Era realizado, há 115 anos, em 23 de outubro de 1906, o voo público do 14-bis, referendado pelo Aeroclube da França como o primeiro voo de uma aeronave mais pesada do que o ar, que conseguira decolar por seus próprios meios. O feito realizado em Paris valeu o Prêmio Archdeacon, o qual estipulava um voo de 25 metros e o 14-bis conseguiu voar 60. A proeza foi do gênio brasileiro, que conquistou a dirigibilidade, criou balões e avião: Alberto Santos Dumont.
Boa leitura.
Bom domingo!
No primeiro voo, em 1906, Santos Dumont aliou invenções à ciência
Texto de Luiz Claudio Ferreira, da Agência Brasil
O voo do brasileiro Alberto Santos Dumont, em uma distância de 60 metros com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, marcou historicamente aquele 23 de outubro de 1906 e consagrou ainda mais o inventor. O aparelho subiu 2 metros de altura e foi o bastante para a humanidade olhar para cima e para o futuro de forma diferente. O feito inédito, porém, é "apenas" a parte mais famosa das conquistas, segundo apontam os pesquisadores da vida e das obras daquele mineiro que ficou conhecido como o Pai da Aviação. Até aquela data (e depois também), o enredo é de uma história de coragem, perspicácia, generosidade e divulgação científica como rotina de vida. Característica, aliás, de um período de fascínio pela tecnologia e pelas descobertas.
Compartilhar o conhecimento
Autor de quatro livros sobre Santos Dumont, o físico Henrique Lins de Barros, especialista na história do gênio inventor, destaca que feitos anteriores foram fundamentais para que as atividades aéreas se consolidassem. Ele cita que o brasileiro inventou e patenteou o motor a combustão para aviões, em 1898, o que viabilizou o sonho de um dia decolar. Uma característica de Santos Dumont é que ele criava, patenteava e liberava a utilização para quem quisesse. Três anos depois do motor, a conquista da dirigibilidade, também por parte de Dumont, foi uma ação revolucionária.
"Ele aprendeu a voar de balão, fez os primeiros dirigíveis. Todos eles, até o número 6, têm inovações impressionantes, com mudanças conceituais. Ele sofreu diversos acidentes, mas aprendeu a voar. Foi assim que ele descobriu quais eram os problemas de um voo controlado. Quando ele ganhou o Prêmio Deutsch, em 1901 [com o dirigível número 5], ele tinha domínio total. Em 1902, ele já tinha os dirigíveis, até o número 10, construídos. Ele tem uma produção, em dez anos, em que ele idealiza, constrói, experimenta mais de 20 inventos. Todos revolucionários. Ele tem intuição para o caminho certo e criatividade para ir adiante. Os colegas dele inventores diziam que ele fazia em uma semana o que os outros demoravam três meses”, afirma Henrique Lins de Barros.
Voo sob controle
De acordo com o escritor Fernando Jorge, biógrafo de Santos Dumont, a descoberta da dirigibilidade, por parte do brasileiro, foi um marco decisivo para o que ocorreria depois. "Entendo que foi um momento supremo e culminante para a história da aeronáutica mundial." Para o arquivista Rodrigo Moura Visoni, pesquisador dos inventores brasileiros e autor de livro sobre Santos Dumont, as fotos mostram detalhes da emoção que tomou conta das pessoas, quando houve a conquista da dirigibilidade. "Santos Dumont foi convidado para rodar o mundo. Foi, sem dúvida, um grande feito. Para se ter uma ideia, o número de notícias sobre a conquista do Prêmio Deutsch supera a do primeiro voo [cinco anos depois]. Isso é explicado porque a busca pela dirigibilidade já tinha 118 anos. Ele resolve um problema secular. Além disso, a descoberta permitiu a era das navegações aéreas", afirma.
O dia mais feliz
Segundo o que Visoni pesquisou, Alberto Santos Dumont disse, em várias entrevistas, inclusive pouco antes de morrer, que a maior felicidade dentre todas as emoções foi a conquista da dirigibilidade. "Isso é muito curioso. Ele dizia que o dia mais feliz não foi o dia em que ele faz a prova do Prêmio Deutsch, nem o 23 de outubro ou o 12 novembro de 1906 [em que ele faz o voo de 220 metros pela Federação Aeronáutica Internacional]. O dia mais feliz teria sido o 12 de julho de 1901, quando ele percebeu que resolveu o problema de dirigibilidade aérea. Foi uma demonstração impressionante. Ele vai aonde ele quer. Ele estava totalmente integrado ao dirigível." O Prêmio Deutsch (no valor de 100 mil francos) foi conferido a Santos Dumont por ele ter conseguido circular a Torre Eiffel em julho. Mas os juízes garantiram a vitória ao brasileiro somente em novembro daquele ano. Na ocasião, o dinheiro foi distribuído para a equipe do aviador e para pessoas pobres da capital francesa. "Ele era um homem muito generoso", afirma o biógrafo Fernando Jorge.
"Tomem cuidado!"
A série de demonstrações públicas que ele fez dos seus inventos devia sempre ser acompanhada da presença de repórteres. "Os jornalistas registravam e Santos Dumont publicava o que ele estava fazendo. Essa é uma característica impressionante. Ele divulga tudo. Tanto o que ele acerta como o que ele erra. Essa é uma característica impressionante dele. Quando ele erra, ele descreve e alerta: 'Tomem cuidado!'. Ele estava maduro na arte dos balões", afirma Lins de Barros. A postura de Santos Dumont não era apenas a de um inventor, mas a de um divulgador científico, explicam os pesquisadores. "Ele foi um divulgador honesto."
Voo do avião
Entre 1901 e 1906, Santos Dumont passou a entender o que era o voo do avião. "O 14-Bis ele fez em pouquíssimo tempo, pouco mais de um mês. Em setembro, por exemplo, ele experimenta e faz vários testes com o aparelho." Em 23 de outubro, ele, após quatro tentativas, consegue voar os 60 metros. Assim ele mostra para todos os aviadores da época que era possível voar com o mais pesado que o ar. Uma revolução. A vitória significou o Prêmio Archdeacon. Bastaria voar 25 metros. Santos Dumont fez um percurso de mais que o dobro.
Demoiselle, a primeira de uma série
Depois do voo, outros inventores entenderam quais eram os problemas. Em 1907, Santos Dumont apresenta o Demoiselle (invenção número 20), um ultraleve. "No ano seguinte, Santos Dumont publica em uma revista popular o plano detalhado do Demoiselle para quem quisesse construir. Esse modelo passa a ser o primeiro produzido em série na aviação", explica Lins de Barros. O modelo foi vendido para um pioneiro da aviação na França, Roland Garros. Em 1908, Santos Dumont, acometido por esclerose, abandonou o voo. O registro é de que ele faleceu em 1932, em um hotel no Guarujá (SP). O biógrafo do aviador, Fernando Jorge, lamenta que o final da vida do genial brasileiro tenha sido de martírio diante da doença e da depressão. "Ele era um homem tímido e que revelava que não queria casar porque não queria deixar a esposa viúva. De toda forma, o que sempre me impressionou na personalidade dele foi a combinação impressionante da tenacidade, da coragem e da perseverança. Foi um gênio da humanidade."
Edição: Alessandra Esteves
Fonte: Publicado originalmente em 23/10/2021, por Luiz Claudio Ferreira - repórter da Agência Brasil
Reverte-se temporariamente a situação de aeroclube em Taubaté (SP)
Enquanto se aguarda uma definição mais consistente pleiteada por autoridades apoiadoras, a escola de aviação civil do Aeroclube Regional de Taubaté (ART) não mais precisará parar suas atividades neste dia 30 de outubro de 2021, tal qual estava delineado anteriormente. Como se diz na difusão de mensagens de interesse aeronáutico chamada de Notam, “até novo aviso” o ART poderá continuar operando na sua sede e ocupando seus dois hangares em espaço do Complexo da Aviação do Exército. Enquanto isto, é aguardada uma solução definitiva e legal para respaldar ou cancelar o funcionamento da entidade de utilidade pública e responsável pela formação de centenas de pilotos e comissários de bordo.
Assembleia
O aeroclube foi fundado em 1993 e funcionava no local pagando um valor referente à cessão de uso. Em 11 de maio de 2012, no entanto, a portaria normativa 1233 do Ministério da Defesa limitou as atividades que poderiam ser contempladas por contratos de cessão, no âmbito de próprios nacionais das Forças Armadas. Desde então, o Aeroclube pleiteou uma licitação para a modalidade “locação imobiliária” e permaneceu funcionando no local, por meio de ação judicial, na qual foi concedida a tutela antecipada, instrumento que se tornou nulo com recurso da União, precipitando no pedido de desocupação, até 30 de outubro de 2021. Solicitações foram enviadas às autoridades, incluindo as do Exército e AGU – Advocacia Geral da União, para que o Aeroclube Regional possa permanecer com suas operações. Em consequência, representantes do Exército e AGU estão apreciando uma tomada definitiva de decisão e, por ora, as atividades poderão continuar. Visando informar aos associados a situação de momento e deliberar sobre os destinos das operações e do patrimônio da entidade, a diretoria do ART convocou uma assembleia geral extraordinária para o dia 06 de novembro de 2021, em sua sede.
Saiba mais: Blog do NINJA de 26/10/2021 (Clique aqui)
Novidades, produtos e serviços no setor de helicópteros foram mostrados na HELIXP
A HELIXP – Helicopter Experience 2021 terminou ontem, 28 de outubro, em Carapicuíba, na metrópole São Paulo, consolidando-se como o mais significativo evento de asas rotativas da América Latina. Além da exposição estática de aeronaves e equipamentos, nos dois dias da feira, dezenas de voos de demonstração foram realizados.
Num dos três hangares do Helipark, estandes de empresas do setor com produtos e serviços proporcionaram informações, negócios e contatos corporativos. Participaram do evento empresas como Airbus/Helibras, Bell, IAS, Líder Aviação e Sertrading, entre outras.
Entre os destaques do HELIXP 2021 estava o helicóptero Airbus/Helibras ACH145 Line com cinco pás. A introdução de mais um elemento no rotor torna possível aumentar o peso máximo de decolagem do aparelho, entre outras vantagens aerodinâmicas. Também é equipado com o sistema integrado de aviônicos Helionix. O pentapá é uma evolução do 145 D2, com rotor de quatro pás.
Outra aeronave apresentada foi o biturbina AW109 Trekker, da Leonardo, cujos produtos podem voltar a ser denominados de Agusta. Estava também em exposição a aeronave compacta Cabri G2, relacionada ao mesmo projetista do rotor de cauda Fenestron.
O Cabri é fabricado pela francesa Guimbal, representada no Brasil pela Efai. Tem dois lugares e está equipado com motor a gasolina Lycoming O-360 J2A de ignição eletrônica. Em meio aos vários equipamentos divulgados na HELIXP 2021 estavam os recipientes de água da Bambi Bucket, para combate a incêndios com helicópteros, cujas aquisições, no Brasil, podem ser proporcionadas pela Tecnoagro em parceria com a Tower & Projects Aviation.
A realização da HELIXP está relacionada ao fato do Brasil contar com a segunda maior frota de helicópteros do mundo e ser o número 1 em movimentações diárias com aeronaves de asas rotativas.
Livro comemora 148 anos do nascimento de Santos Dumont
Em celebração ao 148º aniversário do nascimento de Alberto Santos Dumont, o Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) lançou, no dia 26 de outubro de 2021, o livro “E o Mundo Falava de Santos-Dumont...”. A solenidade ocorreu no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), e contou com a presença de membros do Alto-Comando da Aeronáutica; do Diretor do CENDOC, Coronel Intendente Aldo José Pereira da Rosa; e do sobrinho-bisneto de Alberto Santos-Dumont, Alberto Dodsworth Wanderley. A publicação comemorativa prefaciada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, tem o objetivo de difundir o acervo documental do Pai da Aviação. O lançamento também faz referência ao aniversário de 52 anos do CENDOC, e ocorre no mês do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
Notícias em jornais
O livro é composto por notícias de jornais de diversos países, como Russia, Polônia, Grécia, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, dentre outros, bem como pela iconografia original do arquivo pessoal de Santos-Dumont. Além disso, a obra traz reportagens de jornais brasileiros, datadas do início do Século XX, transcritas fidedignamente. A obra apresenta recortes de jornais autênticos, colecionados e trazidos ao Brasil pelo próprio Santos-Dumont, cuja aquisição se deu por meio do serviço de coleta de notícias, em sua maioria pela Agência “Le Courrier de La Presse”. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, comemorou o lançamento da obra no Mês da Asa. "Há alguns anos, celebrávamos a Semana da Asa e agora temos um mês inteiro de atividades. E agora, encerrar outubro com esta obra é um privilégio. Este livro trata sobre um personagem que fez um dos maiores feitos históricos. Há 115 anos, Santos-Dumont decolou em Paris para realizar um voo de cerca de 20 segundos que mudou toda a humanidade", declarou.
O mundo falava de Dumont
O sobrinho-bisneto de Santos-Dumont, Alberto Wanderley, autografou o primeiro exemplar do livro "E o mundo falava de Santos-Sumont..." e afirmou estar muito grato com a homenagem. "O acervo que deu origem ao livro foi guardado muito tempo pelo meu pai, que organizou todos os recortes de jornais. Após o falecimento dele, minha mãe decidiu entregar ao CENDOC para que fosse guardado de forma mais adequada. Agora, está no lugar que devia estar, uma vez que Santos-Dumont começou tudo isso e está entre os seus", disse.
Para o Diretor do CENDOC, Coronel Intendente Aldo José Pereira da Rosa, a obra é um convite para uma viagem sobre a vida do aeronauta. "O leitor poderá se transportar no tempo e fazer uma imersão nos jornais da época, que exaltam os feitos do célebre inventor e são motivo de orgulho para todos nós, brasileiros", disse.
Nos próximos dias, o acesso ao livro poderá ocorrer, virtualmente e gratuitamente, no site do CENDOC.
Começa hoje, 27 de outubro de 2021, e segue até amanhã, em Carapicuíba, na metrópole São Paulo, a feira aeronáutica HELIXP 2021. A Helicopter Experience é realizada no Helipark e atende ao segmento de asas rotativas, responsável por fazer o Brasil ter a segunda maior frota de helicópteros do mundo e a número 1 em movimentações diárias.
A feira expõe aeronaves, equipamentos, produtos e serviços, além de proporcionar novas conexões comerciais, atualização profissional e voos de teste para interessados em compra de helicópteros. Assim, se consolida como o maior evento de asas rotativas da América Latina.
Neste dia 26 de outubro de 2021, o Aeroclube Regional de Taubaté completa 28 anos de atividades. O clima, no entanto, não é de comemoração e sim de incerteza pela continuidade de sua existência. Há um pedido para que a entidade de utilidade pública desocupe, até o dia 30, as suas instalações no terreno da União, sob responsabilidade do Comando de Aviação do Exército. Diretores ainda mantêm discreta esperança de reversão da medida, em função de solicitações encaminhadas por autoridades apoiadoras.
História
O Aeroclube Regional de Taubaté (ART) foi fundado em 26 de outubro de 1993, em assembleia realizada na sala de brifim do Comando de Aviação do Exército (CAvEx). Naquele momento, o então comandante da AvEx e idealizador do ART, general Sergio Antônio da Rocha Ambrósio - conforme o livro “A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional - “com visão de estrategista e ciente do bem social que poderia gerar a existência de um aeroclube em Taubaté, além do próprio interesse pelo conhecimento do setor de aviação, vislumbrou criar uma entidade de confraternização, ensino e prática aerodesportiva”. Imediatamente após a criação, foi eleito como primeiro presidente o também integrante da Aviação do Exército, o coronel José Fernando de Lacerda Machado. Assim, o ART começou a sua trajetória formando pilotos e comissários de bordo para a aviações comercial e executiva e outros segmentos relacionados à pilotagem de aeronaves. Em 1995, com doações de colaboradores e associados, o aeroclube construiu seu primeiro hangar e passou a ocupar, como setor administrativo, a estação de passageiros construída pela Prefeitura. Em 1997, ergueu o segundo espaço para guarda de aeronaves, denominado hangar aviadora Joanna Martins Castilho, a Joaninha, ícone da aviação brasileira nos anos 1940. Em 2021, o aeroclube reúne cerca de 50 associados, oferece cursos para pilotos e comissários de bordo e dá suporte às operações de cunho humanitário da Ases - Apoio Aéreo em Situações Especiais. As atividades aéreas da entidade se concentram, principalmente, nos fins de semana, quando o tráfego de helicópteros é baixo.
Durante os dias úteis, é pouca a frequência de manobras de pouso e decolagem por aeronaves do aeroclube, que eventualmente compartilham com helicópteros da Aviação do Exército o mesmo espaço aéreo, com acompanhamento da Torre de Controle. Já os cursos teóricos se realizam somente aos sábados e domingos.
Área da União
O seu estabelecimento em área da União, desde a fundação, ensejou ao Aeroclube Regional o pagamento de certa quantia mensal a título de cessão de uso. No entanto, a portaria normativa 1233 do Ministério da Defesa, de 11 de maio de 2012, limitou as atividades que poderiam ser contempladas por contratos de cessão, no âmbito de próprios nacionais das Forças Armadas. Desde então, o Aeroclube pleiteou uma licitação para a modalidade “locação imobiliária” e permaneceu funcionando no local, por meio de ação judicial, na qual foi concedida a tutela antecipada, instrumento que se tornou nulo com recurso da União, precipitando no pedido de desocupação, até o dia 30 de outubro de 2021, caso não haja uma reversão da medida.
Unidade Embraer em Gavião Peixoto completa 20 anos
A Embraer, em 22 de outubro de 2021, comemorou 20 anos do início das operações de ensaio em voo
em Gavião Peixoto (SP), um dos principais complexos industriais da Embraer no Brasil.
A data é alusiva às primeiras atividades de ensaio em voo na pista de 5 mil metros de extensão e até 95
metros de largura - a maior do hemisfério sul -, projetada para os testes dos protótipos e aeronaves que seriam fabricadas no local.
A rapidez e eficiência com que passaram a ser realizados os
ensaios dos novos produtos da companhia resultam em parte das características das instalações dedicadas para este fim, comprovando o acerto
da decisão de implantar uma nova planta, estratégica para o futuro da empresa.
Localização
A unidade dispõe de características como baixo relevo, meteorologia favorável na maior parte do ano e próxima de centros educacionais
de excelência para formação de mão-de-obra qualificada, uma área de 18 milhões de m² - equivalente a 2.500 campos de futebol.
Gavião Peixoto reuniu
as melhores condições entre as mais de 300 localidades analisadas para receber o investimento.
“A presença da Embraer em Gavião Peixoto coincide com as transformações sociais importantes que a região
passou nas últimas duas décadas, em uma geração contínua de conhecimento que contribui com a formação de
qualidade de nossos colaboradores, parcerias perenes de fortalece e impacta positivamente a comunidade”, disse Andreza de Souza Alberto, Diretora da Unidade Gavião Peixoto, da Embraer.
Ao final de mais uma Semana da Asa, vale lembrar de algumas ações do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - desenvolvidas em vários momentos de nossa história. Serve como incentivo para o novo desafio que abraçamos: tornar real a 1ª Semana da Aviação em Ubatuba, em 2022, com abertura prevista para o feriado de 7 de setembro (comemoração do bicentenário da Independência) e encerramento em 14 de setembro (centenário da primeira aterrissagem em Ubatuba).
Confira, acredite e participe com a gente!
Boa leitura.
Bom domingo!
Raid Aéreo e Festa Aérea
Ubatuba-SP, sede do NINJA, recebeu os participantes do 2º Raid Aéreo Costa Esmeralda nos dias 21 e 22 de março de 2015 (sábado e domingo), transformando o encontro numa Festa Aérea, que também valeu para comemorar os 5 anos do Núcleo Infantojuvenil de Aviação. Raid é uma palavra inglesa usada geralmente para definir eventos automotivos, ciclísticos, aéreos, etc., onde os participantes obedecem um percurso pré-estabelecido.
A cidade viveu um final de semana diferente com várias aeronaves de pequeno porte pousando na manhã de sábado e decolando no domingo. Um portão de acesso entre o Centro de Convenções e o Aeroporto foi especialmente implantado para este encontro e, claro, beneficiará outros eventos, permitindo aos visitantes o contato direto com pilotos e aeronaves.
O Raid compreendeu um percurso de sete etapas, partindo de Porto Belo (SC), com destino a Natal (RN), percorrendo oito cidades em aproximadas 35 horas de voo, num total de 6.500 km entre ida e volta. Em Ubatuba a programação contou com voluntários especialistas em aviação e a presença de alunos das redes municipal, estadual e particular, a maior parte acompanhada de suas famílias.
Além do NINJA tivemos a participação dos coordenadores do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de Taubaté, dos Escoteiros do Ar de Taubaté, da Guarda Mirim de Ubatuba, do Clube de Castores, do Serviço Regional de Proteção ao Voo (FAB), do Grupo Bless de sobrevivência no mar e selva, do Kerovoar, do Núcleo Memória da Gente do Instituto Salerno-Chieus e do Colégio Dominique, sede do NINJA.
Como parte do evento, foi inaugurada a Rua Lia de Barros, em homenagem à saudosa pioneira Secretária de Turismo de Ubatuba. A via é o principal acesso ao Centro de Convenções, que sediou os estandes das instituições participantes.
Aviõezinhos do Kerovoar
O NINJA adquiriu do Coronel Massuia - idealizador do magnífico Kerovoar - três aviõezinhos para ficar definitivamente em nossa sede. É gratificante ver as crianças brincando nestas máquinas cujo combustível é o amor das famílias, que puxam ou empurram os aviõezinhos, revelando aos pilotos mirins que estão ali, firmes, com eles, nesta aventura infantil que pode abrir novos horizontes. A genialidade do Cel. Massuia tem o nosso apoio e incentivo.
Café Voador e Aeroclube de Ubatuba
O Café Voador é um encontro mensal de entusiastas da aviação promovido pelo NINJA, que deu origem ao novo Aeroclube de Ubatuba.
Na última edição, em 14 de setembro de 2021, os participantes abraçaram o desafio de buscar apoio e viabilizar a primeira Semana da Aviação em Ubatuba, em setembro de 2022, quando será comemorado o centenário da primeira aterrissagem na cidade, por aeronave pilotada pelo capitão chileno Diego Aracena (14/9/1922).
Espaço Cultural Aeronáutico
O NINJA mantém em sua sede, no Colégio Dominique, o Espaço Cultural Aeronáutico buscando despertar as crianças e jovens para o tema. A ideia é tornar a cultura aeronáutica permanente tema transversal - da educação infantil ao ensino médio - produzindo atividades que despertem os estudantes para as questões tecnológicas que o mundo da aviação contempla. A proposta nasceu durante o Workshop Pedagogia e Cultura Aeronáutica, voltado para os professores e coordenadores da educação básica.
Blog do NINJA
Com mais de 1.700.000 visualizações, o Blog do NINJA publica diversas notícias ligadas a aviação e busca, também, atingir o público leitor adulto, na expectativa de conquistar mais aliados.
Pais, professores, pesquisadores, empresários podem avaliar as estratégias e objetivos, enriquecendo o projeto com novas ideias; colaborando para levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens de famílias integrantes de suas escolas, empresas e cidades. Com uma publicação por dia, o blog consolidou, até 23/10/21, 4372 postagens, sem interrupções, desde o início, em 17 de abril de 2010. Expo Macchine
Pela indiscutível beleza natural, pelas diversas opções de lazer e gastronomia e graças a estratégica localização do Centro de Convenções, bem ao lado do Aeroporto Gastão Madeira, o município de Ubatuba-SP, sede do NINJA, foi escolhido para receber a Expo Macchine, encontro e exposição de máquinas, abrangendo Carros, Motos e Aviões. O portão de acesso construído pela Companhia Municipal de Turismo, autorizado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, após solicitação do NINJA, em março de 2015, garantiu a ligação definitiva Aeroporto-Centro de Convenções, estimulando a promoção de atividades afins.
A participação do NINJA nesta 1ª Ubatuba Expo Macchine, no feriado da Independência, em setembro de 2015, rendeu frutos. Apesar do mau tempo, que inviabilizou a visita de aeronaves, o evento contou com a presença de muitos moradores e turistas, ajudando os voluntários do núcleo a levar a cultura aeronáutica para mais crianças e jovens, conquistando novos apoiadores. Na exposição, o estande do NINJA foi bastante visitado, com destaque para o simulador que o voluntário Manuel Graña, o Manolo, nos presenteou.
É um modelo que permite ilustrar aos alunos os movimentos gerados pelos pedais e o manche de um avião.
Uma estrutura em madeira, com o auxílio de ganchos e barbantes, revela como se aciona o leme, o profundor, os ailerons.
Mais uma ferramenta para que crianças e jovens compreendam com mais clareza os mecanismos de voo. Encontro de Aeromodelismo
Brindando a Semana da Asa, o NINJA participou da organização do Encontro de Aeromodelismo, em outubro de 2015, que também integrou as comemorações do aniversário de Ubatuba.
Foi mais um evento aeronáutico no Centro de Convenções, ao lado do aeroporto, consolidando mais uma vez a estratégia de atingir o público infantojuvenil com eventos desta natureza.
Estimulando e apoiando novos empreendimentos, o Encontro de Aeromodelismo reuniu, também, entusiastas de segmentos paralelos, sinalizando para um acentuado crescimento da modalidade.
O evento somente foi possível graças a colaboração de vários voluntários e instituições comprometidas com a cidade.
Os associados do Aeroclube de Ubatuba participaram ativamente, esclarecendo aos visitantes os objetivos da instituição. AeroDesign
Os voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - já organizaram visitas às Competições SAE Brasil AeroDesign, em São José dos Campos-SP, acompanhando o empolgante trabalho de centenas de participantes.
Observar o desempenho de estudantes, professores, orientadores e pilotos de várias instituições de ensino superior, com seus aviões radiocontrolados - em equipes do Brasil e do exterior - permitiu mais subsídios para o planejamento de novas atividades do NINJA, preparando nossas crianças e jovens para os futuros desafios. Voluntariado
Desde 2010, voluntários entusiastas do NINJA levam a cultura aeronáutica para crianças e jovens, sensibilizando, também, o público adulto.
Aos poucos, com ações diversas, buscam chamar a atenção para o assunto.
Despertar para as possibilidades profissionais que este setor gera não é tarefa simples. Quando boa parte de nossos jovens focar este fascinante mundo - recheado de tecnologia; alicerçado na segurança - estará consolidado um caminho profissional muito promissor.
Para chegar lá, temos que mostrar como funciona, mobilizando a garotada, utilizando as mais diversas ferramentas lúdicas e educativas.
Alunos com o Diploma Latécoère realizam primeiro voo em Ubatuba (SP)
Um grupo de alunos concluintes do Curso de Iniciação Aeronáutica ministrado em Ubatuba (SP), em outubro de 2018, puderam realizar, em 06 de julho de 2019, o primeiro voo de suas vidas, no chamado voo de batismo, como coroamento da atividade didática então ministrada. O curso foi oferecido pela Associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, França, promotora do Raid Latécoère-Aéropostale.
Com suporte do Colégio Dominique e apoio da Escola Aurelina Ferreira, as aulas teóricas sobre navegação aérea, conhecimentos técnicos, meteorologia, teoria de voo e história da aviação foram ministradas pelo piloto francês Jacques Despretz, por voluntários do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação e pela professora Mônica Corrêa, da AMAB – Associação Memória da Aéropostale no Brasil.
Apoio
Os voos, em aeronave Piper PA-28, foram patrocinados pelo piloto Márcio Fazenda e outros voluntários do NINJA. As operações de pouso e decolagem foram conduzidas pelo piloto Rafael Valério, tendo a bordo ansiosos jovens por ver do alto a cidade e os tons de azul do oceano.
Desta forma foram concluídos os pressupostos pedagógicos e atingidos os objetivos do Diploma Latécoère: Permitir aos jovens das escolas parceiras do Raid Latécoère-Aéropostale terem acesso à iniciação aeronáutica; destacar as profissões aeronáuticas; manter relações perenes com os aeroclubes locais, mediante oferta de cursos teóricos e práticos aos jovens de 14 a 17 anos nas entidades parceiras nas diversas rotas do Raid Latécoère na África, na América do Sul e na Europa.
A associação "Aéroclub Pierre-Georges Latécoère” ressalta que a educação representa a chave para o desenvolvimento das identidades pessoais e coletivas, sendo elemento primordial para a construção do futuro. Assim, age de forma concreta pela educação dos jovens e pela valorização da história da linha aérea, aproximando os povos de nove países em três continentes.
Latécoère-Aéropostale
A empresa francesa de correio aéreo, Aéropostale, como ficou conhecida, nasceu de uma empreitada sem paralelo no século XX. Em 1918, o empresário Pierre-George Latécoère resolve transformar uma fábrica de vagões em Montaudran, a 7 km de Toulouse, na sede de uma empresa de aviação. O momento é o fim da Primeira Guerra Mundial, quando muitos jovens pilotos militares e mecânicos ficaram desempregados e buscavam trabalho. A aviação, até então, era de domínio militar. E os aparelhos, ainda rudimentares. O próprio Latécoère, ao desejar fazer a entrega do correio da França (Toulouse) às suas colônias africanas por via aérea, reconhece tratar-se de algo arriscado. A frase que o tornou célebre é “Refiz todos os cálculos. Nossa ideia é irrealizável, só nos resta uma coisa a fazer: realizá-la”. E, de fato, surgiu a Compagnie Générale d’Entreprises Aéronautiques, numa época em que ainda não havia a comunicação por rádio e era preciso atravessar o deserto do Saara. À custa de vida humanas, mas também de atos inomináveis de bravura, a empreitada se impôs. Em 1927, o empresário francês radicado no Brasil, Marcel Bouilloux-Lafont, compra 94% das ações de Latécoère e rebatiza a linha como Aéropostale, estendendo-a até a América do Sul. Somente no Brasil, Lafont instalou 11 escalas, todas equipadas com hangar, casa de pilotos, transmissão telegráfica sem fio e aeródromos.
1933: Aéropostale em Ubatuba
A oportunidade do curso relativo ao Diploma Latécoère para os alunos do NINJA nasceu de entendimentos da AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil, presidida por Mônica Cristina Corrêa, que já tinha viabilizado o curso em Florianópolis (SC). A aproximação AMAB-NINJA teve como ponto de partida a pesquisa, da década de 1980, realizada pelo jornalista Luiz Ernesto Kawall sobre o pouso alternativo na orla de Ubatuba, em 1933, de um avião da Aéropostale, em virtude de condições meteorológicas na rota. O inusitado pouso suscitou a lenda, equívoco esclarecido alguns anos mais tarde por Kawall, segundo a qual o piloto teria sido o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor de, entre outras obras, O Pequeno Príncipe.
A história do pouso da Aéropostale em Ubatuba e seus desdobramentos, contada por Luiz Ernesto, está reproduzida no capítulo 3 do livro “Sobre o Mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba”.
Raid Latécoère-Aéropostale
O Raid Latécoère-Aéropostale é uma navegação realizada por diversos pilotos, com organização da Associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, passando por localidades da Europa, África e América do Sul que serviram às linhas de correio da empresa Latécoère, depois nominada Aéropostale e que deu origem à atual Air France.
Nessas localidades os navegadores promovem eventos culturais, distribuição de livros e cursos como o de Iniciação Aeronáutica realizado com jovens ubatubenses, com outorga do Diploma Latécoère.
Há intenção de que, oportunamente, Ubatuba receba uma etapa do Raid Latécoère-Aéropostale, com o apoio do Aeroclube de Ubatuba e do consórcio VoaSP, que administra o Aeroporto Gastão Madeira.
Os instrutores em Ubatuba
No curso ministrado em Ubatuba, os NINJAS tiveram aulas com os professores brasileiros Mônica Corrêa e Cesar Rodrigues e com o professor francês Jacques Despretz.
Os jovens ubatubenses e o professor Jacques
Na organização do curso, uma preocupação natural ocorreu aos voluntários do NINJA: como seria a interação dos jovens estudantes com um professor de outro país?
A resposta tranquilizadora veio após a análise do currículo de Jacques Despretz:
Professor de física e química aposentado, lecionou em escolas e universidades, 6 anos em Buenos Aires (Argentina), 6 anos em Pondichéry (Índia), 10 anos em Poitiers (França), 4 anos em Nouméa (Nova Caledônia) e 3 anos em Maiote (deptº ultramarino francês).
Um profissional raro, que teve alunos em cinco continentes e que, no caso do Brasil, como pudemos constatar, soube se comunicar em português com bastante eficiência.
Jacques Despretz começou mais tarde na aeronáutica, embora tenha feito o seu serviço militar na Força Aérea e com isso efetuado 15 horas em planador (+ voos em fouga magister, Alouette III e Nord 262).
Aos 40 anos, obteve seu brevê de piloto privado (Private Pilot Licence), aos 50 anos, o PPH (Private Pilot Helicopter) e, aos 60 anos, o PPULM em Maiote. Teve a oportunidade de voar na França, mais dois países da Europa (Espanha e Inglaterra),
na África (Marrocos, Madagascar, Mauritânia, Maiote), nas Antilhas e América do Sul (Guadalupe, Argentina, Brasil, Uruguai). Em janeiro e fevereiro de 2018 acompanhou o voo de amigos dos EUA até Mar del Plata, na Argentina, atravessando o Caribe e o Brasil de norte a sul.
Desde 2015 faz parte da Direção da l’APGL (Association Pierre-Georges Latécoère) e efetuou 6 raides (3 na Argentina, 2 no Brasil e um em Madagascar) entre 2014 e 2017.
Em 2016, foi criado o «Diplôme Latécoère» para os alunos de colégios de cidades por onde passa o Raid Latécoère no Senegal e na Argentina.
Em 2017, quatro edições foram organizadas na Patagônia.
Em março de 2018, duas novas edições no Senegal (realizadas por Albert Scius, co-autor do curso) e agora no Brasil (Florianópolis e Ubatuba).
Crianças e adultos vivenciam cultura aeronáutica com avião T-6, no aeroporto de Ubatuba (SP)
Uma experiência de cultura aeronáutica foi vivenciada em 29 de agosto de 2018, no Aeroporto Gastão Madeira, em Ubatuba (SP), por crianças e adultos. No evento, cerca de 30 alunos do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação revisaram as informações apuradas em pesquisas e em sala de "aula invertida" sobre o lendário avião NA T6 Texan. No aeroporto, tiveram uma experiência sensorial, ao estabelecerem contato com a aeronave e a oportunidade de visualizar sua nacele e vê-la voando.
A atividade foi possível com o deslocamento do T-6 operado pelos comandantes Bonatti e Hernani, do Campo dos Amarais, em Campinas, para Ubatuba, com apoio do Hangar Voga Marine, Consórcio Voa-SP e Aeroclube de Ubatuba. Também participaram da atividade alunos do Projeto Namaskar e entusiastas da aviação.
Primeiro voo
Além da vivência em torno do T Meia, alguns alunos tiveram a oportunidade de realizar o primeiro voo de suas vidas, numa aeronave Bonanza, cedida pelo Hangar Voga e pilotada pelo comandante Luiz Bologna.
O evento fez parte da ativação do Hangar Voga Marine, para prestação de serviços e facilidades no aeroporto Gastão Madeira. Como resultado da atividade, ficou o conhecimento da experiência didática das crianças e jovens do NINJA, a alegria do contato direto com uma aeronave rara como o T Meia, a emoção do primeiro voo e o entusiasmo de adultos com vontade de compartilhar conhecimento, ao se apresentaram como voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação, para palestras e atividades.
T Meia
O projeto do T6 surgiu, para atender uma solicitação da Marinha dos Estados Unidos à North American Aviation, para instrução dos seus pilotos. O protótipo recebeu a designação de fábrica NA-16, posteriormente foi denominado T-6. O North American AT-6 é um monomotor com capacidade para dois tripulantes, trem de pouso convencional, retrátil, com roda de cauda. Voou pela primeira vez em 1935, sendo produzidos mais de 17.000 aparelhos de vários modelos.
Foi usado como caça, interceptador, caça-bombardeiro, controle aéreo avançado e antiguerrilha, na Segunda Guerra Mundial e nas Guerras da Coréia e do Vietnã. A Força Aérea Brasileira operou a versão AT-6D entre 1947 e 1976. Foram fabricadas 81 unidades no Brasil, sob licença, entre 1946 e 1951, na fábrica de aviões de Lagoa Santa, Minas Gerais. O T-6 foi o primeiro equipamento da Esquadrilha da Fumaça. Até 1976, com o T-6, quando foi desativado, a Fumaça fez 1272 demonstrações, completou cerca de 35 mil horas de voo, em 24 anos de atividades.
O T-6 tem o motor Pratt & Whitney R-1340-AN-1 de 600 Hp, radial de 9 cilindros; Envergadura de 12,80 m; Comprimento de 8,83 m; Altura de 3,56 m; Peso máximo de 2.404 Kg; Velocidade máxima de 337 Km/h; e Teto de 6.553 m. Foi fabricado nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Austrália e Suécia. Atendeu a 14 forças aéreas.
O que é o NINJA?
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) proporciona atividades de cultura aeronáutica para crianças e jovens. É um projeto social para estudantes das redes pública e particular. Não há custo para os alunos, pois todas as ações são desenvolvidas por voluntários que proporcionam: palestras sobre aviação, atividades lúdicas e técnicas, aeromodelismo, visitas, eventos e orientação para carreiras na aviação. Adicionalmente há reforço escolar e prática esportiva, ações também oferecidas gratuitamente. Algumas atividades correlatas podem ser introduzidas na programação.
Evento lembra proximidade dos 100 anos do 1º pouso de avião em Ubatuba
O início do ano que leva ao Centenário do Primeiro Pouso de Avião em Ubatuba foi lembrado, na noite do dia 14 de setembro de 2021, durante evento no Colégio Dominique, em Ubatuba (SP). O Café Voador foi promovido pelo Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA e reuniu entusiastas da atividade aérea.
Foram abordados temas como uma eventual comemoração dos 100 anos do primeiro pouso de uma aeronave na cidade, apresentação de itens incorporados ao Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba e memória dos eventos anteriormente realizados por voluntários do NINJA.
Centenário
Os diálogos sobre uma possível programação alusiva ao primeiro pouso de aeronave em Ubatuba, evento que completa 100 anos no dia 14 de setembro de 2022, concluíram que a atividade de interesses cultural, turístico e histórico somente será viabilizada se houver engajamento da administração pública e de entidades privadas, notadamente dos setores cultural e turístico, haja vista demandas externas não comportadas pelas ações voluntárias dos colaboradores do NINJA. A oportunidade ímpar e inadiável refere-se à extensa viagem aérea realizada, em 1922, por aeronaves da aviação do Exército do Chile, atualmente Força Aérea Chilena, cruzando espaços do país de origem, Argentina, Uruguai e Brasil, a fim de comemorar com um reide o então centenário da independência da nação brasileira. Saindo de Santiago, duas aeronaves traziam uma mensagem do presidente chileno, Arturo Alessandri, ao presidente brasileiro, Epitácio Pessoa. Por questões técnicas, uma aeronave ficou em Castellanos, na Argentina. A segunda, de número 92 e batizada de El Ferroviario, seguiu a travessia ingressando no espaço nacional com aterrissagens em Pelotas, Porto Alegre, Torres, Florianópolis, Santos e Ubatuba.
Pilotada pelo capitão Diego Aracena Aguilar, acompanhado do mecânico Arturo Ricardo Seabrook, o avião, com destino ao Rio de Janeiro, pousou em Ubatuba, na orla da praia do Itaguá, no dia 14 de setembro de 1922, fato que se constituiu na primeira vez em que uma aeronave aterrissou na cidade. Uma pane fez com que o avião ficasse no local e os tripulantes foram levados a Capital pelo navio “Amazonas” da Marinha do Brasil. Dias depois, em 25 de setembro, para terminar o reide aéreo Santiago-Rio de Janeiro, o capitão Diego Aracena foi conduzido até a vertical de Ubatuba pelo hidroavião Curtiss HS2L número 11 da Aviação Naval do Brasil, onde assumiu o comando e seguiu para a conclusão da sua planejada navegação, com 38 horas de voo e 12 pousos. O avião El Ferroviario deixou Ubatuba no dia 6 de outubro de 1922, levado para o Rio, a bordo do contratorpedeiro “Halagoas”, da Marinha do Brasil.
Espaço Cultural Aeronáutico
Durante o Café Voador, os participantes viram as recentes incorporações ao Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, no Colégio Dominique: uma instalação formada por pintura artística de Eduardo Leite em painel integrado com a estrutura básica da aeronave experimental KR-1 doada por Krysia Maria da Costa Cunha; a figuração de um foguete; o painel interativo retratando um avião para ser brinquedo e objeto de atividades interativas com crianças; o mockup (modelo em tamanho natural) de um helicóptero para ser brinquedo e ajuda em atividades lúdicas e instrução para crianças e jovens.
O exemplar dá utilidade à cabine de um avião desativado PA-23 Apache (PA-23-160), fabricado pela Piper Aircraft, Estados Unidos, em 1959, matrícula N10F, número de série 23-1697, desativado dia 13/08/2010, pelo Aeroclube de São José dos Campos, SP, onde voava com a matrícula PT-BFA. A cabine foi doação da Starcraft, oficina de manutenção de aeronaves.
As soluções técnicas para construir o mockup foram realizadas pelos voluntários Cesar Rodrigues, Jorge Rosa da Silva, Celso de Almeida e Celso de Almeida Júnior, entre outros.
Integram, ainda, o acervo do Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, uma aeronave experimental Teenie Two pintada no padrão de cores da Esquadrilha da Fumaça na época, até 1976, em que empregava aeronaves T-Meia; fotografias e livros; maquetes do Balão e do Aviplano do pioneiro da aviação e ubatubense Gastão Madeira; maquetes do 14-bis e do Demoisele, aeronaves construídas por Santos Dumont; e aeromodelos.
Tornando realidade
Os registros acima, publicados em diversas ocasiões no blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), mostram que tornar real, em setembro de 2022, a 1ª Semana da Aviação em Ubatuba é perfeitamente possível. Basta contarmos com muita organização e a união de forças de voluntários e instituições - que acreditam na força da cultura aeronáutica - para estimular o desenvolvimento e a geração de oportunidades para os nossos jovens. Participe desta conquista!
Contato: ninja.aero@gmail.com e WhatsApp (12) 99197-5399