A Embraer entregou, dia 19 de outubro de 2012, os primeiros turboélices de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Mauritânia, no continente africano. As aeronaves serão utilizadas em missões de vigilância de fronteiras e foram entregues com a pintura em padrão de camuflagem de ambiente de deserto.
O modelo, que está em operação em sete forças aéreas na América Latina, na África e na Ásia, já superou a marca de 170 mil horas de voo e 26 mil horas de combate. O Super Tucano é capaz de executar uma ampla gama de missões, que incluem ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência. A aeronave está equipada com avançadas tecnologias em sistemas eletrônicos, eletro-ópticos, infravermelho e laser, assim como sistemas de rádios seguros com enlace de dados. O A-29 Super Tucano é fruto de um projeto desenvolvido de acordo com as rigorosas exigências da Força Aérea Brasileira (FAB). Mais de 160 aviões já foram entregues.
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
terça-feira, 30 de outubro de 2012
VANT
IAE testa decolagens e pousos automáticos do Acauã
Foto: Laboratório de Registro de Imagens do IAE.
Fonte: IAE
O Projeto DPA-VANT (Sistema de Decolagem e Pousos Automáticos para Veículos Aéreos Não Tripulados) do IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço realizou, em 25 de outubro de 2012, ensaio de corrida do Protótipo 02 do VANT Acauã na pista do Aeroporto da cidade de São José dos Campos, SP, sede do IAE. O objetivo principal do ensaio foi a aquisição de dados que serão utilizados para a identificação de parâmetros necessários para o controle automático da aeronave no solo.
O ensaio teve sucesso e consistiu em seis corridas com velocidades estabilizadas entre 10 e 40 km/h, com e sem utilização do leme de direção da aeronave. Os principais itens analisados foram a atuação da bequilha e a eficiência do sistema de freios.
Foto: Laboratório de Registro de Imagens do IAE.
Fonte: IAE
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Mês da Asa
Corrida do Aviador encerra as comemorações do Mês da Asa
Fonte: CECOMSAER
Atletas amadores e profissionais, civis e militares participaram da Corrida do Aviador, ontem, domingo, 28/10, com largada em frente ao prédio do Comando da Aeronáutica na Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF.
A prova contou com 296 participantes, que percorreram uma distância de 6 quilômetros no Eixo Monumental. Foram premiados os três primeiros colocados das categorias masculino e feminino, além dos primeiros colocados em cada faixa etária (18 a 28 anos, 29 a 38, 39 a 48, 49 a 58 , 59 a 68, e acima de 69 anos).
“Comecei a correr por recomendação médica, mas se tornou um prazer tão grande que hoje eu já acordo com a intenção de correr. Todo dia eu corro 10 quilômetros e participo de todas as provas do Distrito Federal. Aconselho a quem estiver sedentário, que comece a praticar este esporte, porque a corrida transforma o corpo e a mente das pessoas”, declarou Francisco Ataíde de Oliveira, 72 anos, campeão da categoria acima de 69 anos, com o tempo de 32 minutos e 1 segundo.
“A corrida foi um sucesso, encerramos com chave de ouro essa grande festa da Força Aérea em comemoração ao Mês da Asa”, afirmou o Major-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).
Além das premiações em dinheiro, a Corrida do Aviador 2012 contou com sorteio de uma bicicleta e brindes. O evento integra as comemorações do Mês da Asa em homenagem ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro.
Fonte: CECOMSAER
domingo, 28 de outubro de 2012
Especial de Domingo
Hoje é o dia da Engenharia da Aeronáutica. O 28 de outubro foi escolhido em homenagem ao patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos, interior de São Paulo. Aos profissionais desta fascinante área, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - transmite os parabéns!
Bom domingo!
ENGENHARIA DA AERONÁUTICA
Encontro nacional discute papel e desafios do profissional na FAB
O papel do engenheiro nas diversas unidades do Comando da Aeronáutica (COMAER). Esse será um dos principais temas em debate no III Encontro Nacional de Engenharia da Aeronáutica, a ser realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O evento faz parte das comemorações do Dia da Engenharia da Aeronáutica, comemorado em 28 de outubro.
Durante três dias, engenheiros de unidades da Força Aérea de todo o país debaterão assuntos como a gestão de RH para a Engenharia da Aeronáutica, o Exercício da função de Engenheiro no COMAER, a Engenharia de Segurança do Trabalho na Aeronáutica e Aplicações Operacionais da Engenharia – A Engenharia de Campanha no COMAER. Estão previstos ainda uma exposição e um acampamento operacional.
A Engenharia da Aeronáutica está presente nos mais diversos setores da Força Aérea Brasileira, conforme explica o Major-Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, diretor de Engenharia da Aeronáutica.
“A atuação desses profissionais se dá nos mais diversos setores, como no gerenciamento do espaço aéreo, no desenvolvimento de ciência e tecnologia aeroespacial e logística, pois para as nossas aeronaves voarem elas precisam de manutenção, de suprimentos. Também não podemos nos esquecer da engenharia de infraestrutura no desenvolvimento da integração da Amazônia. A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), por exemplo, é uma unidade muito importante para o desenvolvimento de projetos de engenharia associada à construção de pistas”, ressalta o oficial-general.
Atualmente o número de engenheiros na FAB é de aproximadamente 3700 profissionais, sendo 450 do Quadro de Carreira, 250 do Quadro de Oficiais Temporários e cerca de 3 mil civis.
CASIMIRO MONTENEGRO FILHO
Patrono da Engenharia da Aeronáutica
O Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho (Fortaleza 1904-Rio de Janeiro 2000), filho de Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro e de Maria Emília Pio Brasil, foi pioneiro do Correio Aéreo Militar (CAM) e criador do ITA e CTA. É patrono da Área de Engenharia da FAB e da Academia Nacional de Engenharia e um dos patronos do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER.
Ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, em 1923, sendo declarado Aspirante-a-Oficial do Exército em 1928, na primeira turma da Arma de Aviação Militar da Escola de Aviação Militar, que apenas se iniciava no Campo dos Afonsos.
Em 12 de junho de 1931, realizou o voo inaugural do Correio Aéreo Militar (CAM), que veio a se tornar posteriormente o Correio Aéreo Nacional - CAN.
No posto de Major do Exército, frequentou a primeira turma do curso de Engenharia Aeronáutica na antiga Escola Técnica do Exército - EsTE, atual Instituto Militar de Engenharia - IME, onde se graduou em dezembro de 1941, ano em cujo início havia migrado para a Força Aérea Brasileira, no processo de criação do Ministério da Aeronáutica (atual Comando da Aeronáutica).
Em 1943, já como Tenente-Coronel, assumiu a subchefia da Diretoria de Material da Aeronáutica e a subdiretoria de Técnica Aeronáutica, ocasião em que foram concebidas e postas em prática as ideias que culminariam na criação do ITA e CTA.
Poucos anos depois, em 1947, ainda no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, deu início às atividades acadêmicas do ITA na sala 405-A da própria EsTE e, posteriormente, em instalações localizadas em prédios do Ministério da Aeronáutica, na Ponta do Calabouço, próximas ao Aeroporto Santos Dumont. O ITA ganharia suas instalações definitivas em São José dos Campos, interior de São Paulo.Nas comemorações do centenário do nascimento de Casimiro Montenegro Filho, em 2006, foram publicadas duas biografias suas. Uma, pelo destacado biógrafo Fernando Morais (Montenegro - As aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil, Editora Planeta do Brasil, Novembro, 2006), e outra, por dois renomados iteanos, ambos ex-presidentes da AEITA, Ozires Silva e Decio Josué Antonio Fischetti.
Saiba mais: Blog do NINJA em 27/06/10, 28/10/10, 25/01/11, 28/10/11.
Saiba mais: Blog do NINJA em 27/06/10, 28/10/10, 25/01/11, 28/10/11.
sábado, 27 de outubro de 2012
Videoteca Ninja
FLIGHT
Depois de uma década trabalhando com animações com captura de movimento - O Expresso Polar, A Lenda de Beowulf, Os Fantasmas de Scrooge - Robert Zemeckis volta ao live-action em Flight, drama protagonizado por Denzel Washington. Na trama, quando o motor de seu avião dá problema, o piloto Whip (Washington) consegue salvar a aeronave e seus passageiros, tornando-se um herói. Quando a FAA (sigla nos Estados Unidos para Administração Federal de Aviação) investiga e acha evidências de abuso de álcool, a situação do piloto se inverte.
John Goodman, Brian Geraghty, Don Cheadle (Homem de Ferro 2), Bruce Greenwood (Star Trek), Kelly Reilly (Sherlock Holmes), Melissa Leo (O Vencedor) e James Badge Dale também estão no elenco. A Paramount promoveu neste mês nos EUA a entrevista coletiva de lançamento. Flight está previsto para estrear no Brasil em 22 de fevereiro de 2013.
O roteiro foi escrito por John Gatins (Coach Carter) e a produção fica com Walter Parkes e Laurie MacDonald (Um Jantar para Idiotas).
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Esquadrilha da Fumaça
Mais dois pilotos treinam para ser fumaceiros
Fonte: Agência Força Aérea
Dois novos pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) já começaram seus primeiros treinamentos com as aeronaves T-27 Tucano. Recém-chegados na sede da Esquadrilha da Fumaça em Pirassununga, o Capitão Daniel Garcia Pereira e o Tenente Thiago Romeiro Capuchinho estão participando de voos de readaptação que incluem novidades referentes ao voo, treinamento de emergências simuladas específicas para o EDA e voos em formação com aeronaves. “Nesta semana, começam os treinamentos de voo invertido, ou seja, com a aeronave de cabeça para baixo”, explica o tenente. Ambos eram instrutores do Esquadrão Joker, do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação, na Base Aérea de Natal (BANT).
“A sensação foi indescritível. Participar da Esquadrilha é realizar um sonho”, disse, após fazer seu primeiro voo, o Tenente Capuchinho, novo piloto número 2 da Esquadrilha da Fumaça. “O instrutor do meu primeiro voo no EDA foi meu primeiro instrutor, também, na carreira da aviação, quando eu era cadete em 2005.”
Ao lado de seu instrutor no primeiro voo, na manhã do dia 17 de outubro de 2012, o Capitão Garcia, novo piloto número 6, recebeu as informações sobre as manobras realizadas pela Esquadrilha nas demonstrações. “É espetacular voar com a Esquadrilha. Fiquei muito emocionado ao receber a ligação da equipe do EDA, falando que eu era o novo piloto. Estou achando sensacionais as novas experiências”.
Fonte: Agência Força Aérea
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Recreio
P-51
Após pousar em Teterboro, num final de tarde, nosso colaborador Tiago Rizzi viu, em seguida, a chegada da máquina acima. Prazeres da vida...
Após pousar em Teterboro, num final de tarde, nosso colaborador Tiago Rizzi viu, em seguida, a chegada da máquina acima. Prazeres da vida...
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Datas Especiais
DIA DO AVIADOR
Ordem do dia do Comandante da Aeronáutica
RIBEIRÃO PRETO, 1888, AS FÉRTEIS TERRAS DA FLORESCENTE CAFEICULTURA PAULISTA TESTEMUNHAVAM, SILENCIOSAMENTE, OUTRA INFATIGÁVEL JORNADA DEDICADA ÀS INTENSAS E REVELADORAS AVENTURAS LITERÁRIAS DE UM ADOLESCENTE GENIAL.
AOS 14 ANOS DE IDADE, O FILHO DO ENGENHEIRO HENRIQUE DUMONT CONCLUÍA, COM ABSOLUTO ENTUSIASMO, MAIS UMA OBRA DO IMAGINATIVO FRANCÊS JÚLIO VERNE. AS PÁGINAS DE SEU DIÁRIO REGISTRARIAM OS SENTIMENTOS QUE MUDARIAM O FUTURO DA HUMANIDADE:
“ESTE LIVRO FAZ-ME PENSAR QUE SE PODE CONSEGUIR VIAJAR PELOS ARES À VONTADE. TERÁ QUE APERFEIÇOAR OS BALÕES... NA REALIDADE OU CONSTRUIR OUTRAS MÁQUINAS VOADORAS E PORQUE NÃO CHEGAR À LUA”.
INSPIRADO NESSA INSONDÁVEL LIBERDADE DA TERCEIRA DIMENSÃO, DELINEAVA-SE, PRECOCEMENTE, O PROJETO DA CONQUISTA DOS CÉUS, MISSÃO QUE NOTEARIA TODA A TRAJETÓRIA DE VIDA DE ALBERTO SANTOS DUMONT.
TÃO AUDACIOSO PLANEJAMENTO SERIA EMBASADO NOS PRECIOSOS ENSINAMENTOS REUNIDOS PELO PRECURSOR DA AVIAÇÃO BRASILEIRA, O PADRE SANTISTA BARTOLOMEU ALEXANDRE DE GUSMÃO, AO INVENTAR, EM 1709, O PRIMEIRO AEROSTÁTO OPERACIONAL – A INTRIGANTE PASSAROLA.
JÁ FAMILIARIZADO ÀS LEIS FÍSICAS DOS MAIS-LEVES-DO-QUE-O-AR, O GÊNIO INCANSÁVEL DO ÍCARO DE “SAINT CLOUD” CONDUZIRIA O BRASIL À OUTRA HISTÓRICA PRIMAZIA
NO CAMPO AERONÁUTICO MUNDIAL – A DIRIGIBILIDADE DOS BALÕES. ENTRE OS INÚMEROS FATOS MARCANTES, DESSA EMPREITADA DE RETUMBANTE SUCESSO, OCUPARIA LUGAR ESPECIAL NAS MEMÓRIAS DE DUMONT, A OPINIÃO DE SEU VENERADO JÚLIO VERNE, SOBRE OS MOTORES DE AVIAÇÃO DA ÉPOCA:
“QUANTO AO FUTURO DOS BALÕES AEROSTÁTICOS, ACREDITO COMO SANTOS-DUMONT, QUE O PROBLEMA ESTÁ EM INVENTAR UM MOTOR...QUE POSSA ESTE, LUTAR CONTRA O VENTO”.
OS ENIGMÁTICOS DESÍGNIOS DA INFINITA BUSCA DO HOMEM PELO CONHECIMENTO COLOCAVAM, LADO A LADO, EM MENOS DE DUAS DÉCADAS, LEITOR E AUTOR, CIÊNCIA E FICÇÃO A SERVIÇO DO BEM COLETIVO.
E FOI ESSE SUPREMO VALOR HUMANO, O RESPONSÁVEL POR MANTER ACESA A CENTELHA DA GENIALIDADE ALTRUÍSTA, MOTOR QUE IMPULSIONAVA O PAI DA AVIAÇÃO A SUPERAR, INDOMITAMENTE, TODAS AS LIMITAÇÕES TÉCNICAS DE SUA ÉPOCA, A FIM DE DAR ASAS AO HOMEM.
NO INOLVIDÁVEL 23 DE OUTUBRO DE 1906, O VOO AUTOPROPULSADO DO INTRÉPIDO 14-BIS CONSOLIDARIA-SE, DEFINITIVAMENTE, COMO O MARCO FUNDAMENTAL DA DURADOURA LIDERANÇA BRASILEIRA NO SETOR AEROESPACIAL INTERNACIONAL.
DESDE ENTÃO, ESSA EXCELÊNCIA, EM TÃO INOVADORA ÁREA DO SABER, TEM SIDO ZELOSAMENTE AMPARADA NAS IMENSURÁVEIS E PATRIÓTICAS REALIZAÇÕES DE OUTROS VISIONÁRIOS AVIADORES, SUCESSORES DO PRÓDIGO MINEIRO, FRANZINO NA APARÊNCIA, PORÉM MAGNÂNIMO EM SEU LEGADO.
ENTRE AS MAIS RICAS CONTRIBUIÇÕES AO PODER AEROESPACIAL NACIONAL, RENDEMOS, NESTE DIA DO AVIADOR, O LÍDIMO PREITO ÀS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE MILITARES, DA ENVERGADURA DOS MARECHAIS-DO-AR EDUARDO GOMES E CASIMIRO MONTENEGRO, ETERNOS PARANINFOS DA INTEGRAÇÃO NACIONAL E DO ENSINO DAS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS.
POIS, NÓS, OS AUDAZES BANDEIRANTES DO AR DO PRESENTE, RECEBEMOS, PLENOS DE ORGULHO, A NOBRE MISSÃO DE FORNECER PERENIDADE ÀS INICIATIVAS, QUE FAZEM O ESTADO BRASILEIRO CHEGAR AOS SEUS CIDADÃOS, NOS RINCÕES DO VASTO TERRITÓRIO BRASILEIRO, NAS ASAS DE MODERNOS VETORES DE FABRICAÇÃO NACIONAL.
O SUCESSO NESSA SINÉRGICA TAREFA, EM VÁRIAS OPORTUNIDADES, TEM EXTRAPOLADO A ESFERA NACIONAL, TRANSMUTANDO-SE EM AMPLAS E SÓLIDAS INICIATIVAS DE COOPERAÇÃO COM OS IRMÃOS DAS AMÉRICAS.
TESTEMUNHARAM ESSA POSTURA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, TANTO OS NOSSOS IRMÃOS HAITIANOS, CHILENOS E, RECENTEMENTE, EQUATORIANOS, QUANDO AFLIGIDOS PELAS DESCOMUNAIS FORÇAS DA NATUREZA; COMO AS ILUSTRES REPRESENTAÇÕES DIPLOMÁTICAS BRASILEIRAS, APOIADAS PELAS LINHAS DO CORREIO AÉREO INTERNACIONAL.
EM MAIS UMA OPORTUNIDADE, O CURIOSO E INVENTIVO MENINO DE CABANGU REVELAVA ACURADA PRECISÃO EM SUAS VISÕES DE FUTURO, POIS, PARA O MAIOR DOS AVIADORES, O MEIO AÉREO VIRIA A SER O PRINCIPAL VETOR DE INTEGRAÇÃO DOS CONTINENTES.
DESBRAVADORES DOS CÉUS DAS AMÉRICAS,CERTAMENTE, A FIRME CONVICÇÃO DO PATRONO DA AERONÁUTICA EM DEFENDER, MESMO NÃO SENDO UM BELICISTA, A CRIAÇÃO DE UM VIGOROSO CONTINGENTE DE PILOTOS MILITARES, FORMADOS EM MODERNAS ESCOLAS DE AVIAÇÃO, IMPULSIONOU O BRASIL A ACOMPANHAR O MUNDO, NO ININTERRUPTO APERFEIÇOAMENTO DA ARMA AÉREA.
HOJE, TODOS OS INTEGRANTES DA FORÇA AÉREA PERSONIFICAM A CONCRETIZAÇÃO DESSE INTENTO, MANTENDO-SE, TENAZMENTE, EMPENHADOS EM CORRESPONDER AOS LEGÍTIMOS ANSEIOS DE DEFESA, DE UM DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO – O NOSSO AMADO BRASIL.
PARA NÓS, ABNEGADOS SOLDADOS DE UM PAÍS LIVRE E DEMOCRÁTICO, HONRA-NOS, ACIMA DE TUDO, POSSUIRMOS A MAIOR DE TODAS AS LIBERDADES, OFERTAR, SEMPRE QUE A PÁTRIA REQUERER, O BEM HUMANO MAIS PRECIOSO – A VIDA.
O EXERCÍCIO DESSE SUBLIME VALOR, INSPIRADO NO EXEMPLO DE ALBERTO SANTOS DUMONT, MANTÉM VÍVIDA A ESPERANÇA NO CONTÍNUO RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, CONSUBSTANCIADO EM MODERNOS EQUIPAMENTOS E SÓLIDO AMPARO À FAMÍLIA MILITAR.
QUE A FORÇA AÉREA MANTENHA-SE FIRME NO INSTIGANTE PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA UM BRASIL EMPREENDEDOR EM SUA INDÚSTRIA AERONÁUTICA; SOBERANO EM SUAS FRONTEIRAS; E DIGNO DA CONTÍNUA ADMIRAÇÃO MUNDIAL, EM FACE DA RESPONSÁVEL LIDERANÇA NO SETOR AEROESPACIAL.
POIS, AS PALAVRAS DISPOSTAS, NA ENTRADA DA SINGELA RESIDÊNCIA DE CABANGU, DESEJAM PERMANECER ECOANDO, COMO SÍMBOLO DE ORGULHO PARA O PAÍS BERÇO DA AERONÁUTICA MUNDIAL – A TUA OBRA ESTÁ FEITA. COM ELA CONQUISTASTE O ESPAÇO E O TEMPO.
FOSTE O PRIMEIRO A ENTRAR NO AZUL.
PARABÉNS AVIADORES, SUCESSO A NOSSA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.
Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica
Saiba mais: Blog do NINJA, 23/10/2011
Ordem do dia do Comandante da Aeronáutica
RIBEIRÃO PRETO, 1888, AS FÉRTEIS TERRAS DA FLORESCENTE CAFEICULTURA PAULISTA TESTEMUNHAVAM, SILENCIOSAMENTE, OUTRA INFATIGÁVEL JORNADA DEDICADA ÀS INTENSAS E REVELADORAS AVENTURAS LITERÁRIAS DE UM ADOLESCENTE GENIAL.
AOS 14 ANOS DE IDADE, O FILHO DO ENGENHEIRO HENRIQUE DUMONT CONCLUÍA, COM ABSOLUTO ENTUSIASMO, MAIS UMA OBRA DO IMAGINATIVO FRANCÊS JÚLIO VERNE. AS PÁGINAS DE SEU DIÁRIO REGISTRARIAM OS SENTIMENTOS QUE MUDARIAM O FUTURO DA HUMANIDADE:
“ESTE LIVRO FAZ-ME PENSAR QUE SE PODE CONSEGUIR VIAJAR PELOS ARES À VONTADE. TERÁ QUE APERFEIÇOAR OS BALÕES... NA REALIDADE OU CONSTRUIR OUTRAS MÁQUINAS VOADORAS E PORQUE NÃO CHEGAR À LUA”.
INSPIRADO NESSA INSONDÁVEL LIBERDADE DA TERCEIRA DIMENSÃO, DELINEAVA-SE, PRECOCEMENTE, O PROJETO DA CONQUISTA DOS CÉUS, MISSÃO QUE NOTEARIA TODA A TRAJETÓRIA DE VIDA DE ALBERTO SANTOS DUMONT.
TÃO AUDACIOSO PLANEJAMENTO SERIA EMBASADO NOS PRECIOSOS ENSINAMENTOS REUNIDOS PELO PRECURSOR DA AVIAÇÃO BRASILEIRA, O PADRE SANTISTA BARTOLOMEU ALEXANDRE DE GUSMÃO, AO INVENTAR, EM 1709, O PRIMEIRO AEROSTÁTO OPERACIONAL – A INTRIGANTE PASSAROLA.
JÁ FAMILIARIZADO ÀS LEIS FÍSICAS DOS MAIS-LEVES-DO-QUE-O-AR, O GÊNIO INCANSÁVEL DO ÍCARO DE “SAINT CLOUD” CONDUZIRIA O BRASIL À OUTRA HISTÓRICA PRIMAZIA
NO CAMPO AERONÁUTICO MUNDIAL – A DIRIGIBILIDADE DOS BALÕES. ENTRE OS INÚMEROS FATOS MARCANTES, DESSA EMPREITADA DE RETUMBANTE SUCESSO, OCUPARIA LUGAR ESPECIAL NAS MEMÓRIAS DE DUMONT, A OPINIÃO DE SEU VENERADO JÚLIO VERNE, SOBRE OS MOTORES DE AVIAÇÃO DA ÉPOCA:
“QUANTO AO FUTURO DOS BALÕES AEROSTÁTICOS, ACREDITO COMO SANTOS-DUMONT, QUE O PROBLEMA ESTÁ EM INVENTAR UM MOTOR...QUE POSSA ESTE, LUTAR CONTRA O VENTO”.
OS ENIGMÁTICOS DESÍGNIOS DA INFINITA BUSCA DO HOMEM PELO CONHECIMENTO COLOCAVAM, LADO A LADO, EM MENOS DE DUAS DÉCADAS, LEITOR E AUTOR, CIÊNCIA E FICÇÃO A SERVIÇO DO BEM COLETIVO.
E FOI ESSE SUPREMO VALOR HUMANO, O RESPONSÁVEL POR MANTER ACESA A CENTELHA DA GENIALIDADE ALTRUÍSTA, MOTOR QUE IMPULSIONAVA O PAI DA AVIAÇÃO A SUPERAR, INDOMITAMENTE, TODAS AS LIMITAÇÕES TÉCNICAS DE SUA ÉPOCA, A FIM DE DAR ASAS AO HOMEM.
NO INOLVIDÁVEL 23 DE OUTUBRO DE 1906, O VOO AUTOPROPULSADO DO INTRÉPIDO 14-BIS CONSOLIDARIA-SE, DEFINITIVAMENTE, COMO O MARCO FUNDAMENTAL DA DURADOURA LIDERANÇA BRASILEIRA NO SETOR AEROESPACIAL INTERNACIONAL.
DESDE ENTÃO, ESSA EXCELÊNCIA, EM TÃO INOVADORA ÁREA DO SABER, TEM SIDO ZELOSAMENTE AMPARADA NAS IMENSURÁVEIS E PATRIÓTICAS REALIZAÇÕES DE OUTROS VISIONÁRIOS AVIADORES, SUCESSORES DO PRÓDIGO MINEIRO, FRANZINO NA APARÊNCIA, PORÉM MAGNÂNIMO EM SEU LEGADO.
ENTRE AS MAIS RICAS CONTRIBUIÇÕES AO PODER AEROESPACIAL NACIONAL, RENDEMOS, NESTE DIA DO AVIADOR, O LÍDIMO PREITO ÀS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE MILITARES, DA ENVERGADURA DOS MARECHAIS-DO-AR EDUARDO GOMES E CASIMIRO MONTENEGRO, ETERNOS PARANINFOS DA INTEGRAÇÃO NACIONAL E DO ENSINO DAS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS.
POIS, NÓS, OS AUDAZES BANDEIRANTES DO AR DO PRESENTE, RECEBEMOS, PLENOS DE ORGULHO, A NOBRE MISSÃO DE FORNECER PERENIDADE ÀS INICIATIVAS, QUE FAZEM O ESTADO BRASILEIRO CHEGAR AOS SEUS CIDADÃOS, NOS RINCÕES DO VASTO TERRITÓRIO BRASILEIRO, NAS ASAS DE MODERNOS VETORES DE FABRICAÇÃO NACIONAL.
O SUCESSO NESSA SINÉRGICA TAREFA, EM VÁRIAS OPORTUNIDADES, TEM EXTRAPOLADO A ESFERA NACIONAL, TRANSMUTANDO-SE EM AMPLAS E SÓLIDAS INICIATIVAS DE COOPERAÇÃO COM OS IRMÃOS DAS AMÉRICAS.
TESTEMUNHARAM ESSA POSTURA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, TANTO OS NOSSOS IRMÃOS HAITIANOS, CHILENOS E, RECENTEMENTE, EQUATORIANOS, QUANDO AFLIGIDOS PELAS DESCOMUNAIS FORÇAS DA NATUREZA; COMO AS ILUSTRES REPRESENTAÇÕES DIPLOMÁTICAS BRASILEIRAS, APOIADAS PELAS LINHAS DO CORREIO AÉREO INTERNACIONAL.
EM MAIS UMA OPORTUNIDADE, O CURIOSO E INVENTIVO MENINO DE CABANGU REVELAVA ACURADA PRECISÃO EM SUAS VISÕES DE FUTURO, POIS, PARA O MAIOR DOS AVIADORES, O MEIO AÉREO VIRIA A SER O PRINCIPAL VETOR DE INTEGRAÇÃO DOS CONTINENTES.
DESBRAVADORES DOS CÉUS DAS AMÉRICAS,CERTAMENTE, A FIRME CONVICÇÃO DO PATRONO DA AERONÁUTICA EM DEFENDER, MESMO NÃO SENDO UM BELICISTA, A CRIAÇÃO DE UM VIGOROSO CONTINGENTE DE PILOTOS MILITARES, FORMADOS EM MODERNAS ESCOLAS DE AVIAÇÃO, IMPULSIONOU O BRASIL A ACOMPANHAR O MUNDO, NO ININTERRUPTO APERFEIÇOAMENTO DA ARMA AÉREA.
HOJE, TODOS OS INTEGRANTES DA FORÇA AÉREA PERSONIFICAM A CONCRETIZAÇÃO DESSE INTENTO, MANTENDO-SE, TENAZMENTE, EMPENHADOS EM CORRESPONDER AOS LEGÍTIMOS ANSEIOS DE DEFESA, DE UM DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO – O NOSSO AMADO BRASIL.
PARA NÓS, ABNEGADOS SOLDADOS DE UM PAÍS LIVRE E DEMOCRÁTICO, HONRA-NOS, ACIMA DE TUDO, POSSUIRMOS A MAIOR DE TODAS AS LIBERDADES, OFERTAR, SEMPRE QUE A PÁTRIA REQUERER, O BEM HUMANO MAIS PRECIOSO – A VIDA.
O EXERCÍCIO DESSE SUBLIME VALOR, INSPIRADO NO EXEMPLO DE ALBERTO SANTOS DUMONT, MANTÉM VÍVIDA A ESPERANÇA NO CONTÍNUO RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, CONSUBSTANCIADO EM MODERNOS EQUIPAMENTOS E SÓLIDO AMPARO À FAMÍLIA MILITAR.
QUE A FORÇA AÉREA MANTENHA-SE FIRME NO INSTIGANTE PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA UM BRASIL EMPREENDEDOR EM SUA INDÚSTRIA AERONÁUTICA; SOBERANO EM SUAS FRONTEIRAS; E DIGNO DA CONTÍNUA ADMIRAÇÃO MUNDIAL, EM FACE DA RESPONSÁVEL LIDERANÇA NO SETOR AEROESPACIAL.
POIS, AS PALAVRAS DISPOSTAS, NA ENTRADA DA SINGELA RESIDÊNCIA DE CABANGU, DESEJAM PERMANECER ECOANDO, COMO SÍMBOLO DE ORGULHO PARA O PAÍS BERÇO DA AERONÁUTICA MUNDIAL – A TUA OBRA ESTÁ FEITA. COM ELA CONQUISTASTE O ESPAÇO E O TEMPO.
FOSTE O PRIMEIRO A ENTRAR NO AZUL.
PARABÉNS AVIADORES, SUCESSO A NOSSA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.
Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica
Saiba mais: Blog do NINJA, 23/10/2011
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Datas Especiais
Dia do Paraquedista
O calendário reserva 22 de outubro para comemorar o Dia do Paraquedista. Nesta data, em 1797, foi realizado o primeiro salto bem-sucedido de paraquedas. O autor da façanha foi o francês André Jacques Garnerin (1769-1823). Ele saltou de uma altura de 600 metros no Parque Monceau, em Paris.
Saiba mais: Blog do NINJA, de 22/10/2010
Pioneiros
Paraquedista salta da estratosfera e bate recorde de velocidade
Saiba mais: www.redbull.com.br
O paraquedista austríaco Felix Baumgartner entrou para a História ao superar a velocidade do som, saltando da estratosfera no dia 14 de outubro de 2012. Segundo dados da Associação Aeronáutica Nacional dos Estados Unidos, o piloto atingiu a velocidade de 373 metros por segundo durante o salto (a velocidade do som é de pouco mais de 340 metros por segundo). A associação é o braço norte-americano da Organização Internacional de Recordes.
O salto iniciou-se da altitude de aproximadamente mais de 39 mil metros e o tempo de queda livre chegou a 4 minutos e 20 segundos. Perguntado sobre como era a sensação de quebrar a barreira da velocidade do som, o piloto disse que “não sentiu nada” e não lembra o momento exato em que conseguiu atingir a velocidade. “Quando eu estava lá, no topo do mundo, eu não pensava mais em quebrar recordes. Você fica humilde, você só quer voltar vivo. Foi a coisa mais importante do mundo, quando eu estava lá”, disse Baumgartner, na coletiva de imprensa concedida depois do salto.
O piloto conta que, quando ele chegou ao local de onde saltaria, disse: “Sei que o mundo todo está me vendo agora e queria que o mundo pudesse ver o que eu vi. Você tem que ir muito alto para entender o quão pequeno é.”
Para o austríaco, o momento mais empolgante do salto foi “quando ele estava no topo do mundo”, pronto para saltar. Já o momento mais bonito, diz ele, foi quando se encontrou com Mike Todd, da equipe que acompanhava a missão: “Ele apareceu sorrindo como uma criança. Nós nos tornamos muito ligados, me sinto como um filho dele.”
Baumgartner afirmou, ainda, que enfrentou problemas na queda, mas a situação já havia sido antecipada. Segundo ele, os giros previstos para a queda acabaram sendo muito violentos, mas a situação foi contornada. Outra dificuldade do salto foi que o piloto perdeu contato com a central responsável pela missão por alguns momentos durante a queda.
Baumgartner saltou de uma cápsula levada por um balão à estratosfera por volta das 15h05. Às 15h11, o paraquedas abriu. Às 15h16, ele chegou ao solo. O balão que levou a cápsula até a estratosfera começou a subir às 12h30. A subida, que demorou 2h30, atrasou várias horas devido ao vento excessivo em Roswell, nos Estados Unidos, local escolhido para a realização da missão.
Horas antes, Baumgartner colocou seu traje pressurizado, que o protegeu das temperaturas de até 70 graus abaixo de zero registradas na estratosfera e que aclimatou seu corpo antes do lançamento.
Saiba mais: www.redbull.com.br
domingo, 21 de outubro de 2012
Especial de Domingo
Portões Abertos DCTA 2012
Realizado ontem, 20 de outubro de 2012, em comemoração à Semana da Asa, o evento Portões Abertos, promovido pelo DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP, reuniu aeronaves, equipamentos e foguetes, além de demonstrações aéreas.
Entre as aeronaves expostas estavam: o A29 Super Tucano, Amazonas C105, AMX, F5 Tiger, Xavante AT26, Universal T25, helicópteros Esquilo da FAB, do Exército e da Polícia Paulista, o P3 Orion, o Embraer 175 e o Phenom 100, entre outros.
Foi demonstrada uma descida com cordas (rapel) por militares da FAB, saindo de um helicóptero Black Hawk, da Base Aérea de Santa Maria (RS).
A principal atração do evento foi o show da Esquadrilha da Fumaça, que em 2013 passará a empregar o A29 Super Tucano.
Veja as imagens do "Portões Abertos DCTA 2012" enviadas ao NINJA.
Fotos enviadas por Evaldo Alexandre.
sábado, 20 de outubro de 2012
Datas Especiais
Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
Mensagem do diretor do DECEA aos controladores de tráfego aéreo
Tenente-Brigadeiro do Ar
Marco Aurélio Gonçalves Mendes
Diretor-Geral do DECEA
O calendário reserva 20 de outubro para a comemoração do Dia do Controlador de Tráfego Aéreo.
Estes profissionais, integrantes do SISCEAB – Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, são formados por duas instituições: a EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá, SP, e o ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo, sediado em São José dos Campos, SP.
Os controladores de tráfego aéreo brasileiros - como operadores, instrutores, gestores e pesquisadores - fazem parte de organizações como o Comando da Aeronáutica, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e empresas privadas e públicas com concessão para prestação de serviço de tráfego aéreo, como é o caso, respectivamente, das equipes da Torre Jundiaí e Torre Maringá.
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA parabeniza todos os homens e mulheres que atuam e já atuaram no controle de tráfego aéreo, zelando pela proteção ao voo.
Mensagem do diretor do DECEA aos controladores de tráfego aéreo
Há pouco menos de um século, o homem enfrenta o desafio de manter sob estrito controle e perfeita segurança as aeronaves que singram os espaços aéreos sobre as nações. Tarefa árdua e apaixonante, visto que o trinômio homem-avião-natureza foi um advento que, desde a sua concepção, contrariou a regra natural do homem em ter seus pés firmes sobre a terra. O avião venceu a estratosfera, cruzou oceanos e continentes, mantém soberanos os Estados, e, na sua surpreendente escalada, hoje já voa sem pilotos a bordo, entretanto ainda não o faz sem o devido controle do espaço aéreo que utiliza.
Nos céus do nosso País, de dimensões continentais, milhões de pessoas alçam voos confiantes que o mais precioso dos seus valores, a vida, está seguro nas mãos dos profissionais da aviação: Pilotos, Tripulações e aqueles que dedicam suas mentes ao complexo exercício do controle do espaço aéreo, os Controladores de Tráfego Aéreo. Tal certeza se confirma nas estatísticas que rigorosamente apontam para a aviação como o segmento de transporte mais seguro no mundo.
O dia 20 de outubro foi escolhido para reconhecer, em âmbito internacional, os homens e mulheres, civis e militares, que diuturnamente nos órgãos de controle, em discreto anonimato, se empenham na missão de assegurar a integridade das aeronaves e seus passageiros, desde os pátios dos aeroportos até os mais longínquos destinos.
O cenário atual da aviação brasileira é de franco crescimento e vem capitaneando o setor de transportes. Intimamente ligada à evolução do transporte aéreo, a Força Aérea Brasileira, por intermédio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, DECEA, vem investindo em diversos setores que suportam as Comunicações, a Navegação Aérea e a Vigilância do Espaço Aéreo para o Gerenciamento de Tráfego Aéreo em todo o Brasil, de forma a manter o País entre os mais seguros e eficientes do mundo na prestação dos Serviços de Tráfego Aéreo, conforme atestado recentemente pela Organização de Aviação Civil Internacional.
Tal empreendimento demandará disciplina mental e novas características profissionais para a adaptação a um novo ambiente de trabalho, no qual a participação dos usuários e provedores dos demais serviços relacionados ao transporte aéreo será cada vez mais ativa. O gerenciamento do tráfego aéreo será efetuado com o emprego intenso de enlaces digitais e sistemas de apoio à decisão, capazes de proporcionar um efetivo controle dos movimentos aéreos em 4 dimensões.
O Brasil, em evidência no cenário mundial, vive um momento ímpar em sua história ao sediar grandes eventos internacionais. Por ocasião dos Jogos Mundiais Militares e da Conferência das Nações Unidas, Rio + 20, buscou-se garantir a segurança do tráfego aéreo, sem comprometer a evolução das operações civis e militares, resultado da implantação de processos, sistemas e equipamentos cada vez mais modernos e eficientes.
Os cenários para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 já estão amadurecidos e um grande treinamento para preparação dos controladores terá início em novembro de 2012. Todo esse esforço, porém, seria inócuo se o DECEA não contasse com um efetivo capaz de adaptar-se a um ambiente em constante evolução. Homens e mulheres disciplinados que vêm contribuindo para fazer do espaço aéreo brasileiro um exemplo a ser seguido em termos de segurança, eficiência e eficácia.
Reconhecendo a velocidade com que ocorre a transformação dos serviços e os desafios que rotineiramente se apresentam, como Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo parabenizo a cada um dos componentes desse grupo profissional que tenho orgulho de representar e cumprimento-os pela passagem deste dia dedicado aos profissionais cuja rotina diária é defender o País e zelar pelo seu progresso.
Parabéns, controlador de tráfego aéreo!
Parabéns, controlador de operações aéreas militares!
Tenente-Brigadeiro do Ar
Marco Aurélio Gonçalves Mendes
Diretor-Geral do DECEA
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Portões Abertos Porto Velho
Base Aérea promove tradicional evento neste domingo
Promovido anualmente desde a década de 80 pela Base Aérea de Porto Velho-RO, o evento “Portões Abertos”, será realizado neste próximo domingo (21). De acordo com o Coronel Aviador Augusto Cesar Abreu dos Santos, Comandante da Base Aérea de Porto Velho, as expectativas são de superar o público do ano passado, em torno de 30 mil pessoas, além do numero de alimentos não perecíveis arrecadado, acima de sete toneladas. Com inicio marcado para às 9h e término às 17h, o “Portões Abertos”, contará com exposições de aeronaves civis e militares. Durante o evento será possível observar aeronaves militares de famosos modelos como o tradicional Super Tucano. O potente F-5 e o avião guardião E-99, estarão estacionados no pátio da Base Aerea. Um Boeing também será colocado na exposição. Durante todo o dia, os militares que participam da operação “Ágata”, irão continuar com suas atividades normais. Será a oportunidade de observar bem de perto a rotina de trabalho e um soldado da Força Aérea Brasileira.
“O portões abertos já é um evento tradicional, vamos trazer aeronaves civis e militares de vários lugares do Brasil. Iremos disponibilizar um espaço para a família, para mantermos esse laço de proximidade da Base Aérea de Porto Velho com a sua comunidade”, disse o Coronel Augusto Cesar. A entrada do evento é gratuita, porém, quem doar um quilo de alimento não perecível, concorrerá à sorteios de voos panorâmicos durante todo o dia. Será a oportunidade de sobrevoar a Amazônia a bordo de uma aeronave militar. Os alimentos doados serão repassados a instituições de caridade e entidades beneficentes que realizam trabalhos de atendimento à comunidade na capital de Rondônia. Também haverá durante todo o evento, apresentações artísticas e culturais, espetáculos regionais, praça de alimentação, estacionamento e espaço para as crianças.
Parcerias
O “Portões Abertos”, não se restringe apenas a aeronaves. A Base Aérea também disponibilizará em suas dependências atendimentos diversos à comunidade. A Fundação Hemeron irá realizar coleta de sangue e realizará um banco de cadastro para a doação de medula óssea. O Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, o Aeroclube de Porto Velho, entidades beneficentes, entre vários parceiros, irão estar presentes no evento, promovendo uma série de atividades conjuntas de atendimento à comunidade.
Parcerias
O “Portões Abertos”, não se restringe apenas a aeronaves. A Base Aérea também disponibilizará em suas dependências atendimentos diversos à comunidade. A Fundação Hemeron irá realizar coleta de sangue e realizará um banco de cadastro para a doação de medula óssea. O Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, o Aeroclube de Porto Velho, entidades beneficentes, entre vários parceiros, irão estar presentes no evento, promovendo uma série de atividades conjuntas de atendimento à comunidade.
“A Base Aérea de Porto Velho tem o imenso prazer de convidar a comunidade portovelhense e de regiões próximas à visitarem nossas dependências, e conhecerem um pouco do trabalho das Forças Armadas. O portões abertos é realizado para despertar vocações, vemos isso nos olhos das crianças que se aproximam de uma avião, acreditamos nesse trabalho e queremos apresentar para a comunidade”, concluiu o Coronel Augusto Cesar. Então participe do “Portoes Abertos”, o evento é neste próximo domingo (21) com inicio marcado para às 9h e termino às 17h. A Base Aérea de Porto Velho fica localizada na Avenida Lauro Sodré, Bairro Belmont.
Fonte: Rondônia ao Vivo
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Esquadrilha da Fumaça
EDA estará nos Portões Abertos de Guaratinguetá e São José dos Campos
Na Semana da Asa, as unidades da FAB realizam o evento “Portões Abertos”, com exposição de aviões e shows aéreos.
No Vale do Paraíba Paulista, as cidades de Guaratinguetá e São José dos Campos terão o evento neste sábado, 20 de outubro de 2012, com promoção, respectivamente, da EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica e DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
A Esquadrilha da Fumaça se apresenta às 11 horas em Guaratinguetá e às 15 horas em São José dos Campos, nos respectivos aeroportos, com entrada franca.
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Datas Especiais
Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
A data é comemorada hoje em homenagem ao voo inaugural do M-7, em 17 de outubro de 1935. O M-7 foi o primeiro avião de projeto nacional a ser produzido por uma fábrica brasileira. A criação foi de Antônio Guedes Muniz, Oficial do Exército que acabaria se tornando Marechal-do-Ar da Força Aérea Brasileira, criada em 1941.
Ao todo, 28 unidades do biplano foram construídas nos hangares da Ilha do Viana, no Rio de Janeiro. Um deles, fabricado em 1938, está hoje em exposição no Museu Aeroespacial, também no Rio. Este último M-7 fez parte da dotação da Escola de Aviação Militar até 1941 e depois foi repassado para aeroclubes, onde voou com a matrícula PP-TEN.
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Portões Abertos DCTA 2012
Memorial Aeroespacial funcionará durante o “Portões Abertos”
Saiba mais: www.cta.br
O DCTA, em São José dos Campos, SP, realiza, no dia 20 de outubro, o "Portões Abertos 2012". O evento, que faz parte das comemorações da Semana da Asa, disponibilizará para a visitação do público a estrutura do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), espaço que reúne, entre outras atrações, maquetes de aeronaves e produtos desenvolvidos por pesquisadores do DCTA.
Inaugurado em 2004, o Memorial oferece um grande acervo aeronáutico, como aviões utilizados pelas Forças Armadas e réplicas de foguetes. Além disso, mostra projetos desenvolvidos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pesquisas que marcaram diretamente a vida da população e tiveram origem no DCTA, como a urna eletrônica e o motor a álcool.
Complementam ainda o acervo do MAB o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado no Brasil, e um painel dedicado ao Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Victor da Silva, considerado um dos precursores da indústria aeronáutica brasileira. Além disso, há uma réplica em tamanho natural do Veículo Lançador de Satélites (VLS).
A abertura do MAB para visitação à comunidade no "Portões Abertos 2012" complementa uma série de atrações. O evento contará com uma infraestrutura completa para receber a comunidade, como áreas para estacionamento e praça de alimentação. No que tange às atividades aéreas, haverá apresentação da Esquadrilha da Fumaça, voo de aeromodelismo e exposição estática de aviões e de helicópteros.
Saiba mais: www.cta.br
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Aeronaves
Super Tucano A29 é o principal vetor de defesa aérea na Amazônia
Fonte: Agência Força Aérea
A aeronave de caça A-29 Super Tucano é a principal arma da Força Aérea Brasileira (FAB) na defesa aérea na região amazônica. Operado a partir de Bases em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS), o A-29 é um caça de ataque leve, ideal para combater aeronaves ilícitas na fronteira do País, foco da Operação Ágata 6.
“O A-29 cumpre perfeitamente a nossa missão, devido a sua grande autonomia e seu desempenho compatível principalmente sobre os tráfegos ilícitos de baixa performance, que tem maior ocorrência nessa região brasileira”, afirma o Tenente-Coronel Aviador Ricardo de Lima e Souza, comandante do 2º/3º GAv, Esquadrão Grifo, sediado na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), uma das sedes da Operação Ágata 6.
O Super Tucano foi fabricado pela Embraer segundo requisitos da FAB, justamente para a proteção da Amazônia. O A-29 cumpre ações de Interceptação e de Ataque, além de Apoio Aéreo Aproximado e Reconhecimento Armado, realizando a defesa aérea na região.
Fonte: Agência Força Aérea
domingo, 14 de outubro de 2012
Especial de Domingo
Apaixonado por aviação, Luca Simioni atualmente é Piloto Privado (multi e single-engine rated) pela FAA e está realizando o curso de Piloto Profissional na FlightSafety Academy. No seu blog Aeroentusiasta procura ajudar os futuros Pilotos com informações e dicas de uma forma bastante acessível. Hoje, reproduzimos mais uma excelente postagem do Luca.
Boa leitura.
Bom domingo!
NDB descomplicado
O deslocamento de um ponto A ao ponto B foi revolucionado quando o NDB (Non-directional beacon) passou a existir, tanto na aviação quanto nos mares. O sistema de navegação é composto pelo equipamento de solo (NDB) e o equipamento instalado na aeronave (ADF – Automatic Direction Finder). Através do uso de baixas frequências (ondas eletromagnéticas que correm próximas à superfície da Terra) é possível captar o sinal de um NDB em qualquer altitude e mesmo quando a distância entre o avião e a estação é realmente muito grande.
A estação transmite dois sinais diferentes em todas as direções, Loop e Sense signal. No avião duas antenas (já existe uma capaz de receber os dois) captam os sinais emitidos pelo NDB e resolvem uma questão simples: “Em que direção está a estação?”. O sinal Loop fornece uma linha com duas possibilidades de localização, a estação pode estar na direção X ou 180 graus (lado oposto) deste ponto. O sinal Sense soluciona este problema, fazendo com que o ADF aponte para a direção correta. Realmente muito interessante, não é?
Na aeronave o ADF estará sempre apontando para a estação e é dessa forma que descobrimos qual é a Marcação Relativa (Relative Bearing) para a estação. Determinamos a MR (fixed-card ADF) através da diferença entre a proa atual e a marcação apontada pela seta do ADF (a diferença é contada utilizando o sentido horário). Se o ADF for ajustável (movable-card) basta alinhá-lo com a proa atual e ler a MV diretamente e se o ADF estiver incorporado com uma RMI (Radio Magnetic Indicator) fica mais fácil ainda, basta olhar para o ponteiro.
A estação é identificada através de código morse (nos EUA três letras, duas para Compass Locator – Marker Beacon) e possui capacidade de voz também, algumas estações transmitem também informações meteorológicas, AWOS (Automatic Weather Observing Service) é um exemplo. Assim como tudo na vida o NDB possui também alguns defeitos, os quais são atribuídos ao fato de que o equipamento utiliza baixas frequências para sua operação.
Night effect: ocorre logo antes do nascer do sol e logo após o pôr do Sol. As ondas eletromagnéticas emitidas pela estação são refletidas pela Ionosfera e causam indicações confusas e erradas.
Shoreline effect: quando a estação fica perto da costa e a aeronave está voando sobre o mar as ondas são refratadas e dobradas. Recentemente presenciei este fenômeno e percebi como a situação pode ser grave. A estação estava na minha asa direita (MR 270) e o ADF apontava para o Norte.
Mountain effect: obstruções significantes podem refletir e dobrar as ondas e também geram problemas.
Raios e precipitação: a estática é o grande problema. Chuva e raios causam indicações extremamente divergentes, é comum ver o ADF apontar para os raios.
Bank effect: ocorre durante uma curva, assim que a aeronave estiver nivelada aguarde alguns segundos para o ADF reposicionar o ponteiro.
Nos EUA temos também um Standard Service Volume tanto para VOR’s quanto para os NDB’s, este SSV classifica os diferentes tipos de estações e também fornece as limitações (distância/altitude) das mesmas. Estas informações devem ser utilizadas somente em voos executando rotas que não são publicadas/oficiais, no outro caso o sinal é garantido pela FAA. Existem quatro tipos de estações nos EUA: Compass Locator, MH, H e HH. As limitações são as seguintes:
Tipo de estação Limitações
Compass Locator 15 NM
MH 25 NM
H 50 NM
HH 75 NM
Existem algumas excessões, por isso é importante consultar o A/FD (Aiport/Facility Directory) para saber se existem limitações adicionais ao equipamento que você pretende utilizar durante o voo. Mas afinal, como utilizamos o ADF para a navegação? Primeiro determinamos qual MR é a mais adequada para o nosso voo e depois basta interceptar a mesma e voar nessa marcação. Não importa a proa em que o avião está, o ADF sempre vai apontar para a estação se usado corretamente.
O método que uso é o seguinte:
Onde estou? Determinar MR
Onde quero estar/ir?
Qual é a diferença entre os dois (um menos o outro)
Multiplicar a diferença por dois, o resultado será o ângulo para interceptar a MR desejada
Aplicar o ângulo a partir da MR desejada
Quando o ADF estiver na MR desejada basta voar nessa proa!
Se você seguir estes passos, uma pergunta surgirá: “Para qual direção devo aplicar o ângulo?”. A resposta é: depende. Você deseja mover o indicador do ADF para a MR adequada e para isso acontecer existem mais duas regrinhas:
Voando na direção da estação (para a estação/inbound) aplique o ângulo na direção oposta a que você deseja que o ponteiro se mova. Por exemplo, se você está na MR 330 e deseja estar na MR 360 o seu ângulo (de 60 graus) será aplicado à esquerda, pois você deseja que o ponteiro vá para a direita, correto?
Voando na direação oposta da estação (da estação/outbound) aplique o ângulo na direção que você deseja que o ponteiro se mova. Por exemplo, se você está na MR 180 e deseja estar na MR 210 o ângulo (de 60 graus) será aplicado à direita da MR 210 desejada, até que o ponteiro esteja indicando a MR 210.
Isso tudo pode parecer muito complicado, porém basta imaginar o que acontece com o ponteiro do ADF (que está apontando para a estação) quando a aeronave se desloca em diferentes direções. Recomendo este simulador http://www.luizmonteiro.com/Learning_ADF_Sim.aspx de ADF, assim é possível visualizar a estação e a aeronave.
Visite: www.aeroentusiasta.com
sábado, 13 de outubro de 2012
Biblioteca Ninja
JET SETTER
Jet Setter
O Livro de Ouro da Aviação Executiva no Brasil
Autor:Santiago Oliver
Editora: Inbook
Visite: Inbook
O livro Jet Setter trata exclusivamente da Aviação Executiva. Ilustrado com fotos espetaculares e textos que detalham a história, o desenvolvimento e as principais características de cada uma das mais importantes aeronaves, desde a dos grandes jatos corporativos, os Corporate Airliners – derivados de aeronaves comerciais – passando pelos Long Range, Super Large, Midsize, Light e Entry Level. E os ágeis helicópteros a turbina, os mais vendidos no setor executivo, utilizados para viagens curtas, fugindo do tráfego das grandes cidades e possuindo a exclusiva capacidade de decolar e pousar em espaços restritos. O Brasil conta com a terceira maior frota de aviões executivos, e a cidade de São Paulo é a segunda maior no mercado de helicópteros.
Jet Setter
O Livro de Ouro da Aviação Executiva no Brasil
Autor:Santiago Oliver
Editora: Inbook
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sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Educação
Alunos do ITA criam aplicativos educativos
Encontrar aplicativos educativos em português para smartphones e tablets é um desafio para pais e professores. A maioria dos produtos ainda está disponível apenas em inglês. Para ajudar a mudar esse cenário, estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) receberam um desafio: criar jogos voltados ao público brasileiro que estimulem o conhecimento e ajudem a identificar transtornos de aprendizagem
A inciativa é do Instituto ABCD, que ajuda na identificação e tratamento de distúrbios de aprendizagem como dislexia, discalculia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O desafio de criar os aplicativos foi proposto ao grupo ITAbits, formado por alunos do ITA, localizado em São José dos Campos, SP. Em cinco meses, três projetos finalizados foram apresentados. Para a produção dos programas, o iABCD ofereceu aos estudantes supervisão técnica devido à pouca familiaridade dos estudantes com assuntos pedagógicos.
Éric Conrado, Márcio Paiva e Vitor Gonçalves, alunos do 2º ano de engenharia da computação, venceram o desafio.
O aplicativo desenvolvido pelos alunos do ITA Éric, Márcio e Vitor foi batizado Aramumo e funciona como uma espécie de palavras cruzadas. Ao invés de completar as lacunas com letras, as crianças devem preenchê-los com sílabas até formar a palavra. As sílabas que vão formar o jogo ficam flutuando em bolhas espalhadas pela tela. O aplicativo ajuda no desenvolvimento e treinamento de ao menos quatro habilidades: separação silábica, ortografia, reconhecimento e memorização de sons e coordenação motora.
A Aramumo já está disponível para download em aparelhos que utilizam a plataforma Android, do Google, juntamente com os outros dois aplicativos que participaram da competição. O jogo Mimosa e o mundo das cores explora a memória de palavras em um quebra-cabeças. E o Arqueiro defensor envolve a associação de palavras pronunciadas a sua ortografia. Todos foram testados por crianças que passam por tratamento de transtorno de aprendizagem no Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami (CTNEN), em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo.
Fonte: www.veja.abril.com.br
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Webjet e Gol
Webjet fará último voo em julho de 2013
A companhia aérea Webjet, criada em 2005, já tem data para terminar. Seu último voo está programado para julho de 2013. O cronograma ficou condicionado à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) da operação de compra da Webjet pela Gol.
A programação para o último voo da Webjet está relacionada ao prazo para renovação da frota da empresa. Desde o fim de 2011, ela está gradualmente substituindo seus Boeings 737-300, de 148 lugares e com média de 20 anos de idade, por modelos maiores e novos, os 737-800, que comportam 184 passageiros. A ideia, se aprovada pelo Cade, é que a Gol absorva a frota e acabe com a marca Webjet. A companhia tem uma frota de 27 aeronaves e atende 17 destinos no Brasil. Enquanto aguardam o julgamento do Cade, Gol e Webjet operam de maneira independente.
Fusão aprovada
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, dia 10 de outubro de 2012, a compra da Webjet pela Gol, com restrições apenas na atuação das aéreas no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O cadê sugeriu que ambas as empresas assinassem um termo de compromisso de desempenho (TCD), em que elas serão obrigadas a manter um mínimo de 85% de uso dos chamados slots - espaço horário que uma empresa usa para operar voos nos aeroportos. Caso a nova empresa não cumpra esse mínimo de 85% de média trimestral, ela será obrigada a devolver um par de slot (um pouso e uma decolagem) à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por distribuir esses horários.
Fontes: www.diariodepernambuco.com.br e www.jb.com.br
Fusão aprovada
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, dia 10 de outubro de 2012, a compra da Webjet pela Gol, com restrições apenas na atuação das aéreas no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O cadê sugeriu que ambas as empresas assinassem um termo de compromisso de desempenho (TCD), em que elas serão obrigadas a manter um mínimo de 85% de uso dos chamados slots - espaço horário que uma empresa usa para operar voos nos aeroportos. Caso a nova empresa não cumpra esse mínimo de 85% de média trimestral, ela será obrigada a devolver um par de slot (um pouso e uma decolagem) à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por distribuir esses horários.
Fontes: www.diariodepernambuco.com.br e www.jb.com.br
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Museus
Exposição no Galeão mostra 100 anos do Campo dos Afonsos
O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Galeão (RJ), apresenta, de 05 a 30 de outubro de 2012, no salão de desembarque do Terminal 2, a exposição comemorativa dos 100 anos de aviação no lendário Campo dos Afonsos. Composta de 12 painéis, acervo histórico e um filme, é um passeio pela história, desde os primórdios no século XVII, o início da atividade aérea da aviação militar, em 1919, e a descrição das organizações que hoje integram a Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos.
Fonte: MUSAL
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Portões Abertos DCTA
Esquadrilha da Fumaça e exposição aérea em São José dos Campos-SP
Saiba mais: www.cta.br
No aeroporto de São José dos Campos, SP, o DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial promove, no dia 20 de outubro de 2012, sábado, o evento Portões Abertos. Haverá exposição de aeronaves, paraquedismo e aeromodelismo. O encerramento será com demonstração da Esquadrilha da Fumaça. A entrada é gratuita. O evento faz parte das comemorações da Semana da Asa e poderá atrair um público de cerca de 15 mil pessoas.
O show da Esquadrilha da Fumaça começará às 15 horas. Criada em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é composta por 13 pilotos que operam as aeronaves T-27 Tucano, fabricadas pela Embraer. Durante a apresentação, a Fumaça realiza cerca de 55 acrobacias de alta performance que incluem o voo de dorso, especialidade em que os aviões se apresentam de cabeça para baixo.
O Portões Abertos é um evento de caráter cívico que tem como objetivo apresentar ao público algumas aeronaves do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da Força Aérea Brasileira (FAB), bem como salientar os benefícios representados pelas atividades aéreas promovidas pelo Comando da Aeronáutica. Realizado anualmente, o evento tem como propósito abrir por um dia as portas da FAB à população, visando uma aproximação entre a instituição e a sociedade.
O “Portões Abertos 2012” contará com uma infraestrutura completa para receber a comunidade, como áreas para estacionamento e praça de alimentação.
Saiba mais: www.cta.br
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Helibras
Helibras amplia fábrica em Itajubá-MG
A Helibras, subsidiária da Eurocopter, inaugurou no dia 02 de outubro de 2012 as novas instalações da fábrica em Itajubá, no sul de Minas Gerais. A nova fábrica atende ao projeto H-XBR, para produzir helicópteros militares EC725 e o civil EC225, envolvendo produção e manutenção e, a longo prazo, fabricar o primeiro helicóptero 100% brasileiro, desde o ciclo de concepção até a fabricação final.
domingo, 7 de outubro de 2012
Especial de Domingo
Hoje, 7 de outubro de 2012, dia das eleições municipais brasileiras, reproduzimos compilação com estatísticas sobre o setor aeronáutico. Quem sabe, um dos leitores do blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - seja eleito prefeito ou vereador? Temos a certeza de que contribuirão bastante para fortalecer as atividades aéreas em seus municípios e, os indicadores abaixo, sempre ajudam a ilustrar o potencial e a diversidade deste segmento.
Boa leitura.
Bom domingo!
Boa eleição!
ECONOMIA DA AVIAÇÃO
Vocês sabem onde fica o aeroporto mais alto do mundo? E o mais isolado? Alguma ideia, por acaso, de quanto dinheiro movimenta a indústria da aviação em âmbito mundial?
Estas e outras várias perguntas hipotéticas sobre o universo composto por aviões, aeroportos, companhias aéreas e, claro, passageiros sugerem surpreendentes respostas. O site da rede norte-americana de notícias CNN compilou várias delas e as publicou em recente reportagem.
Confiram abaixo uma seleção com curiosas informações e estatísticas reunidas na matéria. A dica partiu do queridíssimo leitor do blog - (Ricardo Setti-Revista Veja) - Hugo Sterman Filho.
INDÚSTRIA
-A aviação movimenta aproximadamente 2,2 trilhões de dólares por ano, o que corresponde a 3,5% do Produto Mundial Bruto e equivale ao PIB da Itália, a quarta maior economia da União Europeia e a oitava do mundo. Emprega direta ou indiretamente 56,6 milhões de pessoas.
AEROPORTOS
-Existem 3.846 aeroportos comerciais no mundo.
-O aeroporto de maior movimento internacional no mundo é o Heathrow, em Londres: em 2011, a principal porta de entrada da capital do Reino Unido gerenciou o trânsito de 64,7 milhões de usuários em voos internacionais.
No dia 13 deste mês, auge do verão na Europa, Heathrow registrou movimento recorde em sua história: 137 mil passageiros.
Check-in massivo em Heathrow: imbatível em fluxo internacional
-O aeroporto de maior movimento no mundo (contando voos nacionais e internacionais) é o Hartsfield Jackson, em Atlanta, EUA: 92 milhões de pessoas o utilizaram em 2011.
Aeroporto de Hartsfield Jackson, em Atlanta: o mais movimentado
-O maior aeroporto do mundo é o King Fahd, em Dammam, Arábia Saudita (foto de abertura do post): ocupando área de 780 quilômetros quadrados, tem praticamente o tamanho da cidade de Nova York.
O Aeroporto de Damman, Arábia Saudita: maior do mundo
-Já o maior terminal é o 3 do Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes (388 quilômetros quadrados).
O gigantesco Terminal 3, do Aeroporto de Dubai, aberto em 2008
-Os aeroportos mais próximos entre si são os das ilhas vizinhas Papa Westray e Westray, na Escócia: apenas 2,83 quilômetros os separam, distância que pode ser percorrida por uma aeronave em 96 segundos.
Os aeroportos "vizinhos" das ilhas de Westray e Papa Westray, na Escócia
- A menor pista de aeroporto comercial do planeta é a do Juancho E.Yrausquin, em Saba, uma das Antilhas Holandesas: 396 metros de comprimento.
A menor pista de pouso e decolagem do mundo, em Saba, nas Antilhas Holandesas
-O aeroporto mais alto do mundo é o Qamdo Bangda, no Tibete: 4.333 metros de altura. Com mais de 4 quilômetros de extensão, sua pista de pouso e decolagem é bem mais longa do que a média, porque as aeronaves custam mais a parar por causa da baixa resistência do ar, mais rarefeito a esta altitude.
Qamdo Bangda, no Tibete: aeroporto mais alto do mundo
-O aeroporto mais isolado do mundo é o Mataveri, na Ilha de Páscoa, que dista 3.759 quilômetros da cidade mais próxima (Santiago, Chile).
COMPANHIAS AÉREAS E AVIÕES
-Até o final de 2010, haviam em operação no mundo 1.700 companhias aéreas.
Naquele ano, lucraram um total de 7,9 bilhões de dólares. As empresas gastam cerca de 26% de seu orçamento em combustível, o que em 2011 representou um total de 177 bilhões de dólares em 2011.
-A vida útil de um avião comercial geralmente se estende por 20 a 25 anos, voando 40.274.144 quilômetros, o suficiente para dar 1.000 voltas completas na Terra.
PASSAGEIROS
-2,6 bilhões de passageiros viajam de avião anualmente.
Em média, os voos decolam com 77% de sua capacidade preenchida (índice bastante superior a todos os outros meios de transporte).
A superporvoada zona Ásia.
-Pacífico lidera o volume de tráfego (34%), seguida por América do Norte e Europa (27% cada).
Fonte: Revista Veja
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