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Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 30 de novembro de 2019

Carreiras na Aviação

Exército forma primeiras sargentos de carreira para mecânica de helicópteros
O Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté (SP), passa a ter, pela primeira vez, cinco mulheres na condição de sargentos de carreira atuando na manutenção de helicópteros. Até agora, todas as sargentos da Aviação do Exército são do quadro de temporários. Com a formatura do Curso de Sargentos de 2019 no dia 29 de novembro, as cinco mulheres fizeram parte de um grupo de vinte e um formandos especialistas na manutenção de aeronaves. Depois de dois anos de treinamentos intensos, o grupo recebeu o quepe de sargento do Exército, em uma cerimônia de formatura marcada por simbolismo e emoção para estes jovens. O evento aconteceu no hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

Carreira
O Curso de Formação de Sargentos é um dos caminhos pelos quais o Exército forma militares de carreira para suas fileiras. Desde 1995, o CIAvEx ministra o curso de formação de Sargentos de Aviação de manutenção, entregando, com excelência, mecânicos de aeronaves às unidades da Aviação do Exercito. Atualmente a formação é dividida em dois períodos de instrução, sendo o primeiro ano sob coordenação da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e o segundo ano sob responsabilidade do CIAvEx. No segundo ano, as instruções são distribuídas em 43 semanas, divididas em módulos de disciplina que possibilitam ao aluno atingir duas competências essenciais para se tornar um aeronavegante militar: ser mecânico de voo e mecânico de 1º escalão de manutenção.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Videoteca NINJA

Missões da FAB vão além do espaço sobre o território e chegam a 22 milhões de Km²

Dimensão 22
Você sabe o tamanho das "Asas que protegem o País"? O vídeo da campanha Dimensão 22 apresenta o conceito que sintetiza a responsabilidade de atuação da Força Aérea Brasileira (FAB), no cumprimento da sua missão constitucional de Controlar, Defender e Integrar, dentro de um cenário tridimensional de 22 milhões de km².

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Busca e Salvamento

FAB incorpora novo SC-105 de buscas
A nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), do modelo SC-105 Amazonas, matrícula FAB 6551, foi oficialmente incorporada ao 2º/10º Grupo de Aviação, Esquadrão Pelicano. A cerimônia ocorreu dia 24 de novembro de 2019, na Ala 5, em Campo Grande (MS). O SC-105 já tinha sido recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, no último dia 14, em Sevilha, na Espanha. Logo após, a aeronave passou por alguns países da África até chegar ao Brasil, seu destino final. O Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Augusto Cesar Abreu dos Santos, presidiu a cerimônia de incorporação do FAB 6551, que se iniciou com o banho da aeronave, seguida da apresentação da tripulação.

“É um momento muito importante para a Força Aérea Brasileira poder incorporar ao seu acervo mais uma aeronave que é uma das plataformas mais modernas a ser utilizada na nobre missão de salvar vidas”, ressaltou o Brigadeiro.

Reabastecimento em voo
O SC-105, FAB 6551, traz a novidade do Sistema de Reabastecimento em Voo (REVO), que foi um pedido da FAB atendido pela Airbus, construtora desse modelo de avião. O vetor conta, ainda, com um sistema eletro-óptico de busca de imagem através do espectro infravermelho, o que permite detectar, por meio do calor, uma aeronave acidentada à noite ou uma pessoa no mar.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

C390-Millennium

C-390 Millenmium da FAB conclui teste de reabastecimento em voo de caças
Nomeado como Millennium, o cargueiro multimissão C-390 da Embraer pode reabastecer outras aeronaves em voo através de duas sondas montadas nas asas. A aeronave pode fornecer até 1.500 litros de combustível por minuto, um ritmo capaz de completar os tanques internos dos caças F-5 e do A-1M em menos de dois minutos.

FAB
Agora, após equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) realizarem testes com transferência de combustível em voos diurnos e noturnos, com sua primeira unidade, o KC-390 Millennium já está habilitado para realizar missões de reabastecimento em voo. Utilizando três tanques extras, o C-390 pode transportar um total de 35 toneladas de combustível. Ele também é capaz de lançar operações de reabastecimento aéreo em velocidades entre 220 e 560 km/h em altitudes variando de 610 a 9.750 m. Fontes da FAB declarararam que todos os seus C-390 encomendados poderão ser equipados para reabastecimento durante o voo, recebendo, portanto a letra K na sua denominação, passando para KC-390.

Fonte: www.renovamidia.com.br em 26/11/2019

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Transporte Aéreo

Número anual de passageiros em viagens nacionais dobrará até 2038
O número de passageiros brasileiros no mercado doméstico de aviação alcançará 207 milhões em 2038 - no ano passado, foram 84,3 milhões -, segundo cálculos da Airbus. Esse aumento será impulsionado pelo crescimento da classe média, que, na América Latina, deverá passar de 63% da população para 74% nas próximas duas décadas. Para o presidente de aviação comercial da Airbus para América Latina e Caribe, Arturo Barreira, crises econômicas e eventuais retrocessos temporários no ritmo de crescimento da classe média não devem inviabilizar a expansão do mercado. "O tráfego aéreo é resiliente. Globalmente, nos últimos 30 anos, houve crises, como o ataque às Torres Gêmeas, que pareciam ser o fim (do setor). Mas a tendência continuou de alta", disse. Hoje, o Brasil tem uma média de 0,45 viagem aérea por habitante por ano - um pouco acima da média latino-americana, de 0,43. O estudo da fabricante de aeronaves indica que esse número chegará a um no Brasil em 2038. O Chile, que lidera a região com 0,89 viagem hoje, deverá alcançar 2,26 viagens daqui a 20 anos. Com o aumento da demanda, o Rio de Janeiro, ao lado da mexicana Cancún, deverá se tornar uma "megacidade da aviação", como a Airbus chama as cidades com mais de 10 mil passageiros por dia em voos de longa distância. Na América Latina, São Paulo, Buenos Aires, Santiago, Lima, Bogotá, Cidade do México e Cidade do Panamá já se encaixam nessa categoria. São Paulo é a única da região com mais de 20 mil passageiro nesses voos atualmente e deverá ter mais de 50 mil em 2038.

Mais pilotos
Para atender o crescimento do setor, a Airbus projeta que serão necessários 47,5 mil pilotos e 2,7 mil novos aviões - 1.160 para substituir aeronaves que já estão operando e 1.540 extras. Atualmente, 1.460 jatos estão em atividade na região. A maior demanda na América Latina (89% do total) será por aviões de pequeno porte, que comportam até 210 passageiros - segmento em que a Embraer atua. As aeronaves de médio porte, com capacidade para até 300 passageiros, responderão por apenas 7% da demanda e as de grande por 4%.

Boeing Brasil e Airbus
Para Barreira, a compra da Embraer pela americana Boeing e do programa C-Series (de jatos de 150 lugares), da Bombardier, pela Airbus não deverá alterar o mercado de aviação global nem dificultar a negociação de preços entre as fabricantes e as companhias aéreas. "O mercado aéreo já é muito competitivo e seguirá sendo. Brigamos por cada cliente", disse. "O fato de a Boeing ter comprado a Embraer reforça a ideia de que era importante investirmos no C-Series", acrescentou o executivo.

Fonte: Notimp FAB

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Mercado de Aviões

Binter Canarias recebe seu primeiro E195-E2
A Binter Canarias, companhia aérea da Espanha, recebeu, no dia 21 de novembro de 2019, seu primeiro jato E195-E2 em cerimônia realizada na sede da Embraer em São José dos Campos (SP). A empresa é o primeiro cliente europeu a receber o maior dos três modelos da família E2. As cinco aeronaves são avaliadas em US$ 342 milhões.

Primeiro na Europa
John Slattery, presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial, declarou: “Estamos extremamente orgulhosos em entregar o primeiro E195-E2 na Europa para uma companhia aérea regional tão bem-sucedida. A Binter exibirá o melhor da aeronave enquanto expande sua rede para mais cidades.” Pedro Augustín del Castillo, presidente da Binter, acrescentou: “Esta aeronave Embraer E195-E2 é um passo importante na história de nossa empresa que se tornará também uma operadora de jatos. Este novo marco, que coincide com a comemoração dos 30 anos da Binter, agrega mais avanços aos que já fizemos nos últimos anos e que ajudam a perseguir nosso principal objetivo: a melhoria da conexão das Ilhas Canárias, entre as ilhas e também com destinos externos.”

domingo, 24 de novembro de 2019

Especial de Domingo

É sempre importante relembrar a impressionante trajetória de Alberto Santos Dumont. Confira, a seguir, uma síntese dessa magnífica história.
Boa leitura.
Bom domingo!

Santos Dumont:
Vida e principais invenções do Pai da Aviação
Quem nunca se impressionou com os imensos aviões que sobrevoam o céu? Ou com os enormes balões movido a ar quente? Pois bem, essas são só algumas das invenções criadas pelo mineiro Alberto Santos Dumont. Nesse sentido, Santos Dumont é conhecido como Pai da Aviação. Assim, foi o primeiro homem a realizar um voo dentro de um avião a motor. Além disso, suas invenções são consideradas orgulho nacional. Dessa forma, Dumont é considerado um dos principais nomes da história brasileira. Em síntese, Santos Dumont foi muito importante para a aviação e seu desenvolvimento. Além disso, também se dedicou a diversas outras criações que são utilizadas até hoje pela humanidade, como o relógio de pulso, o chuveiro de água quente e o motor portátil.

História de Santos Dumont
Santos Dumont é do estado de Minas Gerais, nascido na cidade de Palmira, no dia 20 de julho de 1873. Em síntese, ele era um garoto que tinha interesse por máquinas e como funcionava o processo de construção de cada uma. Filho de Henrique Dumont e Francisca de Paula Santos Dumont, vivia na fazenda com a família, em Ribeirão Preto (SP). Nesse sentido, sua diversão estava em construir pequenos aeroplanos movidos a hélice. Por incrível que pareça, Dumont começou a dirigir as locomotivas aos 7 anos de idade. Assim, com apenas 12 anos já era considerado um maquinista engenhoso. Em síntese, todo o deslumbre com a aeronáutica aumentou quando Dumont se aventurava nas obras de Julio Verne. Assim, ele lia as histórias sobre viagens em submarinos e aventuras em balões. Dessa forma, o interesse em saber mais sobre os avanços aéreos o impulsionava a querer conhecer a França, país em que a maior parte do desenvolvimento aeronáutico acontecia. Dessa forma, todos os estudos e vontades de Dumont eram incentivados pelo pai. Assim, começou a estudar mecânica e com 18 anos foi à Inglaterra. Logo, o intuito era aprender inglês. Em seguida, Dumont seguiu viagem para a França e sua admiração pelas alturas aumentou ainda mais ao escalar o Monte Branco. Depois disso, o pai de Dumont lhe concedeu a emancipação e ele pode se dedicar aos estudos do automobilismo, aos estudos de ciências, engenharia, mecânica, eletricidade e aeronáutica na França. Em seguida, com a morte de seu pai, Dumont, com apenas 24 anos, retornou à França para se dedicar aos estudos do balonismo.

Santos Dumont e as máquinas de voar
Uma das primeiras criações do mineiro Dumont foi o balão “Brésil” (“Brasil”, em francês), inflado com hidrogênio. Dessa forma, esse foi o menor balão criado até aquela época. Além disso, ele se diferenciava já que não era movido à ar quente. Em seguida, veio o dirigível N-1. Nesse sentido, o N-1 foi o primeiro balão movido à motor da história. Entretanto, Dumont não obteve sucesso com a criação do primeiro dirigível. Porém, apesar de todo o preparo para que a operação fosse um sucesso, o balão, após o lançamento, subiu, mas não durou muito tempo nos ares. Entretanto, depois de algumas manobras que foram idealizadas, o balão caiu a uma de distância de 400 metros do chão. Assim, como forma de aprimorar e reparar os detalhes que ficaram à desejar na primeira criação, Dumont investiu na criação do dirigível N-2. Porém, o dirigível também caiu durante a fase de testes. Dessa forma, Dumont cria o N-3 e assim, conseguiu contornar a Torre Eiffel. Logo, conseguiu aterrizar com o N-3 no mesmo local em que o N-1 havia caído. 

O Prêmio Deutsch
A vontade de sempre melhorar o fez participar de um prêmio que foi criado em 1900, o prêmio Deutsch. Nesse sentido, venceria o prêmio quem inventasse um dirigível que fosse capaz de contornar a Torre Eiffel em menos de trinta minutos. Assim, Santos Dumont começou a investir em outros modelos de dirigíveis com o intuito de melhorar a velocidade de suas invenções. Dessa forma, criou os dirigíveis N-4, N-5 e N-6. Logo, Dumont venceu o prêmio Deutsch com sua última invenção e arrecadou um total de 129 mil francos. A partir desse feito, Santos Dumont foi merecidamente reconhecido como o maior aeronauta do mundo por ter inventado o dirigível. Além disso, o presidente do Brasil o homenageou, Dumont recebeu convites vindos dos Estados Unidos e outros países.

O começo da grande criação
Após ter vencido o prêmio Deutsch, Santos Dumont estava de olho em outros prêmios que circulavam na França de 1904. Assim, três prêmios estavam em vigor, sendo eles o Prêmio Archdeacon, o Prêmio do Aeroclube da França e o Prêmio Deutsch-Archdeacon. Dessa forma, o que mais interessava Dumont era o Prêmio Deutsch-Archdeacon. O interesse era maior devido à dificuldade e ao prêmio em dinheiro, no valor de 50.000 francos, concedido ao ganhador. Assim, quem inventasse uma aeronave que voasse 1.000 metros em circuito fechado seria o campeão. Dessa forma, a aeronave não poderia ter o auxílio de balões e nem de catapultas para a decolagem. Em seguida, Dumont deu início à sua maior criação, o 14-Bis. Assim, o 14-Bis também era reconhecido como “Oiseau de Proie” (“Ave de Rapina”, em francês). Nesse sentido, a criação foi inspirada num molde inventado há 100 anos por George Cayley, cientista inglês. Assim, com o exemplo, Dumont conseguiu produzir uma espécie de aeroplano híbrido. Ou seja, a ideia era a junção de um avião junto à um balão de hidrogênio.

14-bis, a ave de rapina
Entretanto, a primeira versão criada por Santos Dumont foi descartada. Isso porque, os amigos de Dumont e o próprio aviador consideravam a versão impura. Porém, a insatisfação com a primeira versão fez com o que Dumont focasse em uma versão em que o uso de balões para sustentar a aeronave não fosse necessário. Nesse sentido, foi criado o 14-Bis com 10 metros de comprimento, 4 metros de altura e 12 metros de envergadura. Além disso, atingia 30km/h, pesava 205 quilos, possuía as asas fixas a uma viga e o motor era de 24 cavalos. Um ponto interessante é que o piloto conduzia a aeronave em pé. Dessa forma, no dia 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, em Paris, Dumont realizou o lançamento do 14-Bis para um público de 1.000 pessoas e na presença da Comissão Oficial do Aeroclube da França. Assim, a criação de Santos Dumont conseguiu percorrer 60 metros em 7 segundos, a uma altura de 3 metros. Foi após vencer o grande prêmio que almejava que Santos Dumont ficou conhecido como o Pai da Aviação.

Além dos ares, outras invenções
Santos Dumont possuía outras habilidades além da criação de aeroplanos. Nesse sentido, como havia criado vários modelos de máquinas voadoras, Dumont construiu, em 1900, o primeiro hangar – construção semelhante a um galpão destinada a abrigar materiais e mercadorias diversas. Além disso, criou portões com rolamentos para facilitar a movimentação e o deslocamento das aeronaves. Além disso, Dumont também fez parte da criação, junto com o amigo Louis Cartier, do primeiro relógio de pulso. Assim, a criação servia para controlar o tempo dos voos dos aeroplanos que Dumont criava. Por último, também inventou o primeiro chuveiro de água quente. Assim, foi no chalé em que vivia em Petrópolis que a ideia surgiu. Logo, a invenção tinha efeito com o uso de um balde perfurado e dividido ao meio, que levava água quente de um lado e fria do outro.

A guerra e o fim de um sonho
Ao criar as esplendorosas aeronaves, Santos Dumont não imaginava que um dia poderiam ser usadas para causar destruição. Assim, com a chegada da I Guerra Mundial em 1914, Dumont viu suas invenções sendo usadas para combates violentos durante os conflitos. Dessa forma, um pouco antes da guerra, Dumont já havia se aposentado por conta de uma doença que o impedia de continuar com as invenções, a esclerose múltipla. Assim, não sentia que poderia competir com os novos inventores que surgiam. Nesse sentido, a astronomia passou a ser o ramo de estudos de Dumont. Em depressão e totalmente desmotivado em ver suas invenções sendo usadas para a destruição, Dumont pediu à Liga das Nações para que os aviões não fossem usados como armas de guerra. Além disso, o Pai da Aviação chegou a oferecer 10 mil francos para que parassem os desastres aéreos. Por fim, Dumont passou por diversos centros de saúde na Europa e já muito debilitado, retornou ao Brasil com seu sobrinho. Por consequência da depressão e da doença que sofria, Santos Dumont suicidou-se no quarto do Grand Hôtel La Plage, no Guarujá, onde vivia. Assim, o Pai da Aviação se foi aos 59 anos de idade, em 1932.

Santos Dumont e as homenagens
Em síntese, Santos Dumont foi reconhecidamente um inventor genial. Assim, muitas de suas criações fazem parte da vida de pessoas todos os dias ao redor do mundo. Além disso, ele foi o pioneiro da aviação e um amante das alturas. Assim, como forma de homenagear o ilustre inventor brasileiro, alguns lugares fizeram estátuas em sua honra. Dessa forma, podemos citar a estátua do campo de Bagatelle, local onde Dumont realizou o primeiro voo com sua maior criação, o 14-bis. Além disso, a cidade onde nasceu, em Palmeira, agora possuí seu nome e o governo brasileiro o declarou herói nacional, em 2006. Além disso, ruas e praças foram batizadas com seu nome nas cidades do Brasil. Logo, o primeiro aeroporto do Rio de Janeiro também o homenageou com o nome, Aeroporto Internacional Santos Dumont. Por fim, o chalé que existe em Petrópolis agora é um museu e abriga suas principais invenções, sendo expostas ao público.

Fonte: portal R7, via FAB, em 19/11/2019

sábado, 23 de novembro de 2019

Novaer

Emirados comprará o B-250, novo avião militar projetado no Brasil pela Novaer
A Força Aérea dos Emirados Árabes será o primeiro cliente a adquirir a aeronave B-250 Bader, projetada pela Novaer, indústria aeronáutica sediada em São José dos Campos (SP) O avião de ataque leve foi desenvolvido pela Novaer com investimento da Calidus, grupo industrial de Abu Dhabi. O pedido, que foi confirmado durante o Dubai Airshow, no dia 20 de novembro de 2019, inclui 24 aeronaves avaliadas em US$ 260 milhões.

Funções do B-250
O avião B-250 cumpre as mesmas funções, por exemplo, do Super Tucano produzido pela Embraer, podendo atuar em missões de ataque ao solo, suporte aéreo e operações de vigilância e reconhecimento. O programa B-250 foi iniciado em 2015 pela Novaer. O primeiro protótipo foi construído em apenas 24 meses, completando seu voo inaugural em junho de 2017. Essa é a segunda vez que o B-250 marca presença da feira de aviação mais importante do Oriente Médio.


Saiba mais: www.novaer.ind.br

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Aeronaves

Embraer C-390 Millennium é premiado como Melhor Novo Produto
A aeronave Embraer C-390 Millennium recebeu o Laureate Awards na categoria “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. O prêmio reconhece conquistas extraordinárias no cenário global aeroespacial. A Aviation Week Network anunciou os vencedores do seu 63º Prêmio Laureate, honrando conquistas extraordinárias na arena aeroespacial global. Os vencedores do Laureate Awards 2020 serão homenageados em 12 de março de 2020, no National Building Museum em Washington, DC, onde um Grand Laureate em cada uma das quatro categorias será nomeado dentre os vencedores. As categorias de prêmios são Aviação Executiva, Aviação Comercial, Defesa e Espaço. A Embraer venceu na categoria Melhor Novo Produto com a aeronave Embraer C-390 Millennium, o maior e mais sofisticado avião já desenvolvido pela empresa.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Espaço

Promulgado acordo Brasil-EUA para outros países lançarem foguetes na Base de Alcântara
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, promulgou, dia 19 de novembro de 2019, o acordo de salvaguardas tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos que permite o uso do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, para lançamentos de foguetes levando satélites ou experimentos científicos de qualquer país, mesmo que contenham componentes norte-americanos. O decreto foi publicado na edição do dia 20 de novembro de 2019 do Diário Oficial da União (DOU). O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) foi assinado entre os dois países em 18 de março de 2019, durante encontro dos presidentes Jair Bolsonaro, do Brasil, e Donald Trump dos Estados Unidos. O Ministério da Ciência e Tecnologia diz que o mercado espacial global tem crescido continuamente e deverá sair dos atuais US$ 350 bilhões por ano para atingir US$ 1 trilhão por ano em 2040. A aprovação do acordo inserirá o Brasil nesse mercado, mesmo com a meta conservadora de ocupar 1% do volume de negócios espacial global — US$ 10 bilhões por ano a partir de 2040.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Mercado de Aviões

Air Peace, da Nigéria, encomenda três Embraer E195-E2
A Embraer anunciou no Dubai Airshow 2019, que assinou um contrato com a Air Peace, maior companhia aérea da Nigéria e da África Ocidental, para três jatos E195-E2, confirmando os direitos de compra do contrato original assinado em abril deste ano. “O E195-E2 é o avião perfeito para expandir as operações na África e esse novo pedido é mais uma confirmação da nossa iniciativa de cobrir o maior número possível de cidades que continuar executando”, disse o presidente e CEO da Air Peace, Allen Onyema.

CIAF compra três E190
Ainda no Dubai Airshow 2019, a Embraer e a CIAF Leasing, companhia sediada no Cairo, assinaram um pedido firme para três aeronaves E190. Um pedido está avaliado em US $ 161,4 milhões, com base nos preços atuais da lista e será adicionado ao portfólio de pedidos (lista pendente) da Embraer do quarto trimestre de 2019. Os três aviões serão integrados à frota atual da CIAF composta por três jatos E170, dois dos quais estão locados pela Jasmin Airways e outro pela Air Cairo.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Espaço

Jipe robô procurará fósseis em Marte
Vestígios de organismos que tenham vivido em Marte há bilhões de anos, quando o planeta poderia ter sido habitável, ainda não foram encontrados. A ausência de evidências de organismos que tenham vivido em Marte não é necessariamente um indício da inexistência de vida no Planeta Vermelho. Afinal, os robôs enviados para lá até agora podem apenas não ter vasculhado os locais certos. Mas, muito em breve, isso pode mudar. A próxima missão robótica da Nasa para explorar Marte terá um foco exclusivo na astrobiologia, que é justamente o estudo da vida no universo. O jipe robótico Mars 2020 será equipado com instrumentos desenvolvidos especificamente para fazer análises e coletar amostras à procura de sinais de seres vivos do passado remoto. A Cratera Jezero, o local escolhido para ser explorado, deve potencializar as chances de encontrar algo. A área é um dos lugares mais promissores em Marte para buscar possíveis evidências de antiga biologia

Fonte: revista Super Interessante, via www.renovamidia.com.br em 18/11/2019

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

C-390 Millennium

Embraer anuncia o C-390 Millennium

A Embraer anunciou no Dubai Air Show 2019 o nome e a designação da sua aeronave de transporte multimissão, o Embraer C-390 Millennium. Uma nova designação reduzida do KC-390, sem o atributo de reabastecimento em voo, com maior flexibilidade e valor para os operadores que utilizam uma aeronave para realizar missões de transporte aéreo e mobilidade aérea, entre outros.

Millennium
O C-390 Millennium é um jato de transporte tático projetado para definir novos padrões em sua categoria, apresentando o menor custo de ciclo de vida no mercado. Algumas das principais características da aeronave são: maior mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia de ponta comprovada e fácil manutenção. Além disso, o C-390 Millennium pode executar uma variedade de missões, como transporte de carga e tropas, lançamento aéreo de cargas e paraquedistas, busca e salvamento, combate aéreo e incêndio, evacuação médica e humanitárias. A designação KC-390 será mantida para os clientes que optarem pela capacidade de reabastecimento aéreo. “Com o C-390 Millennium, podemos oferecer uma solução adequada para nossos clientes, de acordo com suas necessidades específicas”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 é uma aeronave altamente capaz. Sua combinação incomparável de velocidade, carga útil e rápida reconfiguração para operações multimídia são os pilares de sua experiência notável”. Voando mais rápido e agregando mais valor, o Millennium é uma plataforma ideal para os principais cenários de utilização de uma aeronave de transporte aéreo. Um número minimizado de inspeções e uma filosofia de manutenção sob demanda, combinada com sistemas e componentes altamente aplicáveis, monitoramento ou tempo da aeronave no solo e os custos máximos da operação, contribuirão para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo de ciclo de vida.

domingo, 17 de novembro de 2019

Especial de Domingo

Voltamos a publicar alguns registros, de fontes diversas, sobre J. D'Alvear e seu avião, que voou em novembro de 1914, há 105 anos.
Uma das vantagens do blog é enriquecer o conteúdo na medida em que novas informações são colhidas. Neste sentido, contamos com os amigos leitores para contribuir com mais textos e outros documentos, sempre citando a fonte.
Boa leitura.
Bom domingo!


1914: VOA O APARELHO ALVEAR
O segundo avião projetado e construído no Brasil voou em 14 de novembro de 1914. Era um monomotor monoplace concebido por J. D´Alvear. Carioca, nascido em 1884, Alvear projetara seu aparelho apenas com a ajuda de um manual francês, “Théorie et pratique de L´aviation”, de Victor Tatin. O avião contava com um motor de 60 cavalos e hélices importados da França e foi batizado com o nome de seu projetista. A fuselagem era de madeira recoberta com linho envernizado, pinho e faia. Os acontecimentos de São Paulo não tinham repercussão imediata no Rio de Janeiro. O avião São Paulo voara quatro anos antes. O jornal “O Estado de São Paulo” publicara uma reportagem sobre as experiências de 1910 com título de “Primeiro voo em aeroplano na América do Sul”. Ainda assim, o Alvear foi, durante muito tempo, considerado o primeiro avião projetado e construído no país. Em 7 de fevereiro de 1915, o Aeroclube do Brasil organizou uma demonstração do aparelho descrevendo o Alvear como sendo “o primeiro aeroplano construído com êxito no Brasil”.( 1 ) Outra notícia apresenta o Alvear como “o primeiro de invenção nacional construído na América do Sul com grande sucesso e sem auxílio do Governo”. ( 2 ) Apesar do sucesso das experiências, J. D´Alvear abandonou a construção aeronáutica depois de realizar seu primeiro e último aparelho. Em 1944, ele responsabilizou o ambiente adverso por esse fato: “nunca fui ouvido nem compreendido pelos homens do meu tempo. Jamais fui solicitado para uma explanação sobre o desenvolvimento do meu trabalho e ninguém se interessou pela consecução do meu ideal que era, unicamente, o de construir aviões no Brasil com material nacional”. ( 3 )
Notas
( 1 ) SOUZA, José Garcia de. A verdade sobre a história da aeronáutica. Op. cit. p. 415.
( 2 ) REVISTA FON FON, Rio de Janeiro, novembro de 1914.
( 3 ) SOUZA, José Garcia de. A verdade sobre a história da aeronáutica. Op. cit. p. 416.

Fonte: Vencendo o Azul

O primeiro avião brasileiro a receber patente nacional
J. D’Alvear, um simples estudioso de matemática e engenharia, conseguiu levantar do chão, em 1914, o primeiro avião brasileiro (“um novo tipo de monoplano inteiramente original que conta com poderosos elementos para a conquista do ar” , como registrou com entusiasmo a revista “Fon-Fon”). O primeiro avião brasileiro a receber patente nacional foi o Alvear, construído por um descendente de espanhóis radicados no Brasil, o engenheiro carioca J. D’Alvear. Entretanto, o inventor “logo abandonou a construção de aviões, aborrecido com a falta de apoio oficial para a continuidade de suas atividades, e também chocado com a morte do amigo Caragiolo, acidentado fatalmente em experiências com o Alvear”. O aviador ítalo-argentino Ambrósio Caragiolo foi instrutor da Escola Brasileira de Aviação (EBA), em 1914. A notícia da revista “Fon-Fon” sobre o primeiro voo do monoplano D’Alvear, em 1914, dizia do aparelho: “É o primeiro construído na América do Sul com grande sucesso e sem ajuda do governo”. J. D’Alvear construiu seu monoplano no fundo do quintal, consultando um tratado do francês Victor Tatin. “Théorie e Pratique de l’Aviation.” Desistiu da indústria quando seu piloto de provas morreu num acidente aéreo.
Revista Veja, 6 de novembro de 1968 – Edição 9 – BRASIL – Pág: 26/27
REVISTA DA UNIFA / Uma Visão Multidisciplinar do Poder Aeroespacial - 29 Junho 2011

Fonte: O Explorador 

Aviação Nacional
Um invento do Snr. J. d'Alvear
O nosso patrício Snr. J. d'Alvear acaba de construir, nesta capital, um novo tipo de monoplano, inteiramente original, que conta com poderosos elementos para a conquista do ar. A primeira experiência deste novo aparelho que é o primeiro de invenção nacional construído na América do Sul, com grande sucesso e sem auxílio do governo, teve lugar no campo dos Afonsos, com resultados surpreendentes devendo seu autor realizar dentre de poucos dias sua experiência oficial, que será pública, no Campo de São Cristóvão ou no Jockey-Club.

Fonte: Revista Fon-Fon!,  edição nº 46, nov 1914

Trecho de
"O Debate Sobre a Criação da Aviação Militar Brasileira"
Tenente Historiador Mauro Vicente Sales
Ao findar-se a guerra, algumas tentativas bem sucedidas de construção de aviões protótipos foram noticiadas no Rio de Janeiro e voaram no Campo dos Afonsos. O primeiro avião brasileiro construído a receber patente nacional foi o Alvear, construído pelo engenheiro carioca José D’Alvear (ANDRADE, 1976, p.22), a partir de agosto de 1914. Este avião era monoplano, de asa média, com motor Gnome de 50hp e hélices francesas. (SOUZA, 1944, p.423). Tendo a armação construída em madeira brasileira (pinho do paraná e faia), forrado de linho, o Alvear voou pela primeira vez no Campo dos Afonsos, na presença de uma comissão do AeCB composta pelo capitão-tenente da Marinha e aviador Jorge Henrique Moller e pelo capitão do Exército Estelita Werner, em 14 de novembro de 1914, pilotado pelo ítalo-argentino Ambrósio Caragiolo, ex-instrutor da Escola Brasileira de Aviação (EBA).(INCAER, 1988, p. 498; ANDRADE, 1976, p. 22) O presidente da República Wenceslau Braz concedeu patente ao Alvear em 23 de dezembro de 1914. (SOUZA, 1944, p. 410). A revista carioca de amenidades Fon Fon, em novembro de 1914, qualificava erroneamente o avião Alvear como o primeiro avião da América do Sul.(ANDRADE, 1976, p. 22). Na verdade, o primeiro avião brasileiro foi o São Paulo, de projeto e construção brasileira, cujo voo ocorreu em Osasco-SP, em 7 de janeiro de 1910. Em 7 de fevereiro de 1915 o avião Alvear, pilotado pelo destemido Caragiolo, acabou se acidentando no prado do Derby Club, resultando na morte do piloto. O inventor, J. D’Alvear “logo abandonou a construção de aviões, aborrecido com a falta de apoio oficial para a continuidade de suas atividades, e também chocado com a morte do amigo Caragiolo”. (INCAER, 1988, p. 499; WANDERLEY, 1975, p.36).

Fonte: Revista da UNIFA junho 2011

sábado, 16 de novembro de 2019

Ensino

Clube de Robótica é inaugurado na EPCAR
Os alunos serão capazes de desenvolver projetos com robôs, drones e outros sistemas

A Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) realiza ações pela melhoria contínua da qualidade na gestão educacional. Com esse propósito, em outubro, ocorreu, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a implantação do Clube de Estudos de Robótica e Mecânica Aplicada (CERMA) após a chegada de equipamentos doados por alunos veteranos pertencentes à “Turma D” da EPCAR 1973 – Turma Brigadeiro Clóvis Monteiro Travassos. O objetivo do CERMA é propiciar aos alunos da EPCAR estudos na área de robótica com a aplicação direta do conteúdo curricular visto em sala de aula. Dessa forma, os alunos serão capazes de desenvolver projetos que envolvam robôs autônomos, drones, controle de sensores dos mais diversos tipos, entre outros. Anualmente, os membros do Clube serão desafiados a participar das competições nacionais na área de robótica, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR-Modalidade Prática), em que robôs autônomos, construídos pelas equipes participantes, devem ser capazes de se deslocarem em uma arena seguindo indicações (linhas), além de realizar tarefas específicas.

“Os integrantes da 'Turma D' manifestaram o desejo de contribuir efetivamente para o desenvolvimento intelectual e tecnológico dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e, também, serem precursores e incentivadores para que outras turmas contribuam com os projetos desta Escola”, explicou o Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, um dos idealizadores da doação. Ainda de acordo com o Oficial-General, nada mais justo do que participar com pequenas contribuições visando dotar a EPCAR com meios que vão alavancar as futuras gerações, aumentando significativamente a capacidade técnica e intelectual dos nossos Oficiais. “Acredito que esta iniciativa seja apenas um catalisador para que este modelo se propague e, assim, possamos contribuir com aquela Escola que nos transformou, de meninos em cidadãos”, explicou o Ministro.

Entre os equipamentos de Robótica doados, estão kits Arduino e Lego Mindstorms EV3, além de uma impressora 3D, que fica à disposição dos alunos. Assim, o CERMA tomou forma, em outubro deste ano, com a elaboração do estatuto e a incorporação dos equipamentos e materiais necessários ao seu funcionamento. Na primeira gestão, o CERMA será presidido pelo Aluno Renan Pavan Sá. “Nós ficamos muito empolgados ao ver todo o material doado pelos alunos veteranos da Turma D de 1973. Agradecemos pela generosidade e pelo apoio”, declarou o aluno. Para o Professor Marcelo de Miranda Coelho, orientador do Clube, o início das atividades é um marco para a modernização do ensino na EPCAR. “Há uma tendência mundial no emprego da cultura maker e na adoção do ensino de programação nas escolas, em todos os níveis de educação.

Essa metodologia permitirá o acesso dos nossos alunos ao que existe de mais moderno para o desenvolvimento de suas habilidades no uso da tecnologia, além de possibilitar que as várias disciplinas do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) possam se beneficiar com o uso dos equipamentos doados, aumentando o grau de interdisciplinaridade já presente em nosso cotidiano”, pontuou o professor.

Fonte: EPCAR

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Tenente-Coronel Santana

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Aeronaves

FAB recebe outro avião SC-105 para Busca e Salvamento
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, no dia 14 de novembro, em Sevilha, na Espanha, a segunda aeronave SC-105, de Busca e Salvamento, do Projeto CLX-2, em cerimônia de entrega realizada pela empresa Airbus. O FAB 6551 é a primeira aeronave do projeto a ser entregue com o sistema de reabastecimento em voo, o que permitirá à mesma ser reabastecida em pleno voo e ampliar a sua capacidade operacional. Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, enalteceu o desempenho operacional do SC-105, com equipamentos de alta tecnologia, proporcionando, assim, maior eficácia no cumprimento de Missões de Busca e Salvamento. "A inclusão desse vetor no acervo da FAB corrobora com nosso compromisso de Controlar, Defender e Integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica (COMAER)", ressaltou.

Emprego
O emprego da nova aeronave potencializa a operacionalidade da Aviação de Busca e Salvamento da FAB, seja nas Missões de Ajuda Humanitária ou na busca a uma aeronave acidentada, nas quais a participação do vetor é de grande relevância. Dotado de um sistema eletro-óptico, o SC-105 utiliza o espectro infravermelho, podendo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou até mesmo uma pessoa no mar.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Mercado de Aviões

KLM compra 21 aviões Embraer 195-E2
A Embraer e a KLM Cityhopper assinaram acordo para um pedido firme de 21 aeronaves E195-E2, com direito a compra para mais 14 unidades. A KLM irá configurar as aeronaves com 132 assentos. As entregas começarão no primeiro trimestre de 2021. O acordo está avaliado em US$ 2,48 bilhões. As 21 aeronaves serão adquiridas pelas empresas de leasing Aircastle e ICBC – 11 e 10 jatos, respectivamente –, parceiras de arrendamento da Embraer. O pedido foi anunciado anteriormente como Carta de Intenção para 15 pedidos firmes e 20 direitos de compra durante o Paris Air Show, em junho de 2019.

Impacto ambiental
“A decisão da KLM de adicionar seis aeronaves a esta encomenda é um voto de confiança significativo ao nosso programa E2. Com 30% menos emissões quando comparado aos atuais E190 da KLM e com 32 assentos a mais, o E195-E2 irá simultaneamente aumentar a capacidade da companhia aérea no movimentado Aeroporto de Schiphol enquanto também proporcionará uma grande redução de emissões”, disse John Slattery, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. Já de acordo com Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM, a aeronave é uma parte importante do comprometimento em melhorar o impacto ambiental. “O E195-E2 não é apenas o avião mais eficiente em consumo e emissões da sua categoria, mas também é o mais silencioso com uma considerável margem, um grande benefício para nossas comunidades e nossos passageiros”, afirmou.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

RPA / drone

Anac consulta operadores para rever regras de drones
Sugestões podem ser enviadas até 5 de fevereiro de 2020

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quer rever as regras de utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), conhecidas como drones. Dados de julho de 2019 mostram que cerca de 70 mil drones estão cadastrados no sistema da Anac, sendo 44 mil para uso recreativo e 25 mil para uso profissional. Em razão do “desenvolvimento da aviação não tripulada e a proliferação dessa tecnologia em diversos setores”, a Anac identificou a necessidade de rediscutir a legislação.

Consulta pública
A agência reguladora abriu consulta pública para colher sugestões e propostas da sociedade para mudanças na legislação atual, que está em vigência há mais de dois anos. Após o início no dia 5 de novembro de 2019, a consulta receberá contribuições até 5 de fevereiro de 2020. As contribuições devem ser enviadas eletronicamente por meio da plataforma AUDPUB, disponibilizada no portal da Anac.

Saiba mais: www.anac.gov.br

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Mercado de Aviões

Ucrânia pode comprar Super Tucano e KC-390
O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou de uma reunião com Volodymyr Zelenski, presidente da Ucrânia. Durante o encontro realizado em Tóquio (22/10/19), capital do Japão, o chefe do executivo ucraniano manifestou interesse em comprar aviões Super Tucano, da Embraer, de emprego em missões de ataque.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que Zelensky ainda avaliou a possibilidade de também adquirir a aeronave KC-390, o maior cargueiro militar fabricado no Brasil.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Azul / Embraer

A Azul e o contrato com a Embraer para gerenciamento de manutenção
A Embraer anunciou no mês passado (24/10/2019), a assinatura com a Azul Linhas Aéreas de um contrato de longo prazo, para Gerenciamento de Manutenção de Componentes da frota da companhia aérea de aviões E190 e E195, modelos da primeira geração de jatos comerciais da família de E-Jets da Embraer. Por meio do portfólio de soluções TechCare, a Embraer cobre mais de 300 componentes reparáveis ​​e também fornece suporte de engenharia a partir do seu centro de distribuição de peças em Fort. Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos. Com esse contrato, a Azul garante o suporte da última geração do fabricante para todos os aviões da Embraer que opera, incluindo uma nova frota de jatos E2, o que já está coberto pelo programa de manutenção. A Azul aderiu ao Programa de Pool de serviços da Embraer em dezembro de 2008, quando começou a operar os E-Jets da primeira geração, e mais recentemente ao Programa de Gerenciamento de Manutenção de Componentes. “Estamos muito orgulhosos de que a Azul tenha depositado ainda mais confiança na Embraer para que continuem atendendo e economizando sua taxa de soluções com eficiência, eficiência e competitividade, ou fortalecendo nossa parceria estratégica de dados longos”, disse Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

Fonte: Renova Mídia

domingo, 10 de novembro de 2019

Especial de Domingo

Selecionamos publicação sobre as recentes ações da FAB na Amazônia. Confira a complexidade destas tarefas atribuídas à Força Aérea Brasileira.
Boa leitura.
Bom domingo!

Amazônia Brasileira
FAB voou 900 horas para combater focos de incêndio na Amazônia
A Força Aérea Brasileira (FAB) participou da Operação Verde Brasil para combater os focos de incêndio na região da Floresta Amazônica desde o dia 24 de agosto de 2019. Com o envolvimento de 15 Unidades Aéreas, a FAB realizou missões de Combate a Incêndio em Voo e Transporte Aéreo Logístico, dentre outras, somando 875 horas de voo. Na Ala 6, Organização da FAB em Porto Velho (RO), o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo - empregou duas aeronaves C-130 Hércules no combate às chamas. Em mais de dois meses de operação, 147 militares foram envolvidos nas missões do C-130, que conta com o sistema MAFFS (do inglês Modular Airborne Fire Fighting System), capaz de despejar água sobre áreas atingidas por incêndios. A cada voo, o Hércules lança 12 mil litros sobre o terreno, de modo que foram contabilizados mais de 600 mil litros lançados. O Esquadrão Gordo somou mais de 140 horas de voo, empregadas para mobilização, transporte aéreo logístico e atuação direta contra o fogo.

Cooperação
As áreas nas quais os militares das Forças Armadas atuaram foram indicadas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), pertencente à estrutura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). “A aeronave do IBAMA realiza sobrevoo de reconhecimento das áreas com focos de incêndio e repassa as coordenadas para os aviões da FAB que executam o lançamento de água. Essa cooperação é muito importante para que possamos combater os focos de incêndio”, explicou a Coordenadora do Núcleo de Operações e Combate do Prevfogo, Ana Canuto, durante as operações. O Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) - Esquadrão Guardião, sediado em Anápolis (GO), atuou no reconhecimento aéreo para identificar áreas atingidas por incêndios. Uma tripulação de 33 militares cumpriu cinco missões, somando 20h35 de voo.

Transporte logístico
A Força Aérea participou, ainda, do transporte aéreo logístico da operação. O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAv) - Esquadrão Arara - transportou, em agosto, 30 bombeiros da Força Nacional do Distrito Federal para Rondônia, para serem incorporados ao grupo de militares da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, do Exército Brasileiro, com o objetivo de realizar os trabalhos de combate às chamas no solo. A bordo do C-105A Amazonas, a equipe foi formada por cinco tripulantes, que cumpriram 12h35 de voo (2h30 para mobilização e 10h05 efetivamente transportando pessoal). O Esquadrão cumpriu mais duas missões de transporte, somando, no total, 71 passageiros e mais de quatro toneladas de carga transportados em 27h55 de voo. Também com o C-105A Amazonas, o Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) - Esquadrão Onça - transportou 104 passageiros, entre militares e civis para atuar no combate às chamas em 20 horas de voo. Já o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) - Esquadrão Pelicano - cumpriu 17h25 de voo para transporte de carga em apoio à Operação.

Transporte de bombeiros
No Estado do Pará, o Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) - Esquadrão Tracajá - sediado na Ala 9, em Belém, realizou diversas missões desde o dia 27 de agosto. Somente no dia 28 de agosto, realizou o transporte de 16 bombeiros militares para regiões afetadas pelo fogo. A aeronave C-97 Brasília se deslocou da capital paraense para as cidades de Altamira e Itaituba, a cerca de 500 km e 900 km de distância do ponto de origem, respectivamente. No mesmo dia, com o C-98A Grand Caravan, a Unidade Aérea realizou duas missões com o objetivo de realizar reconhecimento de Área Operacional (AOP) nas regiões de Novo Progresso, Castelo dos Sonhos e Itaituba, cidades do Estado do Pará. A terceira aeronave empregada pelo Esquadrão foi o C-95 Bandeirante, que realizou missões de transporte das equipes especializadas para reconhecimento das áreas. Foram 27 missões realizadas pelo Esquadrão Tracajá, completando quase 190 horas de voo e mais de 200 passageiros transportados.

Bombeiros israelenses
O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) - Esquadrão Guará -, sediado em Brasília (DF), também participou da Operação. Engajado desde o dia 01/09, voou 80h50 com o C-98 Caravan, o C-97 Brasília e o U-35 Learjet para o transporte de agentes de órgãos federais. Já o Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA) - Esquadrão Pastor -, sediado em Natal (RN), transportou 33 passageiros, incluindo 11 bombeiros israelenses e dois tradutores até a Região Norte, acumulando 24h50 de voo e 11 militares envolvidos. Sediado em Manaus (AM), o Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) - Esquadrão Cobra - transportou 84 passageiros em dez missões cumpridas, somando 61h30 de voo. O Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA) - Esquadrão Pioneiro somou 16h10 de voo e 14 passageiros transportados. E o Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) - Esquadrão Condor -, sediado no Rio de Janeiro (RJ), cumpriu cinco missões com suas aeronaves C-99 e C-97 Brasília, engajando 21 militares e somando 240 pessoas transportadas, a maioria bombeiros, em 38 horas de voo.

Asas Rotativas
O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão - também foi engajado nas ações de combate aos focos de incêndio na região da Floresta Amazônica. No total, foram 70h15 de voo com a aeronave H-36 Caracal, com envolvimento de 110 tripulantes e 243 passageiros transportados, em sua maioria bombeiros militares. O Esquadrão Falcão realiza missões de transporte aéreo logístico, infiltração e exfiltração, em apoio às equipes envolvida com a preparação e organização da operação. O Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7°/8° GAV) – Esquadrão Harpia –, sediado em Manaus, chegou a Porto Velho ainda em agosto para somar os esforços de combate aos focos de incêndio e ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado na Serra do Cachimbo, no Pará. Pela capacidade de atuar em áreas de difícil acesso, as duas aeronaves H-60L Black Hawk transportaram militares e civis para focos de incêndio, totalizando 97 horas de voo e mais de 900 passageiros transportados.

Emprego operacional
A Área de Exercícios do Campo de Provas Brigadeiro Velloso ( CPBV), na Serra do Cachimbo, Sul do Pará, serviu de base de desdobramento na Operação Verde Brasil. Militares da FAB e do Exército e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do IBAMA atuaram a partir do CPBV. Além disso, aeronaves AT 802, do acervo da Corporação Nacional Florestal do Chile e militares do Corpo de Bombeiros de diversos Estados brasileiros integraram o esforço conjunto coordenado pelo Ministério da Defesa no combate aos incêndios que atingiram a região Amazônica. As atividades aéreas são coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a partir de Brasília (DF), de onde é conduzido o emprego operacional das aeronaves, seja no transporte de pessoal ou na ação de Combate a Incêndio em Voo.

Operação Verde Brasil
Em 23 de agosto de 2019, o Presidente da República assinou o Decreto Nº 9.985, autorizando o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem e para ações subsidiárias, no período de 24 de agosto a 24 de setembro de 2019, nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos Estados da Amazônia Legal que requererem ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais; e levantamento e combate a focos de incêndio. Em 20 de setembro, foi editado o Decreto 10.022, que autorizou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA) e para ações subsidiárias, no período de 24 de agosto a 24 de outubro de 2019.

Fonte: FAB

sábado, 9 de novembro de 2019

Concurso para Enfermeiros na FAB

FAB faz concurso para incorporar bacharéis em Enfermagem
Inscrições de 11 a 18/11/2019

A Força Aérea Brasileira (FAB) abrirá Processo Seletivo para cadastramento em banco de dados, convocação e incorporação de profissionais de nível superior, para a especialidade de Enfermagem, com vistas à prestação do Serviço Militar Voluntário, de caráter Temporário, para o Ano de 2020. Todo o processo para o QOCON TEC ENF será específico para a localidade do Rio de Janeiro. As Inscrições Eletrônicas ocorrerão entre 10h do dia 11/11/2019 e 15h do dia 18/11/2019. Todas as informações relativas ao certame estarão disponíveis no site de Convicação. Os Requisitos Obrigatórios e as Condições para a Participação no Processo Seletivo estão no Aviso de Convocação.

Requisitos
Os voluntários deverão dar especial atenção aos documentos necessários à comprovação dos Requisitos Obrigatórios e dos Parâmetros de Qualificação, visando à comprovação das exigências e à pontuação a serem confirmadas na Validação Documental e Avaliação Curricular. Haverá, ainda, a necessidade de apresentação de Exames Médicos, conforme previsto no Aviso de Convocação.

Site de Convocação: Clique aqui  

Aviso de Convocação: Clique aqui 

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Aviação Naval

Marinha ativa esquadrão de helicópteros em Belém (PA)
A Marinha do Brasil ativou no dia 29 de outubro de 2019, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (HU-41), em Belém (PA). Subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, o Esquadrão HU-41 tem como missão realizar as ações de busca e salvamento (SAR), inspeção naval nos rios e mares do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, apoio à Capitania dos Portos, aos Navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e ao 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.

Cooperação FAB
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (HU-41) está instalado no Hangar de Val de Cães, na ALA 9, fruto de um Acordo de Cooperação assinado entre a MB e a FAB, em novembro de 2018. O Esquadrão HU-41 conta com três helicópteros UH-15 Super Cougar (H225M), com as matrículas N-7103, N-7104 e o N-7105. O seu primeiro Comandante é o Capitão de Fragata Wesley Gonçalves da Cruz.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

RPA / Drone

Drone gigante promete transportar até 200 Kg

A RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) VoloDrone foi criada para atender a vários segmentos da indústria, 
em aplicações gerais e específicas.

Pioneira em mobilidade aérea urbana, a empresa Volocopter apresentou seu mais novo produto para o mercado de drones: o VoloDrone. O veículo aéreo foi desenvolvido por especialistas do aeródromo especial de Oberpfaffenhofen, na Alemanha. O drone é capaz de transportar cargas de até 200 quilos por uma distância máxima de 40 quilômetros, e seu rotor possui diâmetro e altura de 9,2 e 2,3 metros, respectivamente, informa o site "Tecmundo". No vídeo divulgado pela empresa, ficam explícitas algumas possibilidades de uso do equipamento, que, devido à padronização do sistema de fixação de trilhos utilizado na indústria aeroespacial e logística, pode alojar diversos tipos de cargas em seu trem de pouso.

Fonte: www.renovamidia.com.br em 04/11/2019

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Heróis Brasileiros

Cidade italiana homenageia piloto e herói brasileiro na Segunda Guerra
A Prefeitura de Rodano, cidade localizada a 15 quilômetros de Milão, realizou, no dia 3 de novembro de 2019, cerimônia para relembrar um herói brasileiro: o Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio, abatido pela antiaérea inimiga durante a Segunda Guerra Mundial, no céu de Rodano. A cerimônia contou com a presença da Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e foi marcada, ainda, por homenagens a outros mortos em combate. Em homenagem ao aviador, foi celebrada uma missa na catedral da cidade e realizado um desfile cívico-militar pelas principais ruas do centro de Rodano. Participaram civis e representantes de associações de ex-combatentes com suas tradicionais bandeiras.

Altruísmo do povo brasileiro
O Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália, Coronel Aviador Reginaldo Pontirolli, e a Prefeita de Rodano, Roberta Maietti, colocaram uma coroa de flores ao pé do monumento erguido em homenagem ao herói brasileiro. Em seu discurso, a Prefeita disse que a morte do Tenente Aurélio é muito significativa para a população de Rodano. "Simboliza o altruísmo do povo brasileiro, representado pelo jovem piloto militar que atravessou o Oceano Atlântico e veio lutar pela libertação de um povo que não era o seu, e doou sua vida em prol de pessoas que ele nem conhecia", disse. O Coronel Aviador Francisco José Azevedo de Morais, aluno do Curso de Altos Estudos de Defesa na Itália, prestigiou a cerimônia juntamente com sua família. "O sacrifício do Tenente Aurélio é um legado de coragem e honra", declarou.

Saga de heróis
O Suboficial da Reserva Wagner Célio Maia programou as férias de sua família para poder prestigiar o evento em Rodano. "Participar dessa cerimônia é como voltar no tempo e reviver a saga daqueles heróis que honraram o nome do Brasil e da Força Aérea Brasileira aqui na Itália, além de prestar uma justa homenagem ao Tenente Aurélio e a todos que lutaram pelo nosso país", ressaltou. A Adidância retribuiu as homenagens prestadas à coragem e ao sacrifício do piloto com uma placa de agradecimento.

Jovem aviador
Nascido em 31 de maio de 1923, em Aracaju (SE), o Tenente Aurélio Vieira Sampaio foi abatido, aos 21 anos, na sua 16ª missão de combate sobre a Itália. Após atacar locomotivas ao norte da cidade de Milão, seu caça P-47 Thunderbolt foi atingido por disparos da artilharia antiaérea. O local exato da queda foi determinado graças à pesquisa realizada por Diego Vezzoli, da Associação Air Crash Po, e por Rafaelle Serio, da empresa Alenia. Entre outras condecorações, o militar recebeu as medalhas da Campanha de Itália e a Cruz de Bravura. Seus restos mortais estão sepultados no mausoléu do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.

Fonte: FAB

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Tecnologia

Astronautas da ISS reciclarão plástico com tecnologia brasileira
Quando o assunto é exploração espacial, os cientistas se esforçam para lidar com os resíduos produzidos pelos astronautas. Com o auxílio de uma tecnologia de reciclagem do Brasil, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) receberão uma ajuda na forma de lidar com os detritos plásticos. Deverá chegar na ISS um “pacote” contendo uma máquina recicladora de plásticos, que foi desenvolvida pela empresa brasileira Braskem em parceria com a norte-americana Made in Space.

Reciclagem
Os astronautas poderão reaproveitar embalagens e ferramentas plásticas que já tenham cumprido sua função na ISS. A máquina reutiliza esses resíduos para a produção de novos filamentos plásticos, de forma automática e com mínima intervenção da tripulação. Mais tarde, esses filamentos poderão ser reutilizados na impressora 3D existente na estação espacial desde 2016, produzindo novos objetos com novas utilidades. Com o tamanho de um microondas grande, a recicladora é capaz de transformar restos de plástico em filamentos em menos de dez horas, informa a revista "Galileu".

Fonte: www.renovamidia.com.br em 04/11/2019

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Aeronaves

Helvetic recebe seu primeiro Embraer 190-E2
A Helvetic Airways recebeu oficialmente seu primeiro avião E190-E2 da Embraer, dia 31 de outubro de 2019, em Zurique, na Suíça. A companhia tem pedido para 12 jatos desse modelo e direitos de compra para mais 12 E190-E2, com possibilidade de transferência para o E195-E2.

110 assentos
A Helvetic opera o E190-E2 na configuração de classe única, com 110 assentos, em várias rotas domésticas e internacionais. O E190-E2 é o primeiro avião da nova geração de três aeronaves que compõem a família Embraer E2, desenvolvido para substituir a primeira geração de E-Jets. Comparado à primeira geração de E190, o E190-E2 consome 17,3% menos combustível e quase 10% menos do que seu concorrente direto. Isso torna a aeronave de corredor único mais eficiente no mercado. O E190-E2 oferece mais flexibilidade com um alcance máximo de 5.300 km (3.293 milhas), ou aproximadamente 1.000 km (621 milhas) a mais que a primeira geração E190. O E190-E2 também apresenta uma redução significativa nos custos de manutenção. Uma aeronave terá intervalos de manutenção mais longos, com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção e sem limite de calendário para utilizações típicas do E-Jet. Isso significa 15 dias a mais para o uso da aeronave em um período de dez anos, comparado à geração atual de E-Jets.