Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 3 de julho de 2021

Aviação do Exército

Centro Integrado de Manutenção inspeciona helicóptero do Exército 
O Parque de Material Aeronáutico (PAMA-SP), em São Paulo (SP), com uma tripulação mista de militares do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), entregou no mês passado, dia 10 de junho de 2021, a aeronave matrícula EB 5003 para o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação de Exército (BMntSupAvEx). O helicóptero H225M Jaguar passou pela Inspeção Alfa, na sede do Centro Integrado de Manutenção localizado no PAMA-SP. A aeronave será alocada no 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx). O Subtenente Alexandre Andrade da Cruz, inspetor e operador da aeronave, que serve há 25 anos na Aviação do Exército, comentou acerca da inspeção. “A realização das inspeções de 36 a 96 meses deixa a aeronave em condições de realizar as mais variadas operações em nossa Força Terrestre, resultado da presença de uma equipe de militares dedicados e comprometidos com a missão”, disse.
 
Revisão de helicópteros
O PAMA-SP abriga em suas instalações o Centro Integrado, que tem como missão atender inspeções programadas. Como exemplo, tem-se a inspeção A/T (Alfa Tango), que ocorre a cada 36 meses ou 1.200 horas de voo, o que ocorrer primeiro. A Linha de Revisão de Aeronaves é formada por militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, com o objetivo de integrar os esforços materiais e humanos no apoio logístico dos helicópteros das Forças Armadas. No Centro Integrado de Manutenção, a aeronave EB 5003 cumpriu inspeção programada que permitirá a disponibilidade de três anos de operação para o Comando de Aviação do Exército. No Exército Brasileiro, a aeronave H225M recebe a designação HM-4 Jaguar, sendo este um vetor multimissão, o qual pode ser empregado pelas diversas organizações do Comando de Aviação do Exército para cumprir missões de ataque, reconhecimento, segurança, Garantia da Lei e da Ordem (GLO), incursão, infiltração e ações de busca e salvamento.  
 
Voos de ensaio
Após a conclusão da inspeção, os voos de ensaio foram realizados pela tripulação mista composta pelo Capitão Aviador Leonardo Gomes de Faria e pelo Capitão Aviador Rubens Vilela dos Santos Neto, ambos da FAB, e pelos mantenedores do Exército Brasileiro, Subtenente Neymes, Sargento Gervásio e Sargento Pablo. Os voos de ensaio objetivaram verificar os parâmetros de vibração da aeronave, além de checar o desempenho dos motores e o correto funcionamento dos demais sistemas embarcados da aeronave. O Chefe da Linha de Revisão, Capitão Aviador Leonardo Gomes de Faria, ressaltou o comprometimento, a capacidade técnica e o profissionalismo por parte dos militares do Exército Brasileiro envolvidos na inspeção “A” da aeronave EB 5003, ocasião na qual os militares trabalharam destacados de sua unidade. O Capitão Aviador Rubens Vilela dos Santos Neto enalteceu o trabalho realizado pela equipe responsável pela inspeção da aeronave EB 5003 e destacou a padronização dos tripulantes para a realização dos voos em tripulação mista.
 
Fonte: FAB
 
Ninja-Brasil: versão para a web