No dia 1º de setembro de 2013 começam as obras de recuperação das três pistas de taxiamento e da pista principal do Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS), que mede 2,5 mil metros e terá adição de ranhuras. Do mesmo aeroporto, foram anunciados voos diretos para os municípios de Corumbá e Bonito.
quarta-feira, 31 de julho de 2013
terça-feira, 30 de julho de 2013
Aerovale
Governador de SP visita polo de serviços aeronáuticos
O governador Geraldo Alckmin visita hoje em Caçapava-SP as obras do Centro Empresarial Aeroespacial, empreendimento privado em fase de implantação para o setor aeronáutico.
As obras foram iniciadas em setembro do ano passado e tem previsão de conclusão para maio de 2014.
Alckmin visita o local, a partir das 9h. O Centro Empresarial Aeroespacial fica no bairro da Germana, entre as rodovias Carvalho Pinto e Presidente Dutra. “A nossa expectativa é concluir a implantação antes da Copa de 2014”, afirmou o empresário Rogério Penido, responsável pelo projeto do centro.
Segundo ele, o governador foi convidado a conhecer o empreendimento, o primeiro do gênero no Brasil e na América Latina, no ano passado. “Aguardamos esta visita há bastante tempo”.
Penido informou que o investimento é de R$ 200 milhões, todo bancado pela iniciativa privada. O centro empresarial terá uma pista de pouso e decolagem de aeronaves com 1.550 metros de extensão.
Pode receber aviões leves e de médio porte, especialmente da aviação executiva e aviões maiores, mas vazios. Ao todo, o empreendimento terá 321 lotes, uma área verde 370 mil metros quadrados e cerca de 20 quilômetros de arruamentos.
Divisão
De acordo com Penido, serão disponibilizado s 121 lotes para o setor aeronáutico, com área cada a partir de 2.500 metros quadrados até 13 mil metros quadrados.
Outros 200 lotes serão disponibilizados para fins comerciais, industriais e de serviços.
As áreas variam de tamanho, a partir de 750 metros quadrados, explicou Penido.
No total, o centro empresarial ocupa uma gleba de 2,265 milhões de metros quadrados.
O complexo pode também abrigar escolas hotel, centro de convenções e uma área comercial com lojas, restaurantes e bancos.
“Decidimos investir nesse segmento porque as principais empresas do setor aeroespacial estão na região, que tem um grande polo”, disse Penido.
O empresário informou que o complexo já possui licenciamento ambiental e também foi aprovado pela Anac (Agência Nacional da Aviação Civil). As vendas de lotes começaram há cerca de um mês.
O projeto do complexo foi idealizado há oito anos. A iniciativa objetiva oferecer uma nova opção para a instalação de empresas e outros empreendimentos do setor aeroespacial.
Atualmente na região, apenas São José dos Campos possui aeroporto com essa atividade.
Texto: Chico Pereira
Fonte: O Vale
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Biblioteca Ninja
ALMANAQUE DO AVIÃO
Desde o primeiro voo rudimentar em uma pipa gigante até os aviões supersônicos, o homem vem rompendo as barreiras do impossível. A fascinante história da aviação é repleta de personagens que possibilitaram a travessia de oceanos e a construção de aviões cada vez mais potentes. Este livro, escrito e ilustrado por dois especialistas da área, mostra como ocorreu essa evolução e o impacto que a aviação exerceu na história da humanidade. Conheça os pioneiros da aviação, a história das grandes companhias aéreas e saiba por que os anos de guerra impulsionaram a fabricação de novos modelos. Confira ainda como funciona um avião, para que serve o piloto automático, quanto tempo dura um pneu, os melhores e mais perigosos aeroportos do mundo e muito mais!
Autores: TOMAS PRIETO e ERNESTO KLOTZEL
Nº de páginas: 120
Ano de Publicação: 2013
Editora: PANDA BOOKS
domingo, 28 de julho de 2013
Especial de Domingo
Com dados da Agência Força Aérea e do Centro Histórico da Embraer brindamos hoje aos bons serviços do avião treinador T-25 Universal e a seu projetista, o brilhante Joseph Kovacz.
Boa leitura.
Bom domingo!
T25 Universal alcança marcas históricas de disponibilidade
Mesmo após 42 anos de serviço na Força Aérea Brasileira, a frota do treinador T-25 Universal atingiu um recorde histórico no mês de julho de 2013. Até o dia 23 de julho, a média de disponibilidade da frota da Academia da Força Aérea foi de 87,24%. Isso quer dizer que dos 42 T-25 utilizados para instrução básica dos Cadetes, pelo menos 36 estavam diariamente disponíveis para voo. No dia 12, a equipe de manutenção conseguiu o feito de alcançar 93% de disponibilidade, com 40 aeronaves prontas para decolagem.
Com 27 anos de experiência na manutenção do T-25, o Suboficial Ronaldo Legui explica que o avião é fácil de trabalhar, mas houve uma evolução na organização do trabalho. “A logística melhorou. A informática ajudou. Foram implantados sistemas que faz com que os suprimentos cheguem quando são necessários”, conta. O Suboficial diz que são realizadas, em média, 250 inspeções anuais em aeronaves da frota. “A gente consegue liberar a aeronave em menos tempo, fazer um bom trabalho”, completa.
Com um número cada vez menor de aeronaves nas mãos do pessoal de manutenção, o Tenente Aristóteles Alves brinca: “Acho que coisa parecida só foi possível quando os aviões chegaram da fábrica”. O oficial especialista explica que além do trabalho da equipe de 70 militares diretamente envolvidos na manutenção dos T-25, há ainda a participação do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa e de outras unidades que participam da cadeia logística. “Qualquer avião é fácil de manter desde que você tenha um suporte adequado. E é isso o que a gente está tendo”, explica. Ele ressalta ainda a capacitação dos recursos humanos.
O Tenente Rafael Viana, instrutor de voo da Academia da Força Aérea, explica que a maior disponibilidade de aeronaves significa uma maior quantidade de decolagens durante o dia. “A gente consegue otimizar a instrução dos Cadetes”, resume. O T-25 é o primeiro passo na formação dos aviadores da FAB. Todo ano, aproximadamente 100 Cadetes do segundo ano da Academia realizam na aeronave a etapa primária do treinamento aéreo, com 50 horas de voo. No quarto ano, as etapas avançadas são realizadas nos T-27 Tucano.
T25: Projeto de Joseph Kovacz
O T25 Universal é mais um projeto bem sucedido de Joseph Kovacz. Húngaro naturalizado brasileiro, Kovacz graduou-se Engenheiro Mecânico pelo Empire Hungria College of Budapest, em 1947. Membro honorário da Câmara dos Engenheiros da Hungria e Membro da Academia Nacional da Engenharia (ANE), atuou também como Piloto de Ensaios, tendo realizado três primeiros voos de protótipos. Tornou-se globalmente conhecido como projetista de aeronaves, tendo projetado – sozinho ou em equipe – 56 aviões e planadores. Em 1949, já no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), projetou o primeiro planador popular do Brasil, o Periquito. Participou também do projeto do Marreco, biplace de treinamento, e da reconstrução do planador Caboré. No ano de 1952, foi para o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), que estava sendo montado pelo governo brasileiro. No CTA, trabalhou como o primeiro assistente de Henrich Focke, chefe do CTA e fundador da famosa fábrica de aviões Focke Wulf Flugzeugbau Gmb. Em 1960, começou a trabalhar na Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva, onde ocupou o cargo de Diretor Técnico.
Neste período, projetou e desenvolveu as aeronaves T-25 Universal e Regente. Ingressou na Embraer em 1973, onde foi o responsável pelo projeto e desenvolvimento da aeronave EMB 312 Tucano. O Tucano, considerado inovador, revolucionou o projeto aeronáutico de aeronaves de treinamento, tornando-se referência para todos os projetos de aeronaves de treinamento turboélice. Joseph Kovacs – um dos principais nomes da Indústria Aeronáutica Brasileira -, se aposentou em 1990. Desde então, permanece no setor aeronáutico oferecendo consultoria para projetos de desenvolvimento.
Fontes: Agência Força Aérea e Centro Histórico da Embraer
sábado, 27 de julho de 2013
Aeroportos
Autorizado aeroporto de aviação executiva na capital paulista
Está prevista a construção do Aeródromo Privado Rodoanel, em Parelheiros, na zona sul do município de São Paulo. O novo aeroporto será destinado integralmente à aviação geral, para atender helicópteros, jatos executivos e táxis aéreos, além de transporte de carga.
O empreendimento, que tem previsão de custo de R$ 1 bilhão, será erguido com recursos da iniciativa privada e deverá ficar pronto até dezembro de 2014. O projeto será desenvolvido pela empresa Harpia Logística S/A e será capaz de operar, segundo os empreendedores, até 240 mil pousos e decolagens por ano.
Apesar de o Brasil ter hoje a segunda maior frota de aviação geral do mundo, com mais de 14 mil aeronaves, a maior parte dela concentrada em São Paulo, de acordo com dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), a cidade conta com apenas três opções de pousos e decolagens, todas com limitações: Congonhas, onde há permissão para pouso de apenas quatro aeronaves/hora, o aeroporto internacional de Guarulhos, que não tem vocação para esta modalidade de aviação, e o Campo de Marte, totalmente dedicado à aviação geral, mas que tem restrições técnicas e operacionais.
Além do aeroporto de Parelheiros, dois outros espaços estão em estudo e deverão ter suas construções também autorizadas ainda em 2013, segundo a Secretaria de Aviação Civil: um aeroporto no município de São Roque, da incorporadora JHSF, e um heliporto na região do bairro Jaguaré, na capital paulista.
De acordo com o diretor da Abag, Ricardo Nogueira, quando os três estiverem em funcionamento, em um prazo previsto de até dois anos, será possível dobrar a capacidade do setor, que tem crescido mais de 6% ao ano.
O aeroporto de Parelheiros será o primeiro aeródromo brasileiro de aviação geral a ser explorado em modalidade de autorização e que poderá cobrar tarifas aeroportuárias. Esta é uma nova regra que permite a empreendedores privados aproveitar a demanda crescente por transporte aéreo no País e, ao mesmo tempo, aliviar a pressão de uso sobre os aeroportos públicos.
Apesar de a exploração comercial de aeródromos de uso privado ser proibida, um decreto em dezembro estabeleceu a chamada autorização como modalidade de outorga.
De acordo com esta regra, os empreendedores privados poderão abrir aeroportos de uso público e cobrar tarifa, desde que toda a execução da obra, a manutenção e a segurança – até mesmo contra incêndios – sejam de responsabilidade exclusiva das empresas.
sexta-feira, 26 de julho de 2013
Tráfego Aéreo
Militares da FAB trabalham a 14 graus negativos e garantem proteção ao voo
Enquanto várias cidades do Sul do país ganham as páginas dos jornais com temperaturas próximas ao zero grau Celsius, os 40 militares da FAB que trabalham em Urubici, em Santa Catarina, veem seus termômetros em temperaturas bem mais baixas. Na quarta-feira, 24 de julho de 2013, o Destacamento do Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) da cidade registrou temperatura de 14 graus negativos, além de neve e formação de placas de gelo.
Responsável por manter em operação um radar capaz de visualizar todo o espaço aéreo entre o Rio Grande do Sul e o interior de São Paulo, o DTCEA está localizado no alto do Morro da Igreja, a 1.882 metros de altitude.
Todos os anos o local registra temperaturas abaixo dos 10 graus negativos, mas não nevava desde 2010. Além do frio, rajadas de vento na região podem chegar a 130 km/h.
Localizado a 160 km de Florianópolis, o morro é considerado um local turístico para quem procura uma foto em um lugar tão frio em pleno Brasil. Mas a rotina dos militares da FAB em Urubici não parece programa de férias. Diariamente, eles percorrem mais de 60 km na pequena estrada que sobe o morro para ir trabalhar. Nessa época do ano, é necessário ainda utilizar roupas especiais sobre o uniforme.
Uma equipe técnica também precisa passar a noite no local, onde precisa garantir que o radar e outros equipamentos de comunicação funcionem 24 horas por dia.
"A gente é acostumado. E é militar, não é? A missão tem que ser cumprida", diz o Suboficial Lincoln Souza da Silva, que trabalhava em Curitiba (PR) mas pediu transferência para Urubici. "É um lugar bonito. Vale a pena pela vista", conta.
Ao lado de outros quatorze Destacamentos localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, o DTCEA de Urubici é subordinado ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), sediado em Curitiba (PR). As operações no alto do Morro da Igreja foram iniciadas em novembro de 1987.
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Carreiras na Aviação
FAB seleciona bacharéis e licenciados para quadro de oficiais
A Força Aérea Brasileira chama bacharéis e licenciados para integrarem o Quadro de Oficiais Convocados. São 662 vagas para profissionais que possuam nível superior completo por meio de seleção pública regionalizada, na qual consta Avaliação Documental e Inspeção de Saúde.
Os integrantes do QOCON, caso demonstrem interesse em permanecerem na ativa após a conclusão do período inicial de um ano, poderão ter o tempo de serviço prorrogado anualmente, por até oito anos, podendo ser estendido, em caráter excepcional, a nove anos.
As vagas são para graduados em Administração, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, História, Magistério, Museologia, Nutrição, Pedagogia,Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Inscrições: de 22 de julho a 02 de agosto de 2013.
Saiba mais: www.fab.mil.br
quarta-feira, 24 de julho de 2013
Transporte Aéreo
Tráfego mundial de aviões crescerá 4,8% em 2013
A ICAO – Organização Internacional da Aviação Civil estima que o tráfego aéreo mundial cresça 4,8% em 2013, devendo mesmo chegar aos 10% na região do Médio Oriente, que será a que maior crescimento deverá apresentar este ano, de acordo com as últimas previsões dessa agência das Nações Unidas.
De acordo com a ICAO, o Médio Oriente deverá manter uma performance muito positiva. No ano passado a região teve o maior tráfego aéreo internacional, seguida da América Latina.
Para este ano, as previsões indicam para a América Latina um crescimento de 7,6%, seguindo-se Ásia e África, enquanto a Europa e América do Norte deverão registrar um crescimento mais tímido no tráfego de passageiros.
A ICAO apresentou também dados relativos ao ano passado, segundo os quais o tráfego aéreo de passageiros a nível mundial cresceu 4,9%, atingindo os 5,4 bilhões de passageiros por quilômetro voado.
Fonte: www.turisver.com
terça-feira, 23 de julho de 2013
Esquadrão Orungan
Prêmio Controle Naval de Tráfego Marítimo
O Esquadrão Orungan, 1º/7º GAV, recebeu na última quinta-feira (18/7) o XXIV Prêmio Controle Naval de Tráfego Marítimo – Prêmio Contato – como forma de reconhecimento da importância da atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) nas tarefas de localização, interrogação e identificação de navios na costa brasileira.
O prêmio entregue no Museu Naval do Rio de Janeiro fortalece ainda mais a interoperabilidade entre as Força Aérea e a Marinha do Brasil. O Esquadrão Orungan atingiu a expressiva marca de 263 navios identificados, de maio de 2012 a abril de 2013.
"O Esquadrão tem vivido nos últimos cinco anos momentos de intensas renovações, com a desativação dos P-95 Bandeirulha e a implantação dos poderosos P-3AM Órion para a manutenção da capacidade de patrulha marítima da unidade aérea", disse o Tenente-Coronel Aviador Fabio Luis Morau, comandante do 1º/7º GAV.
“O desempenho efetivo das unidades de Patrulha da FAB tem contribuído sobremaneira com a Marinha do Brasil na definição de uma consciência situacional sólida das águas sob a jurisdição e vinculadas ao interesse do Brasil”, completa o comandante.
Fonte: SCS do 1º/7º GAV
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Segurança de Voo
Simpósio de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
Informações e Inscrições: http://www.simposiocenipa.com.br/
domingo, 21 de julho de 2013
Especial de Domingo
Bem pertinho de Orlando, cidade localizada no estado norte-americano da Flórida, funciona o Fantasy of Flight, a maior coleção privada de aviões do mundo. Um museu particular para visitar, tocar e inclusive vivenciar um pouco de um Bombardeiro B-17 da Segunda Grande Guerra. Nele se pode entrar e sentir como se estivesse em combate nos céus. As fotos de hoje foram gentilmente encaminhadas por Tiago Rizzi, que contribui, assim, na divulgação da cultura aeronáutica espalhada pelo mundo, estimulando e incentivando os estudantes do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação.
Bom domingo!
Saiba mais: www.fantasyofflight.com
sábado, 20 de julho de 2013
Datas Especiais
20 de Julho: 140º aniversário de Santos Dumont
Santos Dumont é o pai da aviação. Com o "14-Bis", executou, em Paris, o
primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar.
Nasceu em Palmira - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de
1873.
No fim do século XIX, o motor a gasolina era a sensação das exposições em
Paris. Santos Dumont ficou fascinado, pois sempre se interessou por
mecanismos. Voltou ao Brasil, mas no ano seguinte Dumont retorna à Paris na
intenção de aplicar suas ideias.
Seu sonho, desde criança, era criar um aparelho que permitisse o homem voar
controlando seu próprio curso. Passou a adolescência observando os pássaros
e estudando sua constituição física.
Santos Dumont chegou em Paris e aprofundou-se nos estudos, principalmente em
mecânica e no motor de combustão, pelo qual se apaixonou à primeira vista.
Seu primeiro Balão dependia do vento para se mover, o "Brasil", com apenas
15 kg ganhou altura. A dirigibilidade era o que realmente interessava a
Santos Dumont.
Depois de muitos estudos, mandou construir o "Nº1", primeiro de uma série de
"charutos voadores" motorizados. No dia 20 de setembro de 1898, sob o
comando do inventor, o balão subiu aos céus, chegando a altura de 400 metros
e retornando ao mesmo ponto de partida. Construindo um balão sucessivamente
e realizando experiências, foi desenvolvendo os mistérios da navegação
aérea.
O balão "Nº3" já possuía um motor a gasolina.
Em 1900, o milionário francês Deutsch de la Meurth lançou um desafio aos
construtores de dirigíveis: "Aquele que conseguir partir do Campo de
Saint-Cloud, fazer à volta a Torre Eiffel, e voltar ao ponto de partida em
30 minutos, ganhará 100.000 francos". Pilotando o balão "Nº6", com um motor
de 16HP, Dumont ganha o premio Dustche. Distribuiu metade do premio entre
seus mecânicos e auxiliares e a outra metade destinou as necessitados.
O balão "Nº7", que foi projetado para corrida, nunca chegou a competir, pois
não tinha concorrente. O "Nº8" não existiu. Com o "Nº9", Dumont começou a
transportar pessoas nos voos que fazia. Uma de suas passageiras era a cubana
Aída de Acosta, que se tornou a primeira mulher no mundo a voar. De tanto
cruzar os céus de Paris com o número nove, recebeu o apelido de "le petit
Santos". O "Nº10", maior que os outros, foi denominado "um dirigível
ônibus", pelo próprio Santos Dumont.
Santos Dumont, no dia 13 de setembro de 1906, com o "14-BIS", executou em
Paris o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. A aeronave subiu a
uma altura de 50 metros. Em 1908, Santos Dumont constrói o "Demoiselle",
cujo desenho serviria de modelo a todos os projetistas que se seguiram. Tudo
nela era obra de Dumont, inclusive o motor. Em 1910, na primeira exposição
da Aeronáutica realizada no Grand Palais de Paris, o "Demoiselle" foi um
sucesso.
Alberto Santos Dumont faleceu no dia 23 de julho de 1932. Deixou dois
livros: "Dans-L'air" e "O que Vi e o que Nós Veremos".
MENSAGEM DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA
“ESSE MOVIMENTO IMPERCEPTÍVEL DE MARCHA POSSUI UM SABOR INFINITAMENTE AGRADÁVEL. A ILUSÃO É ABSOLUTA. ACREDITAR-SE-IA, NÃO QUE É O BALÃO QUE SE MOVE, MAS QUE É A TERRA QUE FOGE DELE E SE ABAIXA.”
COM ESSAS PALAVRAS DE ABSOLUTA ADMIRAÇÃO, O MAIOR GÊNIO DA AVIAÇÃO MUNDIAL DEFINIRIA SUA PIONEIRA INVESTIDA NA TERCEIRA DIMENSÃO, AO ASCENDER AOS CÉUS DA RESPLANDESCENTE PARIS, ÁVIDO POR VIVENCIAR AS INTENSAS NARRATIVAS DE JÚLIO VERNE, SUAS ETERNAS FONTES DE INSPIRAÇÃO.
AO VISLUMBRAR COMO REALIDADE A FICÇÃO DAQUELA RICA LITERATURA, O FILHO DAS MONTANHAS DE MINAS, NASCIDO NA PACATA PALMIRA HÁ 140 ANOS, CORRESPONDERIA ESPLENDIDAMENTE AOS ANSEIOS DE SUA GENTE, POIS, AO DOMINAR A TECNOLOGIA DO VOO DO MAIS-PESADO-DO-QUE-AR, PASSOU DE INDIVÍDUO A SÍMBOLO E DE SÍMBOLO A LENDA VIVA. CERTAMENTE, O MITO DE ALBERTO SANTOS DUMONT, UM DOS MAIORES HERÓIS PARA O NOSSO ORGULHOSO POVO, ELEVOU O BRASIL AO DEGRAU MAIS ALTO DO PROGRESSO CIENTÍFICO NA AERONÁUTICA INTERNACIONAL, AO “NAVEGAR POR MARES NUNCA DE ANTES NAVEGADOS” COM O SEU ENGENHOSO 14-BIS.
ASSIM, ESSE PREMONITÓRIO VERSO DE CAMÕES, ARAUTO DA EPOPEIA LUSITANA NA DESCOBERTA DAS ROTAS PARA AS ÍNDIAS, GANHOU NOVA FACETA, AO SER ORGULHOSAMENTE CONDUZIDO EM UMA LONGA FLÂMULA ESCARLATE, PELO BALÃO Nº 06 DAQUELE PEQUENO E INTRÉPIDO BRASILEIRO, NUM MEMORÁVEL VOO SOBRE O MAR MEDITERRÂNEO – O AUTÊNTICO OCEANO DA LATINIDADE.
DESSA FORMA, ESTARIA INDELEVELMENTE SIMBOLIZADA A SINÉRGICA E HARMÔNICA UNIÃO DOS REQUISITOS, QUE POSSIBILITARAM AO PAI DA AVIAÇÃO TRILHAR O CAMINHO DA CONQUISTA DOS CÉUS – A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO. FOI NORTEADA PELA BUSCA DESSAS LÍDIMAS CAPACIDADES, QUE A FORÇA AÉREA BRASILEIRA, AO LONGO DE SUA RICA HISTÓRIA, TEM HONRADO O VITORIOSO LEGADO DO PATRONO DA AERONÁUTICA NACIONAL.
SEGUINDO O ARREBATADOR EXEMPLO DE DUMONT, AO GUARDAR SABIAMENTE O PRECIOSO ENSINAMENTO DE SEU PAI HENRIQUE DE QUE – O FUTURO DO MUNDO ESTÁ NA MECÂNICA – A NOSSA IMPÁVIDA FORÇA AÉREA TEM IGUALMENTE OBJETIVADO O CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO TECNOLÓGICO DOS VETORES AÉREOS, SENDO ESTA A LINHA MESTRA DA CONDUÇÃO DO PODER AEROESPACIAL DE UM PAÍS.
EM CONSONÂNCIA COM TAL DIRETIVA, A FAB VEM CONTRIBUINDO AMPLAMENTE PARA O ENÉRGICO VICEJAR DE ESTRATÉGICOS SETORES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO PAÍS, POIS TANTO A PUJANTE INDÚSTRIA AERONÁUTICA NACIONAL, COMO O PROMISSOR PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO TÊM SUAS RAÍZES NAS INICIATIVAS VISIONÁRIAS DE OUTRO LENDÁRIO AERONAUTA – O INESQUECÍVEL MARECHAL DO AR CASIMIRO MONTENEGRO. COM INCONTESTE CERTEZA, QUANDO TESTEMUNHARMOS O PORTENTOSO E BEM-SUCEDIDO VOO DO MODERNO PROTÓTIPO DA AERONAVE KC-390, ESTAREMOS VISLUMBRANDO UMA SIMBIOSE DE SONHOS E IDEAIS DE INCONTÁVEIS BRASILEIROS DEDICADOS A ARTE DE VOAR.
TAIS HOMENS E MULHERES, CIVIS E MILITARES, JÁ ALCANÇARAM VARIADAS E GRANDIOSAS VITÓRIAS BRASILEIRAS NOS CÉUS AO REDOR DO MUNDO, POR SE MANTEREM SEMPRE FIÉIS AOS ESFORÇOS EM PROL DO ENSINO DAS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS, COMO PREGAVA O PRÓPRIO INVENTOR DO AVIÃO.
HOJE, NO ÂMBITO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, MANTEMO-NOS INABALÁVEIS EM PROPORCIONAR AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AO PERENE APERFEIÇOAMENTO DOS NOSSOS VALOROSOS RECURSOS HUMANOS, CERTOS DA ENVERGADURA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDIFICAÇÃO DE UMA MODERNA FORÇA AÉREA. MODERNIDADE CUJOS MOTORES PROPULSORES SE ALIMENTAM TANTO DA DETERMINAÇÃO, DA ABNEGAÇÃO E DO SENSO DE DEVER DOS AGUERRIDOS INTEGRANTES DO COMANDO DA AERONÁUTICA, COMO DO PLENO RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE, SOBRE O PAPEL A SER DESEMPENHADO PELO PODER AEROESPACIAL BRASILEIRO, NUM CENÁRIO GLOBAL DE MÚLTIPLOS INTERESSES E DE INÚMERAS AMEAÇAS AOS ESTADOS NACIONAIS. HOJE, SOMADO A ESSA DENSA CONJUNTURA GEOPOLÍTICA, VISUALIZA-SE UM CENÁRIO INTERNO MARCADO PELA BEM-SUCEDIDA ATUAÇÃO DO COMPONENTE AÉREO, NOS GRANDES EVENTOS JÁ SEDIADOS PELO PAÍS – A CONFERÊNCIA RIO +20 E A COPA DAS CONFEDERAÇÕES.
ASSIM, A CONTINUIDADE DESSA PRIMOROSA TRAJETÓRIA DE SUCESSO, EM ACONTECIMENTOS DE TAMANHA MAGNITUDE, VINCULA-SE, INCONTESTEMENTE, À MANUTENÇÃO DE VALIOSOS INVESTIMENTOS NO REEQUIPAMENTO E AMPARO AOS QUE GARANTEM, COM SUAS VIDAS, À SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO NACIONAL.
DESSA FORMA, PARA ENFRENTAR OS INSTIGANTES DESAFIOS DA ATUALIDADE, TURBULÊNCIAS NATURALMENTE PRESENTES NAS TRAJETÓRIAS DE VOO DAS NAÇÕES GRANDIOSAS, BUSCAREMOS, NA AUDÁCIA E OBSTINAÇÃO DO NOSSO PATRONO, A INESGOTÁVEL FORÇA MOTRIZ, QUE NO AUGE DA CHAMADA "BELLE ÉPOQUE" EUROPEIA, CONDUZIU AO INFINITO UMA PÁTRIA CHAMADA BRASIL.
DEFENSORES DOS CÉUS DE NOSSA NAÇÃO,NESSE ANIVERSÁRIO DE 140 ANOS DE NASCIMENTO DO MAIOR DOS NOSSOS MARECHAIS DO AR, RECONHEÇAMOS O DESMEDIDO VALOR DA PACIENTE METODOLOGIA DE TRABALHO ADOTADA POR ESSE PREDESTINADO GÊNIO INVENTIVO BRASILEIRO.
CERTAMENTE, FOI ESSA INVULGAR HABILIDADE EMPREENDEDORA, RESPONSÁVEL POR NOS CONDUZIR DO IMAGINÁRIO LITERÁRIO À SÓLIDA REALIDADE DOS BALÕES.
DESTES, ÀS INTRIGANTES PESQUISAS COM O MOTOR A COMBUSTÃO E, FINALMENTE, REUNIR OS INDISPENSÁVEIS CONHECIMENTOS SEMEADOS AO LONGO DE TODA UMA VIDA, NA BUSCA DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO CONTROLE DO AVIÃO, NO PIONEIRO E INESQUECÍVEL VOO AUTOPROPULSADO SOBRE A TERRA.
ESPELHEMO-NOS NA SABEDORIA DESSA JORNADA DE SUCESSO, ONDE O SOMATÓRIO DE MÉTODO, PESQUISA E EMPENHO ELEVOU O ESTUDANTE A CIENTISTA, O CIENTISTA A AVIADOR, E O AVIADOR A SÍMBOLO DE UMA NAÇÃO.
TAMANHO LEGADO, IMORTALIZADO NA SINGELA MAS REVELADORA BIBLIOGRAFIA DO ESCOLHIDO PARA OCUPAR A CADEIRA DE NÚMERO 38 DA TRADICIONAL ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, REVESTIU-SE NO INFINDÁVEL COMBUSTÍVEL A ALIMENTAR AS ESPERANÇAS DA HUMANIDADE NO GLORIOSO FUTURO DA CONQUISTA ESPACIAL.
NESSA MANHÃ, AO RENDERMOS PREITO AO PAI DA AVIAÇÃO, MANTENHAM PROFUNDA E INQUEBRANTÁVEL FÉ NOS DESÍGNIOS DOS ABENÇOADOS PELO CRIADOR, POIS NESSE MESMO DIA 20 DE JULHO, O SER HUMANO DARIA AQUELE PEQUENO PASSO NO SOLO LUNAR, IMPULSIONADO PELO TRIUNFO DE UM FRANZINO BRASILEIRO QUE SAÍRA DO SERTÃO PARA ENSINAR AOS HOMENS O CAMINHO DAS ESTRELAS.
PARABÉNS AO PATRONO DA AERONÁUTICA BRASILEIRA!
Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica
COM ESSAS PALAVRAS DE ABSOLUTA ADMIRAÇÃO, O MAIOR GÊNIO DA AVIAÇÃO MUNDIAL DEFINIRIA SUA PIONEIRA INVESTIDA NA TERCEIRA DIMENSÃO, AO ASCENDER AOS CÉUS DA RESPLANDESCENTE PARIS, ÁVIDO POR VIVENCIAR AS INTENSAS NARRATIVAS DE JÚLIO VERNE, SUAS ETERNAS FONTES DE INSPIRAÇÃO.
AO VISLUMBRAR COMO REALIDADE A FICÇÃO DAQUELA RICA LITERATURA, O FILHO DAS MONTANHAS DE MINAS, NASCIDO NA PACATA PALMIRA HÁ 140 ANOS, CORRESPONDERIA ESPLENDIDAMENTE AOS ANSEIOS DE SUA GENTE, POIS, AO DOMINAR A TECNOLOGIA DO VOO DO MAIS-PESADO-DO-QUE-AR, PASSOU DE INDIVÍDUO A SÍMBOLO E DE SÍMBOLO A LENDA VIVA. CERTAMENTE, O MITO DE ALBERTO SANTOS DUMONT, UM DOS MAIORES HERÓIS PARA O NOSSO ORGULHOSO POVO, ELEVOU O BRASIL AO DEGRAU MAIS ALTO DO PROGRESSO CIENTÍFICO NA AERONÁUTICA INTERNACIONAL, AO “NAVEGAR POR MARES NUNCA DE ANTES NAVEGADOS” COM O SEU ENGENHOSO 14-BIS.
ASSIM, ESSE PREMONITÓRIO VERSO DE CAMÕES, ARAUTO DA EPOPEIA LUSITANA NA DESCOBERTA DAS ROTAS PARA AS ÍNDIAS, GANHOU NOVA FACETA, AO SER ORGULHOSAMENTE CONDUZIDO EM UMA LONGA FLÂMULA ESCARLATE, PELO BALÃO Nº 06 DAQUELE PEQUENO E INTRÉPIDO BRASILEIRO, NUM MEMORÁVEL VOO SOBRE O MAR MEDITERRÂNEO – O AUTÊNTICO OCEANO DA LATINIDADE.
DESSA FORMA, ESTARIA INDELEVELMENTE SIMBOLIZADA A SINÉRGICA E HARMÔNICA UNIÃO DOS REQUISITOS, QUE POSSIBILITARAM AO PAI DA AVIAÇÃO TRILHAR O CAMINHO DA CONQUISTA DOS CÉUS – A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO. FOI NORTEADA PELA BUSCA DESSAS LÍDIMAS CAPACIDADES, QUE A FORÇA AÉREA BRASILEIRA, AO LONGO DE SUA RICA HISTÓRIA, TEM HONRADO O VITORIOSO LEGADO DO PATRONO DA AERONÁUTICA NACIONAL.
SEGUINDO O ARREBATADOR EXEMPLO DE DUMONT, AO GUARDAR SABIAMENTE O PRECIOSO ENSINAMENTO DE SEU PAI HENRIQUE DE QUE – O FUTURO DO MUNDO ESTÁ NA MECÂNICA – A NOSSA IMPÁVIDA FORÇA AÉREA TEM IGUALMENTE OBJETIVADO O CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO TECNOLÓGICO DOS VETORES AÉREOS, SENDO ESTA A LINHA MESTRA DA CONDUÇÃO DO PODER AEROESPACIAL DE UM PAÍS.
EM CONSONÂNCIA COM TAL DIRETIVA, A FAB VEM CONTRIBUINDO AMPLAMENTE PARA O ENÉRGICO VICEJAR DE ESTRATÉGICOS SETORES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO PAÍS, POIS TANTO A PUJANTE INDÚSTRIA AERONÁUTICA NACIONAL, COMO O PROMISSOR PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO TÊM SUAS RAÍZES NAS INICIATIVAS VISIONÁRIAS DE OUTRO LENDÁRIO AERONAUTA – O INESQUECÍVEL MARECHAL DO AR CASIMIRO MONTENEGRO. COM INCONTESTE CERTEZA, QUANDO TESTEMUNHARMOS O PORTENTOSO E BEM-SUCEDIDO VOO DO MODERNO PROTÓTIPO DA AERONAVE KC-390, ESTAREMOS VISLUMBRANDO UMA SIMBIOSE DE SONHOS E IDEAIS DE INCONTÁVEIS BRASILEIROS DEDICADOS A ARTE DE VOAR.
TAIS HOMENS E MULHERES, CIVIS E MILITARES, JÁ ALCANÇARAM VARIADAS E GRANDIOSAS VITÓRIAS BRASILEIRAS NOS CÉUS AO REDOR DO MUNDO, POR SE MANTEREM SEMPRE FIÉIS AOS ESFORÇOS EM PROL DO ENSINO DAS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS, COMO PREGAVA O PRÓPRIO INVENTOR DO AVIÃO.
HOJE, NO ÂMBITO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, MANTEMO-NOS INABALÁVEIS EM PROPORCIONAR AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AO PERENE APERFEIÇOAMENTO DOS NOSSOS VALOROSOS RECURSOS HUMANOS, CERTOS DA ENVERGADURA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDIFICAÇÃO DE UMA MODERNA FORÇA AÉREA. MODERNIDADE CUJOS MOTORES PROPULSORES SE ALIMENTAM TANTO DA DETERMINAÇÃO, DA ABNEGAÇÃO E DO SENSO DE DEVER DOS AGUERRIDOS INTEGRANTES DO COMANDO DA AERONÁUTICA, COMO DO PLENO RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE, SOBRE O PAPEL A SER DESEMPENHADO PELO PODER AEROESPACIAL BRASILEIRO, NUM CENÁRIO GLOBAL DE MÚLTIPLOS INTERESSES E DE INÚMERAS AMEAÇAS AOS ESTADOS NACIONAIS. HOJE, SOMADO A ESSA DENSA CONJUNTURA GEOPOLÍTICA, VISUALIZA-SE UM CENÁRIO INTERNO MARCADO PELA BEM-SUCEDIDA ATUAÇÃO DO COMPONENTE AÉREO, NOS GRANDES EVENTOS JÁ SEDIADOS PELO PAÍS – A CONFERÊNCIA RIO +20 E A COPA DAS CONFEDERAÇÕES.
ASSIM, A CONTINUIDADE DESSA PRIMOROSA TRAJETÓRIA DE SUCESSO, EM ACONTECIMENTOS DE TAMANHA MAGNITUDE, VINCULA-SE, INCONTESTEMENTE, À MANUTENÇÃO DE VALIOSOS INVESTIMENTOS NO REEQUIPAMENTO E AMPARO AOS QUE GARANTEM, COM SUAS VIDAS, À SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO NACIONAL.
DESSA FORMA, PARA ENFRENTAR OS INSTIGANTES DESAFIOS DA ATUALIDADE, TURBULÊNCIAS NATURALMENTE PRESENTES NAS TRAJETÓRIAS DE VOO DAS NAÇÕES GRANDIOSAS, BUSCAREMOS, NA AUDÁCIA E OBSTINAÇÃO DO NOSSO PATRONO, A INESGOTÁVEL FORÇA MOTRIZ, QUE NO AUGE DA CHAMADA "BELLE ÉPOQUE" EUROPEIA, CONDUZIU AO INFINITO UMA PÁTRIA CHAMADA BRASIL.
DEFENSORES DOS CÉUS DE NOSSA NAÇÃO,NESSE ANIVERSÁRIO DE 140 ANOS DE NASCIMENTO DO MAIOR DOS NOSSOS MARECHAIS DO AR, RECONHEÇAMOS O DESMEDIDO VALOR DA PACIENTE METODOLOGIA DE TRABALHO ADOTADA POR ESSE PREDESTINADO GÊNIO INVENTIVO BRASILEIRO.
CERTAMENTE, FOI ESSA INVULGAR HABILIDADE EMPREENDEDORA, RESPONSÁVEL POR NOS CONDUZIR DO IMAGINÁRIO LITERÁRIO À SÓLIDA REALIDADE DOS BALÕES.
DESTES, ÀS INTRIGANTES PESQUISAS COM O MOTOR A COMBUSTÃO E, FINALMENTE, REUNIR OS INDISPENSÁVEIS CONHECIMENTOS SEMEADOS AO LONGO DE TODA UMA VIDA, NA BUSCA DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO CONTROLE DO AVIÃO, NO PIONEIRO E INESQUECÍVEL VOO AUTOPROPULSADO SOBRE A TERRA.
ESPELHEMO-NOS NA SABEDORIA DESSA JORNADA DE SUCESSO, ONDE O SOMATÓRIO DE MÉTODO, PESQUISA E EMPENHO ELEVOU O ESTUDANTE A CIENTISTA, O CIENTISTA A AVIADOR, E O AVIADOR A SÍMBOLO DE UMA NAÇÃO.
TAMANHO LEGADO, IMORTALIZADO NA SINGELA MAS REVELADORA BIBLIOGRAFIA DO ESCOLHIDO PARA OCUPAR A CADEIRA DE NÚMERO 38 DA TRADICIONAL ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, REVESTIU-SE NO INFINDÁVEL COMBUSTÍVEL A ALIMENTAR AS ESPERANÇAS DA HUMANIDADE NO GLORIOSO FUTURO DA CONQUISTA ESPACIAL.
NESSA MANHÃ, AO RENDERMOS PREITO AO PAI DA AVIAÇÃO, MANTENHAM PROFUNDA E INQUEBRANTÁVEL FÉ NOS DESÍGNIOS DOS ABENÇOADOS PELO CRIADOR, POIS NESSE MESMO DIA 20 DE JULHO, O SER HUMANO DARIA AQUELE PEQUENO PASSO NO SOLO LUNAR, IMPULSIONADO PELO TRIUNFO DE UM FRANZINO BRASILEIRO QUE SAÍRA DO SERTÃO PARA ENSINAR AOS HOMENS O CAMINHO DAS ESTRELAS.
PARABÉNS AO PATRONO DA AERONÁUTICA BRASILEIRA!
Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica
sexta-feira, 19 de julho de 2013
LABACE 2013
Feira da aviação executiva será de 14 a 16 de agosto em Congonhas
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será novamente sede da Labace - Latin American Business Aviation Conference & Exhibition. O evento, considerado uma das maiores feiras de aviação executiva do mundo, ocorre de 14 a 16 de agosto de 2013, no antigo hangar da Vasp.
Já estão confirmadas cerca de 200 empresas expositoras e mais de 70 aeronaves ficarão em exibição. Na última edição, o evento recebeu mais de 16 mil visitantes e a expectativa é de que o número seja ultrapassado neste ano.
Fonte: www.panrotas.com.br
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Aeronaves
P-51 Mustang
Nosso amigo e colaborador Tiago Rizzi compartilhou um momento muito especial que reproduzimos hoje para os leitores do Blog do NINJA!
Apreciem sem moderação!!!
Hoje tive a oportunidade de entrar numa das máquinas mais emblemáticas da história...um sonho...tinha acabado de chegar; só o barulho do Rolls Royce Merlin de 1700 HP já é lindo, o avião então...nem se fala.
Próxima etapa será um voozinho...
Abraços
Tiago Rizzi
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Aeroportos
Em Vitória, gavião espanta pássaros do aeródromo
Para afastar pássaros que oferecem riscos à decolagem de aviões no Aeroporto de Vitória (ES), um gavião foi orientado por biólogos e passou a auxiliar na realização de voos no local. Shogun, como é chamado, captura a ave, recebe recompensa e, em troca, libera o animal com vida. Além do gavião, a fêmea de um falcão, que recebeu o nome de Fúria, também recebe treinamento para garantir a segurança das aeronaves.
A cada decolagem, biólogos observam a presença de pássaros que sobrevoam o aeroporto de Vitória e que podem colocar em risco as operações aéreas. Para espantá-los, são utilizadas técnicas, como armadilhas e barulho de fogos. Em certos casos, emprega-se a ave predadora para afastar as outras espécies.
Fonte: G1
terça-feira, 16 de julho de 2013
Carreiras na Aviação
Vagas para médicos na Força Aérea Brasileira
Inscrições até 13 de agosto de 2013
Informações e Inscrições: www.fab.mil.br e www.ciaar.com.br
Saiba mais: Blog do NINJA de 10/07/2013
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Jornada Mundial da Juventude
Aeroportos do Rio terão esquema especial na JMJ
Os aeroportos Santos Dumont e Galeão-Tom Jobim operarão em esquema especial e reforços para atender o Papa Francisco, cardeais, arcebispos, bispos e os milhares de fiéis que chegarão à cidade na semana da Jornada Mundial da Juventude Católica 2013. As mudanças vão até dia 30 de julho, dois dias após o encerramento do evento católico.
Os dois aeroportos do Rio aumentarão em 30% o número de funcionários das áreas de operações, segurança, manutenção e atendimento. Os peregrinos serão atendidos em português, inglês e espanhol. Para orientar os fiéis, a Infraero instalará placas de sinalização nos três idiomas. No setor C do terminal 1, haverá uma área de lazer para religiosos e fiéis com praça de alimentação, acesso gratuito à internet e pontos de autoatendimento.
Fonte: http://odia.ig.com.br
domingo, 14 de julho de 2013
Especial de Domingo
NINJA direto da Expo Aero Brasil 2013
A Expo Aero Brasil 2013 termina hoje, 14 de julho, no aeroporto de São José dos Campos, SP. Perto de 80 aeronaves estão em exposição em pátios e estandes. No céu, há momentos de acrobacia com pilotos da Associação Brasileira de Acrobacia (Acro).
A Linford Aviation mostra o Vulcanair P68, um bimotor italiano de asa alta e seis lugares, que lembra o veterano Aero Comander.
Entre as aeronaves expostas está o Conquest 180, da INPAER, fábrica localizada em São João da Boa Vista, SP. Esse avião poderá ser, após mudanças na regulamentação de homologação, classificado como Aeronave Leve Esportiva Especial, de modo que servirá como treinador em instrução básica de pilotagem, segundo o setor comercial da empresa. O Conquest é equipado com motor Rotax 912S, tem peso vazio de apenas 390 Kg e peso máximo de decolagem e pouso de 600 Kg. Sua velocidade de cruzeiro é perto de 200 Km/h, com autonomia de seis horas de voo. O preço é um pouco mais de 200 mil reais. Além desse aparelho, a INPAER mostrou na Expo Aero Brasil os experimentais Excel e Explorer.
A Flyer, indústria iniciada como produtora de ultraleves , apresenta aeronaves como os RV (Rans Aircraft) e o bimotor italiano P2006T, que já possui certificado de tipo no Brasil.
Entre os expositores estão, também, distribuidores de aeronaves, peças e serviços de manutenção e escolas de aviação. A Penido Construtora divulga o empreendimento Aerovale, um centro aeroespacial em Caçapava, SP, estabelecido em forma de condomínio de lotes com acesso direto à pista de pouso e que poderá funcionar a partir de 2014. Na área de engenharia, a Frisomat apresenta um hangar cuja estrutura pode ser montada em aproximadamente cinco dias. Para divulgação institucional, a Embraer apresenta um jato Embraer 190, enquanto a Marinha expõe um helicóptero e a FAB mostra um Super Tucano e um Xavante.
Neste último dia, o evento estará aberto ao público das 10 às 18 horas, com acesso pelo portão do MAB - Memorial Aeroespacial Brasileiro, na av. Brigadeiro Faria Lima, nas proximidades da Embraer.
Preços
Entrada: R$ 20
Estudante (mediante a comprovação):R$ 10
Isentos: Acima de 60 anos e menor de 10 anos
Estacionamento:
Carro – R$ 20
Moto – R$ 10
Ônibus – R$ 30
sábado, 13 de julho de 2013
300 mil
O Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação acaba de atingir as 300 mil visualizações.Comemoramos esta marca e convidamos você a saber mais sobre o NINJA em Detalhes do Projeto. Ajude a divulgar; opine; participe!
CASD
Inscrições para curso pré-vestibular gratuito no Vale do Paraíba, SP
O Curso Alberto Santos Dumont (CASD Vestibulares), instituição sem fins lucrativos criada e mantida por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), está com inscrições abertas até 23 de agosto de 2013 para o processo seletivo de 520 vagas.
O CASD oferece cursos pré-vestibulares a jovens de baixa renda da região do Vale do Paraíba (SP). Podem fazer o curso quem concluiu ou irá concluir o ensino médio em 2013 e que seja aprovado no processo seletivo.
O “vestibulinho” é realizado anualmente em duas fases. A primeira é uma prova de múltipla escolha abrangendo os conteúdos gerais do Ensino Médio. A avaliação será realizada no dia 8 de setembro no campus da universidade UNIP em São José dos Campos (SP). A segunda fase é uma entrevista socioeconômica para avaliar a situação financeira do candidato.
Informações e inscrições: www.casdvest.org.br
sexta-feira, 12 de julho de 2013
Paraquedismo
Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas
Paraquedistas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica disputam até o dia 14 de julho de 2013, na cidade de Resende (RJ), a 25ª edição do Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas. A competição, coordenada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), deve reunir cerca de 150 atletas nas modalidades de Formação em Queda Livre (FQL), Precisão de Aterragem e Estilo.
“Muitos destes paraquedistas pertencem a unidades operacionais das três Forças. Nesse sentido, o evento também é uma forma de dar continuidade a esta operacionalidade, só que no âmbito desportivo. O torneio eleva bastante o nível do esporte no nosso país”, ressalta o Tenente-Coronel Leonardo Perdigão de Oliveira, coordenador do campeonato.
Um dos destaques do campeonato é a equipe de salto livre Falcões, formada por militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Os atletas da FAB disputam as modalidades de Formação em Queda Livre (FQL) e Precisão de Aterragem.
“Na modalidade de FQL, paraquedistas saltam de uma altura de quase 4 mil metros e precisam formar, em 35 segundos, o maior número de figuras previamente selecionadas pela organização. O atleta chega a atingir uma velocidade de quase 200 km por hora”, explica o Sargento Antonio Augusto dos Santos, integrante dos Falcões.
“Já na Precisão, a equipe deixa a aeronave a uma altura de 1200 metros. O objetivo é atingir, individualmente, com um dos calcanhares, um alvo no solo de dois centímetros de diâmetro”, complementa o atleta.
A vitória no campeonato em Resende garante vaga para o Mundial Militar de Paraquedismo, que será realizado em outubro na China.
Uma equipe de militares chilenos também participa do torneio como convidada.
Fonte: www.fab.mil.br
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Tecnologia
Avião solar Impulse conclui travessia dos EUA
Um avião movido a energia solar conseguiu cruzar os Estados Unidos, da costa Leste a Oeste, voando dia e noite, numa jornada que durou, no total, mais de dois meses. Chamada de Impulso Solar, a aeronave concluiu a última etapa da missão inédita no dia 06 de julho de 2013, quando pousou no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York, sem usar qualquer tipo de combustível fóssil.
A viagem durou 105 horas e 41 minutos, percorrendo mais de 3.500 milhas. Sendo que o último trecho da viagem começou no aeroporto internacional de Dulles, perto de Washington, e levou 18 horas. O avião experimental, criado pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, possui quatro hélices, e suas asas levam 12 mil células solares. Elas fornecem a energia para as baterias, que permitem o voo noturno.
- Voar de uma costa a outra sempre representou um grande desafio, aparentemente inalcançável - disse Piccard, em nota divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, instituição que lhe concedeu, no passado, o título de Campeão da Terra na categoria Inovação e Ação. - Durante a jornada do Impulso Solar, nós tivemos que achar soluções para uma série de situações novas, o que nos obrigou a desenvolver estratégias e ferramentas. Buscamos ultrapassar o limite das tecnologias limpas e energias renováveis para alcançar níveis nunca imaginados.
Antes de aterrissar em Nova York, o avião passou em Phoenix, Dallas, Cincinnati e Washington.
Saiba mais: Blog do NINJA de 29/05/2013 e 13 /07/2010
quarta-feira, 10 de julho de 2013
Carreiras na Aviação
Concurso para 80 médicos da FAB
Começam dia 10 de julho de 2013 as inscrições para o concurso ao Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica. A inscrição pode ser feita no espaço eletrônico do CIAAR até as 15h (Brasília) do dia 13 de agosto de 2013. A taxa é de R$ 120,00. São 80 vagas para médicos, em 25 especialidades. As provas escritas ocorrerão no dia 29 de setembro.
Para participar do exame, o candidato deve possuir nível superior, comprovar – conforme especificado no edital – a formação na especialidade a qual concorre e não vir a completar 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2014.
O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa e conhecimentos especializados), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prático-oral e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso.
Se aprovados em todas as fases, os candidatos farão o curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), durante 18 semanas. Após a conclusão do curso com aproveitamento, os alunos serão nomeados Primeiro-Tenentes e receberão um salário inicial bruto de R$ 7.452,00.
Locais de realização das provas: Belém (PA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).
Informações e Inscrições: www.fab.mil.br e www.ciaar.com.br
terça-feira, 9 de julho de 2013
Heróis Brasileiros
Morre veterano brasileiro da Segunda Guerra Mundial
Morreu no dia 07 de julho de 2013, aos 89 anos, o ex-combatente da 2ª Guerra Mundial Sebastião Miniró Ribeiro da Silva, natural de Mariana (MG), que estava internado no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB).
Miniró foi soldado de primeira classe especialista em aerofotometria durante a guerra. Fazia um trabalho sigiloso, com o desenho de mapas estratégicos. Antes de chegar à Itália, realizou treinamento no Panamá e Inglaterra. Após a vitória dos aliados, recebeu as condecorações Campanha da Itália e Presidential Unit Citation do governo norte-americano.
Ao fim da guerra, se tornou fotógrafo civil na Força Aérea Brasileira. Transferido do Rio de Janeiro para Brasília, fez carreira como repórter fotográfico na Presidência da República e Agência Nacional. Na capital federal, fundou e presidiu a sucursal da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira.
Fonte: Agência Força Aérea
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Expo Aero Brasil
De 11 a 14/julho no aeroporto de São José dos Campos-SP
A Expo Aero Brasil de 2013 ocorrerá de 11 a 14 de julho, no aeroporto de São José dos Campos, SP. O evento será aberto ao público das 10 às 18 horas, com acesso pelo portão do MAB - Memorial Aeroespacial Brasileiro, na av. Brigadeiro Faria Lima, nas proximidades da Embraer.
Além de shows aéreos, serão expostos produtos e serviços abrangendo desde a produção civil e militar de aeronaves até softwares embarcados para sistemas espaciais.
Preços
Entrada: R$ 20 (por dia)
Estudante (mediante a comprovação): R$ 10 (por dia)
Isentos: Acima de 60 anos e menor de 10 anos
Estacionamento (por dia):
Carro – R$ 20
Moto – R$ 10
Ônibus – R$ 30
Saiba mais: http://www.expoaerobrasil.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)