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Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 6 de março de 2025

Notaer

Nova edição do Notaer: tradição, inovação e conquistas da FAB
Na nova edição do Notaer, celebramos a trajetória da Força Aérea Brasileira (FAB), unindo tradição e inovação. Destacamos marcos históricos, como o primeiro resgate em combate realizado em 1964, e o avanço da representatividade feminina, com mulheres assumindo o comando de Organizações Militares. A formação de novos líderes nas escolas de formação da Aeronáutica, a modernização da instrução com as aeronaves T-27M Tucano e T-25 Universal, a inauguração do Banco de Ensaios de Compressores e a importância da Inspeção em Voo para a segurança operacional também são temas desta edição. Além disso, celebramos uma década do KC-390 Millennium, reforçando seu papel estratégico na Aviação de Transporte da FAB. Confira essas e outras notícias aqui. Boa leitura!

Fonte: FAB

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quarta-feira, 5 de março de 2025

Recreio

Da galeria de mídia da Embraer, selecionamos alguns desenhos para colorir. Imprima e estimule a garotada, também, a identificar os aparelhos e os monumentos destacados.

Mais desenhos: galeria de mídia Embraer (clique aqui)

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terça-feira, 4 de março de 2025

Aviação Agrícola

Lançadas as obras do centro que formará operadores de drones agrícolas no Rio Grande do Sul
O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) informa que o Rio Grande do Sul deve ganhar, até janeiro de 2026, uma escola para formar operadores de drones agrícolas e profissionais para outras tecnologias de ponta utilizadas nas lavouras. Este é o foco do Centro de Formação Profissional Rural (CFPR) em Hulha Negra, que teve, em 27/2/2025, o lançamento de suas obras pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado (Senar/RS). O Sindag foi representado na solenidade pelo seu diretor operacional, Cláudio Júnior Oliveira Gomes. A cerimônia foi capitaneada pelo superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli, e teve a participação do presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul, que também apoia o projeto), Gedeão Pereira, e outras autoridades do setor primário. O CFPR prevê uma estrutura com 11,5 mil metros de salas de aula e outras instalações, funcionando como um campus em uma área de 35,94 hectares junto à BR-293. O investimento no local deve chegar a R$ 60 milhões e a primeira turma deve iniciar as aulas em fevereiro do ano que vem, logo após a conclusão da primeira etapa das obras. O projeto completo prevê uma ala administrativa e um prédio com 11 salas de aula e quatro laboratórios de informática, além de auditório para 180 pessoas e refeitório com capacidade para 130 pessoas, além de cinco pavilhões destinados a aulas práticas.
O Centro de Formação do Senar em Hulha Negra deverá atender gratuitamente até 400 alunos ao mesmo tempo, chegando a formar até 8 mil alunos por ano. Além de operação com drones, serão oferecidos cursos de máquinas e implementos agrícolas, como tratores, plantadeiras, autopropelidos e colheitadeiras. A expectativa é ter turmas também de técnicas de irrigação, agricultura de precisão, uso de GPS, operação de empilhadeira, retroescavadeira e outros equipamentos. Tudo isso fornecendo mão-de-obra qualificada principalmente para a metade sul do Estado.

Frota
Conforme Júnior Oliveira, o Sindag deve apoiar o CFPR ajudando na ponte entre o Senar/RS e as indústrias de drones e de tecnologias embarcadas, também como estratégia para fomentar a modernização das operações em lavouras. “O Senar/RS leva muito a sério a qualificação dos produtores que utilizam as tecnologias. Por isso é um parceiro importantíssimo tanto para a eficiência quanto para a segurança do trabalho em campo. O que se reflete ainda na boa imagem do setor”, assinala o dirigente. Enquanto isso, a entidade aeroagrícola espera concluir até o final de março o levantamento da frota de drones agrícolas em operação no País. O estudo está sendo feito por Oliveira, com base nos registros de equipamentos remotos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e junto ao Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa). “Vamos lançar os números tanto de aparelhos quanto de operadores”, adianta. O diretor do Sindag havia concluído em fevereiro o levantamento da frota de aviões e helicópteros agrícolas, que apontou 2.722 aeronaves em operação, em 24 unidades da Federação – 385 aeronaves no Estado gaúcho, que tem a segunda maior frota de aviões (atrás apenas de Mato Grosso). 

Fonte: AEROIN/Murilo Basseto, com informações do Sindag

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segunda-feira, 3 de março de 2025

Videoteca Ninja

FORÇA AÉREA UM
O presidente dos Estados Unidos (Harrison Ford) faz um pronunciamento global alegando que não negociará mais com terroristas, mas um grupo destes tentará fazer ele mudar de discurso. O avião presidencial Air Force One é sequestrado durante o voo e, se o presidente não acatar as exigências, ele e sua família, também a bordo, serão mortos.

• Título Original: Air Force One
• Ano: 1997
• Direção: Wolfgang Petersen
• Roteiro: Andrew W. Marlowe
• Gênero: Ação/Drama
• Origem: Alemanha/Estados Unidos
• Duração: 124 minutos
• Tipo: Longa-metragem
• Elenco: Harrison Ford, Gary Oldman, Glenn Close, Wendy Crewson, Liesel Matthews, Paul Guilfoyle, Xander Berkeley, William H. Macy, Dean Stockwell.

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domingo, 2 de março de 2025

Especial de Domingo

O INCAER - Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica destaca uma frase do Ten.-Brig.-do-Ar Joelmir Campos de Araripe Macedo, ex-Ministro da Aeronáutica e ex-Conselheiro do INCAER, falecido em 12 de abril de 1993: “A História não é um somatório de fatos, mas, antes, um legado de experiências. Conhecê-la é reunir dados que os números não contam, é entender os erros para não repeti-los, é, enfim, uma forma de preparar-se para o futuro”. Com este pensamento, mais uma vez, o Blog do Ninja reproduz as datas marcantes de MARÇO, estimulando o estudo, a pesquisa.
Boa leitura.
Bom domingo!

Efemérides Aeronáuticas
Março

1707
Foi exarada uma Provisão Real, com a rubrica de D. João V, de Portugal, concedendo a Bartolomeu de Gusmão a carta de privilégio, em razão de “ter alcançado com seu estudo e experiências um invento para fazer subir água a toda distância a que se levar”. (23 de março) 

1709
Bartolomeu de Gusmão requereu a D. João V, em 08 de março de 1709, alvará de licença para seu invento, à época denominado “instrumento para voar” (Aerostato). (08 de março)

1865
Nasceu em Garanhuns/PE, Domingos de Barros, considerado um dos mais entusiastas da aerostação e responsável por uma série de sugestões para a dirigibilidade em balões. Foi químico industrial e colaborou com Augusto Severo quando este construiu o seu balão dirigível “Bartolomeu de Gusmão”, em Realengo/RJ. Escreveu um livro, “Aeronáutica Brasileira”, publicado em 1940, após a sua morte. (22 de março)

1867
Foram adquiridos em Nova York, em março de 1867, pelo Cônsul do Brasil Henrique Cavalcanti de Albuquerque, dois balões de observação para o Exército Brasileiro, a fim de serem utilizados na Guerra do Paraguai.

1881
O inventor brasileiro Júlio César Ribeiro de Souza apresentou ao Instituto Politécnico do Brasil, no Rio de Janeiro, a sua obra: "Memória sobre a Navegação Aérea". (15 de março)

1882
Júlio César Ribeiro realizou uma experiência com o balão “Vitória”, na praça fronteira à Escola Militar, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro, com a presença do Imperador D. Pedro II, do Barão de Tefé e outras autoridades. O balão atingiu a altura de 50 metros, sempre preso por cordas ao solo ou puxado por Júlio César, até que certo momento enroscou-se nos galhos superiores de uma árvore, inutilizando-se. (29 de março)

1889
Foi inaugurada em Paris, a Torre Eiffel a qual, anos mais tarde, passou a ser um marco para a competição do “Prêmio Deutsch de La Meurthe”, que seria ganho por Alberto Santos Dumont, em 19 de outubro de 1901. A Torre foi construída pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1923), no Campo de Marte, para assinalar a Exposição Universal de 1889, ocorrida em Paris. Tinha originalmente 300 metros de altura. (31de março) 

1894
O inventor brasileiro Augusto Severo de Albuquerque Maranhão realizou, num galpão em Realengo (RJ), experiência de ascensão com o balão dirigível Bartholomeu de Gusmão, na qual o dirigível levantou do assoalho sete sacos de areia, num total de 142 kg. (6 de março)

Augusto Severo realizou, em Realengo (RJ), a segunda ascensão cativa do dirigível Bartholomeu de Gusmão, em que a aeronave subiu a 8 m de altura, com 560 kg de lastro. (7 de março)

1898
Ocorreu a primeira ascensão aerostática de Santos Dumont, em companhia do aeronauta Alexis Machuron (também construtor de balões), saindo do Parque de Aerostação de Vaugirard, em Paris, e descendo no Castelo de Ozoir-La-Ferrière, propriedade de Alphonse de Rotschild, após uma hora e quarenta minutos de voo. (23 de março)

1900
Santos Dumont iniciou a construção do balão dirigível “Nº4”. (22 de março)

Foi criado pelo grande industrial de petróleo Deutsch de La Meurthum prêmio que recebeu o seu nome, no valor de 100.000 francos, para ser disputado nos anos de 1900, 1901, 1902, 1903 e 1904, entre 1º de maio e 1º de outubro de cada ano. O vencedor seria o primeiro aeronauta que, com um balão dirigível, cumprisse o percurso Saint Cloud-Torre Eiffel-Saint Cloud (11.000 metros), dentro do prazo de 30 minutos, sem tocar em terra, por seus próprios meios, e fizesse uma circunferência tal que nela se encontrasse incluso o eixo da Torre Eiffel. (24 de março)

Santos Dumont realizou uma ascensão, ao meio dia, na Praça Massena, em Nice, no balão livre “Centauro”, pousando em meio a uma violenta tempestade em Vallouris, na Floresta de Guignon. No choque com as árvores, o invólucro do balão ficou bastante avariado e Santos Dumont sofreu ferimentos profundos no rosto e pequenas escoriações generalizadas. Conseguindo regressar a Nice, ele permaneceu em repouso no Hotel Cosmopolita até que seu estado de saúde melhorasse. (29 de março)

1901
O escritor e jornalista José do Patrocínio deu entrada, no Ministério da Viação e Obras Públicas, das plantas e esquemas, além da minuciosa descrição do seu invento, o aerostato “Santa Cruz”, para fins de registro de patente. (19 de março)

1902
Santos Dumont chegou a Londres para tratar da exposição do “Nº6” no Palácio de Cristal, e planejar futuras ascensões aerostáticas, como assinalou o jornal “The Evening Sun”. (04 de março)

1905
Foi conferida a Santos-Dumont, pelo Governo Francês a medalha da Legião de Honra.

1907
Santos-Dumont realizou, em Paris, a primeira experiência com seu aeroplano nº 15. (27 de março)

1912
O aviador brasileiro Edu Chaves e o francês Roland Garros realizaram o voo Santos-São Paulo, cada um no seu avião. (9 de março)

1915
Faleceu o 1º Tenente Ricardo Kirk, em acidente de aviação quando participava do primeiro emprego do avião em operações militares no Brasil, contra o “Reduto de Santa Maria”, em Santa Catarina, na “Campanha do Contestado”. (1 de março)

1917
O Tenente Virgínius De Lamare da Aviação Naval realizou no dia 10 de março de 1917, no Rio de Janeiro, o primeiro voo noturno no Brasil, pilotando um hidroavião Curtiss. (10 de março)

1933
Através do Decreto nº 20.987, foi reorganizada a Aviação Militar e foram criadas as Unidades Aéreas do Exército. (29 de março)

1934
Por meio do Decreto nº 24.066, de 29 de março de 1934, foi aprovado o Regulamento para o Serviço Médico da Aviação. (29 de março)

Chegou ao Rio de Janeiro a aviadora norte-americana Laura Inglalls que, sozinha, realizou um reide em torno das Américas. (30 de março)

1941
Foi concedida permissão à Sociedade Anônima brasileira Navegação Aérea Brasileira S.A. para estabelecer tráfego aéreo comercial no território nacional, através do Decreto nº 7.126. (5 de março)

Foi criado o Corpo de Cadetes da Escola de Aeronáutica. (14 de março)

Foram extintas a Escola de Aeronáutica do Exército, através do Decreto-Lei nº 3.140 e a Escola de Aviação Naval, pelo Decreto-Lei nº 3.139. Foram criadas a Escola de Especialistas de Aeronáutica, através do Decreto-Lei nº 3.141, e a Escola de Aeronáutica, pelo Decreto-Lei nº 3.142. (25 de março)

O Dia do Especialista de Aeronáutica é uma homenagem a data de criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, fundada em 25 de março de 1941, apenas dois meses após o nascimento do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941. (25 de março)

1942
Por meio do Decreto nº 4.142, foi criada a Base Aérea de Natal. (2 de março)

1946
Foi criado o Curso de Estado-Maior da Aeronáutica, pelo Decreto nº 20.798. (19 de março)

1949
Foi criado o Curso Preparatório de Cadetes do Ar, por meio do Decreto nº 26.514. (28 de março)

1950
Por meio do Decreto nº 27.879, a sede da Escola de Especialistas da Aeronáutica foi transferida da Ponta do Galeão para a cidade de Guaratinguetá, a fim de tornar possível a construção do Aeroporto do Rio de Janeiro. (13 de março)

1955
Teve início o III Congresso Brasileiro de Aeronáutica, realizado em São Paulo na sede do Instituto de Engenharia de São Paulo e patrocinado pela União Brasileira de Aviadores Civis. (5 de março)

1965
Foi ativado o DAE (Departamento de Assuntos Especiais), no Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), situado no campus do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com finalidades que abrangiam desde o desenvolvimento de foguetes, à pesquisa e ao desenvolvimento de material bélico. (mês de março)

1989
O piloto automobilístico brasileiro Ayrton Senna, campeão mundial da Fórmula1, conheceu as instalações do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA- Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, aonde realizou um voo no caça F-103 Mirage. (29 de março) O objetivo do voo foi em demonstrar a capacidade da aeronave, realizando algumas manobras e rompendo a barreira do som. O interesse de Ayrton Senna foi sentir a velocidade da aeronave supersônica, com o propósito de perceber a diferença entre pilotar um caça e pilotar um carro de Fórmula 1.

1998
O hangar do Zeppelin, localizado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro-RJ, é considerado patrimônio histórico brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (mês de março)

2013
A Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação operacional e logística das aeronaves A-29 Super Tucano. As cores da Bandeira do Brasil continuam a compor a pintura do novo avião, que ganhou tonalidades mais fortes e marcantes: a própria Bandeira Nacional é destacada na empenagem vertical do A-29, ressaltando o alto grau tecnológico da indústria brasileira e o excelente profissionalismo dos pilotos da Força Aérea, além de evocar o sentimento patriótico do público. (mês de março)

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sábado, 1 de março de 2025

Brasil - França

Governo francês condecora brasileira pesquisadora da obra do piloto e escritor Saint- Exupéry
A brasileira Mônica Cristina Corrêa, tradutora e pesquisadora da obra e vida do piloto e escritor Antoine Saint-Exupéry, foi agraciada, pelo presidente da França, com o grau de Oficial da Ordem do Mérito. A solenidade de imposição da medalha relativa à honraria foi realizada no dia 24 de fevereiro de 2025, na sede da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. A entrega da comenda foi realizada pelo embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. A distinção conferida à pesquisadora Mônica Corrêa é um reconhecimento pelo seu trabalho de pesquisa histórica, tradução de obras e divulgação, em diversos formatos de mídia, da cultura e fatos relacionados a Saint-Exupéry, autor de vários livros, incluindo o célebre O Pequeno Príncipe
Além disso, promove o resgate e perenização das atividades e instalações da empresa Latécoère, depois denominada como Aéropostale e Air France. A Aéropostale atuava, nos anos 1920, no serviço de correio, ao longo da costa brasileira, prosseguindo até a Argentina, como complemento do empreendimento que voava da Europa até a África.
O escritor Saint-Exupéry foi tripulante da Aéropostale e, em Florianópolis, seu nome era lembrado pelos populares como “Zeperri”, o piloto que operava no aeródromo do Campeche, hoje bairro urbanizado da ilha. Foi pesquisando sobre a corruptela Zeperri, que Mônica identificou a passagem do autor de O Pequeno Príncipe pela cidade.
AMAB
A pesquisadora é presidente da AMAB – Associação Memória da Aéropostale no Brasil. Além do seu trabalho literário e de registro histórico, atua, junto às autoridades públicas, pela preservação de estruturas remanescentes que serviram à atividade dos pilotos da Aéropostale. É o caso, em Florianópolis, da Casa dos Pilotos ou Casarão Aéropostale, no bairro do Campeche, utilizada, à época, como estação de rádio, refeitório e alojamento dos tripulantes que aterrissavam no aeródromo ali existente. A ideia proposta pode, se efetivada pelos dirigentes da cidade, recuperar a instalação e transformá-la em um espaço cultural para preservar a história do local.

Saiba mais:
AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil (Clique aqui

NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação (Veja aqui

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