Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 3 de maio de 2014

Biblioteca Ninja

Livro resgata a história da aviação em Lorena, SP
A construção de importante e estratégico campo de aviação para as tropas paulistas na Revolução Constitucionalista, iniciada em julho de 1932, deu origem à história da atividade aérea no município de Lorena, SP. Esta e outras referências factuais são contadas no livro “A Aviação em Lorena: Traços Históricos”, de Cesar Rodrigues, a ser lançado no dia 17 de maio de 2014, às 16 horas, na Academia de Letras de Lorena. A edição é da JAC Editora e tem o apoio cultural do Núcleo Infantojuvenil de Aviação.

É um livro com resgate de informações e referência para as futuras gerações. Constitui-se uma contribuição às histórias da aviação e de Lorena, abordando três fases de atividades aéreas na cidade.

O início da primeira fase de operações de aviões no município é simultânea ao período da Revolução Constitucionalista de 1932. Em julho daquele ano, uma pista de pouso foi construída ao lado da Estrada de Ferro Central do Brasil, na localidade do Horto Florestal, destinada a apoiar as atividades da Aviação Constitucionalista operada pela forças paulistas. Do campo de Lorena, decolou a aeronave militar que fez o primeiro ataque aéreo noturno da América Latina, durante o conflito de 32.

A segunda fase corresponde à época em que se construiu um novo campo, também na área do Horto Florestal, onde funcionou a Escola de Pilotagem do Aeroclube de Lorena. Nesse período há registros da visita dos presidentes da República Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra a cidade. Também há registro da escala de uma linha aérea regular na rota Rio – Lorena – São Paulo, operada pela TAL - Transportes Aéreos Limitada, com aeronaves DC-3. Por este fato, além da denominação “campo de aviação”, moradores referiam-se ao local como “aeroporto de Lorena”.

A terceira e última fase abrange o encerramento das atividades do aeroclube e o uso eventual do aeródromo por aeronaves que faziam, principalmente, a rota Rio - São Paulo.

Entre os fatos marcantes do lugar estão, entre outros, as decolagens da pioneira aviadora Ada Rogato, do ás da acrobacia aérea Alberto Bertelli e da Esquadrilha da Fumaça, o EDA - Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB. O livro ainda destaca: estão sepultados em Lorena os restos mortais do antigo comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Coronel Braga.

Atualmente, as ruínas do hangar do Aeroclube de Lorena estão entre os atrativos da trilha histórico-ecológica estabelecida no antigo Horto Florestal, agora denominado de Flona – Floresta Nacional de Lorena, administrada pelo Ministério do Meio Ambiente.

A Aviação em Lorena:Traços Históricos

Autor: Cesar Rodrigues da Costa

JAC Editora

112 páginas