Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Carreiras na Aviação

Inédito:
Antigo aluno transmite o comando da EEAR ao irmão e também antigo aluno
Algo inédito, em termos de carreira na aviação, ocorrerá, no dia 05 de agosto de 2021, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP). Pela primeira vez, um oficial passará o comando daquela organização da Força Aérea Brasileira (FAB) a um irmão, tendo os dois sido antigos alunos da Escola. O Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues - que será promovido brevemente ao posto de Brigadeiro - assumirá, em cerimônia interna, o comando da instituição, atualmente liderada pelo seu irmão Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, ora designado para a Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica. Ambos os oficiais começaram a carreira na FAB como alunos da EEAR, onde se formaram como sargentos da especialidade de Controle de Tráfego Aéreo; Antonio Luiz em 1986 e Antonio Marcos em 1987. Posteriormente, prestaram concurso para a Academia da Força Aérea e tornaram-se oficiais da Aviação de Caça. Ambos são nascidos em Piquete (SP) e, antes de ingressarem na FAB viveram em Lorena (SP), onde frequentaram o Grupo Escoteiro Guaypacaré.

Três antigos alunos no comando da EEAR
Depois do comando da EEAR pelo Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues e a chegada do seu irmão Coronel Aviador Antonio Marcos para o mesmo cargo, é a terceira vez que um antigo aluno da Escola de Especialistas, onde se formou como terceiro-sargento, assume comando da unidade, após ter estudado na AFA ou na sua antecessora, a Escola de Aeronáutica, e ter atingido o primeiro posto do generalato, tendo em vista que o comando da escola é cargo privativo de Brigadeiro do Ar do quadro de aviadores.
A primeira vez que isso ocorreu foi com a designação para o cargo do então Brigadeiro Walacir Cheriegate, entre 1997 e 1999, quando assumiu o posto e levou sua liderança para incentivar a capacitação dos quase dois mil alunos e administrar os recursos materiais e humanos da EEAR, o maior complexo de ensino técnico-militar, com ênfase em aeronáutica, na América do Sul. Walacir iniciou sua carreira na EEAR, em 1960, tendo se formado como Terceiro-Sargento na especialidade de Desenho e obtendo a primeira classificação na turma. Chegou ao posto de Major-Brigadeiro. Sua carreira está registrada no livro “Trajetória de Honra: De Sargento a Brigadeiro, uma vida de amor à Força Aérea Brasileira.”

Saiba mais: Blog do NINJA de 01/04/2020. Clique aqui 

Ninja-Brasil: versão para a web