silva e Bracco, na organização e limpeza da barraca de suprimento.

E o avião voltava para a pista, e precisava ser reabastecido, este e todos os que voltavam de missão. A frente deste setor estavam Souza, Jacoboski, Carneiro, Nazareth, Araújo, Almeida e Sartori (vulgo Paletó).

Ordem de missão pronta, está na hora de armar os aviões; Jesus, Prado e Costa, da Seção de Armamento, executavam esta tarefa.

Disparo de hélice na decolagem, nunca; o Regis e o Contente estavam lá e não deixavam acontecer.

Garcia, Fernando e Eliezer cuidavam dos instrumentos de voo, e os pilotos podiam acreditar no que liam. 

Comunicações e Controle de Tráfego, importantíssimos em condições normais, o que dizer em condições normais de emergência, com essa missão estava o Campagner.

A manutenção de equipamentos é aquele serviço que só aparece quando alguma coisa falha, por isso o Santos pouco era acionado; tudo funcionava certinho.

O Hertel sempre cuidando da pista, do estacionamento e da movimentação de aviões.

A área era muito grande: paiol, combustível, pista, barracas, e a turma de segurança, com Dantas e Gondim à frente, com dinamismo e responsabilidade, cuidavam para que todos trabalhassem em paz.

Os donos da burocracia, a seção de pessoal, fichas, alterações, dispensas etc.: hoje estamos escrevendo este trabalho porque o Aluísio, o Edson e o Tiber lá estavam.

Os flight chief davam a palavra final: reabastecimento, armamento, instrumentos, rádio, tudo OK - o avião está pronto para a missão - Bourdon, Bálsamo e Setta passaram por maus momentos, a confiança entre piloto e manutenção era fundamental e existia.

Tomando como exemplo o trabalho anônimo desses falcões brasileiros nos céus e terras do TO da Itália, ficam algumas lições a aprender: a coragem, o desprendimento e a união desses homens valorosos, que, esquecidos de suas ambições, sofrimentos e agruras particulares, souberam firmar e dirigir suas energias para atingir um objetivo; souberam, com maestria, é certo, esquecer a distância que os separava de sua terra natal e que os fazia encarar gente de estranhas línguas; souberam, sem dúvida, encontrar o significado da palavra “soldado”, aproximando-a do que representa ser cidadão brasileiro.

Com toda a certeza os olhos desses homens marejam quando escutam o Hino Nacional e vêem nossa bandeira tremular.

Texto: Adaptado da Revista da Semana, de 12 de maio de 1945.


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sábado, 18 de dezembro de 2021

KC-390 Millennium

KC-390 da FAB, pela primeira vez, dá apoio ao Programa Antártico
O cargueiro KC-390 Millennium da FAB ( Força Aérea Brasileira), pela primeira vez, fez uma missão de apoio logístico à Operação Antártica XL, com a movimentação de material e pessoal entre o Brasil e Punta Arenas-Chile, entre 13 e 15 de dezembro de 2021. Estavam a bordo da aeronave pesquisadores de 7 projetos apoiados na 1ª etapa da Operação, e os 16 componentes do Grupo-Base “Polaris”, que retornam ao Brasil, após 13 meses na Estação Antártica Comandante Ferraz. O avião empregado na missão foi o de matrícula FAB-2854, do Esquadrão Zeus e operado pelo 1ºGTT. O KC-390 decolou da Base Aérea do Galeão para o aeroporto internacional de Punta Arenas, com uma escala em Pelotas (RS).

Antártica
O Proantar (Programa Antártico Brasileiro), desde 1982, promove pesquisas científicas do Brasil na Antártica. O Programa conta com pesquisadores de todo o Brasil, coordenado pela Marinha do Brasil, além da participação da Força Aérea Brasileira no suporte aéreo logístico, com voos periódicos para o continente gelado. As pesquisas têm a finalidade de compreender os fenômenos que ali ocorrem, que tenham repercussão global e, especificamente, sobre o território brasileiro, assegurando a participação do Brasil nos processos decisórios referentes ao futuro daquele continente.

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sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Espaço

FAB testa decolagem do demonstrador de tecnologia hipersônica
A Força Aérea Brasileira (FAB), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), realizou, no dia 14 de dezembro de 2021, o lançamento para viabilizar o ensaio em voo do 14-X S, primeiro demonstrador brasileiro da tecnologia hipersônica aspirada, conhecida pela sigla em inglês scramjet, por meio da Operação Cruzeiro. O ensaio faz parte do desenvolvimento do Projeto PropHiper, Projeto Propulsão Hipersônica 14-X, um dos Projetos Estratégicos da FAB e coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Mach 6
O 14-X S foi acelerado a uma velocidade próxima a Mach 6 (seis vezes a velocidade do som), a mais de 30 km de altitude, por meio de um Veículo Acelerador Hipersônico (VAH).Após a realização do ensaio, o conjunto seguiu a trajetória prevista, atingindo o apogeu em 160 Km, percorrendo um total de 200 km de distância, até seu impacto numa área segura no Oceano Atlântico.

Seleto grupo de nações
Além do CLA, o Centro de Lançamento de Barreira do Inferno (CLBI) atuou como Estação Remota de Rastreamento. Com esse primeiro ensaio, o Brasil ingressa, de maneira definitiva, no seleto grupo de nações que detém o conhecimento técnico e os meios para projetar, construir, lançar e rastrear um sistema hipersônico aspirado. O Projeto PropHiper teve início em 2006, e visou capacitar o Brasil na área estratégica e prioritária da hipersônica, em atendimento à Estratégia Nacional de Defesa (END), por meio da operação em voo de um sistema com propulsão hipersônica aspirada (tecnologia de propulsão scramjet). Para cumprir seus objetivos, o projeto foi dividido em quatro grandes metas, associadas, respectivamente, aos ensaios em voo dos demonstradores de tecnologia designados como:

I. 14-XS: demonstração em voo ascendente balístico da combustão supersônica;

II. 14-XSP: demonstração em voo ascendente balístico da propulsão hipersônica aspirada;

III. 14-XW: demonstração em voo planado (sem propulsão) de um veículo hipersônico controlável e manobrável com sistemas de guiamento, navegação e controle (GNC), emprego de materiais avançados, durante o voo hipersônico na estratosfera; e

IV. 14-XWP: demonstração em voo autônomo de um veículo hipersônico controlável e manobrável com propulsão hipersônica aspirada ativa.

Túnel de vento hipersônico
Até 2021, foram capacitados recursos humanos, construídos laboratórios e túneis de vento hipersônico (únicos na América Latina), além da realização de diversos ensaios em laboratório. O Nível de Maturidade Tecnológica da tecnologia de propulsão scramjet nacional é atualmente TRL 6, significando que a tecnologia constitui um protótipo totalmente funcional, sendo qualificado e aceito para operação em ambiente relevante, ou seja, fora do ambiente laboratorial. Após a Operação Cruzeiro, a tecnologia de propulsão hipersônica avançará para o TRL 7, com a comprovação e demonstração de seu funcionamento em ambiente relevante (voo atmosférico).

Domínio de tecnologia
De acordo com o Coordenador Geral da Operação, Coronel Aviador Eduardo Viegas Dalle Lucca a realização da Operação Cruzeiro permitiu ao País dar um salto qualitativo no domínio da tecnologia hipersônica aspirada. Ressaltou, ainda, o ineditismo de lançar uma carga útil tecnológica nacional, empregando um veículo totalmente idealizado e fabricado no Brasil e usando a infraestrutura e meios operacionais dos nossos centros de lançamento. "A sinergia dos vários atores evidenciou a capacidade do DCTA de realizar um ensaio em voo desse nível de complexidade. Além disso, deixamos uma equipe qualificada e preparada para os novos desafios", destacou o Coordenador Geral. “O Centro de Lançamento de Alcântara ao receber uma operação de grande porte como a Cruzeiro se habilita cada vez mais para receber as empresas estrangeiras e consolidar a capacidade operacional do Brasil no segmento solo do Programa Espacial Brasileiro”, afirma o Coronel Aviador Marcello Corrêa de Souza, Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara.

Inédito: motor aeronáutico com hidrogênio
Para o Diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Coronel Engenheiro Fábio Andrade de Almeida, "testar tecnologias hipersônicas em condições reais de voo é o auge das pesquisas que são desenvolvidas no IEAv. Sistemas inerciais e sensores de imageamento concebidos no laboratório do Instituto já realizaram ensaios em voo bem sucedidos em aeronaves e veículos suborbitais. Na Operação Cruzeiro, testamos um motor aeronáutico em voo hipersônico utilizando o hidrogênio como combustível, algo inédito na aviação nacional". O Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar César Augusto O'Donnell Alván, ressaltou que o desenvolvimento do Veículo Acelerador Hipersônico pelo IAE, para viabilizar o lançamento do 14-X S, demonstrou que as tecnologias espaciais dominadas pela FAB são pilares indispensáveis para a inserção do Brasil em novos projetos espaciais. E demonstrou, mais uma vez, a capacidade da FAB em superar desafios de grande complexidade tecnológica.

Fonte: FAB

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quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Ajuda Humanitária

Aeronaves das FFAA ajudam população afetada por enchentes no sul da Bahia
Em decorrência das enchentes no municípios do sul da Bahia, o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, leva ajuda humanitária às populações atingidas. Na madrugada do dia 13 de dezembro de 2021, uma aeronave C-130 Hércules, operada pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), decolou de Guarulhos (SP) com destino a Teixeira de Freitas, com um carregamento de 2,5 toneladas de medicamentos. O comandante da aeronave, capitão aviador Ítalo de Holanda de Oliveira, falou sobre a importância do apoio ao estado baiano. "A Força Aérea atua em diversas ações, e a humanitária é uma delas. Nós temos um País vasto e que está sempre demandando este tipo de apoio. Então, qualquer que seja o local que a nossa população necessite de socorro, vamos tomar as providências e assegurar que a ajuda chegue o mais rápido possível. Sabemos das dificuldades que a Bahia está passando e, por isso, este pedido, em especial, é de suma importância, uma vez que esta população está carente e esperando por estes medicamentos que estamos transportando", disse.

Helicópteros
No sábado, dia 11, uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB), foi deslocada para Porto Seguro, base de atuação da força-tarefa de assistência às localidades afetadas pelo temporal. Para os próximos dias, será engajado, ainda, um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV). As aeronaves prestarão apoio à Defesa Civil do estado baiano, sendo a coordenação de emprego dos aviões da FAB feita pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de Brasília. Um helicóptero da Marinha do Brasil também está empregado na missão.

Fonte: FAB

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quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

História

Vídeo confirma frutos de ação voluntária em trilha histórico-ecológica
Visitantes das ruínas do Aeroclube de Lorena postaram um vídeo no Youtube destacando as placas e monumentos instalados por voluntários, com marcos que registram a presença, no extinto aeródromo de Lorena, de dois presidentes da República: Getúlio Vargas e Gaspar Dutra. O interesse do público confirma que as referências consolidaram-se como atrativos nesta trilha histórico-ecológica situada em Lorena (SP). Confira nos links abaixo informações sobre esta ação voluntária derivada do livro "A Aviação em Lorena: Traços Históricos", publicação que traz outros dados factuais, desde a instalação do aeródromo na cidade de Lorena, para servir a Aviação Constitucionalista na Revolução Paulista de 1932, passando pela existência do aeroclube, até sua desativação nos primeiros anos da década de 70.

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terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Carreiras na Aviação

Academia da Força Aérea forma 170 novos oficiais
Um dia de vitória e de assumir um forte compromisso. No dia 10 de dezembro de 2021, 170 militares brasileiros e de Nações Amigas foram declarados Aspirantes a Oficial Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica. A cerimônia militar de formatura da Turma Mihos, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; além de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea, dentre outras autoridades civis e militares. A AFA é a Instituição de ensino superior do Comando da Aeronáutica e, desde a sua criação, já formou mais de 10 mil oficiais brasileiros e também das Nações Amigas. Em 2021, a AFA formou 103 cadetes aviadores, 40 cadetes intendentes e 24 cadetes de infantaria da aeronáutica; e, ainda, dois cadetes da Força Aérea Peruana e um cadete da Força Aérea Boliviana.

Espada
Na formatura, os militares entregaram o espadim, que simboliza o fim da condição de cadete, e receberam a espada de Oficial, que coroa a vitória dos jovens que se dedicaram a uma exigente rotina. Durante a entrega, as aeronaves de instrução T-27 Tucano, pilotadas por instrutores de voo da AFA que acompanharam os cadetes em sua formação, realizaram um voo em homenagem à Turma Mihos. A cerimônia foi encerrada com o tradicional grito de guerra e uma apresentação da Esquadrilha a Fumaça.

AFA: dois bacharelados
A Academia da Força Aérea tem como missão formar Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Aviação, Intendência e de Infantaria. O objetivo é desenvolver em cada cadete os atributos militares, intelectuais e profissionais, além dos padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final do processo, Oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea. A formação dos Oficiais tem duração de quatro anos. Na conclusão do curso, tornam-se Bacharéis em Administração, com ênfase em Administração Pública e Bacharéis na especialidade escolhida no ingresso: Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar; Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica; ou Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

Fonte: FAB

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