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domingo, 9 de março de 2025

Especial de Domingo

Hoje, num brinde à participação das mulheres na Força Aérea Brasileira, voltamos a publicar um texto elaborado em 2020 pelas então Tenentes Raquel Alves, Cristiane dos Santos e Flávia Rocha do CECOMSAER/FAB.
Boa leitura.
Bom domingo!

O trabalho das mulheres da Força Aérea Brasileira
As mulheres na FAB atuam como Aviadoras, Intendentes, Controladoras de Tráfego Aéreo, Musicistas, Paraquedistas, Médicas, Advogadas, Historiadoras, Educadoras Físicas, entre outros quadros e atividades. Seja nas aeronaves, nas pistas, nos hangares, nas escolas de formação, nos hospitais, nas torres de controle de tráfego aéreo, nas unidades administrativas, nas coberturas jornalísticas, no esporte, entre outras atividades, as mulheres, militares e civis, estão cada vez mais presentes na Força Aérea Brasileira (FAB). São mais de três décadas que oficiais e graduadas acumulam muitas vitórias e fazem história na Aeronáutica. A presença feminina no âmbito da FAB ocorre desde a Segunda Guerra Mundial, quando, em julho de 1944, seis enfermeiras passaram a integrar o Quadro de Enfermeiras da Reserva da Aeronáutica. Elas atuaram no teatro de operações da Itália, como integrantes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa).

As pioneiras nos anos 80
O ingresso das mulheres na Força, como parte do efetivo, ocorreu a partir dos anos 80. Na ocasião, viu-se a necessidade de ampliar o contingente e, por isso, foram realizados estudos para a inclusão da mulher como militar na Força. As pesquisas culminaram na criação do Corpo Feminino da Reserva da Aeronáutica (CFRA), que constituíram o Quadro Feminino de Oficiais (QFO) e o Quadro Feminino de Graduadas (QFG). A primeira turma de mulheres ingressou na FAB em 1982. Em 1995, o então Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauro José Miranda Gandra, deu início aos trâmites para que as mulheres pudessem, pela primeira vez, ser Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

1996:
ITA e AFA
Em 1996, ingressaram as primeiras Cadetes Intendentes na AFA, que atingiram o posto de Tenente-Coronel em agosto de 2017. Elas poderão chegar até o posto de Major-Brigadeiro, maior patente deste quadro. O ano de 1996 também foi considerado um marco para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pois contemplou o primeiro concurso aberto às mulheres. De um total de 3.800 inscritos, que disputavam as 120 vagas disponíveis, 530 eram candidatas. O ITA já formou 160 mulheres nesses 20 anos, tendo uma média de 8 graduadas por ano.

1998:
Na EEAR
Na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), que abrange os ensinos de nível médio e técnico, as mulheres ingressaram em 1998. Dependendo da especialidade escolhida, elas podem alcançar o posto de Coronel.

2003:
Aviadoras
Também na AFA, em 2003, ingressaram as primeiras Cadetes Aviadoras. Atualmente, elas ocupam o posto de Major. As Aviadoras ocupam funções como pilotos de todas as Aviações da FAB e podem chegar ao posto de Tenente-Brigadeiro, o mais alto na hierarquia da Aeronáutica.

2017:
Mulheres na EPCAR
No ano de 2017, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), passou a admitir mulheres em todos os anos do ensino médio em seu Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Após três anos de curso, as concluintes se tornaram Cadetes, ingressando na AFA neste ano.

2020:
A primeira no posto de Brigadeiro
O dia 25 de novembro de 2020 entrou para a história da Força Aérea Brasileira (FAB). Pela primeira vez, uma militar do corpo feminino da FAB foi promovida ao Posto de Oficial-General. A atual Diretora do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, foi escolhida para promoção ao Posto de Brigadeiro, durante reunião do Alto-Comando da Aeronáutica, realizada em Brasília (DF). Natural de Belo Horizonte (MG), a Brigadeiro Médica Carla Lyrio também alcançou outra posição pioneira: foi a primeira mulher a comandar uma Organização Militar da FAB. No dia 16 de janeiro de 2015, a Oficial assumiu o Comando da Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: FAB

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sábado, 8 de março de 2025

Dia da Mulher

Mulheres na FAB: uma história de protagonismo

A contribuição das mulheres na Força Aérea Brasileira nas diversas áreas de atuação

No dia 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher, uma data que simboliza a luta por igualdade, reconhecimento e respeito. Na Força Aérea Brasileira (FAB), essa data também reforça a importância e o impacto das mulheres nas mais diversas áreas da instituição. A presença feminina na FAB remonta à Segunda Guerra Mundial, quando, em julho de 1944, seis enfermeiras passaram a integrar o Quadro de Enfermeiras da Reserva da Aeronáutica. A partir de 1982, a Instituição passou a incorporar mais mulheres, e, hoje, elas representam mais de 15 mil militares em diversas funções, entre militares e civis. Ao longo dos anos, a FAB tem ampliado as oportunidades para as mulheres, permitindo que muitas conquistem posições de liderança e se destaquem em áreas antes predominantemente masculinas.

Mulheres que desafiaram o céu
A Major Aviadora Joyce de Souza Conceição fez parte da primeira turma de mulheres Aviadoras da FAB, em 2003, e, 22 anos depois, tornou-se a primeira mulher a comandar uma Unidade Aérea. Assumindo o comando do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte - Esquadrão Gordo - em 2025, ela não apenas fortalece a presença feminina na aviação, mas também se torna um símbolo de liderança e competência dentro da FAB. “Fazer parte da primeira turma de Oficiais Aviadoras foi um desafio e uma grande responsabilidade. A adaptação ao voo e a formação completa nos dois anos de atividade aérea exigiram dedicação adicional. Na minha trajetória, na Academia da Força Aérea, considero que o espírito de grupo, sobretudo com minhas colegas de turma, bem como o profissionalismo dos instrutores da AFA, foram fatores fundamentais para que as dificuldades pudessem ser superadas”, destacou.

Liderança Feminina na FAB
A Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, foi a primeira mulher a alcançar o posto de Oficial-General de três estrelas nas Forças Armadas do Brasil, no final do ano de 2023. A Oficial-General celebra uma trajetória marcada por pioneirismo e dedicação. "Se eu pudesse definir a minha carreira em uma palavra, seria 'comprometimento'. Dedico-me à Força Aérea Brasileira e à sociedade. A nossa carreira é uma carreira que impulsiona, cria oportunidades, nos desafia e nos dá a chance de ajudar e fazer o bem para a sociedade. Sou completamente feliz com todas as escolhas que fiz e tenho muito orgulho da carreira que trilhei”, afirmou a Oficial-General.

Superando desafios
No Grupamento de Apoio do Distrito Federal da Aeronáutica (GAP-DF), a Tenente Nutricionista Allana Raulino coordena uma equipe de 160 pessoas, lidando com as demandas de alimentação e suporte à tropa. “É um grande desafio, especialmente porque a maioria dos militares que trabalham no rancho são homens com anos de experiência. Mas a satisfação é enorme quando conseguimos alcançar nossos objetivos e somos reconhecidas pelo nosso trabalho”, relatou, destacando a importância do trabalho em equipe e a recompensa pelo esforço coletivo. A Sargento Especialista em Eletrônica Yvy Amaral da Costa, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo – teve a oportunidade de fazer parte da histórica missão ao continente Antártico, integrando a tripulação do KC-390 Millennium. Para ela, a missão representou um grande marco em sua carreira. "Participar dessa missão foi um mix de emoções e responsabilidades, pois pude garantir o apoio vital aos pesquisadores no inverno antártico, essencial para que tivessem acesso a alimentos e água. Uma experiência inesquecível", compartilhou. Neste Dia Internacional da Mulher, a Força Aérea Brasileira homenageia todas as mulheres que, com coragem e profissionalismo, ajudam a fortalecer nosso país. A dedicação dessas mulheres é crucial para a defesa e o desenvolvimento do Brasil e sua contribuição diária reflete a importância de se promover igualdade e oportunidades para todos.

FABCAST
Confira acima um episódio especial do FABCAST falando sobre mulheres que não apenas conquistaram seu espaço, mas também abriram caminhos para as futuras gerações. As convidadas personificam essa transformação dentro da FAB. 

Fonte: FAB

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sexta-feira, 7 de março de 2025

Pioneiras

THEREZA DE MARZO
THEREZA DE MARZO nasceu na cidade de São Paulo no dia 04 de agosto de 1903. Era filha de Affonso de Marzo e de Maria Riparullo e tinha seis irmãos. Aos 17 anos, chegou à janela de sua casa na Ladeira Dr.Falcão,defronte ao Vale do Anhangabaú e do Viaduto do Chá e, ao erguer os olhos para o céu , avistou um avião. Ficou encantada e decidiu que um dia iria voar também . Ao comunicar sua intenção à família, provocou um grande alvoroço. A maior reação veio da parte de seu pai, um comerciante italiano de Nápoles. A filha deveria pensar em casamento e não em pilotar aviões . THEREZA DE MARZO não se intimidou com os protestos. Foi a pé até o Jardim Paulista, no Aeródromo Brasil, onde dois irmãos italianos ministravam instrução de voo. Ambos gostaram da ideia. Propuseram a ela o preço de 600 mil réis para 10 horas de voo. Como seu pai não lhe daria o dinheiro, THEREZA DE MARZO decidiu rifar sua vitrola. Ninguém foi premiado, pois sobraram dois cartões. Pode assim então sortear mais uma vez, entre os amigos da família. Agora poderia começar as aulas. THEREZA DE MARZO não era vaidosa, exceto com relação a sapatos. Esta preferência, agora, ficaria relegada a um segundo plano. O dinheiro seria somente para pagar suas horas de voo. Começou a aprender a pilotar em março de 1921. Como seus instrutores João e Enrico Robba viajavam muito, os alunos ficavam muito tempo sem aulas. Ao ser apresentada ao piloto e engenheiro-mecânico Fritz Roesler, ex-combatente da Primeira Guerra Mundial, oriundo de Estrasburgo, pediu a ele que se tornasse seu instrutor . Com as aulas mais frequentes, THEREZA DE MARZO progrediu muito. No dia 17 de Março de 1922, voou sozinha pela 1ª vez. Começara um ano antes, em Março de 1921. Continuou treinando e voando sem o instrutor por mais 4 vezes . No dia 8 do mês seguinte (abril), apresentou-se para o exame. Decolou no avião francês CAUDRON G-3, de 120 HP, de motor rotativo e permaneceu no ar por 40 minutos, executando as manobras. O voo foi perfeito e o pouso com muita técnica e habilidade. A pista era pequena - 150 metros de comprimento por 60 de largura - o que provocou a admiração dos que assistiam a prova. Os examinadores eram o Dr. Luiz Ferreira Guimarães, diretor do Aeroclube do Brasil que foi a São Paulo especialmente para esse fim e os deputados Manoel Lacerda Franco, Amadeu Saraiva e João Robba, além do instrutor Fritz Roesler. THEREZA DE MARZO recebeu o brevê n.º 76 do Aeroclube do Brasil que era filiado à Fédération Aéronautique Internationale.
Foi a PRIMEIRA MULHER BRASILEIRA A VOAR SOZINHA e a receber o diploma de piloto-aviador internacional. Recebeu muitas homenagens e foi o centro de atenção da imprensa. Dias depois, efetuou o 1º reide para a cidade de Santos onde sobrevoou a estátua de Bartolomeu de Gusmão. Recepcionou com outros colegas aviadores, os famosos Gago Coutinho e Sacadura Cabral. THEREZA DE MARZO criou as "Tardes de Aviação", nas quais efetuava seus voos com passageiros. Certa tarde, ela e o piloto Átila decolaram do Aeroclube do Ypiranga. Quem comandava o voo era THEREZA DE MARZO. O colega deveria jogar flores sobre os jogadores, ao voarem rasante sobre o Estádio Palestra Itália. Ao colocar a mão para dentro do avião, Átila bateu sem querer na seletora do combustível, fechando-a e parando o motor. THEREZA DE MARZO já escolhia um lugar seguro para pousar quando resolveu tentar mais uma vez mexer no comando da gasolina. Já próxima do chão, sentiu que o motor voltava a funcionar e o voo prosseguiu sem problemas. A aviadora continuou fazendo seus voos durante 4 anos. Possuia um aparelho CAUDRON G-3, que comprara aconselhada por amigos por 8 contos de réis. Batizou-o com o nome de "São Paulo". Mais tarde, adquiriu um "Oriole". Voou cerca de 350 horas, que foram registradas oficialmente, sendo que muitas não foram computadas, pois seu instrutor achou desnecessário. Como na época, stava ficando cada vez mais difícil manter um avião, THEREZA DE MARZO pediu ao Presidente da República, Washington Luiz, uma subvenção para a gasolina e recebeu como resposta:"Não quero contribuir para seu suicídio"! O preconceito contra a mulher sempre esteve presente. A vida estava cara e a aviadora não podia manter seu treinamento. Seu antigo instrutor - Fritz Roesler - havia se apaixonado pela aluna. THEREZA DE MARZO então aceitou a proposta de casamento que ele lhe fizera. Casaram-se em 25 de setembro de 1926, com grande repercussão na sociedade brasileira. Presentes muitas autoridades representativas da época. THEREZA DE MARZO ficou triste quando o marido ciumento não permitiu que voltasse a voar. Ela não tinha dinheiro para pagar a gasolina e ele não queria ajudá-la. Tinha, porém, esperanças de que poderia fazê-lo mudar de idéias depois e assim, conciliaria os dois amores. Embora sempre acompanhasse Fritz Roesler em suas atividades profissionais, não mais voltou a voar como piloto. THEREZA DE MARZO conseguira meios para a construção de um hangar, no Ypiranga, colhendo donativos numa praça em Santos. Em 1923, venderam este hangar e se mudaram para o Campo de Marte . Lá, funcionou a Escola de Pilotagem e o Clube de Planadores, criação de Fritz Roesler. Esse piloto-engenheiro construiu os primeiros planadores EAY-101 (primários e secundários). Projetou e construiu também os primeiros cinco Paulistinhas EAY-201, no Brasil, que chamou de "Ypiranga". O projeto do Ypiranga foi vendido mais tarde para Francisco Pignatari, dono da Companhia Aeronáutica Paulista. Assim, o EAY-201 deu origem ao CAP-4, Paulistinha, de 65 HP, muito usado em instruções primária nos aeroclubes durante muito tempo. Fritz também foi o idealizador da VASP sendo um de seus fundadores (04.11.1933), juntamente com Henrique Santos Dumont e o engenheiro Jorge Corbusier. Recebeu algumas condecorações, assim como sua esposa aviadora. THEREZA DE MARZO viveu casada com Fritz durante 45 anos, quando ele veio a falecer em 1971. THEREZA DE MARZO faleceu em 09/02/1986 e foi enterrada no cemitério do Araçá, na cidade de São Paulo.

Condecorações de THEREZA DE MARZO:
• Medalha de Pioneira da Aeronáutica pela Fundação Santos Dumont São Paulo (1961) • Medalha de Mérito Aeronáutico pelo Ministério da Aeronáutica São Paulo (1976) • Medalha de Ouro Santos Dumont Minas Gerais (1980)

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quinta-feira, 6 de março de 2025

Notaer

Nova edição do Notaer: tradição, inovação e conquistas da FAB
Na nova edição do Notaer, celebramos a trajetória da Força Aérea Brasileira (FAB), unindo tradição e inovação. Destacamos marcos históricos, como o primeiro resgate em combate realizado em 1964, e o avanço da representatividade feminina, com mulheres assumindo o comando de Organizações Militares. A formação de novos líderes nas escolas de formação da Aeronáutica, a modernização da instrução com as aeronaves T-27M Tucano e T-25 Universal, a inauguração do Banco de Ensaios de Compressores e a importância da Inspeção em Voo para a segurança operacional também são temas desta edição. Além disso, celebramos uma década do KC-390 Millennium, reforçando seu papel estratégico na Aviação de Transporte da FAB. Confira essas e outras notícias aqui. Boa leitura!

Fonte: FAB

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quarta-feira, 5 de março de 2025

Recreio

Da galeria de mídia da Embraer, selecionamos alguns desenhos para colorir. Imprima e estimule a garotada, também, a identificar os aparelhos e os monumentos destacados.

Mais desenhos: galeria de mídia Embraer (clique aqui)

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terça-feira, 4 de março de 2025

Aviação Agrícola

Lançadas as obras do centro que formará operadores de drones agrícolas no Rio Grande do Sul
O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) informa que o Rio Grande do Sul deve ganhar, até janeiro de 2026, uma escola para formar operadores de drones agrícolas e profissionais para outras tecnologias de ponta utilizadas nas lavouras. Este é o foco do Centro de Formação Profissional Rural (CFPR) em Hulha Negra, que teve, em 27/2/2025, o lançamento de suas obras pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado (Senar/RS). O Sindag foi representado na solenidade pelo seu diretor operacional, Cláudio Júnior Oliveira Gomes. A cerimônia foi capitaneada pelo superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli, e teve a participação do presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul, que também apoia o projeto), Gedeão Pereira, e outras autoridades do setor primário. O CFPR prevê uma estrutura com 11,5 mil metros de salas de aula e outras instalações, funcionando como um campus em uma área de 35,94 hectares junto à BR-293. O investimento no local deve chegar a R$ 60 milhões e a primeira turma deve iniciar as aulas em fevereiro do ano que vem, logo após a conclusão da primeira etapa das obras. O projeto completo prevê uma ala administrativa e um prédio com 11 salas de aula e quatro laboratórios de informática, além de auditório para 180 pessoas e refeitório com capacidade para 130 pessoas, além de cinco pavilhões destinados a aulas práticas.
O Centro de Formação do Senar em Hulha Negra deverá atender gratuitamente até 400 alunos ao mesmo tempo, chegando a formar até 8 mil alunos por ano. Além de operação com drones, serão oferecidos cursos de máquinas e implementos agrícolas, como tratores, plantadeiras, autopropelidos e colheitadeiras. A expectativa é ter turmas também de técnicas de irrigação, agricultura de precisão, uso de GPS, operação de empilhadeira, retroescavadeira e outros equipamentos. Tudo isso fornecendo mão-de-obra qualificada principalmente para a metade sul do Estado.

Frota
Conforme Júnior Oliveira, o Sindag deve apoiar o CFPR ajudando na ponte entre o Senar/RS e as indústrias de drones e de tecnologias embarcadas, também como estratégia para fomentar a modernização das operações em lavouras. “O Senar/RS leva muito a sério a qualificação dos produtores que utilizam as tecnologias. Por isso é um parceiro importantíssimo tanto para a eficiência quanto para a segurança do trabalho em campo. O que se reflete ainda na boa imagem do setor”, assinala o dirigente. Enquanto isso, a entidade aeroagrícola espera concluir até o final de março o levantamento da frota de drones agrícolas em operação no País. O estudo está sendo feito por Oliveira, com base nos registros de equipamentos remotos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e junto ao Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa). “Vamos lançar os números tanto de aparelhos quanto de operadores”, adianta. O diretor do Sindag havia concluído em fevereiro o levantamento da frota de aviões e helicópteros agrícolas, que apontou 2.722 aeronaves em operação, em 24 unidades da Federação – 385 aeronaves no Estado gaúcho, que tem a segunda maior frota de aviões (atrás apenas de Mato Grosso). 

Fonte: AEROIN/Murilo Basseto, com informações do Sindag

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segunda-feira, 3 de março de 2025

Videoteca Ninja

FORÇA AÉREA UM
O presidente dos Estados Unidos (Harrison Ford) faz um pronunciamento global alegando que não negociará mais com terroristas, mas um grupo destes tentará fazer ele mudar de discurso. O avião presidencial Air Force One é sequestrado durante o voo e, se o presidente não acatar as exigências, ele e sua família, também a bordo, serão mortos.

• Título Original: Air Force One
• Ano: 1997
• Direção: Wolfgang Petersen
• Roteiro: Andrew W. Marlowe
• Gênero: Ação/Drama
• Origem: Alemanha/Estados Unidos
• Duração: 124 minutos
• Tipo: Longa-metragem
• Elenco: Harrison Ford, Gary Oldman, Glenn Close, Wendy Crewson, Liesel Matthews, Paul Guilfoyle, Xander Berkeley, William H. Macy, Dean Stockwell.

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domingo, 2 de março de 2025

Especial de Domingo

O INCAER - Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica destaca uma frase do Ten.-Brig.-do-Ar Joelmir Campos de Araripe Macedo, ex-Ministro da Aeronáutica e ex-Conselheiro do INCAER, falecido em 12 de abril de 1993: “A História não é um somatório de fatos, mas, antes, um legado de experiências. Conhecê-la é reunir dados que os números não contam, é entender os erros para não repeti-los, é, enfim, uma forma de preparar-se para o futuro”. Com este pensamento, mais uma vez, o Blog do Ninja reproduz as datas marcantes de MARÇO, estimulando o estudo, a pesquisa.
Boa leitura.
Bom domingo!

Efemérides Aeronáuticas
Março

1707
Foi exarada uma Provisão Real, com a rubrica de D. João V, de Portugal, concedendo a Bartolomeu de Gusmão a carta de privilégio, em razão de “ter alcançado com seu estudo e experiências um invento para fazer subir água a toda distância a que se levar”. (23 de março) 

1709
Bartolomeu de Gusmão requereu a D. João V, em 08 de março de 1709, alvará de licença para seu invento, à época denominado “instrumento para voar” (Aerostato). (08 de março)

1865
Nasceu em Garanhuns/PE, Domingos de Barros, considerado um dos mais entusiastas da aerostação e responsável por uma série de sugestões para a dirigibilidade em balões. Foi químico industrial e colaborou com Augusto Severo quando este construiu o seu balão dirigível “Bartolomeu de Gusmão”, em Realengo/RJ. Escreveu um livro, “Aeronáutica Brasileira”, publicado em 1940, após a sua morte. (22 de março)

1867
Foram adquiridos em Nova York, em março de 1867, pelo Cônsul do Brasil Henrique Cavalcanti de Albuquerque, dois balões de observação para o Exército Brasileiro, a fim de serem utilizados na Guerra do Paraguai.

1881
O inventor brasileiro Júlio César Ribeiro de Souza apresentou ao Instituto Politécnico do Brasil, no Rio de Janeiro, a sua obra: "Memória sobre a Navegação Aérea". (15 de março)

1882
Júlio César Ribeiro realizou uma experiência com o balão “Vitória”, na praça fronteira à Escola Militar, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro, com a presença do Imperador D. Pedro II, do Barão de Tefé e outras autoridades. O balão atingiu a altura de 50 metros, sempre preso por cordas ao solo ou puxado por Júlio César, até que certo momento enroscou-se nos galhos superiores de uma árvore, inutilizando-se. (29 de março)

1889
Foi inaugurada em Paris, a Torre Eiffel a qual, anos mais tarde, passou a ser um marco para a competição do “Prêmio Deutsch de La Meurthe”, que seria ganho por Alberto Santos Dumont, em 19 de outubro de 1901. A Torre foi construída pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1923), no Campo de Marte, para assinalar a Exposição Universal de 1889, ocorrida em Paris. Tinha originalmente 300 metros de altura. (31de março) 

1894
O inventor brasileiro Augusto Severo de Albuquerque Maranhão realizou, num galpão em Realengo (RJ), experiência de ascensão com o balão dirigível Bartholomeu de Gusmão, na qual o dirigível levantou do assoalho sete sacos de areia, num total de 142 kg. (6 de março)

Augusto Severo realizou, em Realengo (RJ), a segunda ascensão cativa do dirigível Bartholomeu de Gusmão, em que a aeronave subiu a 8 m de altura, com 560 kg de lastro. (7 de março)

1898
Ocorreu a primeira ascensão aerostática de Santos Dumont, em companhia do aeronauta Alexis Machuron (também construtor de balões), saindo do Parque de Aerostação de Vaugirard, em Paris, e descendo no Castelo de Ozoir-La-Ferrière, propriedade de Alphonse de Rotschild, após uma hora e quarenta minutos de voo. (23 de março)

1900
Santos Dumont iniciou a construção do balão dirigível “Nº4”. (22 de março)

Foi criado pelo grande industrial de petróleo Deutsch de La Meurthum prêmio que recebeu o seu nome, no valor de 100.000 francos, para ser disputado nos anos de 1900, 1901, 1902, 1903 e 1904, entre 1º de maio e 1º de outubro de cada ano. O vencedor seria o primeiro aeronauta que, com um balão dirigível, cumprisse o percurso Saint Cloud-Torre Eiffel-Saint Cloud (11.000 metros), dentro do prazo de 30 minutos, sem tocar em terra, por seus próprios meios, e fizesse uma circunferência tal que nela se encontrasse incluso o eixo da Torre Eiffel. (24 de março)

Santos Dumont realizou uma ascensão, ao meio dia, na Praça Massena, em Nice, no balão livre “Centauro”, pousando em meio a uma violenta tempestade em Vallouris, na Floresta de Guignon. No choque com as árvores, o invólucro do balão ficou bastante avariado e Santos Dumont sofreu ferimentos profundos no rosto e pequenas escoriações generalizadas. Conseguindo regressar a Nice, ele permaneceu em repouso no Hotel Cosmopolita até que seu estado de saúde melhorasse. (29 de março)

1901
O escritor e jornalista José do Patrocínio deu entrada, no Ministério da Viação e Obras Públicas, das plantas e esquemas, além da minuciosa descrição do seu invento, o aerostato “Santa Cruz”, para fins de registro de patente. (19 de março)

1902
Santos Dumont chegou a Londres para tratar da exposição do “Nº6” no Palácio de Cristal, e planejar futuras ascensões aerostáticas, como assinalou o jornal “The Evening Sun”. (04 de março)

1905
Foi conferida a Santos-Dumont, pelo Governo Francês a medalha da Legião de Honra.

1907
Santos-Dumont realizou, em Paris, a primeira experiência com seu aeroplano nº 15. (27 de março)

1912
O aviador brasileiro Edu Chaves e o francês Roland Garros realizaram o voo Santos-São Paulo, cada um no seu avião. (9 de março)

1915
Faleceu o 1º Tenente Ricardo Kirk, em acidente de aviação quando participava do primeiro emprego do avião em operações militares no Brasil, contra o “Reduto de Santa Maria”, em Santa Catarina, na “Campanha do Contestado”. (1 de março)

1917
O Tenente Virgínius De Lamare da Aviação Naval realizou no dia 10 de março de 1917, no Rio de Janeiro, o primeiro voo noturno no Brasil, pilotando um hidroavião Curtiss. (10 de março)

1933
Através do Decreto nº 20.987, foi reorganizada a Aviação Militar e foram criadas as Unidades Aéreas do Exército. (29 de março)

1934
Por meio do Decreto nº 24.066, de 29 de março de 1934, foi aprovado o Regulamento para o Serviço Médico da Aviação. (29 de março)

Chegou ao Rio de Janeiro a aviadora norte-americana Laura Inglalls que, sozinha, realizou um reide em torno das Américas. (30 de março)

1941
Foi concedida permissão à Sociedade Anônima brasileira Navegação Aérea Brasileira S.A. para estabelecer tráfego aéreo comercial no território nacional, através do Decreto nº 7.126. (5 de março)

Foi criado o Corpo de Cadetes da Escola de Aeronáutica. (14 de março)

Foram extintas a Escola de Aeronáutica do Exército, através do Decreto-Lei nº 3.140 e a Escola de Aviação Naval, pelo Decreto-Lei nº 3.139. Foram criadas a Escola de Especialistas de Aeronáutica, através do Decreto-Lei nº 3.141, e a Escola de Aeronáutica, pelo Decreto-Lei nº 3.142. (25 de março)

O Dia do Especialista de Aeronáutica é uma homenagem a data de criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, fundada em 25 de março de 1941, apenas dois meses após o nascimento do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941. (25 de março)

1942
Por meio do Decreto nº 4.142, foi criada a Base Aérea de Natal. (2 de março)

1946
Foi criado o Curso de Estado-Maior da Aeronáutica, pelo Decreto nº 20.798. (19 de março)

1949
Foi criado o Curso Preparatório de Cadetes do Ar, por meio do Decreto nº 26.514. (28 de março)

1950
Por meio do Decreto nº 27.879, a sede da Escola de Especialistas da Aeronáutica foi transferida da Ponta do Galeão para a cidade de Guaratinguetá, a fim de tornar possível a construção do Aeroporto do Rio de Janeiro. (13 de março)

1955
Teve início o III Congresso Brasileiro de Aeronáutica, realizado em São Paulo na sede do Instituto de Engenharia de São Paulo e patrocinado pela União Brasileira de Aviadores Civis. (5 de março)

1965
Foi ativado o DAE (Departamento de Assuntos Especiais), no Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), situado no campus do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com finalidades que abrangiam desde o desenvolvimento de foguetes, à pesquisa e ao desenvolvimento de material bélico. (mês de março)

1989
O piloto automobilístico brasileiro Ayrton Senna, campeão mundial da Fórmula1, conheceu as instalações do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA- Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, aonde realizou um voo no caça F-103 Mirage. (29 de março) O objetivo do voo foi em demonstrar a capacidade da aeronave, realizando algumas manobras e rompendo a barreira do som. O interesse de Ayrton Senna foi sentir a velocidade da aeronave supersônica, com o propósito de perceber a diferença entre pilotar um caça e pilotar um carro de Fórmula 1.

1998
O hangar do Zeppelin, localizado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro-RJ, é considerado patrimônio histórico brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (mês de março)

2013
A Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação operacional e logística das aeronaves A-29 Super Tucano. As cores da Bandeira do Brasil continuam a compor a pintura do novo avião, que ganhou tonalidades mais fortes e marcantes: a própria Bandeira Nacional é destacada na empenagem vertical do A-29, ressaltando o alto grau tecnológico da indústria brasileira e o excelente profissionalismo dos pilotos da Força Aérea, além de evocar o sentimento patriótico do público. (mês de março)

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sábado, 1 de março de 2025

Brasil - França

Governo francês condecora brasileira pesquisadora da obra do piloto e escritor Saint- Exupéry
A brasileira Mônica Cristina Corrêa, tradutora e pesquisadora da obra e vida do piloto e escritor Antoine Saint-Exupéry, foi agraciada, pelo presidente da França, com o grau de Oficial da Ordem do Mérito. A solenidade de imposição da medalha relativa à honraria foi realizada no dia 24 de fevereiro de 2025, na sede da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. A entrega da comenda foi realizada pelo embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. A distinção conferida à pesquisadora Mônica Corrêa é um reconhecimento pelo seu trabalho de pesquisa histórica, tradução de obras e divulgação, em diversos formatos de mídia, da cultura e fatos relacionados a Saint-Exupéry, autor de vários livros, incluindo o célebre O Pequeno Príncipe
Além disso, promove o resgate e perenização das atividades e instalações da empresa Latécoère, depois denominada como Aéropostale e Air France. A Aéropostale atuava, nos anos 1920, no serviço de correio, ao longo da costa brasileira, prosseguindo até a Argentina, como complemento do empreendimento que voava da Europa até a África.
O escritor Saint-Exupéry foi tripulante da Aéropostale e, em Florianópolis, seu nome era lembrado pelos populares como “Zeperri”, o piloto que operava no aeródromo do Campeche, hoje bairro urbanizado da ilha. Foi pesquisando sobre a corruptela Zeperri, que Mônica identificou a passagem do autor de O Pequeno Príncipe pela cidade.
AMAB
A pesquisadora é presidente da AMAB – Associação Memória da Aéropostale no Brasil. Além do seu trabalho literário e de registro histórico, atua, junto às autoridades públicas, pela preservação de estruturas remanescentes que serviram à atividade dos pilotos da Aéropostale. É o caso, em Florianópolis, da Casa dos Pilotos ou Casarão Aéropostale, no bairro do Campeche, utilizada, à época, como estação de rádio, refeitório e alojamento dos tripulantes que aterrissavam no aeródromo ali existente. A ideia proposta pode, se efetivada pelos dirigentes da cidade, recuperar a instalação e transformá-la em um espaço cultural para preservar a história do local.

Saiba mais:
AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil (Clique aqui

NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação (Veja aqui

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