Cargueiro KC390 toma forma e voará em 2014
Mais partes do quebra cabeças industrial que dará forma a aeronave KC-390 estão paulatinamente sendo entregues a Embraer Defesa & Segurança (EDS). Os sub-conjuntos da empenagem, fuselagem traseira, asas e nariz da aeronave já chegaram a unidade da empresa localizada em Gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo, e agora estão passando pelo processo denominado montagem final (final assembly), o que deverá levar pelo menos um mês. Após essa etapa, o protótipo vai ser submetido a extensos testes de integração de sistemas elétricos, hidráulicos, mecânicos e eletrônicos (aviônica Pro Line Fusion da Rockwell Colins), culminando com a instalação e integração dos motores, duas unidades do moderno propulsor International Aero Engines (IAE) V2500-E5. Para este fim, é utilizado um moderno rig de integração (iron bird), montado na unidade da EDS de Eugênio de Melo, em São José dos Campos (SP). O voo inaugural do tipo deverá ocorrer até o final de 2014, segundo a programação informada pela EDS.
Contando com 28 exemplares encomendados pela Força Aérea Brasileira, cliente lançador do programa, o KC-390 é a maior aeronave já projetada e construída pela Embraer e seus parceiros industriais espalhados pelo mundo (Aero Vodochody, OGMA, LMI Aerospace, Aernnova, FAdeA, etc). O modelo é um transporte e avião tanque-reabastecedor multifuncional, capaz de operar em pistas semi-preparadas, tornando-se assim a ponta de lança das capacidades de mobilidade estratégica das Forças Armadas Brasileiras, podendo inclusive transportar sem maiores adaptações blindados sobre rodas (6x6) da família Guarani, atualmente entrando em serviço no Exército Brasileiro. Na FAB, o KC-390 substituirá a frota de turboélices quadrimotores C-130/KC-130 Hércules. A EDS já possui cartas de intenção de compra para mais 32 aeronaves, distribuídas entre Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca, e os Emirados Árabes Unidos (UAE) demonstraram grande interesse na aeronave durante recente visita de seu ministro da Defesa ao Brasil. O KC-390 tem sido oferecido como uma opção para as versões mais antigas do C-130, que necessitam de urgente substituição, um mercado estimado em cerca de 700 aeronaves distribuídas entre 77 países.
Fonte: www.tecnodefesa.com.br