Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 20 de julho de 2013

Datas Especiais

20 de Julho: 140º aniversário de Santos Dumont
Santos Dumont é o pai da aviação. Com o "14-Bis", executou, em Paris, o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. Nasceu em Palmira - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873. No fim do século XIX, o motor a gasolina era a sensação das exposições em Paris. Santos Dumont ficou fascinado, pois sempre se interessou por mecanismos. Voltou ao Brasil, mas no ano seguinte Dumont retorna à Paris na intenção de aplicar suas ideias. Seu sonho, desde criança, era criar um aparelho que permitisse o homem voar controlando seu próprio curso. Passou a adolescência observando os pássaros e estudando sua constituição física. Santos Dumont chegou em Paris e aprofundou-se nos estudos, principalmente em mecânica e no motor de combustão, pelo qual se apaixonou à primeira vista. Seu primeiro Balão dependia do vento para se mover, o "Brasil", com apenas 15 kg ganhou altura. A dirigibilidade era o que realmente interessava a Santos Dumont. Depois de muitos estudos, mandou construir o "Nº1", primeiro de uma série de "charutos voadores" motorizados. No dia 20 de setembro de 1898, sob o comando do inventor, o balão subiu aos céus, chegando a altura de 400 metros e retornando ao mesmo ponto de partida. Construindo um balão sucessivamente e realizando experiências, foi desenvolvendo os mistérios da navegação aérea. O balão "Nº3" já possuía um motor a gasolina. Em 1900, o milionário francês Deutsch de la Meurth lançou um desafio aos construtores de dirigíveis: "Aquele que conseguir partir do Campo de Saint-Cloud, fazer à volta a Torre Eiffel, e voltar ao ponto de partida em 30 minutos, ganhará 100.000 francos". Pilotando o balão "Nº6", com um motor de 16HP, Dumont ganha o premio Dustche. Distribuiu metade do premio entre seus mecânicos e auxiliares e a outra metade destinou as necessitados. O balão "Nº7", que foi projetado para corrida, nunca chegou a competir, pois não tinha concorrente. O "Nº8" não existiu. Com o "Nº9", Dumont começou a transportar pessoas nos voos que fazia. Uma de suas passageiras era a cubana Aída de Acosta, que se tornou a primeira mulher no mundo a voar. De tanto cruzar os céus de Paris com o número nove, recebeu o apelido de "le petit Santos". O "Nº10", maior que os outros, foi denominado "um dirigível ônibus", pelo próprio Santos Dumont. Santos Dumont, no dia 13 de setembro de 1906, com o "14-BIS", executou em Paris o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. A aeronave subiu a uma altura de 50 metros. Em 1908, Santos Dumont constrói o "Demoiselle", cujo desenho serviria de modelo a todos os projetistas que se seguiram. Tudo nela era obra de Dumont, inclusive o motor. Em 1910, na primeira exposição da Aeronáutica realizada no Grand Palais de Paris, o "Demoiselle" foi um sucesso. Alberto Santos Dumont faleceu no dia 23 de julho de 1932. Deixou dois livros: "Dans-L'air" e "O que Vi e o que Nós Veremos". 

MENSAGEM DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA

“ESSE MOVIMENTO IMPERCEPTÍVEL DE MARCHA POSSUI UM SABOR INFINITAMENTE AGRADÁVEL. A ILUSÃO É ABSOLUTA. ACREDITAR-SE-IA, NÃO QUE É O BALÃO QUE SE MOVE, MAS QUE É A TERRA QUE FOGE DELE E SE ABAIXA.” 
COM ESSAS PALAVRAS DE ABSOLUTA ADMIRAÇÃO, O MAIOR GÊNIO DA AVIAÇÃO MUNDIAL DEFINIRIA SUA PIONEIRA INVESTIDA NA TERCEIRA DIMENSÃO, AO ASCENDER AOS CÉUS DA RESPLANDESCENTE PARIS, ÁVIDO POR VIVENCIAR AS INTENSAS NARRATIVAS DE JÚLIO VERNE, SUAS ETERNAS FONTES DE INSPIRAÇÃO.
AO VISLUMBRAR COMO REALIDADE A FICÇÃO DAQUELA RICA LITERATURA, O FILHO DAS MONTANHAS DE MINAS, NASCIDO NA PACATA PALMIRA HÁ 140 ANOS, CORRESPONDERIA ESPLENDIDAMENTE AOS ANSEIOS DE SUA GENTE, POIS, AO DOMINAR A TECNOLOGIA DO VOO DO MAIS-PESADO-DO-QUE-AR, PASSOU DE INDIVÍDUO A SÍMBOLO E DE SÍMBOLO A LENDA VIVA. CERTAMENTE, O MITO DE ALBERTO SANTOS DUMONT, UM DOS MAIORES HERÓIS PARA O NOSSO ORGULHOSO POVO, ELEVOU O BRASIL AO DEGRAU MAIS ALTO DO PROGRESSO CIENTÍFICO NA AERONÁUTICA INTERNACIONAL, AO “NAVEGAR POR MARES NUNCA DE ANTES NAVEGADOS” COM O SEU ENGENHOSO 14-BIS.
ASSIM, ESSE PREMONITÓRIO VERSO DE CAMÕES, ARAUTO DA EPOPEIA LUSITANA NA DESCOBERTA DAS ROTAS PARA AS ÍNDIAS, GANHOU NOVA FACETA, AO SER ORGULHOSAMENTE CONDUZIDO EM UMA LONGA FLÂMULA ESCARLATE, PELO BALÃO Nº 06 DAQUELE PEQUENO E INTRÉPIDO BRASILEIRO, NUM MEMORÁVEL VOO SOBRE O MAR MEDITERRÂNEO – O AUTÊNTICO OCEANO DA LATINIDADE.
DESSA FORMA, ESTARIA INDELEVELMENTE SIMBOLIZADA A SINÉRGICA E HARMÔNICA UNIÃO DOS REQUISITOS, QUE POSSIBILITARAM AO PAI DA AVIAÇÃO TRILHAR O CAMINHO DA CONQUISTA DOS CÉUS – A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO. FOI NORTEADA PELA BUSCA DESSAS LÍDIMAS CAPACIDADES, QUE A FORÇA AÉREA BRASILEIRA, AO LONGO DE SUA RICA HISTÓRIA, TEM HONRADO O VITORIOSO LEGADO DO PATRONO DA AERONÁUTICA NACIONAL.
SEGUINDO O ARREBATADOR EXEMPLO DE DUMONT, AO GUARDAR SABIAMENTE O PRECIOSO ENSINAMENTO DE SEU PAI HENRIQUE DE QUE – O FUTURO DO MUNDO ESTÁ NA MECÂNICA – A NOSSA IMPÁVIDA FORÇA AÉREA TEM IGUALMENTE OBJETIVADO O CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO TECNOLÓGICO DOS VETORES AÉREOS, SENDO ESTA A LINHA MESTRA DA CONDUÇÃO DO PODER AEROESPACIAL DE UM PAÍS.
EM CONSONÂNCIA COM TAL DIRETIVA, A FAB VEM CONTRIBUINDO AMPLAMENTE PARA O ENÉRGICO VICEJAR DE ESTRATÉGICOS SETORES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO PAÍS, POIS TANTO A PUJANTE INDÚSTRIA AERONÁUTICA NACIONAL, COMO O PROMISSOR PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO TÊM SUAS RAÍZES NAS INICIATIVAS VISIONÁRIAS DE OUTRO LENDÁRIO AERONAUTA – O INESQUECÍVEL MARECHAL DO AR CASIMIRO MONTENEGRO. COM INCONTESTE CERTEZA, QUANDO TESTEMUNHARMOS O PORTENTOSO E BEM-SUCEDIDO VOO DO MODERNO PROTÓTIPO DA AERONAVE KC-390, ESTAREMOS VISLUMBRANDO UMA SIMBIOSE DE SONHOS E IDEAIS DE INCONTÁVEIS BRASILEIROS DEDICADOS A ARTE DE VOAR.
TAIS HOMENS E MULHERES, CIVIS E MILITARES, JÁ ALCANÇARAM VARIADAS E GRANDIOSAS VITÓRIAS BRASILEIRAS NOS CÉUS AO REDOR DO MUNDO, POR SE MANTEREM SEMPRE FIÉIS AOS ESFORÇOS EM PROL DO ENSINO DAS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS, COMO PREGAVA O PRÓPRIO INVENTOR DO AVIÃO.
HOJE, NO ÂMBITO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, MANTEMO-NOS INABALÁVEIS EM PROPORCIONAR AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AO PERENE APERFEIÇOAMENTO DOS NOSSOS VALOROSOS RECURSOS HUMANOS, CERTOS DA ENVERGADURA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDIFICAÇÃO DE UMA MODERNA FORÇA AÉREA. MODERNIDADE CUJOS MOTORES PROPULSORES SE ALIMENTAM TANTO DA DETERMINAÇÃO, DA ABNEGAÇÃO E DO SENSO DE DEVER DOS AGUERRIDOS INTEGRANTES DO COMANDO DA AERONÁUTICA, COMO DO PLENO RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE, SOBRE O PAPEL A SER DESEMPENHADO PELO PODER AEROESPACIAL BRASILEIRO, NUM CENÁRIO GLOBAL DE MÚLTIPLOS INTERESSES E DE INÚMERAS AMEAÇAS AOS ESTADOS NACIONAIS. HOJE, SOMADO A ESSA DENSA CONJUNTURA GEOPOLÍTICA, VISUALIZA-SE UM CENÁRIO INTERNO MARCADO PELA BEM-SUCEDIDA ATUAÇÃO DO COMPONENTE AÉREO, NOS GRANDES EVENTOS JÁ SEDIADOS PELO PAÍS – A CONFERÊNCIA RIO +20 E A COPA DAS CONFEDERAÇÕES.
ASSIM, A CONTINUIDADE DESSA PRIMOROSA TRAJETÓRIA DE SUCESSO, EM ACONTECIMENTOS DE TAMANHA MAGNITUDE, VINCULA-SE, INCONTESTEMENTE, À MANUTENÇÃO DE VALIOSOS INVESTIMENTOS NO REEQUIPAMENTO E AMPARO AOS QUE GARANTEM, COM SUAS VIDAS, À SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO NACIONAL.
DESSA FORMA, PARA ENFRENTAR OS INSTIGANTES DESAFIOS DA ATUALIDADE, TURBULÊNCIAS NATURALMENTE PRESENTES NAS TRAJETÓRIAS DE VOO DAS NAÇÕES GRANDIOSAS, BUSCAREMOS, NA AUDÁCIA E OBSTINAÇÃO DO NOSSO PATRONO, A INESGOTÁVEL FORÇA MOTRIZ, QUE NO AUGE DA CHAMADA "BELLE ÉPOQUE" EUROPEIA, CONDUZIU AO INFINITO UMA PÁTRIA CHAMADA BRASIL.
DEFENSORES DOS CÉUS DE NOSSA NAÇÃO,NESSE ANIVERSÁRIO DE 140 ANOS DE NASCIMENTO DO MAIOR DOS NOSSOS MARECHAIS DO AR, RECONHEÇAMOS O DESMEDIDO VALOR DA PACIENTE METODOLOGIA DE TRABALHO ADOTADA POR ESSE PREDESTINADO GÊNIO INVENTIVO BRASILEIRO.
CERTAMENTE, FOI ESSA INVULGAR HABILIDADE EMPREENDEDORA, RESPONSÁVEL POR NOS CONDUZIR DO IMAGINÁRIO LITERÁRIO À SÓLIDA REALIDADE DOS BALÕES.
DESTES, ÀS INTRIGANTES PESQUISAS COM O MOTOR A COMBUSTÃO E, FINALMENTE, REUNIR OS INDISPENSÁVEIS CONHECIMENTOS SEMEADOS AO LONGO DE TODA UMA VIDA, NA BUSCA DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO CONTROLE DO AVIÃO, NO PIONEIRO E INESQUECÍVEL VOO AUTOPROPULSADO SOBRE A TERRA.
ESPELHEMO-NOS NA SABEDORIA DESSA JORNADA DE SUCESSO, ONDE O SOMATÓRIO DE MÉTODO, PESQUISA E EMPENHO ELEVOU O ESTUDANTE A CIENTISTA, O CIENTISTA A AVIADOR, E O AVIADOR A SÍMBOLO DE UMA NAÇÃO.
TAMANHO LEGADO, IMORTALIZADO NA SINGELA MAS REVELADORA BIBLIOGRAFIA DO ESCOLHIDO PARA OCUPAR A CADEIRA DE NÚMERO 38 DA TRADICIONAL ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, REVESTIU-SE NO INFINDÁVEL COMBUSTÍVEL A ALIMENTAR AS ESPERANÇAS DA HUMANIDADE NO GLORIOSO FUTURO DA CONQUISTA ESPACIAL.
NESSA MANHÃ, AO RENDERMOS PREITO AO PAI DA AVIAÇÃO, MANTENHAM PROFUNDA E INQUEBRANTÁVEL FÉ NOS DESÍGNIOS DOS ABENÇOADOS PELO CRIADOR, POIS NESSE MESMO DIA 20 DE JULHO, O SER HUMANO DARIA AQUELE PEQUENO PASSO NO SOLO LUNAR, IMPULSIONADO PELO TRIUNFO DE UM FRANZINO BRASILEIRO QUE SAÍRA DO SERTÃO PARA ENSINAR AOS HOMENS O CAMINHO DAS ESTRELAS.
PARABÉNS AO PATRONO DA AERONÁUTICA BRASILEIRA!

Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica